domingo, 29 de setembro de 2019

Indo almoçar em um lugarzinho perto de casa, os quatro andando a pé na rua, Maria Luísa e eu conversando:

- Nossa, eu gosto muito de fazer isso isso e aquilo (nem sei de que eu estava falando).
- Eu não.
- Sério, filha? Eu acho tão legal! Achei que você gostasse.
- Não, não gosto. As pessoas são diferentes, ué...

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Pedro, 6 anos (e 6 meses)

Não escrevi sobre o Pedro quando ele completou 6 anos, no dia 25 de março. Fizemos várias comemorações, foi bem legal, mas não me lembrei de sentar em frente ao computador para registrar o desenvolvimento dele no último ano.

Mas antes tarde do que nunca, e também porque eu amo ler esses relatos alguns anos depois, quero listar aqui alguns pontos sobre meu filho Pedroca.

- está banguelo! Já perdeu cinco dentes de leite, sendo o primeiro deles em janeiro, na praia, e o último em julho, quando caiu de skate no Sesc. Foi um susto (eu não estava junto, estava trabalhando. Juliano estava de férias com eles), precisou ir ao médico e ao dentista de lá, mas por fim foi tranquilo e o dente permanente logo surgiu no lugar.
- está pesando 22 kg. Continua alto e magrelo. Perde roupa porque fica curta, nunca porque fica apertada. Calça sapato número 30.
- tem comido super bem atualmente. Na escola não sei, mas o jantar, em casa, tem sido bom. Não é de experimentar coisas novas, ainda não gosta de coisas tipo massas com molho, salgadinhos de festa, embutidos, etc. Adora pão! E ainda gosta muito que eu faça panquecas no café da manhã em alguns fins de semana.
- começou a fazer acompanhamento com uma psicóloga em junho. Depois de tanto refletir e adiar, resolvemos procurar ajuda profissional. Pedro precisa desenvolver sua autoestima, sua capacidade de se posicionar nas mais diversas situações, seja em casa, na escola ou na vida em geral. Não vou dizer que foi fácil para mim. Foi sentir como se eu tivesse feito tudo errado até agora. Mas eu entendi que era preciso e seria muito bom para ele.
- Pedro ama a turma do integral da escola. Como estava a frente dos amigos do 1° ano, as professoras colocaram ele na turma dos mais velhos na aula de inglês e ele se identificou muito mais. Volta sempre falando do Luís Henrique, da Pietra, a Raquel, o Diego... Amigos dele do terceiro e quinto ano. Bem mais velhos que ele, mas com quem ele fica mais confortável. No começo do ano foi na festa de 10 anos da Raquel (que eu nem conheço pessoalmente, pra ser sincera) e se divertiu bastante.
- ouvi das professoras, da coordenadora e da diretora da escola que Pedro está muito mais avançado que os colegas da classe. Que todo mundo fica impressionado com ele. A coordenadora citou duas vezes a possibilidade de altas habilidades. Levei essa questão logo no meu primeiro dia com a psicóloga dele. Ela nem deu bola. E depois me disse sobre como supervalorizamos esse conhecimento e como o pressionamos com essa cobrança, mesmo velada, para que ele seja o mais inteligente. Essa foi minha interpretação e até agora esse assunto está meio desconfortável para mim.
- é super carinhoso com a gente, adora ficar perto, ganhar abraço, encosta no meu ombro depois que termina de jantar... Parece um gato.
- toma banho sozinho, do começo ao fim, sem nenhuma ajuda.
- anda de bicicleta sem rodinhas e, nas férias, o papai levou os dois para andar nas pistas de bicicross e de skate.
- passou um pouco da fase de Star Wars e não tem ligado muito para super-heróis. Voltou um pouco com o interesse por animais, agora pesquisando sobre o que comem, o de vivem etc.
- passa horas lendo gibi em casa, sem prestar atenção em mais nada do mundo.
- é distraído num nível quase perigoso. Bate a cabeça, da trombada, enfim, literalmente não olha por onde anda.
- tem brincado bastante com a Maria, tem se defendido melhor dela e tem ensaiado provocá-la, tipo falando coisas irritantes ou mexendo nos brinquedos dela.
- adora lição de casa, que faz em uns 30 segundos. No começo do ano era uma lição por semana, agora no segundo semestre são duas e ele comemorou quando soube.
- cria jogos de tabuleiro em papel sulfite. Faz casinhas e regras e maneiras de jogar. Faz também caça-palavras e cartas para mim. Voltou a desenhar animais e, segundo ele, seus desenhos estão em uma fase de 'alto realismo' agora. Gosta de fazer vários animais da selva em uma única cena, sobrepostos.
- é o cara mais legal que eu conheço, sério mesmo.