"Nossa, deve ser muito difícil ser mãe. Lavar louça, cozinhar, tirar a roupa do varal e ainda ter que dar amor e carinho para os filhos! Nossa, é muita coisa."
Pedro
26 de março de 2020
domingo, 29 de março de 2020
segunda-feira, 23 de março de 2020
A melhor parte de viajar
O que mais gosto das nossas viagens de família é passar um tempo só nós quatro em situações completamente diferentes do cotidiano. E conhecer novos lugares e ficar sem lavar louça também, mas enfim, acho uma chance incrível da gente se conectar e se conhecer mais, além de ter assuntos que são nossos e coisas que só nós vivemos. E, claro, as pérolas das crianças. Essas são da Maria Luísa.
Estávamos sentados em (mais um) restaurante à espera do jantar, desta vez em El Chalten, nosso terceiro destino da viagem. Inventei (mais um) um jogo de letras para distrair as crianças, mas Maria Luísa, apesar da empolgação, não estava acertando muito as respostas. Quando pedi uma palavra com a letra B, Pedro resolveu ajudar. "Vai, Maria, o que tem na cara do papai?". Ela olhou para o Juliano, que está há dias com sinusite e gripe, tossindo sem parar, e gritou: "Tosse??? Virose???". Foi tão espontâneo e engraçado, o Pedro riu tanto que nem conseguiu contar pra ela que a resposta era barba.
- - -
Vendo pela milésima vez a revista da Aerolíneas Argentinas no avião, eu e Maria nos deparamos com uma foto de mulheres usando os lenços verdes e roxos das manifestações feministas do país. Eu achei super legal e lembrei que vimos muitas mulheres protestando no dia 8 de março em San Telmo e na Plaza de Mayo, em Buenos Aires. Ela começou a rir e falou "ah, eu lembro, foi tão engraçado, todas elas gritando 'arrotamos, arrotamos'. Ri, claro, mas quando chegar a hora certa vou explicar direitinho o que elas estavam fazendo por todas nós, mulheres, e por que gritavam 'abortemos'.
- - -
Cansados da viagem de mais de 3 horas de carro, chegamos ao hotel em El Chalten e fomos direto para o quarto relaxar um pouco e comer nossos sanduíches. As crianças abriram a porta e Maria Luísa viu que só tinham três camas e, veja só, nós somos em quatro pessoas. Toda trabalhada na autoestima e sem dar a mínima para o fato que a última a chegar na família foi justamente ela, gritou: "Ixi, só tem três camas! Coitado do papai, não tem onde dormir hoje."
- - -
Vendo pela milésima vez a revista da Aerolíneas Argentinas no avião, eu e Maria nos deparamos com uma foto de mulheres usando os lenços verdes e roxos das manifestações feministas do país. Eu achei super legal e lembrei que vimos muitas mulheres protestando no dia 8 de março em San Telmo e na Plaza de Mayo, em Buenos Aires. Ela começou a rir e falou "ah, eu lembro, foi tão engraçado, todas elas gritando 'arrotamos, arrotamos'. Ri, claro, mas quando chegar a hora certa vou explicar direitinho o que elas estavam fazendo por todas nós, mulheres, e por que gritavam 'abortemos'.
- - -
Cansados da viagem de mais de 3 horas de carro, chegamos ao hotel em El Chalten e fomos direto para o quarto relaxar um pouco e comer nossos sanduíches. As crianças abriram a porta e Maria Luísa viu que só tinham três camas e, veja só, nós somos em quatro pessoas. Toda trabalhada na autoestima e sem dar a mínima para o fato que a última a chegar na família foi justamente ela, gritou: "Ixi, só tem três camas! Coitado do papai, não tem onde dormir hoje."
Novas versões
Maria Luísa quase não fala mais palavras erradas e está perdendo os traços de bebê, virando oficialmente uma criança grande. Mas ela ainda canta umas versões engraçadíssimas das músicas e eu vou anotar aqui antes que eu esqueça.
Carnaval
Quanto riso, oh, quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da colombina
No meio da mortidão...
Circo
Espetáculo público, com vocêêêês, a incríveeeeel Mariaaaa Luísaaaa....
Mais circo
Uma pirueta, duas piruetas
Bravo, bravo
Super piruetas, ultra piruetas
Bravo, bravo
Salta sobre a arquibancada e tomba de nariz
E a mostarda vai pedir bis...
Carnaval
Quanto riso, oh, quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da colombina
No meio da mortidão...
Circo
Espetáculo público, com vocêêêês, a incríveeeeel Mariaaaa Luísaaaa....
Mais circo
Uma pirueta, duas piruetas
Bravo, bravo
Super piruetas, ultra piruetas
Bravo, bravo
Salta sobre a arquibancada e tomba de nariz
E a mostarda vai pedir bis...
