2 anos
Pedro fez dois anos e só nos surpreende, todos os dias. Independente, feliz, esperto e muito bonzinho, tem sido fácil e muito gostoso passar o tempo com ele. As manhas também chegaram, assim como a fase do “é meeeeu”. Mas nada que não seja possível contornar.
Sem querer me gabar, mas enfim, já me gabando, acredito que além da personalidade dele, a educação que estamos dando é responsável pela pessoa que ele está se tornando. Nunca cedemos a choros sem sentido, não usamos artefatos eletrônicos, etc etc. Se não pode, não pode, ué. Não adianta chorar. Hora de comer? Hora de sentar à mesa e comer, e não de ver DVD ou brincar com o celular. Aliás, celular nem é para brincar. Só sai da cadeira quando todo mundo tiver acabado de jantar. E o jantar acontece com a TV desligada. Como agimos assim desde sempre, para ele tudo isso é natural. Não foi preciso tirar o hábito, já que nunca existiu. Fico muito orgulhosa de ver que eu e Juliano estamos fazendo boas escolhas e dando uma educação legal para o Pedro, sem que a vida seja um estresse. A vida tem sido muito boa, por sinal. Dá até vontade de arrumar outro bebê... ;)
Algumas do Pedroca:
- pesa uns 13 kg e pouco e mede uns 88 cm. É um pouco maior que as criancinhas da idade;
- calça número 23;
- gosta muito de desenhar;
- conta até dezoito. Até ontem era 15, mas aprendeu mais um pouco, sabe-se lá como ou onde, e já está quase no 20;
- adora a escola e sempre volta contando o que aconteceu. Até os nomes dos amigos ele fala;
- ficou super empolgado com o aniversário e amou as festas que teve;
- canta músicas variadas, o dia todo. As preferidas do momento são do Dorival Caymmi, e ele imita até a voz do cara (“O maaaar, quando queba na paia, é domito, é domito”);
- fala plurais melhor que muito adulto por aí;
- conjuga verbos (!) melhor que muito adulto por aí.
20 semanas
Falando em outro bebê, chego à 20ª semana de gravidez. Os enjoos passaram, a azia também, mas ficar grávida não é a coisa mais confortável do mundo, né? Engordei pouco até agora, uns 3 quilos, acho, e estou naquela fase em que as roupas normais não cabem mais e as de grávida, da época do Pedro, estão grandes. Isso tem me rendido um pouco de mau-humor matinal, mas também sei que não tem nada que possa ser feito.
Estou bem ansiosa para ter esse bebezinho. E nem é porque vamos esperar o parto para saber se é menino ou menina. É porque me sinto tão feliz e confortável no papel de mãe que acho que vai ser legal ter um serzinho novo em casa. E penso sempre em como ele(a) e o Pedro vão ser amigos daqui a algum tempo e acho isso tão legal. Segundo filho é mais tranquilo, eu não fico pensando em tudo que pode dar errado, no que eu não sei fazer... estou só pensamentos bons esses dias. Aliás, estou tão relax que não sei quanto o bebê mede/pesa/o que ele faz. O oposto da primeira gravidez. Essa semana faço um ultrassom morfológico e saberei mais sobre nosso nenezinho. E nem o parto, que, se tudo der certo, vai ser normal, me assusta. Vai ser como tiver que ser. Confio no médico, na natureza, na vida.
segunda-feira, 30 de março de 2015
Frases da semana
“Shorts verde, papai, que lindo!”
Ao ver o pai escolhendo uma roupa para vestir.
“Tetê novo, que delícia!”
Quando viu a lata e percebeu que começaria a tomar uma outra marca de leite em pó.
“Moço, mais suco naranja Pebo, por favor.”
Sendo adulto, independente e educado em um restaurante.
“Roupa, ebaaaa!”
Criança que ganha roupa de aniversário e ainda comemora.
“Quem quer suco? Eu!!!”
Método de convencer a mãe – eu, no caso – a fazer suco no jantar.
"O senhor Tatata tá com o óculos do tio Caio."
Com o brinquedo novo, o Sr. Batata.
Ao ver o pai escolhendo uma roupa para vestir.
“Tetê novo, que delícia!”
Quando viu a lata e percebeu que começaria a tomar uma outra marca de leite em pó.
“Moço, mais suco naranja Pebo, por favor.”
Sendo adulto, independente e educado em um restaurante.
“Roupa, ebaaaa!”
Criança que ganha roupa de aniversário e ainda comemora.
“Quem quer suco? Eu!!!”
