quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

4 anos (e 4 meses)

Eu poderia colocar a desculpa que estou super ocupada, e estou mesmo, mas confesso que estou um pouco esquecida também ultimamente. Me dei conta que a Maria Luísa fez 4 anos em agosto e até agora não escrevi nada sobre isso. Justo nessa fase tão legal, tão cheia de aprendizados e surpresas fofas! Falo então um pouquinho do se passou com a minha menininha no último ano:
- cresceu, fisicamente. E emagreceu. Perdeu a gordurinha de bebê e ficou uma criança comprida e magrinha.
- aprendeu a se virar ainda mais sozinha. E ter ficado mais alta contribuiu para esse aumento de independência, já que agora consegue abrir torneira, pegar coisas na cozinha etc.
- é uma exímia fazedora de bolos. Ela me ajuda e eu fico tranquila porque ela manja mesmo do negócio, sabe mexer a massa direitinho!
- está naquela fase mais fofa do mundo inteiro de brincar sozinha contando historinha para ela mesma. Faz voz para os personagens, faz eles conversarem, brigarem, se abraçarem, viverem altas aventuras. E fica horas nessa, super entretida.
- tem sido uma parceira do Pedro nas brincadeiras. Eles estão super amigos, brincam juntos de faz de conta (acho o máximo ela falando pra ele "Pedro, finge que..."). No momento as brincadeiras têm sido de Patrulha Canina ou Anima Zoo, quando eles pegam TODOS os brinquedos de animais da casa, seja plástico ou pelúcia, e arrumam no tapete da sala.
- está aprendendo inglês e achando isso super legal. Fala as cores e algumas palavrinhas e esses dias fez um trocadilho com 'hungry' que foi muito engraçado!
- está super contente na escola, gosta da professora Chris, da auxiliar nova, a Júlia, e das professoras do integral. Tem interagido bem com os amigos e tem afinidade com a Luiza e a Isabela, que não por coincidência ficam o dia todo na escola também.
- no geral é boazinha e educada sempre, mas teve uns momentos de ficar meio mal educada com a vovó quando estava muito cansada. A gente conversou algumas vezes e acho que isso foi melhorando.
- mas não gosta de ser contrariada não... Se sabemos que alguma coisa vai desagradá-la, já nos preparamos para enfrentar a pequena braveza.
- em casa eles assistem TV muito pouco, de dia de semana nunca e vez ou outra no fim de semana. Mas na casa dos avós... Chega e já liga a Patrulha Canina imediatamente. E todo mundo deixa...
- gosta muito de leitura à noite e chora se a gente diz que não vai ter livro antes de dormir (mas sempre tem). E gosta de ler gibi também. Apesar de ainda não saber ler mesmo, fica acompanhando os quadrinhos e 'lendo' em voz alta.
- dá um pouco de trabalho para comer, não gosta de experimentar coisas novas (nem eu...) e às vezes tem um pequeno stress em casa para comer feijão, salada, fruta... Na escola é caso perdido, vem anotado na agenda todo dia que só aceitou 'carboidrato e proteína'. Arroz e carne, resumindo.
- agora se o assunto é batata frita com maionese temperada... Aí vai que é uma beleza hahahah
- ama o próprio cabelo cacheado e não quer mais cortar, para 'fazer umas tranças bem compridas'.
- apreendeu muita música legal na escola esse ano e você cantando em casa. Até meu pai já decorou algumas! A minha favorita é Sombra Boa, que ela canta do jeito mais fofo do mundo.
- ainda troca algumas palavras e eu amo, como 'bife à limanesa' e 'contorfável'.
- apesar disso, é super articulada, expressa super bem suas opiniões, constrói frases complexas, vai bem nos plurais e conjugações.
- não tem muito interesse por ler e escrever ainda. Sabe escrever o próprio nome, mas de forma espelhada. Mas não faz muita pergunta sobre o assunto não...
- chega em casa super suja todos os dias. Isso porque tem dias que as avós dão uma lavadinha neles antes de entrarem nas casas delas, de tão sujos de terra que os dois ficam depois da aula.
- dorme cedo, às 20:30, super mega cansada. Quando está doente ou meio insegura, vem para minha cama no meio da noite, mas é raro. Ela adora a própria cama.
- tem ido super bem na aula de natação e ficou super orgulhosa de participar do festival e ganhar uma medalha. Está no nível 1, nadando na mesma piscina que o Pedro (mas em turmas diferentes).
- se deixar, só usa vestido todos os dias, em todas as ocasiões.