Hoje, Maria Luísa, te matriculamos na escola. Você começará no ano que vem, em janeiro, no mesmo dia que o Pedro volta às aulas.
E eu estou dividida entre a felicidade da liberdade, de ter um tempo para mim e poder eventualmente voltar a trabalhar, e a dor de deixar minha recém-nascida aos cuidados de outras pessoas, mesmo que por meio período.
Vida, essa coisa tão complexa. Mãe, essa pessoa tão culpada.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
Vida como ela é
Eu vivo exclusivamente para eles. Até quando eu não sei. Todas as horas do meu dia, da minha noite, da minha vida são deles. Morro de saudade da Juliana só minha, que podia almoçar tranquila, trabalhava, tinha dinheiro, tinha tempo para pensar. Não tenho mais tempo para pensar. Todos os momentos são completos com refeições, brincadeiras, escovação de dentes, banhos, sono, livrinhos, mais refeições. Sobra tempo é para arrumar a casa, catar sapatos jogados por aí.
Mas hoje Pedro veio conversante da escola, contando causos. E eu fiz um almoço delícia para eles. E passamos um bom tempo falando da vida, da aula dele, de quando eu era criança, dos nossos bolos favoritos, nossas coisas favoritas. A Luísa junto, querendo falar, fazendo parte da conversa. E eu pensei que não teria nada disso se trabalhasse fora, se ficasse longe deles das 7 da manhã até as 6 da tarde. Quem teria o prazer de ter esses momentos, essas pequenas confissões? As avós? Ninguém? A professora, quem sabe?
Eu já trabalhei depois de ter filhos, por 10 meses, pra ser exata. Foi tão bom e tão horrível. Eu me vestia, maquiava, tinha reuniões, salário, me sentia adulta, importante. E não me perdoava por estar longe do meu filho, que não tinha nem 2 anos. Ele passava o dia todo na escola, almoçava lá, tomava a mamadeira, tirava a sonequinha da tarde. Num colchãozinho no chão da classe, no chão de piso frio. Em dia de sol ou chuva. Meu coração partia todos os dias pensando nisso.
Agora eu estou aqui, cozinhando para eles, sabendo que estão bem, confortáveis, perto de mim. Eu surto às vezes. Não aguento mais montar quebra-cabeça, não quero mais passar o dia de Havaianas, não quero estar à disposição para amamentar a qualquer momento. Fico brava, choro, começo a procurar emprego loucamente.
Mas daí a conta não fecha, não dá para ter tudo. Não existe emprego de meio período, eu não sou empreendedora, não sei inventar meu próprio negócio. Não dá para estar lá e aqui. Eu respiro fundo e vou ficando por aqui. E não me sinto mal por isso. Não sei de deles, mas parece cedo demais para mim cortar esse nosso laço. Eu tenho inveja das mães maquiadas na porta da escola, mas tenho pena. O que eu estou vivendo neste momento é impagável, insubstituível e acontece só uma vez. É a infância dos meus filhos.
No fundo do coração eu sei que uma hora o emprego virá e que vai ser bom para todo mundo. E enquanto ele não vem eu vou vendo essas coisinhas crescerem, vou morrendo de amor a cada dia, mesmo que uns dias sejam mais difíceis que os outros.
Mas hoje Pedro veio conversante da escola, contando causos. E eu fiz um almoço delícia para eles. E passamos um bom tempo falando da vida, da aula dele, de quando eu era criança, dos nossos bolos favoritos, nossas coisas favoritas. A Luísa junto, querendo falar, fazendo parte da conversa. E eu pensei que não teria nada disso se trabalhasse fora, se ficasse longe deles das 7 da manhã até as 6 da tarde. Quem teria o prazer de ter esses momentos, essas pequenas confissões? As avós? Ninguém? A professora, quem sabe?
Eu já trabalhei depois de ter filhos, por 10 meses, pra ser exata. Foi tão bom e tão horrível. Eu me vestia, maquiava, tinha reuniões, salário, me sentia adulta, importante. E não me perdoava por estar longe do meu filho, que não tinha nem 2 anos. Ele passava o dia todo na escola, almoçava lá, tomava a mamadeira, tirava a sonequinha da tarde. Num colchãozinho no chão da classe, no chão de piso frio. Em dia de sol ou chuva. Meu coração partia todos os dias pensando nisso.
Agora eu estou aqui, cozinhando para eles, sabendo que estão bem, confortáveis, perto de mim. Eu surto às vezes. Não aguento mais montar quebra-cabeça, não quero mais passar o dia de Havaianas, não quero estar à disposição para amamentar a qualquer momento. Fico brava, choro, começo a procurar emprego loucamente.
Mas daí a conta não fecha, não dá para ter tudo. Não existe emprego de meio período, eu não sou empreendedora, não sei inventar meu próprio negócio. Não dá para estar lá e aqui. Eu respiro fundo e vou ficando por aqui. E não me sinto mal por isso. Não sei de deles, mas parece cedo demais para mim cortar esse nosso laço. Eu tenho inveja das mães maquiadas na porta da escola, mas tenho pena. O que eu estou vivendo neste momento é impagável, insubstituível e acontece só uma vez. É a infância dos meus filhos.
No fundo do coração eu sei que uma hora o emprego virá e que vai ser bom para todo mundo. E enquanto ele não vem eu vou vendo essas coisinhas crescerem, vou morrendo de amor a cada dia, mesmo que uns dias sejam mais difíceis que os outros.
Pequeno coração
24 de novembro de 2016
Maria Luísa,
Há uma semana você passou por uma cirurgia no coração. Foi um cateterismo para fechar um canalzinho que deveria ter se fechado sozinho quando você nasceu. Você tinha uma cardiopatia congênita, chamada PCA (persistência do canal arterial).
Descobrimos aos quatro meses, quando mudamos da pediatra não muito experiente (e fã de leite em pó) para o Dr. Osvaldo, que é super atencioso, a favor do aleitamento materno e não dá remédio para qualquer coisa. Foi ele quem ouviu o sopro no seu coraçãozinho e nos indicou a cardiopediatra, a Dra. Maria Helena. E foi a Maria Helena que achou que estava na hora de conhecermos o Dr. Pedra, um super especialista no assunto. Agendamos com ele em SP e ele nos pareceu muito confiante, o que nos passou muita confiança. Eu sempre encarei tudo isso de forma positiva, e não foi diferente no dia.
Você foi forte, continuou feliz e sorridente no hospital. Ficou brava só com o jejum, porque queria mamar e não podia. Foi difícil te fazer tirar uma soneca sem peito, já estamos tão acostumadas ao mamazinho da manhã. A pior parte foi te deixar na sala de cirurgia. Você tão pequena, aquela roupinha de hospital, desacordada pelo gás. Papai e eu ficamos tão triste, tão tensos.
Mas era necessário. E foi tudo tão rápido que a gente até se assustou. Depois de uma hora o Dr. Pedro nos chamou. A gente chegou ofegante, ansiosos. Dr. Pedra saiu da sala com um sorriso satisfeito, com cara de que deu tudo certo. E tinha dado mesmo. Fim, o canalzinho fechou com uma molinha em formato de rolha de champanhe.
Comemoramos. Sem mais sopro nesse coração tão lindo. Você se recuperou bem, no dia seguinte já andava pelo hospital toda animada. Todo mundo comentava como você é linda e feliz. E a gente finalmente pode respirar aliviado.
Maria Luísa,
Há uma semana você passou por uma cirurgia no coração. Foi um cateterismo para fechar um canalzinho que deveria ter se fechado sozinho quando você nasceu. Você tinha uma cardiopatia congênita, chamada PCA (persistência do canal arterial).
Descobrimos aos quatro meses, quando mudamos da pediatra não muito experiente (e fã de leite em pó) para o Dr. Osvaldo, que é super atencioso, a favor do aleitamento materno e não dá remédio para qualquer coisa. Foi ele quem ouviu o sopro no seu coraçãozinho e nos indicou a cardiopediatra, a Dra. Maria Helena. E foi a Maria Helena que achou que estava na hora de conhecermos o Dr. Pedra, um super especialista no assunto. Agendamos com ele em SP e ele nos pareceu muito confiante, o que nos passou muita confiança. Eu sempre encarei tudo isso de forma positiva, e não foi diferente no dia.
Você foi forte, continuou feliz e sorridente no hospital. Ficou brava só com o jejum, porque queria mamar e não podia. Foi difícil te fazer tirar uma soneca sem peito, já estamos tão acostumadas ao mamazinho da manhã. A pior parte foi te deixar na sala de cirurgia. Você tão pequena, aquela roupinha de hospital, desacordada pelo gás. Papai e eu ficamos tão triste, tão tensos.
Mas era necessário. E foi tudo tão rápido que a gente até se assustou. Depois de uma hora o Dr. Pedro nos chamou. A gente chegou ofegante, ansiosos. Dr. Pedra saiu da sala com um sorriso satisfeito, com cara de que deu tudo certo. E tinha dado mesmo. Fim, o canalzinho fechou com uma molinha em formato de rolha de champanhe.