Ficar ou não ficar
Adicionando um temperinho à minha eterna dúvida sobre ficar ou não ficar com as crianças, trabalhar ou não fora de casa o dia todo e etc, algumas frases dos meus filhos que me fazem pensar e repensar o tema.
Da Maria Luísa:
Quando eu crescer, vou ser jornalista e trabalhar em Tatuí, igual a mamãe. Mamãe, assim você vai ter uma companheira para ir para o trabalho com você.
- - -
Fui a uma reunião que talvez vire um trabalho, mas é freela e total home office, como eu queria. Contei para as crianças que provavelmente a mamãe voltasse a trabalhar. Maria Luísa já perguntou toda animada: posso avisar amanhã na escola que eu estou de volta no integral?
- - -
Pedro ponderou:
Eu já aproveitei bastante o integral, mas não aproveitei bastante ficar em casa ainda. Quando eu terminar de aproveitar, a gente pode voltar para o integral.
Da Maria Luísa:
Quando eu crescer, vou ser jornalista e trabalhar em Tatuí, igual a mamãe. Mamãe, assim você vai ter uma companheira para ir para o trabalho com você.
- - -
Fui a uma reunião que talvez vire um trabalho, mas é freela e total home office, como eu queria. Contei para as crianças que provavelmente a mamãe voltasse a trabalhar. Maria Luísa já perguntou toda animada: posso avisar amanhã na escola que eu estou de volta no integral?
- - -
Pedro ponderou:
Eu já aproveitei bastante o integral, mas não aproveitei bastante ficar em casa ainda. Quando eu terminar de aproveitar, a gente pode voltar para o integral.
segunda-feira, 2 de março de 2020
Sabedoria de fevereiro
"O carnaval é um presente pra gente."
(Luísa, Maria)
Sobrevivemos ao carnaval e garanto que aproveitamos muito! Ô gente pra gostar de ouvir Caetano, Pepeu Gomes e o que mais o banda do tio Caio tocar.
Maria Luísa foi quem mais se esbaldou. Se vestiu de princesa para o baile da escola (que tem banda ao vivo e é muito legal), de Mulher Maravilha e de mágica para as matinês do Sesc. Fomos também em uma praça ver o Fantástico Conjunto e mais uma vez colocar glitter na cara.
Pedro, por outro lado, não estava tão animado. Foi feliz de Darth Vader para a escola, com sabre de luz vermelho e tudo (coisa de mãe, né, que não resiste a uma explicação técnica de como os sabres dos 'do mau' são vermelhos e por isso seria absurdo usar os sabres azul e verde que já tínhamos em casa). Mas para ir ao Sesc ele reclamou, choramingou, se opôs. Foi preciso muita insistência e a já célebre frase da Maria Luísa citada no começo do texto para convencer o pré-pré-adolescente a sair de casa. E ainda ficou emburrado lá, ignorando todos os confetes que eram jogados nas nossas cabeças. Mas acho bem bom registrar aqui, Sr. Pedro, caso no futuro você venha a ler esse humilde e semi abandonado blog, que EU VI VOCÊ DANÇANDO UM MONTE NA FILA DA PINTURA FACIAL NO PARQUE.
Agora me dão licença que tem confete pela casa ainda.
(Luísa, Maria)
Sobrevivemos ao carnaval e garanto que aproveitamos muito! Ô gente pra gostar de ouvir Caetano, Pepeu Gomes e o que mais o banda do tio Caio tocar.
Maria Luísa foi quem mais se esbaldou. Se vestiu de princesa para o baile da escola (que tem banda ao vivo e é muito legal), de Mulher Maravilha e de mágica para as matinês do Sesc. Fomos também em uma praça ver o Fantástico Conjunto e mais uma vez colocar glitter na cara.
Pedro, por outro lado, não estava tão animado. Foi feliz de Darth Vader para a escola, com sabre de luz vermelho e tudo (coisa de mãe, né, que não resiste a uma explicação técnica de como os sabres dos 'do mau' são vermelhos e por isso seria absurdo usar os sabres azul e verde que já tínhamos em casa). Mas para ir ao Sesc ele reclamou, choramingou, se opôs. Foi preciso muita insistência e a já célebre frase da Maria Luísa citada no começo do texto para convencer o pré-pré-adolescente a sair de casa. E ainda ficou emburrado lá, ignorando todos os confetes que eram jogados nas nossas cabeças. Mas acho bem bom registrar aqui, Sr. Pedro, caso no futuro você venha a ler esse humilde e semi abandonado blog, que EU VI VOCÊ DANÇANDO UM MONTE NA FILA DA PINTURA FACIAL NO PARQUE.
Agora me dão licença que tem confete pela casa ainda.
Assinar:
Postagens (Atom)