Férias
Fomos para Ubatuba com a minha família no começo de janeiro e as crianças adoraram a praia. Desta vez Pedro não teve medo de nada, menino grande que é, e aproveitou muito! Luísa também gostou, adorou brincar de areia e nadar no mar. Foi uma semana bem gostosa, e com um monte de avós e tios, até eu relaxei. Deixei Pedro tomar 537 sorvetes e até uma bolacha recheada ele comeu (que não fui eu que dei, mas ok, eu estava bem relax e não briguei).
De resto tivemos dias ótimos em casa. Levei os dois brincar no parque, fomos ao cinema, pintamos com tinta, brincamos de massinha, tomamos sorvete na pracinha, fomos ao shopping naquelas brincadeiras (gratuitas, óbvio) de personagens, enfim, tivemos atividades quase todos os dias. E nos dias de chuva (que foram vários) eles acordavam tarde (sério, parecia um milagre) e nós vimos filmes, lemos livros, brincamos de correr pela casa. Foi uma delícia, a gente se divertiu bastante e acabou passando muito rápido.
Escola
As aulas dos dois começaram no dia 23 de janeiro. Pedro estava mais calmo e tem ido bem. Ele já tinha conhecido a professora e os amigos são os mesmos do ano passado. Teve uma mudança grande que foi o número de crianças: no Maternal II eram 8, agora são 18 [emoji com cara assustada], já que juntaram os dois maternais em uma sala só de Infantil I. Mas ele está empolgado, não reclamou de nada, me conta feliz como foi o dia.
Já a Luísa... eu sabia que seria traumático. Para ela e para mim. É meu bebê, né? E foi mesmo. Ela chorou todos os dias na semana passada. Era adaptação, então eu deixava às 8h e ficava na sala de espera até às 10h (sim, amiguinhos, mãe sofre), caso ela precisasse de mim. Mas apesar de chorar na entrada, na hora de sair do meu colo e ir com a professora (que era auxiliar na classe do Pedro no ano passado, olha que sorte!), ela se distraia rápido e logo parava. Essa semana ela ficou das 8h até o meio-dia, e também tem chorado na hora de entrar na classe.
Eu quero morrer, me sinto péssima, a pior mãe do mundo, uma bruxa por deixar minha mini menininha sozinha naquela escola gigante. Mas assim, sendo racional, eu sei que vai ser legal pra todo mundo, que ela vai se divertir, que é só meio período e que eu preciso desse meio período para mim. Pretendo fazer freelas e não tem como com ela em casa o tempo todo. Então eu sei que vai dar tudo certo, mas eu ainda assim sofro.
Lembro que o Pedro teve uma crise de ansiedade de separação bem cedo, com uns 10 meses, acho, e depois entrou super bem na escola com 1 ano e 2 meses. Ela não teve. Ia super bem com as avós, nunca chorou quando eu saía. Mas desde o primeiro dia de aula ela não me deixa sair de perto. Chama 'mamãe' desesperada, quer colo, dorme maaaal. Quer mamar de madrugada, tem dormido na minha cama há uns dias, mas não quer ficar do lado, quer ficar em cima de mim. E eu deixo. Preciso que se sinta segura, que saiba que eu não vou embora, que eu estou aqui para ela. Tá aí uma diferença entre primeiro e segundo filho: o segundo encontra pais mais calmos, que já sabem como funciona
Bom, pretendo fazer um post em breve para falar individualmente deles. É isso! ;)