quinta-feira, 25 de maio de 2017

1 ano e 9 meses

Maria Luísa fez 1 ano e 9 meses e fica mais fácil eu listar as coisas que ela não faz, porque olha, essa menina é uma espoletinha hahahah! Ela fala, canta, sapateia, se serve sozinha, se veste sozinha, faz tudo! E ainda nos abraça, dá beijos, faz caretinha... Dá trabalho, mas dá muita alegria pra nossa família. Com vocêssss, Maria Luísa facts:  

- fala, Maria Luísa fala, minha gente! Faz frases, diz o que quer, o que não quer, puxa conversa com as pessoas. Acho que nem consigo listar o vocabulário dela, porque ela fala bastante coisa já. Exemplo: "Mamãe, quero tetê". Sim, conjuga o verbo. "Pedro, 'ecová' dente" (enquanto corre atrás dele com uma escova de dentes). 

- canta, sem ninguém pedir, pra se divertir mesmo. Gosta de musiquinhas da escola e que ouvimos em casa, tipo O sapo não lava o pé, Atirei o pau no gato, etc.  
- sobe nas coisas. Arrasta cadeira pra subir na pia da cozinha e lavar as mãos, sobe no encosto do sofá e se joga lá embaixo, sobe no lixo do quarto dela para alcançar as coisas na cômoda... eu tenho que ficar o dia todo vendo se ela não vai despencar de algum lugar.
- pensa numa pessoa que se vira! Maria Luísa é muito independente. Ela come sozinha e não aceita ajuda. Toma suco em copo normal, sem bico, escova os dentes, veste a roupa sozinha, tira a roupa sozinha na hora do banho, tira a fralda (e ainda coloca a roupa suja no cesto e a fralda do lixo!), passa manteiga no pão, põe meias, sapato, carrega a própria mochila. 
- mas faz sentido, né. Quando ela nasceu, o Pedro era bem pequeno ainda, então eu não estava sempre disponível para fazer 100% das coisas pra ela. Por outro lado, o irmão adora uma colherada na boca, uma ajuda pra vestir as meias...
- come bem, aleluia! Já faz um tempo, na verdade. Come de tudo, em boas quantidades, sozinha. 
- está com 82 cm e 10 kg. Menor que a média, mas está bem e saudável.
- desmamou, como contei no post anterior.
- foi à praia, pela terceira vez na vida, e adorou! Fez castelo, tomou sorvete, mas não quis ir no mar. Foi a primeira vez que viajamos com meus sogros depois que as crianças nasceram, e foi bem legal.
- gosta de assistir Peppa e Galinha Pintadinha na televisão. E nenhum outro programa.
- conta até 20! A gente brinca sempre de esconde-esconde em casa e ela adora encostar a cabecinha na parede e contar. Depois grita: "Lá vai eu!"
- adora ir pra escola. Passou aquela fase que não queria entrar na sala. Foi estranho, porque ela gostava de colocar o uniforme, de ir pra escola, mas não queria entrar na classe dela. Ficava de boa porque as professoras levavam para o parque, para ver o jabuti, o passarinho, mas entrar direto na sala não entrava não. Mas coincidiu com a época da saída de duas auxiliares que ela adorava e com uma mordida que levou de uma coleguinha. Agora passou e ela está super bem. 
- já sabe falar o nome de todo mundo aqui em casa: Pedo (o irmão), Aía (Maria, a própria), Mamãe Naniana (eu, no caso), Papai Naniano (hahahha). 
- está com o cabelo lindo, loiro de cachos. Às vezes me deixa colocar laços e fitas e prender. Às vezes não.
- gosta de brincar de montar bloquinhos e de guardar brinquedinhos dentro de caixinhas ou bolsinhas. E de correr pela casa com o Pedro. Eles têm brincado muito juntos, é bem legal. Às vezes alguém chora.
- acorda cedo, mesmo aos fins de semana.
- adora vir pra minha cama no meio da madrugada e dormir no meio (eu que pego quando ela chama, ela não pula o berço ainda...). 
- é um pouco geniosa, fica brava quando a gente não faz o que ela quer. 
- gosta de fazer carinho no meu cabelo quando a coloco para dormir, à noite, mas não me deixa fazer no dela.
- dorme abraçado com um paninho que é ao mesmo tempo um ursinho e com o Snif, meu cachorro de pelúcia que é do tamanho dela.
- é linda, maravilhosa e é quem faltava em nossas vidas <3