Método de convencer a mãe – eu, no caso – a fazer suco no jantar.
"O senhor Tatata tá com o óculos do tio Caio."
Com o brinquedo novo, o Sr. Batata.
segunda-feira, 2 de março de 2015
1 ano e 11 meses (e 5 dias)
Pedro completou 1 ano e 11 meses na semana passada e ainda fico impressionada em ver seu desenvolvimento. Incrível como ele dá cada vez menos trabalho e fica cada vez mais engraçado. Fico feliz com a conexão muito, muito boa que temos em casa, nós três, porque sei que vai ser muito importante quando o bebê chegar. Alguns pontos legais dos últimos meses:
- Tem um repertório imenso de músicas. Das infantis, sabe cantar todas. Eu sempre cantei para ele e a escola também ensina várias. Ele ama música e aprende logo na primeira vez que ouve. É muito fofo vê-lo brincando e cantarolando sozinho umas musiquinhas. Pedro sabe também músicas de adultos, e é com muito orgulho que conto aqui que sua banda preferida é Novos Baianos. É a minha também, e era quando eu estava grávida dele. Do CD Acabou Chorare, ele ama Besta é Tu e Preta Pretinha. E não canta só o refrão, canta quase tudo!
- Pedro ama brincar com seus brinquedos. Monta bloquinhos, brinca de carrinhos, brinca com uma girafa que canta uma musiquinha, com o quebra-cabeça... E agora seu passatempo favorito do momento é desenhar. Me pede “papel nhá, mamãe”, e “gizzzz” (porque ele fala plurais), e fica horas desenhando. O que mais gosta de desenhar é “mamãe, papai, Pebo e nenê”.
- Descobriu meu nome! E sai do banho gritando “Julianaaaaa” para eu ir enxugá-lo. E quando sou eu que dou o banho, não hesita em chamar “Julianoooooo”. hahahah! E ontem ainda falou, no jantar, apontando para cada um: “mamãe Juliana, papai Juliano... e Pebo Juliano!”.
- Conta coisas da escola. No fim da tarde a gente pergunta como foi o dia, o que fez na escola, e ele responde! Achei que ia demorar anos para isso acontecer, mas não, já acontece. Conta coisas tipo “parque”, “Gui escola hoje”, “Raul fez cocô fedido” (hahahah, é verdade, ele chegou um dia contando isso e eu quase morri de rir).
- Ir ao supermercado com ele era testar a nossa paciência. Agora é uma simples tarefa que não demora um minuto a mais do que demoraria sem ele. E ainda tem a vantagem de ter um ‘arrumador oficial de produtos no carrinho’. Não sei até quando vai essa maravilha, mas estamos aproveitando.
- Falando em arrumação, está aí algo que ele herdou de mim. Não que eu tenha TOC, mas eu gosto de ver as coisas arrumadas (nota: isso é recente. Começou de leve quando eu casei e fortaleceu quando Pedro nasceu. Se perguntarem para a minha mãe se eu era organizada, ela vai rir). Ele aprendeu na escola a arrumar os sapatos um ao lado do outro, com as meias dentro, e não pode ver um sapato fora do lugar para ir lá alinhá-lo. E passou a fazer isso com os controles remotos da TV. Pena que ainda não faz com os milhares de brinquedos do quarto e da sala.
- Responde “doisss” quando perguntamos quantos anos vai fazer. E mostra os dedinhos (os dez, na verdade, mas ele jura que são dois).
- Essa nem é nova, mas eu não contei aqui antes. Pedro reconhece caminhos. Eu, com 28 anos, não. Mas ele olha pela janela e sabe dizer se estamos indo para a casa da vovó, e qual vovó. Morro de orgulho (e de inveja. E de vontade que ele herde mesmo o senso de direção do pai).
- É o cara mais feliz da aula de natação. E olha que as outras criancinhas também gostam. Sorri, se sente super bem na água. Um lindo!
- Tem um repertório imenso de músicas. Das infantis, sabe cantar todas. Eu sempre cantei para ele e a escola também ensina várias. Ele ama música e aprende logo na primeira vez que ouve. É muito fofo vê-lo brincando e cantarolando sozinho umas musiquinhas. Pedro sabe também músicas de adultos, e é com muito orgulho que conto aqui que sua banda preferida é Novos Baianos. É a minha também, e era quando eu estava grávida dele. Do CD Acabou Chorare, ele ama Besta é Tu e Preta Pretinha. E não canta só o refrão, canta quase tudo!