Comemoramos. Sem mais sopro nesse coração tão lindo. Você se recuperou bem, no dia seguinte já andava pelo hospital toda animada. Todo mundo comentava como você é linda e feliz. E a gente finalmente pode respirar aliviado.
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
1 ano e (quase) 3 meses de Lulu
A Maria Luísa está tão fofa, mas tão fofa, que acho que merece um postzinho sobre ela, para ficar para a posteridade. No dia 13 de novembro ela completa 1 ano e 3 meses, uma criança moça já, como Pedro diz hahaha! O tempo está passando bem rapidinho, especialmente depois que ela fez 1 ano, mas eu tenho aproveitado cada fofura dela, acompanhado de perto o desenvolvimento e a interação com o irmão, enfim, mãe 24/7 tem que servir pra isso pelo menos, né.
- Está muito independente. Gosta de comer sozinha, ou com as mãos, ou usando garfo e colher. E está boa nisso! Hoje mandei para as famílias um videozinho dela comendo mamão de colher e fazendo caretinhas felizes. Quem aguenta?
- Está completamente apaixonada por um par de Crocs vermelhinho que era do Pedro e guardei justamente para ela (e está quase servindo). Pega na gaveta, coloca nos pezinhos (!) e sai pela casa feliz da vida. Também coloca nossos sapatos e sai passear.
- Sobe sozinha no sofá, deita nas almofadas e fica sorrindo de satisfação enquanto relaxa hahha. Um sarrinho!
- Ela sabe quando está fazendo gracinha, na verdade.
- Está cheia dos cachinhos dourados nos cabelos. Pensa numa criança linda.
- Sabe para que os objetos funcionam: pega a escova de dentes e leva à boca, usa o pente no cabelo, aponta o controle remoto para a TV, pega lenço umedecido quando estamos trocando a fralda dela e tenta se limpar...
- Aliás, sempre descobre quando o Pedro está no banheiro e corre lá para ajudar. Pega um mini pedaço de papel higiênico e se a gente não segura ela quer limpar o irmão hahahah. 'Assistente de vaso', o apelido dela por aqui.
- Gosta de pegar coisas pesadas e andar com elas pela casa, tipo caixas de leite, mochilas, etc.
- É rainha de trocar objetos de lugar. Controle remoto em gaveta da cozinha, carrinhos de brinquedo no banheiro, sapatos na varanda. Eu passo o dia inteiro desfazendo as artes dela.
- Come tudo o que encontra pelo chão. Pecinhas pequenas de brinquedos, giz de cera, resto de comida, um perigo. Outro dia ficou meio tossindo, meio ensgasgada, não conseguia mamar direito, estava incomodada com a soneca da tarde, e no fim tossiu tanto que eu consegui ver um adesivo dentro da boca dela! Um homem aranha, colado na garganta da menina, por horas! Quase morri do coração.
- Teve duas viroses recentemente, uma em setembro e outra em outubro. Vomitou, teve diarreia, ficou mal, tadinha. O Pedro também teve dessa última vez, e até eu e o Juliano pegamos. Acabou emagrecendo um pouco.
- Estava pesando 8,250 kg, na última consulta que fomos, no fim de outubro.
- Dança para qualquer música. E gosta de girar em volta dela mesma até ficar tonta.
- Brinca com brinquedos na sala, colocando coisas dentro de caixinhas, montando bloquinhos, essas coisas.
- Brinca de areia e adora ficar enchendo os baldinhos. E gosta de ir nos brinquedos dos parques como se fosse menina grande.
- Fala! hahahha, tipo isso:
. mamã = mamãe
. papa = papai
. memé = Pedro
. esse = esse (apontando e exigindo as coisas que vê)
. tetê = mamadeira ou copinho
. xixi = ué
. bibibi = barulhinho que faz a chave eletrônica do prédio
Ah, e a cirurgia está marcada para dia 17 de novembro, em São Paulo. Eu estou super confiante que vai dar tudo certo e Maria Luísa estará livre de cardiologistas em breve!
- Está muito independente. Gosta de comer sozinha, ou com as mãos, ou usando garfo e colher. E está boa nisso! Hoje mandei para as famílias um videozinho dela comendo mamão de colher e fazendo caretinhas felizes. Quem aguenta?
- Está completamente apaixonada por um par de Crocs vermelhinho que era do Pedro e guardei justamente para ela (e está quase servindo). Pega na gaveta, coloca nos pezinhos (!) e sai pela casa feliz da vida. Também coloca nossos sapatos e sai passear.
- Sobe sozinha no sofá, deita nas almofadas e fica sorrindo de satisfação enquanto relaxa hahha. Um sarrinho!
- Ela sabe quando está fazendo gracinha, na verdade.
- Está cheia dos cachinhos dourados nos cabelos. Pensa numa criança linda.
- Sabe para que os objetos funcionam: pega a escova de dentes e leva à boca, usa o pente no cabelo, aponta o controle remoto para a TV, pega lenço umedecido quando estamos trocando a fralda dela e tenta se limpar...
- Aliás, sempre descobre quando o Pedro está no banheiro e corre lá para ajudar. Pega um mini pedaço de papel higiênico e se a gente não segura ela quer limpar o irmão hahahah. 'Assistente de vaso', o apelido dela por aqui.
- Gosta de pegar coisas pesadas e andar com elas pela casa, tipo caixas de leite, mochilas, etc.
- É rainha de trocar objetos de lugar. Controle remoto em gaveta da cozinha, carrinhos de brinquedo no banheiro, sapatos na varanda. Eu passo o dia inteiro desfazendo as artes dela.
- Come tudo o que encontra pelo chão. Pecinhas pequenas de brinquedos, giz de cera, resto de comida, um perigo. Outro dia ficou meio tossindo, meio ensgasgada, não conseguia mamar direito, estava incomodada com a soneca da tarde, e no fim tossiu tanto que eu consegui ver um adesivo dentro da boca dela! Um homem aranha, colado na garganta da menina, por horas! Quase morri do coração.
- Teve duas viroses recentemente, uma em setembro e outra em outubro. Vomitou, teve diarreia, ficou mal, tadinha. O Pedro também teve dessa última vez, e até eu e o Juliano pegamos. Acabou emagrecendo um pouco.
- Estava pesando 8,250 kg, na última consulta que fomos, no fim de outubro.
- Dança para qualquer música. E gosta de girar em volta dela mesma até ficar tonta.
- Brinca com brinquedos na sala, colocando coisas dentro de caixinhas, montando bloquinhos, essas coisas.
- Brinca de areia e adora ficar enchendo os baldinhos. E gosta de ir nos brinquedos dos parques como se fosse menina grande.
- Fala! hahahha, tipo isso:
. mamã = mamãe
. papa = papai
. memé = Pedro
. esse = esse (apontando e exigindo as coisas que vê)
. tetê = mamadeira ou copinho
. xixi = ué
. bibibi = barulhinho que faz a chave eletrônica do prédio
Ah, e a cirurgia está marcada para dia 17 de novembro, em São Paulo. Eu estou super confiante que vai dar tudo certo e Maria Luísa estará livre de cardiologistas em breve!
Pedro, menino moço
Pedro descobriu os super-heróis. Não fomos nós que apresentamos - provavelmente foram os amigos da escola ou a publicidade da TV, olha só que beleza, mas sei que agora tudo envolve a força do Hulk, as cores do Homem Aranha, o escudo de sei lá quem. Ele come uma colherada no almoço e já dá uns pulos para ver se ficou forte igual o Super-Alguma-Coisa. Não brinca de lutar ou bater, mesmo porque nem assiste filmes ou desenhos com essa galera, mas que está todo adolescente, está.
Aliás, me disse esses dias: "Eu já cresci, não sou mais bebê. Agora sou um deficiente". Claro que morri de rir e ensinei a diferença das duas palavras. Ele adora quando a gente ensina coisas pra ele ou conta histórias da nossa infância. É tão bonitinho ver o interesse dele enquanto eu falo, me dá motivação para ensinar muito mais.
Na escola está aprendendo sobre o folclore. Se a gente pergunta muito ele não gosta de contar, mas sempre no caminho para casa me fala uma coisa ou outra que aprendeu ou que aconteceu. Esses dias perdi alguma coisa na cozinha e fiquei maluquinha procurando. Ele falou calmamente: "Só pode ser coisa do Saci". hahahah, é muita lindeza! E lindeza também é a escola dele, que ignora bobagens tipo apostila, Halloween, televisão e dá coisas de verdade para aquelas crianças fazerem. Fazem tinta natural, massinha, aprendem brincadeiras de outros países, rolam na terra, fazem colagem com folhas e galhos, ouvem histórias todos os dias. Não sei quem gosta mais, Pedro ou eu.
