segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Notas sobre o Chile

Passamos dez dias no Chile, só nós quatro. Eu adoro ter avós, primos e muitos parentes por perto, mas amo poder ter momentos só nossos, e viagens são ótimas para isso! O Chile foi uma bela escolha para a estreia da Luísa como viajante: Santiago é uma cidade linda, organizada, cheia de parques, parquinhos, restaurantes, coisas para fazer. Calçadas largas, limpas, ótimas para passar com o carrinho de bebê. 

E ainda pudemos ver neve - que era meu sonho de infância. Eu mesma não aproveitei muito o momento da neve, porque Luisinha estava com sono, chorou, não gostou. Mas o Pedro, ah... se jogou, jogou neve pra cima, correu, se jogou de novo, fez um bonequinho, adorou. E daí eu, muito mãe que sou, me realizei vendo a felicidade dele. 

Visitamos outras duas cidades, Valparaíso, bem pitoresca e bacana, e Puerto Varas, onde nos hospedamos na beira do lago com vista para dois vulcões. Foi uma experiência ótima! Claro que deu muito trabalho, afinal são duas crianças, oque significa horas de soneca à tarde, choros, fraldas, fome (falta de fome, no caso da Luisinha), cansaço. Muitas vezes deixamos o Pedro no carrinho de bebê e a Luísa no canguru. Achamos que ele ia aguentar melhor, mas ainda é muito pequeno e cansava de caminhar o dia todo. Mas no geral foi tudo bem! E acho que se a gente sobreviveu viajando com eles nessa idade, daqui pra frente vai ser moleza ;) 

Pedro teve medo de algumas coisas, tipo o metrô. Ele odeia barulho alto, coitado. Mas com o passar dos dias foi se acostumando. Já Luísa, que era uma flor de maracujá, tão quietinha e comportada, deu ataques de choro em restaurantes porque se recusava a sentar nas cadeirinhas. Queria ir para o chão, explorar os lugares e fazer gracinhas para desconhecidos. Eu me lembrei muito do Pedro em Nova York, chamando as pessoas no café da manhã só para sorrir para elas. Luísa fez a mesmíssima coisa. E linda como é, todo mundo vinha elogiar minha 'guagua' (assim que os chilenos chamam os bebês). Sei lá de onde veio tanta simpatia... 

E, claro, viemos planejando a viagem seguinte já no avião. 

domingo, 4 de setembro de 2016

12 meses

Um ano!!!
Maria Luísa fez um ano no dia 13 de agosto e eu estou chocada como passou rápido. Eu curti cada minuto da minha bebê, mas deu um sustinho vê-la andando sozinha pela casa, toda orgulhosa. Luisinha anda, agora! E já está ensaiando uma carinha de mais de criança, umas palavrinhas, mais e mais gracinhas.

Eu fico muito, muito feliz de ter Luísa em nossa família. Ela nos completa, adiciona fofura na casa, nos deixa mais carinhosos, mais cuidadosos, mais felizes. Luísa também foi a responsável pelo meu empoderamento. A palavra é feia, mas o significado é muito forte. É quando a gente se descobre, se entende e se impõe como mulher. Desde a gravidez eu me senti diferente e o parto dela foi a gota que faltava para eu mudar para sempre. Eu já era mãe, mas passar pelo processo de parir uma filha me transformou de tal maneira que eu virei outra pessoa.


Mas chega de falar de mim, né? hahaha! Vamos falar da aniversariante mais fofa do universo:


- Luísa anda, minha gente! Começou umas duas semanas antes do aniversário, testando curtas distâncias, e na semana seguinte já ia de um cômodo a outro na maior alegria. Se cai, não desiste e engatinha. Ela levanta e anda de novo. Difícil pensar em algo mais sensacional do que ver isso acontecendo. 

- fala 'papai', 'mamãe', 'batata', 'já' (de 1, 2, 3 e já) e algo como 'Peeee', ou 'Deeee', enfim, chamando o Pedro.
- viajou pela primeira vez para fora do país, no dia 20 de agosto. Passamos dez dias no Chile, então ela teve muitas e muitas experiências novas e se desenvolveu bastante. 
- Algumas delas: conheceu avião, táxi, metrô e teleférico, comeu comida chilena, batata frita, chocolate, papinha da Nestlé, viu neve, vulcão, cachoeira, ruas, gatos, cachorros, pessoas, hotéis, hahah!
- canta Hakuna Matata junto com o Pedro e se diverte!
- imita cachorro, mas um cachorro bravo hahahha, que se parece com os dinossauros que o Pedro imita.
- faz 'não' com a cabeça, mas só quando quer.
- ficou super bem na festinha de aniversário, que foi num sábado à tarde, na chácara do tio do Juliano. Brincou, mamou, tirou uma soneca, cantou parabéns. Só não comeu, tipo nada.
- aliás, continua comendo bem pouco, tipo um passarinho.
- esperou fazer 1 ano e se rebelou hahaha! Aquela menina boazinha que ficava horas na dela, sem chorar, resolveu fazer escândalo quando não está feliz. No Chile, fez choradeira muitas vezes em horas de refeições ou quando não queria ficar no carrinho. 
- mama, bastante. Durante o dia e de madrugada. Eu estou acabada, cansada, magra, só o pó, mas sem coragem de desmamar. 
- aprendeu que dormir na cama da mamãe e do papai é bem gostosinho, e eu fico com tanta preguiça de fazê-la dormir na mamada das 5 e pouco da manhã (ela dorme no peito, mas quando ponho no berço acorda) que levo para nossa cama e ela ama. Se aconchega e dorme até tarde.
- coloca tudo que vê na boca, coisa que Pedro não fazia. Dia desses se afogou com um adesivo e me deixou muito nervosa. E a nossa casa é cheia de pecinhas de brinquedos do Pedro, então é preciso muita atenção, o tempo todo.
- está pesando 8,615 kg e medindo 74 cm. Não é uma criança especialmente grande, mas está ok, saudável, com uma barriguinha fofa. 
- está com consulta marcada com um cardiopediatra de SP, que provavelmente fará a cirurgia do coraçãozinho dela.
- posa para fotos! Posso com isso?!
- o cabelinho cresceu e está com mini cachinhos! que amor!!
- brinca com bloquinhos e é bem esperta, aprendeu a montar e a se entreter sozinha.
- tem 12 dentes.
- e três cáries. Longa história, mas, resumindo: eu escovo depois de todas as refeições, porém a não escovação depois das mamadas, em especial as da noite, deixaram três dentinhos da frente com manchinhas e quase buraquinhos, uma pré-cárie. Fiquei bem chateada e me senti culpada, porque nem eu nem Pedro tivemos cárie na vida. Mas cada pessoa é diferente, né?
- chora muito para escovar os dentes, mas ama escovar os meus dentes.
- é especialista em abrir gavetas e tampa de privada e em comer papel higiênico. E em levar sapatos de um lugar para o outro da casa. 
- não vai para a escola esse ano.
- êÊêÊêêêÊ!!
- parece um gatinho, vem abraçar a gente, se encontar, ganhar beijinho... uma delícia de bebê! Ama uma preguicinha na cama, um colo...
- além de ser a bebê mais linda que o mundo já viu <3

Te amo, Luisinha, você era quem faltava na minha vida.