- Pedro ama brincar com seus brinquedos. Monta bloquinhos, brinca de carrinhos, brinca com uma girafa que canta uma musiquinha, com o quebra-cabeça... E agora seu passatempo favorito do momento é desenhar. Me pede “papel nhá, mamãe”, e “gizzzz” (porque ele fala plurais), e fica horas desenhando. O que mais gosta de desenhar é “mamãe, papai, Pebo e nenê”.
- Descobriu meu nome! E sai do banho gritando “Julianaaaaa” para eu ir enxugá-lo. E quando sou eu que dou o banho, não hesita em chamar “Julianoooooo”. hahahah! E ontem ainda falou, no jantar, apontando para cada um: “mamãe Juliana, papai Juliano... e Pebo Juliano!”.
- Conta coisas da escola. No fim da tarde a gente pergunta como foi o dia, o que fez na escola, e ele responde! Achei que ia demorar anos para isso acontecer, mas não, já acontece. Conta coisas tipo “parque”, “Gui escola hoje”, “Raul fez cocô fedido” (hahahah, é verdade, ele chegou um dia contando isso e eu quase morri de rir).
- Ir ao supermercado com ele era testar a nossa paciência. Agora é uma simples tarefa que não demora um minuto a mais do que demoraria sem ele. E ainda tem a vantagem de ter um ‘arrumador oficial de produtos no carrinho’. Não sei até quando vai essa maravilha, mas estamos aproveitando.
- Falando em arrumação, está aí algo que ele herdou de mim. Não que eu tenha TOC, mas eu gosto de ver as coisas arrumadas (nota: isso é recente. Começou de leve quando eu casei e fortaleceu quando Pedro nasceu. Se perguntarem para a minha mãe se eu era organizada, ela vai rir). Ele aprendeu na escola a arrumar os sapatos um ao lado do outro, com as meias dentro, e não pode ver um sapato fora do lugar para ir lá alinhá-lo. E passou a fazer isso com os controles remotos da TV. Pena que ainda não faz com os milhares de brinquedos do quarto e da sala.
- Responde “doisss” quando perguntamos quantos anos vai fazer. E mostra os dedinhos (os dez, na verdade, mas ele jura que são dois).
- Essa nem é nova, mas eu não contei aqui antes. Pedro reconhece caminhos. Eu, com 28 anos, não. Mas ele olha pela janela e sabe dizer se estamos indo para a casa da vovó, e qual vovó. Morro de orgulho (e de inveja. E de vontade que ele herde mesmo o senso de direção do pai).
- É o cara mais feliz da aula de natação. E olha que as outras criancinhas também gostam. Sorri, se sente super bem na água. Um lindo!
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Trollando a mamãe
Eu digo:
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, papai.
(ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, eu sou a mamãe, m-a-m-ã-e!)
Aí ele resolveu mudar. Eu digo:
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, nenê.
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, papai.
(ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, eu sou a mamãe, m-a-m-ã-e!)
Aí ele resolveu mudar. Eu digo:
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, nenê.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Menino bom
Ele já foi um menino rebelde. Eu costumava chamar de ‘alma livre’, mas às vezes tinha que admitir que aquilo era pura desobediência. Mexia na televisão, chacoalhava as plantinhas da sala, derrubava tudo o que estava ao alcance. Mas então veio a maturidade. Pedro cresceu. Hoje tem 1 ano e 10 meses e é um homem calmo. Ainda fica agitadão e corre pela casa, dançando igual a um maluco, mas não tem mais a necessidade de quebrar tudo.
Hoje precisei acordá-lo e levá-lo à escola, tarefa que é do pai (já que, teoricamente, eu entro mais cedo no trabalho). Ele enrola para acordar, mas quando acorda se torna a criaturinha mais fofa e boazinha do mundo. Deixa trocar a fralda, ajuda a vestir o uniforme, toma remédio sem reclamar, escova os dentes, coloca o sapato. Tudo isso dando sorrisinhos fofos para mim. Fiquei boba de ver. É claro que eu, que já sou atrasada por natureza, cheguei quase uma hora mais tarde no trabalho. Mas não posso culpar o Pedro. Pedro é um menino bom.