É verdade que ele teve alguns problemas com alguns amigos recentemente. Eu fiquei de coração na mão, sofrendo sem poder ajudar. Alguns meninos da sala dele são meio agressivos, manhosos, aka chatos mesmo. Uma sala de 8 alunos, veja bem. E Pedro foi mordido por um deles algumas vezes, e reclamou também que jogam areia nele no parque. Eu tentei conversar, pedi para ele avisar os amigos que não quer mais isso, que é feio, etc. Falei com a professora e ela faz o que pode, mas tem um ponto: ele precisa aprender a se defender sozinho. Eu dou apoio, digo na hora que acontece para ele se posicionar, falar bravo com o amigo, ela me diz. Eu concordo, mas minha vontade é eu mesma morder aquele pequeno mala. Por fim, mudamos de estratégia: Pedro, quando o fulano te morder, morda de volta. Mas forte, bem forte, para doer. Quando jogar areia, grite com ele e jogue areia nele. Mas bastante areia. Certeza que ele não fez nada disso, não faz parte dele ser assim, mas pelo menos ele sabe que pode fazer se sentir necessidade. Tem meu apoio.
No mais, continua sendo a criança mais inteligente do mundo, de acordo comigo. Monta quebra-cabeças grandes em segundos (minutos, hahaha, na verdade), conversa sobre variados assuntos, quer saber de países, planetas, músicas, comidas, tudo tudo tudo. Dia desses pegamos uns livros para crianças sobre compositores e lemos sobre Mozart. No fim da história, um pequeno questionário tipo interpretação de texto. Fiz de brincaderia com Pedro e o cara acertou TODAS as questões. Não porque chutou, mas porque entendeu o livro e achou óbvia cada resposta. Dois dias depois, lemos sobre Chopin e a mesma coisa, acertou tudo. Morro ou não morro de orgulho?
Resolveu também ajudar nas coisas da casa. Arruma camas, guarda coisas nas gavetas, pega coisas da geladeira, arruma brinquedos antes de dormir. Deus conserve.
Passa HORAS brincando com seus animais, avião e helicóptero. Ele ama tanto esses animais que até os dinossauros estão meio esquecidos.
A relação com a irmã vai bem, eles se gostam e aprontam juntos pela casa todos os dias. Mas às vezes ele puxa coisas da mão dela, derruba-a de propósito... deixo os dois sozinhos na sala enquanto cozinho, mas é sempre bom dar uma espiadinha. E antes de dormir, não tem um dia que eles não se deem beijos e abracinhos de boa noite. Não precisa de mais nada para derreter o coração da mãe, né.
São tantas coisas que Pedro faz e fala todos os dias que até me perco e não sei mais o que anotei, o que ele já fazia, o que começou a fazer agora. É muito feliz para mim ver meus filhos crescendo bem, espertos, felizes, e perto de mim.
Aliás, me disse esses dias: "Eu já cresci, não sou mais bebê. Agora sou um deficiente". Claro que morri de rir e ensinei a diferença das duas palavras. Ele adora quando a gente ensina coisas pra ele ou conta histórias da nossa infância. É tão bonitinho ver o interesse dele enquanto eu falo, me dá motivação para ensinar muito mais.
Na escola está aprendendo sobre o folclore. Se a gente pergunta muito ele não gosta de contar, mas sempre no caminho para casa me fala uma coisa ou outra que aprendeu ou que aconteceu. Esses dias perdi alguma coisa na cozinha e fiquei maluquinha procurando. Ele falou calmamente: "Só pode ser coisa do Saci". hahahah, é muita lindeza! E lindeza também é a escola dele, que ignora bobagens tipo apostila, Halloween, televisão e dá coisas de verdade para aquelas crianças fazerem. Fazem tinta natural, massinha, aprendem brincadeiras de outros países, rolam na terra, fazem colagem com folhas e galhos, ouvem histórias todos os dias. Não sei quem gosta mais, Pedro ou eu.
É verdade que ele teve alguns problemas com alguns amigos recentemente. Eu fiquei de coração na mão, sofrendo sem poder ajudar. Alguns meninos da sala dele são meio agressivos, manhosos, aka chatos mesmo. Uma sala de 8 alunos, veja bem. E Pedro foi mordido por um deles algumas vezes, e reclamou também que jogam areia nele no parque. Eu tentei conversar, pedi para ele avisar os amigos que não quer mais isso, que é feio, etc. Falei com a professora e ela faz o que pode, mas tem um ponto: ele precisa aprender a se defender sozinho. Eu dou apoio, digo na hora que acontece para ele se posicionar, falar bravo com o amigo, ela me diz. Eu concordo, mas minha vontade é eu mesma morder aquele pequeno mala. Por fim, mudamos de estratégia: Pedro, quando o fulano te morder, morda de volta. Mas forte, bem forte, para doer. Quando jogar areia, grite com ele e jogue areia nele. Mas bastante areia. Certeza que ele não fez nada disso, não faz parte dele ser assim, mas pelo menos ele sabe que pode fazer se sentir necessidade. Tem meu apoio.
No mais, continua sendo a criança mais inteligente do mundo, de acordo comigo. Monta quebra-cabeças grandes em segundos (minutos, hahaha, na verdade), conversa sobre variados assuntos, quer saber de países, planetas, músicas, comidas, tudo tudo tudo. Dia desses pegamos uns livros para crianças sobre compositores e lemos sobre Mozart. No fim da história, um pequeno questionário tipo interpretação de texto. Fiz de brincaderia com Pedro e o cara acertou TODAS as questões. Não porque chutou, mas porque entendeu o livro e achou óbvia cada resposta. Dois dias depois, lemos sobre Chopin e a mesma coisa, acertou tudo. Morro ou não morro de orgulho?
Resolveu também ajudar nas coisas da casa. Arruma camas, guarda coisas nas gavetas, pega coisas da geladeira, arruma brinquedos antes de dormir. Deus conserve.
Passa HORAS brincando com seus animais, avião e helicóptero. Ele ama tanto esses animais que até os dinossauros estão meio esquecidos.
A relação com a irmã vai bem, eles se gostam e aprontam juntos pela casa todos os dias. Mas às vezes ele puxa coisas da mão dela, derruba-a de propósito... deixo os dois sozinhos na sala enquanto cozinho, mas é sempre bom dar uma espiadinha. E antes de dormir, não tem um dia que eles não se deem beijos e abracinhos de boa noite. Não precisa de mais nada para derreter o coração da mãe, né.
São tantas coisas que Pedro faz e fala todos os dias que até me perco e não sei mais o que anotei, o que ele já fazia, o que começou a fazer agora. É muito feliz para mim ver meus filhos crescendo bem, espertos, felizes, e perto de mim.
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Notas sobre o Chile
Passamos dez dias no Chile, só nós quatro. Eu adoro ter avós, primos e muitos parentes por perto, mas amo poder ter momentos só nossos, e viagens são ótimas para isso! O Chile foi uma bela escolha para a estreia da Luísa como viajante: Santiago é uma cidade linda, organizada, cheia de parques, parquinhos, restaurantes, coisas para fazer. Calçadas largas, limpas, ótimas para passar com o carrinho de bebê.
E ainda pudemos ver neve - que era meu sonho de infância. Eu mesma não aproveitei muito o momento da neve, porque Luisinha estava com sono, chorou, não gostou. Mas o Pedro, ah... se jogou, jogou neve pra cima, correu, se jogou de novo, fez um bonequinho, adorou. E daí eu, muito mãe que sou, me realizei vendo a felicidade dele.
Visitamos outras duas cidades, Valparaíso, bem pitoresca e bacana, e Puerto Varas, onde nos hospedamos na beira do lago com vista para dois vulcões. Foi uma experiência ótima! Claro que deu muito trabalho, afinal são duas crianças, oque significa horas de soneca à tarde, choros, fraldas, fome (falta de fome, no caso da Luisinha), cansaço. Muitas vezes deixamos o Pedro no carrinho de bebê e a Luísa no canguru. Achamos que ele ia aguentar melhor, mas ainda é muito pequeno e cansava de caminhar o dia todo. Mas no geral foi tudo bem! E acho que se a gente sobreviveu viajando com eles nessa idade, daqui pra frente vai ser moleza ;)
Pedro teve medo de algumas coisas, tipo o metrô. Ele odeia barulho alto, coitado. Mas com o passar dos dias foi se acostumando. Já Luísa, que era uma flor de maracujá, tão quietinha e comportada, deu ataques de choro em restaurantes porque se recusava a sentar nas cadeirinhas. Queria ir para o chão, explorar os lugares e fazer gracinhas para desconhecidos. Eu me lembrei muito do Pedro em Nova York, chamando as pessoas no café da manhã só para sorrir para elas. Luísa fez a mesmíssima coisa. E linda como é, todo mundo vinha elogiar minha 'guagua' (assim que os chilenos chamam os bebês). Sei lá de onde veio tanta simpatia...
E, claro, viemos planejando a viagem seguinte já no avião.
E ainda pudemos ver neve - que era meu sonho de infância. Eu mesma não aproveitei muito o momento da neve, porque Luisinha estava com sono, chorou, não gostou. Mas o Pedro, ah... se jogou, jogou neve pra cima, correu, se jogou de novo, fez um bonequinho, adorou. E daí eu, muito mãe que sou, me realizei vendo a felicidade dele.
