terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Pedro leitor

As crianças estão em fases muito legais, os dois aprendendo vários “truques” novos. A Maria está aprendendo a fazer várias gracinhas e demonstrando uma articulação incrível. Mas eu queria falar mais sobre a fase do Pedro.

O menino está aprendendo a ler e fazer contas! É a coisa mais emocionante do mundo quando ele começa a ler placas na rua, ficando todo feliz em descobrir todo o mundo.

O interesse dele por livros e gibis vem desde sempre. Esses dias eu acordei no domingo e o menino estava lendo um gibi sozinho no chão da sala. Lógico que há uma preferência natural por ler nomes de animais.

E também está fazendo contas. De mais e de menos!

O legal é que eu consigo me ver bastante nele. Às vezes passa um filme na minha cabeça: o gosto pelos gibis, pelas contas, o vídeo game.

Está sendo uma fase realmente muito legal. E passa muito rápido!!

domingo, 14 de janeiro de 2018

Futuro distante

Pedro, aos 4 anos, decidiu que quando for adulto terá 39 filhos. Espantada com a quantidade de criança, perguntei:

- Mas como você vai cuidar de tanto filho? 
- Ah, com amor... 



sábado, 6 de janeiro de 2018

Pingue-pongue [parte 2]

Maria Luísa está com 2 anos e 4 meses e fala sem parar. Como está cheia de 'coisas favoritas' e sempre dizendo o que gosta e o que não gosta, fiz uma entrevista do tipo pingue-pongue com ela e acho legal postar aqui para me lembrar disso no futuro. 

Nome: Maía Oísa.
Idade: 2 anos e 4 meses.
Cor preferida: azuuuul.
Comida preferida: arroz e feijão em casa, batata frita em restaurantes (de preferência com maionese temperada) e panetone em qualquer lugar. 
Bebida preferida: 'abi' de coco, caldo de cana, tetê.
Brinquedo preferido: Nenê Pequena, Nenê de Chupeta, Dora Grande e os bloquinhos de montar castelos. 
Passeio preferido: parques (todos eles), Sesc, casa dos avós.
Filme preferido: gostou de Trolls, mas não adora nenhum.
Assuntos preferidos: todos: fala da escola, dos desenhos, do irmão. 
Amigos preferidos: da escola, Isabela Alcoléa e Laís Nunes (sim, com nome e sobrenome). Da vida, Pedro (e a mamãe, vai, que ela chama de 'melhor amiga').
Lugar preferido da casa: cama da mamãe para pular, sala para brincar com o Pedro. 
Música preferida: "Hey Jude", que ouve duas vezes por dia e sabe cantar inteira.
Bandas preferidas: Beatles e Novos Baianos. 
Roupa preferida: ama vestidos e gosta das camisetas que herdou do Pedro (com girafas e dinossauros).
Sapato preferido: Crocs e, por alguma razão desconhecida, sapatinhos de festa.
Desenhos preferidos: Peppa Pig, não tem pra ninguém.
O que a deixa feliz: ela é feliz o tempo todo! Gosta de brincar com o irmão, de tomar banho, de passear, de pular em poças de lama.
O que a deixa brava: parar de brincar para trocar a fralda ou escovar os dentes. 

Para ver o que Pedro respondeu para as mesmas perguntas, lá em 2015, clique aqui

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

As 6 melhores gracinhas da Maria Luísa

Os dois anos são marcados por birras, todo mundo sabe, mas também por muitas e muitas fofuras. A Maria Luísa está nessa fase e eu, boba, morro de rir de todas as gracinhas dela. E antes que eu me esqueça delas, resolvi anotar aqui para deixar um registro pro futuro. Vamos então às 6 coisas mais engraçadas que a Maria Luísa faz.

- Muito esperta. Quando faz alguma coisa difícil ou trabalhosa, tipo subir num brinquedo alto ou andar de patinete sozinha, ela adora se gabar dizendo "eu sou muito corajosa" ou então "muito esperta".

- Rugido. Quando fica brava com alguém (tipo o Pedro), ela solta um rugido e fala um xingamento inventado por ela, algo como "patatipatipatá".

- Bom dia com alegria. Ela até faz charminho para entrar na sala de aula, mas adora a escola. E, durante o dia, canta as músicas que aprendeu e reproduz a rotina da turminha dela. 

- Troca C pelo P. E daí saem coisas incríveis, como 'pular na pama' e 'pomer tudo a pomida'. Ah, outra fala fofíssima é 'queijinho do Salador' (restaurante também conhecido como Laçador).  

- Pu pu pu. Ela dorme com uma girafa e uma coruja de pelúcia e, quando acorda de manhã, em vez de nos chamar, fica fazendo 'pu pu puuuu', que é o som que ela inventou para a coruja. 

- Ganhei! Segundo filho já nasce sabendo provocar intriga hahah! Quando vestimos os dois de manhã ou damos banho à noite, ela percebe que está pronta antes do Pedro e já grita 'ganhei, ganhei!', fazendo ele chorar. 

- Plurais. Criança de dois anos falando: coisa mais maravilhosa da vida! Maria sabe usar plurais nas palavras, mas ainda não nos artigos, então a gente sempre ouve 'a quianças', 'o binquedos'. 