Hoje precisei acordá-lo e levá-lo à escola, tarefa que é do pai (já que, teoricamente, eu entro mais cedo no trabalho). Ele enrola para acordar, mas quando acorda se torna a criaturinha mais fofa e boazinha do mundo. Deixa trocar a fralda, ajuda a vestir o uniforme, toma remédio sem reclamar, escova os dentes, coloca o sapato. Tudo isso dando sorrisinhos fofos para mim. Fiquei boba de ver. É claro que eu, que já sou atrasada por natureza, cheguei quase uma hora mais tarde no trabalho. Mas não posso culpar o Pedro. Pedro é um menino bom.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Curtinhas
Expectativa: Uma barriguinha discreta, que surge lá pelos 6 meses de gravidez e não cresce muito além disso.
Realidade: A barriga já cresceu, assim, com só dois meses de gravidez. Calças já não fecham mais, tamanho 36 ficou no passado. Por enquanto parece que comi muita lasanha, mas logo vai ficar claro que é um bebê mesmo. Expectativa: Sempre achei o máximo grávida que enjoa. O que pode ser mais típico de uma gravidez do que enjoos matinais?
Realidade: Tortura define o que é ter enjoo. Que matinal o quê, é toda hora, manhã, tarde e noite. Não posso olhar para um cacho de uva que corro vomitar. Pera, mamão, limão e maracujá estão na minha lista negra. Sem contar doces, bolachas e chocolate. Quase morri quando uma colega de trabalho me ofereceu um bombom.
*
Bebê Gergelim é pequeno e tem um coraçãozinho forte. O ultrassom foi legal, eu sempre fico nervosa nesses momentos. Gostamos do médico também. Ele é do tipo humanista-humanizado-herói-das-ativistas-que-não-faz-cesárea-por-nada-no-mundo. Brincadeiras à parte, se tudo der certo desta vez o parto vai ser normal, como eu quero. Não sou radical, entendo que a cesárea salva vidas, mas é para quando vidas precisam ser salvas. Eu confio nesse médico e sei que só vai ser cesárea se precisar salvar vida mesmo.
*
Cheiros, me deixando louca desde sempre. Nunca gostei de cheiro de nada, nem de perfume. Grávida então, é um sofrimento. Entre os que estou mais odiando é o desodorante do Juliano, maracujá, manga, fritura, comida, meu sabonete, produto de limpeza e, pasmem, o cheiro do Pedro. É triste, mas como esse blog não tem leitores mesmo, eu vou confessar. Eu morro com o cheiro do Pedro. Se ele está fedido (nesse calor do inferno), eu não suporto o cheiro do suor, se ele está limpinho, de banho tomado, eu não suporto o cheiro de xampu. Claro que isso não impede que o pegue no colo, brinque, fique com ele. Mas eu paro de respirar um pouco nesses momentos.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
O Incrível Dicionário Pedrístico
Parece mágica. Até dezembro ele balbuciava uma ou outra palavrinha,
falava bem só o básico mesmo – mamãe, papai, vovó, água. Mas aí, mais do que de
repente, um belo dia Pedro acordou e resolveu que sabia falar tudo. Desde então
temos um papagaio loiro em casa, repetindo todas as palavras que ouve e formulando
frases cada vez mais complexas. Existe coisa mais linda de se ver do que uma
criancinha aprendendo a falar?
cuco = suco
penloco = pernilongo
nanina = carninha
amena = ameixa
coquita = cossiquita =
cosquinha
Nho = tio Fabinho
Aul = Raul, amigo da escola
Nana Nenê = a música
preferida dele
bicho papai = bicho papão, aquele que fica no telhado
aluz =
luz
lula = lua
estea = estrela, para quem ele grita quando olha para o céu
pão
pão pão pão = pão (eu falava assim para ele quando tinha uns 7 meses, e ele
nunca falou de outro jeito)
bolaji = bolacha
mião = caminhão
pepel = papel
peteta
= chupeta (mas ele percebeu, sozinho, que não era bem assim e agora fala
‘upeta’)
Vaití = vovô Valter
ou ou ou = Papai Noel
pão Mamãe pato Pebo =
Mamãe, coloca o pão no prato do Pedro. Eu coloco, e ele come meu pão
mamain tudo aoiz = mamãe comeu todo o arroz
mamain tudo aoiz = mamãe comeu todo o arroz
papapaio = papagaio
papo = sapo
cato = gato
nanina = Galinha Pintadinha, que na verdade é
uma desculpa para ele usar meu iPad
nanina = carninha
nanina = carninha
lar = celular
diligi = dirigir
tatu tatu
= a música ‘Besta é Tu”, dos Novos Baianos, que ele ama
elão = leão
cacaé = jacaré
badalo = cavalo
cacaé = jacaré
badalo = cavalo
Assinar:
Postagens (Atom)