Visitamos outras duas cidades, Valparaíso, bem pitoresca e bacana, e Puerto Varas, onde nos hospedamos na beira do lago com vista para dois vulcões. Foi uma experiência ótima! Claro que deu muito trabalho, afinal são duas crianças, oque significa horas de soneca à tarde, choros, fraldas, fome (falta de fome, no caso da Luisinha), cansaço. Muitas vezes deixamos o Pedro no carrinho de bebê e a Luísa no canguru. Achamos que ele ia aguentar melhor, mas ainda é muito pequeno e cansava de caminhar o dia todo. Mas no geral foi tudo bem! E acho que se a gente sobreviveu viajando com eles nessa idade, daqui pra frente vai ser moleza ;)
Pedro teve medo de algumas coisas, tipo o metrô. Ele odeia barulho alto, coitado. Mas com o passar dos dias foi se acostumando. Já Luísa, que era uma flor de maracujá, tão quietinha e comportada, deu ataques de choro em restaurantes porque se recusava a sentar nas cadeirinhas. Queria ir para o chão, explorar os lugares e fazer gracinhas para desconhecidos. Eu me lembrei muito do Pedro em Nova York, chamando as pessoas no café da manhã só para sorrir para elas. Luísa fez a mesmíssima coisa. E linda como é, todo mundo vinha elogiar minha 'guagua' (assim que os chilenos chamam os bebês). Sei lá de onde veio tanta simpatia...
E, claro, viemos planejando a viagem seguinte já no avião.
domingo, 4 de setembro de 2016
12 meses
Um ano!!!
Maria Luísa fez um ano no dia 13 de agosto e eu estou chocada como passou rápido. Eu curti cada minuto da minha bebê, mas deu um sustinho vê-la andando sozinha pela casa, toda orgulhosa. Luisinha anda, agora! E já está ensaiando uma carinha de mais de criança, umas palavrinhas, mais e mais gracinhas.
Eu fico muito, muito feliz de ter Luísa em nossa família. Ela nos completa, adiciona fofura na casa, nos deixa mais carinhosos, mais cuidadosos, mais felizes. Luísa também foi a responsável pelo meu empoderamento. A palavra é feia, mas o significado é muito forte. É quando a gente se descobre, se entende e se impõe como mulher. Desde a gravidez eu me senti diferente e o parto dela foi a gota que faltava para eu mudar para sempre. Eu já era mãe, mas passar pelo processo de parir uma filha me transformou de tal maneira que eu virei outra pessoa.
Mas chega de falar de mim, né? hahaha! Vamos falar da aniversariante mais fofa do universo:
- Luísa anda, minha gente! Começou umas duas semanas antes do aniversário, testando curtas distâncias, e na semana seguinte já ia de um cômodo a outro na maior alegria. Se cai, não desiste e engatinha. Ela levanta e anda de novo. Difícil pensar em algo mais sensacional do que ver isso acontecendo.
- fala 'papai', 'mamãe', 'batata', 'já' (de 1, 2, 3 e já) e algo como 'Peeee', ou 'Deeee', enfim, chamando o Pedro.
- viajou pela primeira vez para fora do país, no dia 20 de agosto. Passamos dez dias no Chile, então ela teve muitas e muitas experiências novas e se desenvolveu bastante.
- Algumas delas: conheceu avião, táxi, metrô e teleférico, comeu comida chilena, batata frita, chocolate, papinha da Nestlé, viu neve, vulcão, cachoeira, ruas, gatos, cachorros, pessoas, hotéis, hahah!
- canta Hakuna Matata junto com o Pedro e se diverte!
- imita cachorro, mas um cachorro bravo hahahha, que se parece com os dinossauros que o Pedro imita.
- faz 'não' com a cabeça, mas só quando quer.
- ficou super bem na festinha de aniversário, que foi num sábado à tarde, na chácara do tio do Juliano. Brincou, mamou, tirou uma soneca, cantou parabéns. Só não comeu, tipo nada.
- aliás, continua comendo bem pouco, tipo um passarinho.
- esperou fazer 1 ano e se rebelou hahaha! Aquela menina boazinha que ficava horas na dela, sem chorar, resolveu fazer escândalo quando não está feliz. No Chile, fez choradeira muitas vezes em horas de refeições ou quando não queria ficar no carrinho.
- mama, bastante. Durante o dia e de madrugada. Eu estou acabada, cansada, magra, só o pó, mas sem coragem de desmamar.
- aprendeu que dormir na cama da mamãe e do papai é bem gostosinho, e eu fico com tanta preguiça de fazê-la dormir na mamada das 5 e pouco da manhã (ela dorme no peito, mas quando ponho no berço acorda) que levo para nossa cama e ela ama. Se aconchega e dorme até tarde.
- coloca tudo que vê na boca, coisa que Pedro não fazia. Dia desses se afogou com um adesivo e me deixou muito nervosa. E a nossa casa é cheia de pecinhas de brinquedos do Pedro, então é preciso muita atenção, o tempo todo.
- está pesando 8,615 kg e medindo 74 cm. Não é uma criança especialmente grande, mas está ok, saudável, com uma barriguinha fofa.
- está com consulta marcada com um cardiopediatra de SP, que provavelmente fará a cirurgia do coraçãozinho dela.
- posa para fotos! Posso com isso?!
- o cabelinho cresceu e está com mini cachinhos! que amor!!
- brinca com bloquinhos e é bem esperta, aprendeu a montar e a se entreter sozinha.
- tem 12 dentes.
- e três cáries. Longa história, mas, resumindo: eu escovo depois de todas as refeições, porém a não escovação depois das mamadas, em especial as da noite, deixaram três dentinhos da frente com manchinhas e quase buraquinhos, uma pré-cárie. Fiquei bem chateada e me senti culpada, porque nem eu nem Pedro tivemos cárie na vida. Mas cada pessoa é diferente, né?
- chora muito para escovar os dentes, mas ama escovar os meus dentes.
- é especialista em abrir gavetas e tampa de privada e em comer papel higiênico. E em levar sapatos de um lugar para o outro da casa.
- não vai para a escola esse ano.
- êÊêÊêêêÊ!!
- parece um gatinho, vem abraçar a gente, se encontar, ganhar beijinho... uma delícia de bebê! Ama uma preguicinha na cama, um colo...
- além de ser a bebê mais linda que o mundo já viu <3
Te amo, Luisinha, você era quem faltava na minha vida.
Maria Luísa fez um ano no dia 13 de agosto e eu estou chocada como passou rápido. Eu curti cada minuto da minha bebê, mas deu um sustinho vê-la andando sozinha pela casa, toda orgulhosa. Luisinha anda, agora! E já está ensaiando uma carinha de mais de criança, umas palavrinhas, mais e mais gracinhas.
Eu fico muito, muito feliz de ter Luísa em nossa família. Ela nos completa, adiciona fofura na casa, nos deixa mais carinhosos, mais cuidadosos, mais felizes. Luísa também foi a responsável pelo meu empoderamento. A palavra é feia, mas o significado é muito forte. É quando a gente se descobre, se entende e se impõe como mulher. Desde a gravidez eu me senti diferente e o parto dela foi a gota que faltava para eu mudar para sempre. Eu já era mãe, mas passar pelo processo de parir uma filha me transformou de tal maneira que eu virei outra pessoa.
Mas chega de falar de mim, né? hahaha! Vamos falar da aniversariante mais fofa do universo:
- Luísa anda, minha gente! Começou umas duas semanas antes do aniversário, testando curtas distâncias, e na semana seguinte já ia de um cômodo a outro na maior alegria. Se cai, não desiste e engatinha. Ela levanta e anda de novo. Difícil pensar em algo mais sensacional do que ver isso acontecendo.
- fala 'papai', 'mamãe', 'batata', 'já' (de 1, 2, 3 e já) e algo como 'Peeee', ou 'Deeee', enfim, chamando o Pedro.
- viajou pela primeira vez para fora do país, no dia 20 de agosto. Passamos dez dias no Chile, então ela teve muitas e muitas experiências novas e se desenvolveu bastante.
- Algumas delas: conheceu avião, táxi, metrô e teleférico, comeu comida chilena, batata frita, chocolate, papinha da Nestlé, viu neve, vulcão, cachoeira, ruas, gatos, cachorros, pessoas, hotéis, hahah!
- canta Hakuna Matata junto com o Pedro e se diverte!
- imita cachorro, mas um cachorro bravo hahahha, que se parece com os dinossauros que o Pedro imita.
- faz 'não' com a cabeça, mas só quando quer.
- ficou super bem na festinha de aniversário, que foi num sábado à tarde, na chácara do tio do Juliano. Brincou, mamou, tirou uma soneca, cantou parabéns. Só não comeu, tipo nada.
- aliás, continua comendo bem pouco, tipo um passarinho.
- esperou fazer 1 ano e se rebelou hahaha! Aquela menina boazinha que ficava horas na dela, sem chorar, resolveu fazer escândalo quando não está feliz. No Chile, fez choradeira muitas vezes em horas de refeições ou quando não queria ficar no carrinho.
- mama, bastante. Durante o dia e de madrugada. Eu estou acabada, cansada, magra, só o pó, mas sem coragem de desmamar.