terça-feira, 23 de maio de 2017

Desmame

Maria Luísa desmamou! Depois de 1 ano e 8 meses, esse momento importante chegou. Digo importante porque acho que é sim um marco nas nossas vidas, minha e dela. Uma hora de separação, mas positiva. A gente continua grudada, se amando, contando uma com a outra, mas sem mamar mais. 

Como foi?
Já faz um tempo que ela toma mamadeira com leite em pó (Milnutri). Começou tomando de manhã logo que entrou na escola, porque via o Pedro e queria também. Depois passou a tomar de noite e a transição do peito para o tetê foi super tranquila. Daí incluí mais uma mamadeira no dia, a do lanche na tarde, depois da sonequinha. Assim, só tinha sobrado uma única mamada, que era logo depois do almoço, para dormir. Uma mamada rapidíssima, de 1 ou 2 minutos, para pegar no sono mesmo. Quase nem tinha mais leite. Mas aí eu fui cansando dessa mamada, de amamentar sem leite, e resolvi parar de vez.

Quando?
A última vez foi na praia, no feriado de 1º de maio.

Problemas?
Foi tudo lindo, ela nunca mais pediu pra mamar e eu não precisei recusar, inventar história, etc. MAS... a soneca da tarde foi embora também. E isso tem sido um problemão. Ela chega cansada da escola, almoça, mas se recusa a ir para o quarto dormir. Não quer e fica muito ofendida quando eu proponho. Já tentei chá na mamadeira, leite na mamadeira, e ela até toma, mas quer ver TV com o Pedro. Daí dá 3 e meia da tarde, hora que ela estaria acordando caso dormisse depois do almoço, e a belezoca encosta numa almofada do sofá e dorme. Só que às 4 eu preciso acordá-la, senão ela não dorme de noite. Fácil a minha vida?

Solução
Não tenho ainda. Estou querendo fazer uma rotina nova da tarde, com banho depois do almoço e historinha no quarto. Mas tem o Pedro, né, e o que fazer com ele nesse tempo? Vamos ver como ficará esse tema. Depois volto pra contar.

Conclusão
Esse é o último desmame da minha vida, e quer saber? Estou achando ótimo. Amei amamentar, nas duas vezes, e amo saber que meus filhos estão fortes e saudáveis. Mas adoro também saber que eu posso ser eu mesma de novo, sem ninguém dependendo tanto assim de mim. Foi lindo quanto durou e acabou na hora certa, com todo mundo feliz =)

quarta-feira, 17 de maio de 2017

O Rei da Língua Portuguesa

O Rei da Língua Portuguesa - parte I

Depois de um dia nublado na praia, a gente acordou na manhã seguinte com um discreto mas agradável sol lá fora. Da janela do apartamento Pedro avista um guarda-sol desocupado na areia, ao lado de duas cadeiras de praia. 
- Olha, olha, um guarda-sol sozinho lá embaixo, mamãe!!! Podemos usá-lo???

O Rei da Língua Portuguesa - parte II

Segunda-feira, o dia de levar brinquedo na escola, nunca é fácil. É criança, mochila e tranqueira demais para uma única mãe carregar até o carro e até as classes. Para facilitar minha vida, Pedro escolheu um dragão de pelúcia que é, ao mesmo tempo, uma fantasia. Muito super mega legal, mas gigante. Pedi que pegasse outro brinquedo, deixasse esse para outra hora... Bravo, ele bradou:
- Não! O Dragão Isabela (sim, ele tem nome) vai conosco


sexta-feira, 5 de maio de 2017

Diálogo com ela

- Filha, como é o nome do seu irmão?
- Pe-do!
- Isso mesmo, Pedro!!! E o seu, como é? Maria...
- Qui-qui-nha!

Hahahahahahahah

Maria Chiquinha!

<3