quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quatro

Quatro meses de Pedroca em casa. Estou exausta, filho, mais do que no primeiro mês, mas muito feliz. Você está bem, contente, fazendo gracinhas e alegrando a vida de todo mundo. Aos quatro meses você...

- levanta bem a cabeça quando te colocamos de barriga para baixo, e fica assim por um tempão;
- faz barulhinhos novos com a boca e baba loucamente;
- ainda não alcança o pé, mas já descobriu os joelhos;
- não para quieto quando vou te trocar na cômoda. Fica tentando comer as roupas, virar para os lados, derruba tudo que está em volta, uma beleza...;
- não tem mais cólicas, mas tem dores de barriga que só passam quando você faz um cocô explosivo;
- faz cocô o dia inteiro;
- dá sorrisos gigantes e diz a lenda (ou o seu tio José) que dá gargalhadas. Mas essa eu nunca vi...
- presta atenção em TUDO!
- odeia quando eu começo a conversar com alguém enquanto você mama;
- para de mamar para prestar atenção no iPad ou no celular, se eu estiver usando algum deles;
- está mais careca ainda, mas só na parte de trás. Engraçadíssimo;
- dorme tranquilão alguns dias, das 21h até 3h, quando acorda pra mamar. Depois acorda de novo às 6h, mama e vai até umas 8 e pouco;
- em outros dias, dorme às 20h, acorda 21h, 22h e 24h, chorando. Ou de sono, ou de dor de barriga (isso mesmo que você leu, acorda e chora de sono. Bebês são complexos, meu filho);
- pega objetos sozinho;
- cai para o lado quando fica de barriga pra baixo, se equilibrando nos cotovelos;
- já aprontou uma: conseguiu enfiar a chupeta INTEIRA na boca, que obviamente ficou entalada. Aí chorou, a mamãe chorou e o papai conseguiu tirar sem te machucar;
- ficou uma semana inteirinha sozinho com a mamãe. O papai viajou a trabalho e seus avós maternos viajaram de férias. Seus tios, em especial tio José, deram uma super ajuda pra gente;
- fica bem durinho quando te colocamos de pé no tapete;
- ama uma sonequinha da tarde na minha cama;
- odeia ser acordado da sonequinha da tarde.

Parabéns, meu amor!


sábado, 13 de julho de 2013

APLV

Fomos ver a pediatra de novo nessa semana, Minduquinha, e saímos com uma notícia ruim: a médica suspeita que você tenha alergia à proteína do leite de vaca (a famosa APLV). Como você só mama, a proteína passa para você pelo meu leite. Assim, quem tem que cortar da dieta TUDO que tem leite sou eu. Isso inclui queijo, pães, bolos, margarina, requeijão etc etc etc (ad infinitum), ou seja, qualquer coisa que possa apresentar míseros traços de leite. Saí do consultório direto para o supermercado e dei uma de louca dos rótulos. E quase tudo no mundo (industrializado) tem leite (mas com outros nomes, tipo soro de leite em pó).

A suspeita dela é baseada no fato de que há tempos vem aparecendo um sanguinho no seu cocô (não liga, meu amor, mãe adora falar do cocô dos filhos) e você está ganhando peso beeem devagarinho. Com 3 meses e meio está com 5,555 kg (cabalístico, hein). Eu te acho lindo assim mesmo, magrinho, mas aparentemente magreza não é bem vista para bebês.

Vamos no começo de agosto ver uma gastropediatra, que vai ajudar a fechar o diagnóstico. Por enquanto, fico com o meu regime forçado (tudo bem, magreza é muito bem vista para adultos).  

Eu nunca fiz sacrifícios na vida, filho. Nunca precisei. Abrir mão de comer coisas que eu amo (e eu amo comer) vai ser meu primeiro. E eu vou fazer. Já comecei. E só uma coisa me motiva: você. Afinal, bebê, eu te amo mais do que bolo de fubá, leite com Nescau, pão de queijo, chocolate, lasanha, leite condensado, molho branco... 


terça-feira, 9 de julho de 2013

"Foi só você chegar..."

Minduim, talvez um dia você seja pai e ouça esse tipo de coisa. Ainda assim, acho que com mãe o negócio é bem pior. Vamos então à lista de inevitáveis-chatices-que-as-pessoas-dizem-a-mães-de-bebês:

"Ele tava quietinho até agora, foi só você chegar..."
"Não pega muito no colo senão acostuma."
"Por que ele tá chorando?"
"Já deu mamar?"
"Não é a fralda que tá suja?"
"É só ouvir a voz da mãe que chora."
"Esse choro não é de cólica?"
"Não dorme a noite inteira ainda?"
"Você põe roupa demais/de menos."
"Dorme sozinho no quarto dele? Que dó!"
"Com os meus filhos eu fazia assim _____________ (insira aqui um ensinamento)."
"Não vai benzer?"
"Não vai batizar?"
"Não vai dar chazinho?"
"Dá melzinho na chupeta pra parar de chorar."
"Na minha época criança não chorava tanto assim."
"Antigamente não tinha essas alergias de hoje em dia."






Dedico esse post a todas as suas avós, bisavós, tia-avós, pessoas próximas e gente que a gente nem conhece mas que adora dar opinião. 

sábado, 6 de julho de 2013

Cara de quê?