- aprendeu que dormir na cama da mamãe e do papai é bem gostosinho, e eu fico com tanta preguiça de fazê-la dormir na mamada das 5 e pouco da manhã (ela dorme no peito, mas quando ponho no berço acorda) que levo para nossa cama e ela ama. Se aconchega e dorme até tarde.
- coloca tudo que vê na boca, coisa que Pedro não fazia. Dia desses se afogou com um adesivo e me deixou muito nervosa. E a nossa casa é cheia de pecinhas de brinquedos do Pedro, então é preciso muita atenção, o tempo todo.
- está pesando 8,615 kg e medindo 74 cm. Não é uma criança especialmente grande, mas está ok, saudável, com uma barriguinha fofa.
- está com consulta marcada com um cardiopediatra de SP, que provavelmente fará a cirurgia do coraçãozinho dela.
- posa para fotos! Posso com isso?!
- o cabelinho cresceu e está com mini cachinhos! que amor!!
- brinca com bloquinhos e é bem esperta, aprendeu a montar e a se entreter sozinha.
- tem 12 dentes.
- e três cáries. Longa história, mas, resumindo: eu escovo depois de todas as refeições, porém a não escovação depois das mamadas, em especial as da noite, deixaram três dentinhos da frente com manchinhas e quase buraquinhos, uma pré-cárie. Fiquei bem chateada e me senti culpada, porque nem eu nem Pedro tivemos cárie na vida. Mas cada pessoa é diferente, né?
- chora muito para escovar os dentes, mas ama escovar os meus dentes.
- é especialista em abrir gavetas e tampa de privada e em comer papel higiênico. E em levar sapatos de um lugar para o outro da casa.
- não vai para a escola esse ano.
- êÊêÊêêêÊ!!
- parece um gatinho, vem abraçar a gente, se encontar, ganhar beijinho... uma delícia de bebê! Ama uma preguicinha na cama, um colo...
- além de ser a bebê mais linda que o mundo já viu <3
Te amo, Luisinha, você era quem faltava na minha vida.
quarta-feira, 27 de julho de 2016
Notas sobre o Leleco
Passando rapidinho só para falar sobre o Leleco. Ele fez 5 anos e morreu. Mas daí ressurgiu esses tempos, e acho que vai para o Chile com a gente. Ele quer ver neve também, fazer um boneco bem grandão. É Leleco quem ensina coisas difíceis para o Pedro.
Já falei também que a mãe do Leleco é a avó do Shrek? Pois é! Que mundo pequeno!
;)
Já falei também que a mãe do Leleco é a avó do Shrek? Pois é! Que mundo pequeno!
;)
quinta-feira, 14 de julho de 2016
11 meses
Menina Luisinha fez 11 meses no último dia 13! Falta pouquíssimo para o tão esperado (por mim hahah) aniversário de 1 ano e ela está toda pimpona, toda menina grande. Talvez por ser minha última bebê eu ainda a veja - e trate - como uma bebê mesmo, não dando tanto espaço para ela ficar independente. Por outro lado, por ser a segunda filha numa casa onde o primeiro filho ainda demanda toda a atenção do mundo em todos os minutos do dia, ela tem bastante chance de treinar a independência e vai se virando sozinha em alguns momentos.
Lembro que quando o Pedro conseguiu beber suquinho no copinho de transição sozinho foi uma festa para mim, um marco. Já ela eu nem vi quando isso aconteceu, ela simplesmente sabe beber sozinha, não sei desde quando ou como aprendeu. Sorte a dela, né? Claro que tem algumas desvantagens, mas deve ser maior legal ser segundo filho e não ficar na mira da mãe o tempo todo.
Sem mais divagações, vamos aos facts de Maria Luísa:
- segura nossa mão - uma só - e sai andando por aí, com muita confiança. Se a gente solta a mãozinha dela, ela sorri e senta. Muito espertinha! Está indo super bem no quesito quase andar, mas como o irmão só andou mesmo com 1 ano e 3 meses, pressa não temos.
- fica de pé sozinha, sem apoiar em nada, por bons segundos. E fica toda orgulhosa do feito hahah! Muito linda.
- tem muito dentes, tipo uns 10. Quatro em cima e quatro em baixo, na frente, e dois no fundo, em cima. E uns dentes grandes. Os do fundo deram trabalho para nascer, tadinha.
- começou a comer comida! Faço papinha ainda, mas às vezes ela almoça/janta o mesmo que a gente, quando temos feijão, legumes cozidos, alguns tipos de carne. Ela ainda prefere sopa, aquela batida no mixer, bem homogênea, mas está na hora de fazer os dentes trabalharem.
- gosta de comer pão. Dou um pedacinho de pão francês na mãozinha e ela fica entretida até terminar.
- coleciona roxos e galos na testa, na bochecha, nas perninhas. Luisinha vidaloka quer explorar o mundo e a gente deixa, com muito gosto.
- sabe bater palmas, especialmente quando cantamos Parabéns para Você, dar tchauzinho, mandar beijos e batucar nas coisas.
- está na fase grude-da-mamãe e fica me perseguindo pela casa o dia todo, chamando 'mamã mamã mamã'. Se vou ao banheiro, fica na porta batendo com a mãozinha. Mereço?
- ah! Fala 'mamã'! Mas não sei quando começou, não lembro mesmo.
- foi ao parquinho brincar de areia com o Pedro e adorou! Sentou na areia descalça e ficou brincando de encher o baldinho, foi muito legal.
- do irmão, ganha beijos, abraços apertados (quase sufocantes), momento de desprezo, mordidas no nariz...
- mas eles têm momentos fofos também, como quando ele faz gracinhas no carro para ela rir.
- não perde uma chance de ir atrás do Pedro quando ele vai ao banheiro. E isso acontece muito. Se estou ocupada com ele - e eu sempre estou - ela se distrai comendo papel higiênico. Mereço.
- segue mamando no peito. Mama umas quatro vezes por dia, mais a mamada da noite, que acho que é só uma. Eu não estou interessada em desmame noturno, mas estou cansada pra caramba.
- está medindo 73 cm e pesando 8,305 kg. Gorducha, uma gracinha. O médico ficou bem feliz também com a posição dela na tabela. Médicos amam tabelas.
- toma também o leite artificial, duas vezes por dia.
- sobre o coração, estamos acompanhando com a cardio e vamos para São Paulo em setembro para fazer exames e passar em consulta com o médico que provavelmente fará a cirurgia. E é bem provável que tenha cirurgia. Luisinha está bem, tudo certo, mas o canalzinho continua aberto.
- continua a bebeza mais linda do mundo, sorridente e feliz, um anjo. Muito amor!
É isso! Mês que vem tem mais, amiguinhos ;)
Lembro que quando o Pedro conseguiu beber suquinho no copinho de transição sozinho foi uma festa para mim, um marco. Já ela eu nem vi quando isso aconteceu, ela simplesmente sabe beber sozinha, não sei desde quando ou como aprendeu. Sorte a dela, né? Claro que tem algumas desvantagens, mas deve ser maior legal ser segundo filho e não ficar na mira da mãe o tempo todo.
Sem mais divagações, vamos aos facts de Maria Luísa:
- segura nossa mão - uma só - e sai andando por aí, com muita confiança. Se a gente solta a mãozinha dela, ela sorri e senta. Muito espertinha! Está indo super bem no quesito quase andar, mas como o irmão só andou mesmo com 1 ano e 3 meses, pressa não temos.
- fica de pé sozinha, sem apoiar em nada, por bons segundos. E fica toda orgulhosa do feito hahah! Muito linda.
- tem muito dentes, tipo uns 10. Quatro em cima e quatro em baixo, na frente, e dois no fundo, em cima. E uns dentes grandes. Os do fundo deram trabalho para nascer, tadinha.
- começou a comer comida! Faço papinha ainda, mas às vezes ela almoça/janta o mesmo que a gente, quando temos feijão, legumes cozidos, alguns tipos de carne. Ela ainda prefere sopa, aquela batida no mixer, bem homogênea, mas está na hora de fazer os dentes trabalharem.
- gosta de comer pão. Dou um pedacinho de pão francês na mãozinha e ela fica entretida até terminar.
- coleciona roxos e galos na testa, na bochecha, nas perninhas. Luisinha vidaloka quer explorar o mundo e a gente deixa, com muito gosto.
- sabe bater palmas, especialmente quando cantamos Parabéns para Você, dar tchauzinho, mandar beijos e batucar nas coisas.
- está na fase grude-da-mamãe e fica me perseguindo pela casa o dia todo, chamando 'mamã mamã mamã'. Se vou ao banheiro, fica na porta batendo com a mãozinha. Mereço?
- ah! Fala 'mamã'! Mas não sei quando começou, não lembro mesmo.
- foi ao parquinho brincar de areia com o Pedro e adorou! Sentou na areia descalça e ficou brincando de encher o baldinho, foi muito legal.
- do irmão, ganha beijos, abraços apertados (quase sufocantes), momento de desprezo, mordidas no nariz...
- mas eles têm momentos fofos também, como quando ele faz gracinhas no carro para ela rir.