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Irmão mais velho (e o mais fofo do mundo)

1) Matriculamos Maria Luísa na natação e seu primeiro dia de aula caiu bem em uma sexta-feira pós feriado, a família toda em casa. Enquanto eu preparava a mochila com as roupas e toalhas, Pedro foi até à irmã, que brincava no chão do quarto, e disse: 

- Maria, hoje é uma dia muito importante para você, seu primeiro dia na natação. Vai dar tudo certo! 

2) No domingo, chegamos na casa da minha avó por volta do meio-dia para o almoço, como fazemos toda semana, e Maria Luísa, que estava morrendo de sono, tinha tirado um cochilo na cadeirinha, mas curto, já que não levamos nem 10 minutos no trajeto. Resultado é que acordou quando a tiramos do carro e passou uns bons minutos num chororô chato até acordar de vez. 

Na sala, avós, tios e primos animados esperavam as crianças (as únicas da família, vale dizer). Meu tio pegou o Pedro no colo e começou a brincar de ventríloquo, fazendo gracinhas do tipo 'agora o Pedro é meu! Ele vai morar na minha casa!', e todos riam. A Maria Luísa, num mau humor, não achou nada engraçado e fechou a cara. Pedro se comoveu no mesmo momento, saiu do colo e veio em nossa direção, abaixando na altura da irmã:

- Maria, não fique triste, é brincadeira do tio Julinho, eu vou ser seu irmão pra sempre!   

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Recompensa

Em uma conversa na hora do almoço, contei ao Pedro que ele já havia ficado na escola em período integral, igual a muitos dos amigos dele ficam. Foi na escola anterior, quando ele ainda era pequeno e a mamãe trabalhava em um escritório, igual ao papai. Eu saía cedo e voltava só quando já era quase noite. Ele ficava com as vovós depois da escola, e quando a gente se encontrava eu o abraçava muito, de tanta saudade. Sabe, filho, eu sentia muito sua falta durante o dia, foi por isso que decidi sair do trabalho e ficar cuidando de vocês. Ele deixou a colher ao lado do prato, se levantou da cadeira e me deu um abraço muito forte. Não se preocupe, mamãe, você vai ser meu amor da vida inteira.

It doesn't get any cuter

As crianças estão em uma fase deliciosa, os dois. 

Pedro, com quatro anos, está muito inteligente e amigo, sempre com uma tirada esperta, um desenho mais surpreendente que o outro, um carinho inesperado na gente. Ainda tem uns momentos de criança pequena, que é o que ele é, e chora, quer colo, faz escândalo porque ralou o joelho ou porque aquele não é seu garfo favorito. Tenho observado também sua relação com outras pessoas e percebo que tem se saído bem. Na escola, gosta de todos na classe, apesar de preferir brincar sozinho, mas tem falado de um ou outro amigo e, num mesmo dia, vi dois coleguinhas ficarem muito felizes em vê-lo. Para a festa de aniversário de uma amiga, para a qual todos nós fomos convidados, ele quis fazer um cartão especial e encheu uma sulfite de corações. Foi um momento engraçado, Juliano e eu não sabíamos bem como reagir e acabamos colocando o papel junto com o livro que compramos de presente. 

Maria Luísa, aos dois anos, fala coisas engraçadas o dia todo, desde a hora que acorda. Cedo, aliás, mesmo aos fins de semana. E sempre chamando o Pedro e pedindo mamadeira. De manhã, toma seu tetê e fica à espreita para ver se sobra um pouco de leite no copo do Pedro, o que acontece com frequência. Ela é tão esperta, sempre atenta ao que está acontecendo. Já sabe inventar letras de músicas para melodias conhecidas, velha brincadeira minha e do irmão. E adora dar um jeito de provocá-lo em suas composições, algo como "...o Pedro é feio e quer casar". Todos os dias inventa moda para ir à escola: um chapéu, um lacinho, um guarda-chuva, óculos de sol, galochas. Às vezes tudo ao mesmo tempo. Vai caminhando com seu andarzinho de bebê e todo mundo em volta sorri, elogiando a fofura dela. 

Tem sido fácil sair com os dois e mesmo ficar em casa. Inventamos brincadeiras, corremos na garagem no fim da tarde e eles sempre obedecem, dão as mãos na hora de sair na rua, choram pouco quando chega a hora de ir embora. Entrar e sair do carro também não é mais um desafio, nem almoçar. Maria Luísa tem colaborado e essas tarefas deixaram de ser um peso, olha que coisa. Na sexta-feira Pedro irá dormir na escola, e eu não sei como vou reagir. Sempre me achei uma mãe super bacana, que deixa os filhos livres, mas acho que não sou bem assim. Tenho medo que ele sinta medo, que passe frio, que fique sozinho. Mas assinamos a autorização, ele está empolgado, vamos arrumar a mala e colocar o hipopotaminho de pelúcia lá dentro, que vai nos representar durante a noite fora de casa.

Da até dó de pensar nos dois crescendo, ficando mais independente, menos grudados em mim. É uma sensação maravilhosa ser a pessoa mais amada na vidinha deles, eu secretamente sorrio quando eles choram porque querem dormir com a mamãe, ficar com a mamãe, sentar no colo da mamãe, fazer qualquer coisa do mundo com a mamãe. Faz quatro anos e meio que eu sou loucamente apaixonada por esses dois.