Diálogo entre papai e mamãe dia destes:

- Ele nem sempre tem cara de Pedro.
- Ah não? E ele tem cara de quê, amor?
- De... Julianinho! 


terça-feira, 25 de junho de 2013

Três

Clichê, sim, mas eu sou mãe e posso: há três meses nossa vida mudou muitão, filho. Nem lembro mais como era acordar sem você aqui. E agora nossa casa tem um cheiro diferente, um amor diferente.



É impressionante como você muda de uma semana para a outra. As duas semanas que passaram foram bem difíceis, com muuita cólica e chorinhos. Nada fazia a dor de barriga passar, só a santa simeticona mesmo. Mas daí, como mágica, um belo dia na semana passada você acordou e não teve cólica. Nem um pouquinho. E assim foi melhorando, passando a maior parte do dia bonzinho, com menos chorinho e mais risadinhas. Enfim, aos três meses você...

- dá gargalhadas para pessoas (mas não para brinquedos);
- dorme sozinho no seu berço;
- se mexe muito durante o banho e molha o quarto todo;
- não curte muito ficar deitado no colo tipo bebezinho;
- coloca a mão inteira na boca, o tempo todo;
- fala 'guuuu' e outras bebezices;
- faz bolinhas de baba e barulhinhos com a boca;
- olha apaixonadamente para o papai e a mamãe;
- tem a cara do pai ainda, mas dorme igual a mãe (leia-se: até 10h da manhã + sonequinha de tarde);
- ama de paixão o trocador de fraldas;
- faz chorinho de manha quando está com sono;
- acorda para mamar duas vezes durante a noite (sendo que a última já é quase de manhã);
- olha e observa tudo, TUDO mesmo. Até a TV;
- fica sozinho (no berço ou na sala) um pouquinho para a mamãe arrumar a casa, mas se eu demoro... aí você reclama;
- fica bonzinho no restaurante do vovô e na casa da bisavó Maria;
- não gosta de sol;
- vomita litros depois de mamar. Especialmente no seu pai;
- usa roupa tamanho G (embora eu insista em colocar body tamanho RN em você. É que eles são tão lindinhos...);
- dorme de braços e pernas abertos, bem folgadão;
- ouve Palavra Cantada todos os dias;
- está perdendo cabelos. Atualmente ostenta uma leve careca na parte de trás da cabeça;
- já ficou sem a mamãe na casa das duas avós. E chorou quase todas as vezes;
- está medindo 60 cm e pesando 5,520 kg (pouco, segundo a pediatra, mas ótimo segundo a mamãe).

PS.: casa sem cólica não é casa sem choro.

      

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Grata

A você,

que acalma o Pedrinho nas horas mais difíceis, que está sempre lá quando ele precisa, que o sossega e dá segurança, que muitas vezes é o único a fazê-lo parar de chorar, que nunca o abandona, que se faz um grande e confortável amigo, que é palco das mais fofas risadinhas e gracinhas...

...a você, querido trocador de fraldas em cima da cômoda, meu muito obrigada!


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minduíces

Fomos na sexta-feira passada na pediatra para a consulta dos dois meses. Mais uma vez, só elogios. E deixa eu falar: eu adoro sua pediatra. Lembro de ter pedido dicas pra vários conhecidos pra escolher um médico bom para você, mas no fim das contas peguei a lista de pediatras do convênio, apontei para um nome aleatório e liguei marcando a consulta. E deu super certo! Ela é ótima, gente boa, super jovem, aberta a conversar, não faz drama nem dá bronca. Uma fofa!

E foi comprovado o que o seu queixinho gordo já mostrava: 5 kg e 58 cm de pura delicinha!

*

Pedro mãos de tesoura, seu mais novo nome. Suas unhas crescem na velocidade da luz, e só mães sabem como é difícil cortar unhas de bebê! Elas são minúsculas, é mais fácil cortar o dedo inteiro, que não é minha intenção. Apesar de pequenas, são pontudinhas e você se arranha TODO SANTO DIA. Está com o rostinho todo cheio de mini arranhões, uma beleza. Daí as pessoas olham e me falam "Mas você não cortou a unha dele?!?!". E eu corto, a cada dois dias, meu filho.



*

5 de junho de 2013, dia pra entrar na história. Você dormiu a noite INTEIRA! Das 22h de ontem até 5h45 de hoje, sem acordar para mamar. Eu mesma acordei às 3h e fiquei te olhando, esperando, e nada. Só foi acordar mesmo de manhã, quase 6h, morrendo de fome. Mas vou confessar que você sempre sempre dormiu bem à noite. Pode chorar, berrar, dar um trabalho louco durante o dia, mas de noite dorme que é uma coisa fofa. Sempre acordou por volta das 3, depois às 6 e às 8 ou 9 (tudo madrugada, no meu ponto de vista dorminhoco). 

*

Falando em chorar, berrar, dar um trabalho louco, o que dá mais raiva é que em dias que você de fato faz isso, quando a gente já tá acabado, sem saber o que fazer, chorando junto, você nos olha e começa a rir. Rir, juro. Umas risadonas gostosas, cheias de gengiva. Daí o mundo para e a gente sorri de volta. 

*

Já falei que talvez vamos mudar para um outro apartamento, maior e mais legal? Pois é!