- não perde uma chance de ir atrás do Pedro quando ele vai ao banheiro. E isso acontece muito. Se estou ocupada com ele - e eu sempre estou - ela se distrai comendo papel higiênico. Mereço.
- segue mamando no peito. Mama umas quatro vezes por dia, mais a mamada da noite, que acho que é só uma. Eu não estou interessada em desmame noturno, mas estou cansada pra caramba.
- está medindo 73 cm e pesando 8,305 kg. Gorducha, uma gracinha. O médico ficou bem feliz também com a posição dela na tabela. Médicos amam tabelas.
- toma também o leite artificial, duas vezes por dia.
- sobre o coração, estamos acompanhando com a cardio e vamos para São Paulo em setembro para fazer exames e passar em consulta com o médico que provavelmente fará a cirurgia. E é bem provável que tenha cirurgia. Luisinha está bem, tudo certo, mas o canalzinho continua aberto.
- continua a bebeza mais linda do mundo, sorridente e feliz, um anjo. Muito amor!
É isso! Mês que vem tem mais, amiguinhos ;)
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Guerra e paz
Há um mês, mais ou menos, passamos por uns dias bem difíceis com o Pedro. Ele estava impaciente, petulante, respondão, desobediente. Tipo um terrible three. Não fazia nada sem brigar - escovar os dentes, se vestir, sair de casa, dormir, tudo era um drama, uma gritaria. E com um elemento novo: violência. Pedro começou a nos bater nos momentos de raiva. Foi horrível, especialmente nos fins de semana, quando o pai estava em casa. E para piorar estava chovendo muito, então a gente não conseguia sair de casa. E quanto mais entediado, mais irritado ele ficava.
Foi bem tenso. Juliano e eu ficamos sem saber o que fazer, o que pensar, com uma sensação horrível de que aquilo nunca ia passar. Tive medo de meu filho virar aquelas crianças chatas do Supernanny, que batem nos pais e se jogam no chão por qualquer coisa. Pensei que poderia ser culpa da escola - na classe dele tem alguns meninos que têm crises de raiva, gritam, choram, sobem na mesa, batem nas outras crianças. Ele mesmo me contou isso (e ele mesmo já foi 'alvo' deles, recebendo mordidas no braço). Pensa só: se os amigos da escola fazem - mais de um, e com frequência, não deve ser tão ruim assim, certo?
Culpei a idade. Não achei muitas coisas nacionais, mas achei vários textos americanos dizendo que os três anos são muito piores que os dois. Que o terrible two não é nada perto de uma criancinha raivosa que, no alto de seus três anos, já tem força física e sabe brigar como ninguém. Pensa nisso: se ele grita, se joga e funciona, por que parar com essa técnica mágica?
E daí culpei a chupeta. Tudo começou uma semana antes da visita da 'Fada da Chupeta'. Ele encarou o fim super bem, em uns três dias nem pedia mais por ela. Mas o Pedro é assim. Ele nem sempre demonstra emoções na hora ou no foco certo. Ele guarda para mais tarde, transfere para outro momento, pega a gente de surpresa (e nem sempre conseguimos relacionar uma coisa com a outra na hora). Mas pensa comigo: o cara passou três anos da vida dele dependendo da chupeta para pegar no sono. Daí, de um dia para o outro, tem que aprender a dormir sozinho, sem sugar. Como faz? Dormir ele até dormiu, mas precisou descarregar essa tensão toda nos dias seguintes.
Por fim, me culpei. Não aquela culpa padrão de mãe, uma culpa honesta, porque eu errei mesmo. Eu tenho paciência com as crianças, amo ficar com elas em casa. Mas chega uma hora que a gente cansa. Eu sou um ser humano. Tem um momento que a paciência acaba, que não dá mais para acalmar um serzinho raivoso 24 horas por dia. E quem explodia de raiva era eu. Eu ia levando, respirando fundo, mas daí não dava mais: gritava, tomava coisas da mão dele, punha de castigo, escovava os dentes a força, gritava mais alto. E o Juliano também. E a casa ia virando um inferno. Gritos todos os dias. Eu tinha medo de dormir porque sabia que o dia seguinte seria péssimo também, como tinha sido o anterior. Um ciclo. E olha que coisa: se eu me dava o luxo de explodir de raiva, por que ele não podia fazer o mesmo? Se eu gritava para ser ouvida, por que ele não podia? Se eu jogava/tomava coisa, por que raios o menino não faria o mesmo? Ele fazia, e o tempo todo. E eu de novo. Ele de novo. Ahhhhhhhhhhh!
Juliano e eu então pensamos, discutimos, e vimos o óbvio. A culpa não é exclusiva de uma ou outra coisa, mas com certeza as nossas atitudes espelham as dele. Ele aprende vendo, assistindo, o dia todo. E por que não resolver as coisas com amor, com calma? Eu amo tanto esse menino que preciso que ele saiba disso, que eu estou do lado dele, nós somos do mesmo time. Todo mundo ganha com a paz da casa.
O tempo foi passando e as coisas se resolvendo. Não completamente, porque ele ainda tem episódios de choros sem explicação (cansaço? tédio? tristeza?), ir embora dos lugares, tipo casa dos avós, ainda é difícil, mas tudo melhorou. Passamos as semanas bem, ele tenta se controlar, eu não gritei mais e foi ótimo pra mim mesma também. Me sinto tão mais inteligente e controlada quando fico calma. E eles sentem isso. A gente transpira segurança - ou insegurança. Criança capta essas coisas.
Maternidade é isso aí, um desafio por dia.
segunda-feira, 20 de junho de 2016
10 meses
Bebeza mais linda e fofa e gente boa do mundo fez 10 meses no dia 13 de junho. Juro, nunca vi nenê mais de bem com a vida do que Maria Luísa. Ela acorda sorrindo, se diverte com qualquer coisa, não chora pra nada, não se estressa. Se está com sono, dorme. Se quer colo, estica os bracinhos. Ela é toda carinhosa, toda fofura!
- Maria Luísa come panos. Como não dei chupeta, ela resolve a hora do sono comendo uma fraldinha. Umas mordidinhas e pronto, já está dormindo. E o melhor: se não tem fraldinha por perto, ela arranca a própria meia, mastiga um pouco e dorme com a meia na boca. Hahahah! É demais!
- diz a lenda que falou 'papai', duas vezes. Nas duas, enquanto brincava com o Juliano. Mas eu não sei, não...
- faz uma tossinha falsa que é uma fofura!
- enquanto mama, fica com o dedinho cutucando minha boca, meu olho, meu nariz.
- está comendo bem! Finalmente! Tipo uma banana inteira, meio mamão, comidinha igual a nossa (arroz, feijão, legumes). Está indo super bem, uma gracinha.
- descobri que gosta de comer sozinha, com as mãos. Eu nunca quis aplicar o método BLW, mas acabei dando frutas picadas para ela no cadeirão da cozinha e ela adorou. É uma muito fofo vê-la pegando sozinha, levando na boca, mordendo. Ela fica muito feliz com a independência.
- comeu pão e bolacha. Acho que foi minha insistência, ou foi quando eu parei de tentar enfiar na boca dela e deixei em cima do cadeirão. Ou quando o Pedro deu uma bolacha na mão dela. Não lembro. Mas ela gostou.
- toma chá, assim como eu e Pedro.
- na última consulta, pesou 7,830 kg e mediu 71,5 cm. O pediatra achou bom, está dentro do gráfico (e pediatra adora um gráfico), bochechuda (mamães adoram bochechas).
- anda super bem segurando na nossa mão. Sozinha, ainda não.
- adora uma baguncinha, espalhar brinquedos, ver o Pedro jogar coisa pra cima, jogar coisa no chão para eu pegar.
- odeia ficar parada para trocarmos a roupa dela.
- fica super quietinha no banho, brincando com uns brinquedinhos. Nunca chorou para tomar banho, aliás.
- fica fazendo experiências para descobrir o mundo: passa a mão em tudo para ver as texturas, come algumas coisas (tipo papel), esfrega um brinquedo no outro para ver o barulho, batuca na mesa, etc.
- tem uns 9 dentes. 'Uns' porque eu não consigo ver direito, ela não deixa. São 4 grandes em cima, quatro embaixo, e um no fundo (mas não lembro se em cima ou em baixo). Os dois de baixo deram um trabalhinho quando rasgaram. Ela ficou sem comer, dormindo mal, foi meio ruim.
- acorda umas 2 vezes por noite. E com o frio que está fazendo, isso é bem chato. Mas vamos lá, né.
- falando nisso, está um frio louco esse mês. Várias vezes precisei 'encapotar' a menina. E ela fica linda de toquinha. Parece que os olhos ficam mais azuis ainda.
- foi na Festa Junina de Votorantim! Mas nem deu bola.
- segue mamando no peito. E toma o leite artificial também, mas no copo.
- passa o dia todo engatinhando pela casa e, de noite, está com os pezinhos super sujos. Eu até tento colocar meias, mas ela não deixa.
- ama quando a gente brinca que vai pegá-la. Engatinha numa super velocidade e morre de rir!
- dorme uma soneca de manhã (quando levamos o Pedro na escola cedo; se não levamos, fica dormindo na minha cama até umas 9 e não tira mais soneca de manhã) e uma de tarde, por volta das 14h. Daí eu aproveito para lavar a louça e brincar com o Pedro.
Agora estamos na preparação da festa de 1 ano dela, que será um Chá da Tarde, e da viagem para o Chile, no fim de semana seguinte do aniversário. Imagina que linda essa menina de vestidinho de festa? E de roupa de neve?
Bebeza, desejo que você continue feliz nos próximos muitos meses da sua vidinha! ;)
- Maria Luísa come panos. Como não dei chupeta, ela resolve a hora do sono comendo uma fraldinha. Umas mordidinhas e pronto, já está dormindo. E o melhor: se não tem fraldinha por perto, ela arranca a própria meia, mastiga um pouco e dorme com a meia na boca. Hahahah! É demais!
- diz a lenda que falou 'papai', duas vezes. Nas duas, enquanto brincava com o Juliano. Mas eu não sei, não...
- faz uma tossinha falsa que é uma fofura!
- enquanto mama, fica com o dedinho cutucando minha boca, meu olho, meu nariz.
- está comendo bem! Finalmente! Tipo uma banana inteira, meio mamão, comidinha igual a nossa (arroz, feijão, legumes). Está indo super bem, uma gracinha.
- descobri que gosta de comer sozinha, com as mãos. Eu nunca quis aplicar o método BLW, mas acabei dando frutas picadas para ela no cadeirão da cozinha e ela adorou. É uma muito fofo vê-la pegando sozinha, levando na boca, mordendo. Ela fica muito feliz com a independência.
- comeu pão e bolacha. Acho que foi minha insistência, ou foi quando eu parei de tentar enfiar na boca dela e deixei em cima do cadeirão. Ou quando o Pedro deu uma bolacha na mão dela. Não lembro. Mas ela gostou.
- toma chá, assim como eu e Pedro.
- na última consulta, pesou 7,830 kg e mediu 71,5 cm. O pediatra achou bom, está dentro do gráfico (e pediatra adora um gráfico), bochechuda (mamães adoram bochechas).
- anda super bem segurando na nossa mão. Sozinha, ainda não.
- adora uma baguncinha, espalhar brinquedos, ver o Pedro jogar coisa pra cima, jogar coisa no chão para eu pegar.
- odeia ficar parada para trocarmos a roupa dela.
- fica super quietinha no banho, brincando com uns brinquedinhos. Nunca chorou para tomar banho, aliás.
- fica fazendo experiências para descobrir o mundo: passa a mão em tudo para ver as texturas, come algumas coisas (tipo papel), esfrega um brinquedo no outro para ver o barulho, batuca na mesa, etc.
- tem uns 9 dentes. 'Uns' porque eu não consigo ver direito, ela não deixa. São 4 grandes em cima, quatro embaixo, e um no fundo (mas não lembro se em cima ou em baixo). Os dois de baixo deram um trabalhinho quando rasgaram. Ela ficou sem comer, dormindo mal, foi meio ruim.
- acorda umas 2 vezes por noite. E com o frio que está fazendo, isso é bem chato. Mas vamos lá, né.
- falando nisso, está um frio louco esse mês. Várias vezes precisei 'encapotar' a menina. E ela fica linda de toquinha. Parece que os olhos ficam mais azuis ainda.
- foi na Festa Junina de Votorantim! Mas nem deu bola.
- segue mamando no peito. E toma o leite artificial também, mas no copo.
- passa o dia todo engatinhando pela casa e, de noite, está com os pezinhos super sujos. Eu até tento colocar meias, mas ela não deixa.
- ama quando a gente brinca que vai pegá-la. Engatinha numa super velocidade e morre de rir!
- dorme uma soneca de manhã (quando levamos o Pedro na escola cedo; se não levamos, fica dormindo na minha cama até umas 9 e não tira mais soneca de manhã) e uma de tarde, por volta das 14h. Daí eu aproveito para lavar a louça e brincar com o Pedro.
Agora estamos na preparação da festa de 1 ano dela, que será um Chá da Tarde, e da viagem para o Chile, no fim de semana seguinte do aniversário. Imagina que linda essa menina de vestidinho de festa? E de roupa de neve?
Bebeza, desejo que você continue feliz nos próximos muitos meses da sua vidinha! ;)
quarta-feira, 15 de junho de 2016
Terrenos com terrenos
Mais uma letra do Pedro:
"Escravos de Jó jogavam pra ficar
Tira, põe
Deixar ficar
Terrenos com terrenos fazem zig zig zá"
Eu só dou risada, bato palmas e torço para que ele demore para crescer.
"Escravos de Jó jogavam pra ficar
Tira, põe
Deixar ficar
Terrenos com terrenos fazem zig zig zá"
Eu só dou risada, bato palmas e torço para que ele demore para crescer.
domingo, 29 de maio de 2016
3º dia sem chupeta
Monólogo do Pedro, na cama dele, às 11 da noite, no terceiro dia sem chupeta.
- Mamãe, todos os dias que eu quero dormir de chupeta... (choraminga) Eu preciso de chupeta para dormir... (para de choramingar e faz cara de quem teve uma ideia genial) Vamos escrever para a Fada da Aquarela e pedir para ela vir buscar a aquarela* amanhã, daí você pode comprar uma chupeta nova para mim. Eu não conto para ninguém, NINGUÉM! Combinado?
* ele ganhou um livrinho da Peppa com aquarela e pincel como troca pela chupeta.
- Mamãe, todos os dias que eu quero dormir de chupeta... (choraminga) Eu preciso de chupeta para dormir... (para de choramingar e faz cara de quem teve uma ideia genial) Vamos escrever para a Fada da Aquarela e pedir para ela vir buscar a aquarela* amanhã, daí você pode comprar uma chupeta nova para mim. Eu não conto para ninguém, NINGUÉM! Combinado?
* ele ganhou um livrinho da Peppa com aquarela e pincel como troca pela chupeta.
sexta-feira, 27 de maio de 2016
Dias importantes
26 de maio de 2016 - Pedro dormiu sem chupeta pela primeira vez. Ele fez uma carta para a Fada da Chupeta (que não é a mesma da Fada dos Dois Cachorros de Pelúcia e nem a Fada da Mamadeira) e ganhou uns presentinhos em troca. Choramingou e ficou no meu colo, mas dormiu.
27 de maio de 2016 - Luísa foi ao cinema pela primeira vez, Pedro pela segunda. Ele teve um pouco de medo do 'balulão' e do escuro, mas adorou ver a Peppa Pig na telona. Ela curtiu sentar na poltrona e dormiu no meio do filme.
quarta-feira, 18 de maio de 2016
9 meses
Já são 9 meses dessa fofura entre nós! Tem passado tão, mas tão rápido esse tempo que falta pouco para o aniversário de 1 ano de Luísa (!) e eu ainda nem comecei minhas decorações (hahahah falou a crafteira). Enfim! Luisinha pequenina está cada dia mais linda, maluquinha e esperta, deixando nossa casa numa animação infinita. Vamos aos facts:
- anda para lá e para cá segurando nossa mão. Tem ótima desenvoltura, uma profissional das caminhadas pela casa.
- está bem ousadinha nessa de ficar de pé. Se segura com uma mãozinha só, abaixa e levanta com muita facilidade, segura objetos com a mesma mão que se apoia.
- já fez uns bons galos na cabeça.
- está dificílimo trocar a fralda dessa menina no trocador. Ela não para quieta, se mexe, senta, fica de pé, se vira, chora. Hora do terror total. Começo no trocador e sempre termino na cama do Pedro.
- tem mais cabelo! Um cabelinho fininho, loiro escuro, bem fofo. E os olhos azuis lindíssimos de sempre.
- toda vez que saio com ela alguém fala um 'oooounnn' e comenta que é linda.
- se bem que muitos acham que é menino e falam 'que bonitinho', porque vez ou outra ela está com roupas que eram do Pedroca (e olha que eu fui extrema e coloquei brincos na menina).
- tira duas sonequinhas por dia, uma de manhã e outra à tarde. Como tem feito friozinho, dorme melhor e por mais tempo.
- sofre um pouco na mão do Pedro. Ele odeia que ela pegue brinquedos 'de menino grande' e não faz cerimônia para empurrá-la e puxar o que ela tiver segurando. Mas ela também não consegue controlar o amor e puxa o cabelo dele, arranca a chupeta...
- não fala nada ainda. Só 'batata'. Nem mamãe, veja só...
- manda beijos! É coisa mais fofa do universo!
- usa roupinhas tamanho G.
- tem seis dentes, dois embaixo e quatro grandes em cima, com um gap a la Georgia May Jagger. Ela ficou super diferente desde que eles nasceram, parece outra bebê.
- é super de boa para sair. Se vamos a alguma festa ou restaurante tarde com ela, fica boazinha, mesmo com sono. Mama e dorme quando tem vontade e fica bem no carrinho.
- estava acordando uma vez por noite. Delícia, eu feliz da vida com isso. Mas daí mudou de ideia e passou a acordar de 3 a 5 (!) vezes, me deixando bem cansada. E acorda chorando, mama, chora mais uns segundos e dorme. Não sei bem o que acontece, mas acho que é normal, ela está crescendo, é apenas uma das fases dos bebês.
- com isso eu só emagreço (uhu!). Estou com 48,5 kg, o menor peso da história da minha vida adulta. Sirvo em qualquer roupa do mundo que eu quiser.
- está em plena ansiedade da separação. Não posso sair de perto e ela chora, com biquinho e tudo.
- QUASE caiu do cadeirão de comida, na cozinha. Mas quase MESMO. Eu esqueci de prendê-la com o cinto (shame on me) e ela resolveu pular. A sorte é que o pezinho enroscou e ela ficou pendurada, me dando tempo de salvar. Mas foi tenso.
- come bem melhor. Prefere sopas a papinhas com pedacinhos. Mas não é aquela coisa ainda, de pratão...
- confesso que já apelei: tentei dar pão, bolacha, bolo e NEM ISSO! Fez uma cara de 'éca, glúten' e recusou.
- toma leite artificial para engordar. E eu nem faço mais big deal disso. Faço o leite, dou e torço para engordar mesmo.
- mama no peito ainda e não temos planos de desmamar.
- sobre o coraçãozinho, o sopro diminuiu e o canal arterial também, mas ainda assim temos que fazer acompanhamento com a cardio, porque a cirurgia ainda é uma possibilidade. Teremos um novo ecocardiograma daqui uns 4 meses, para saber como está. O problema é ficar nessa ansiedade, sem saber se vai ser preciso mesmo operar ou não. Mas ela está super bem, então eu fico bem também.
- gosta de bagunça, risada alta, ver o irmão pulando na cama. Curte tomadas, luminárias, gavetas e outros perigos.
- jantou fora pela primeira vez ontem! Estávamos no SESC e decidimos dar a sopa de lá, que era de abóbora com queijo branco. Não é que a belezoca gostou e comeu quase o prato inteiro? Fiquei feliz e quase ofendida por minhas sopas não fazerem o mesmo sucesso hahaha!
No mais, estamos planejando uma viagem para o Chile em agosto, logo após o aniversário da Maria Luísa. Só nós quatro, na neve! Felicidade define.
- anda para lá e para cá segurando nossa mão. Tem ótima desenvoltura, uma profissional das caminhadas pela casa.
- está bem ousadinha nessa de ficar de pé. Se segura com uma mãozinha só, abaixa e levanta com muita facilidade, segura objetos com a mesma mão que se apoia.
- já fez uns bons galos na cabeça.
- está dificílimo trocar a fralda dessa menina no trocador. Ela não para quieta, se mexe, senta, fica de pé, se vira, chora. Hora do terror total. Começo no trocador e sempre termino na cama do Pedro.
- tem mais cabelo! Um cabelinho fininho, loiro escuro, bem fofo. E os olhos azuis lindíssimos de sempre.
- toda vez que saio com ela alguém fala um 'oooounnn' e comenta que é linda.
- se bem que muitos acham que é menino e falam 'que bonitinho', porque vez ou outra ela está com roupas que eram do Pedroca (e olha que eu fui extrema e coloquei brincos na menina).
- tira duas sonequinhas por dia, uma de manhã e outra à tarde. Como tem feito friozinho, dorme melhor e por mais tempo.
- sofre um pouco na mão do Pedro. Ele odeia que ela pegue brinquedos 'de menino grande' e não faz cerimônia para empurrá-la e puxar o que ela tiver segurando. Mas ela também não consegue controlar o amor e puxa o cabelo dele, arranca a chupeta...
- não fala nada ainda. Só 'batata'. Nem mamãe, veja só...
- manda beijos! É coisa mais fofa do universo!
- usa roupinhas tamanho G.
- tem seis dentes, dois embaixo e quatro grandes em cima, com um gap a la Georgia May Jagger. Ela ficou super diferente desde que eles nasceram, parece outra bebê.
- é super de boa para sair. Se vamos a alguma festa ou restaurante tarde com ela, fica boazinha, mesmo com sono. Mama e dorme quando tem vontade e fica bem no carrinho.
- estava acordando uma vez por noite. Delícia, eu feliz da vida com isso. Mas daí mudou de ideia e passou a acordar de 3 a 5 (!) vezes, me deixando bem cansada. E acorda chorando, mama, chora mais uns segundos e dorme. Não sei bem o que acontece, mas acho que é normal, ela está crescendo, é apenas uma das fases dos bebês.
- com isso eu só emagreço (uhu!). Estou com 48,5 kg, o menor peso da história da minha vida adulta. Sirvo em qualquer roupa do mundo que eu quiser.
- está em plena ansiedade da separação. Não posso sair de perto e ela chora, com biquinho e tudo.
- QUASE caiu do cadeirão de comida, na cozinha. Mas quase MESMO. Eu esqueci de prendê-la com o cinto (shame on me) e ela resolveu pular. A sorte é que o pezinho enroscou e ela ficou pendurada, me dando tempo de salvar. Mas foi tenso.
- come bem melhor. Prefere sopas a papinhas com pedacinhos. Mas não é aquela coisa ainda, de pratão...
- confesso que já apelei: tentei dar pão, bolacha, bolo e NEM ISSO! Fez uma cara de 'éca, glúten' e recusou.
- toma leite artificial para engordar. E eu nem faço mais big deal disso. Faço o leite, dou e torço para engordar mesmo.
- mama no peito ainda e não temos planos de desmamar.
- sobre o coraçãozinho, o sopro diminuiu e o canal arterial também, mas ainda assim temos que fazer acompanhamento com a cardio, porque a cirurgia ainda é uma possibilidade. Teremos um novo ecocardiograma daqui uns 4 meses, para saber como está. O problema é ficar nessa ansiedade, sem saber se vai ser preciso mesmo operar ou não. Mas ela está super bem, então eu fico bem também.
- gosta de bagunça, risada alta, ver o irmão pulando na cama. Curte tomadas, luminárias, gavetas e outros perigos.
- jantou fora pela primeira vez ontem! Estávamos no SESC e decidimos dar a sopa de lá, que era de abóbora com queijo branco. Não é que a belezoca gostou e comeu quase o prato inteiro? Fiquei feliz e quase ofendida por minhas sopas não fazerem o mesmo sucesso hahaha!
No mais, estamos planejando uma viagem para o Chile em agosto, logo após o aniversário da Maria Luísa. Só nós quatro, na neve! Felicidade define.
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Profissão: mãe
Honestamente, eu não ligo de acordar cinquenta vezes à noite para dar mamar. Mesmo porque eu não trabalho no dia seguinte. E não trabalho no dia seguinte para poder me dedicar a eles. E isso incluiu acordar mil vezes à noite, se for preciso. Não ligo também quando o Pedro tem pesadelo e vem dormir na minha cama. Ele se mexe e me chuta a noite inteira, mas está lá, no meio da gente, se sentindo seguro. Ligaria mesmo, mesmo mesmo, se não pudesse ficar com eles nesses momentos que os dois mais precisam.
É bem nessa hora que eu me sinto mais mãe. Quando o Pedro tem algum problema na escola (dia desses um amigo mordeu a mão dele) e fica todo choroso, nervoso, pedindo para brigar. Daí eu preciso acionar a adulta-mãe-esperta-calma-e-conciliadora que existe dentro de mim e, em vez de cair na dele e aceitar os convites para brigas, abraçá-lo, ajudá-lo a entender seus sentimentos, distrai-lo com brincadeiras, conversas, beijos, deixá-lo dormir no meu colo.
Medo de acostumar Maria Luísa no colo? De deixá-la mimada? Nenhum. Medo eu tenho é de ela crescer sem eu ter aproveitado toda essa bebezice, esse cheirinho delícia de nenê, essa fofura. Então eu pego no colo mesmo, o dia inteiro, e dou mamar a qualquer hora em qualquer lugar. Acho até - posso estar errada, mas vou falar - que é difícil para uma mãe que passa o dia inteiro com os filhos deixá-los mimados. Eu não fico ausente, não me sinto culpada, não preciso compensar as horas que fico longe, porque elas não existem. Não tenho medo de falar não, de frustrá-los nos únicos momentos que estamos juntos, porque é o dia inteiro juntos. Então dá para falar muito sim e muito não também.
Eu amo ser mãe. Nunca havia me achado tanto em alguma coisa. Eu gosto de ser jornalista, de ser assessora de imprensa, mas amar mesmo eu amo ser mãe. Essa é a minha praia, minha tarefa, minha vocação. Não estou aqui dizendo que é fácil, sempre maravilhoso, que todo mundo deveria amar também. É bem difícil, na verdade. Tem dias que eu fico exausta, estressada, descabelada. E grito, dou bronca, choro, quero sair correndo. Mas em outros dias tudo é tão legal, passamos horas tão boas, eles me surpreendem tanto. Daí eu vejo meu trabalho valendo a pena, aquelas duas coisinhas virando pessoas, aprendendo, se desenvolvendo. E assim vai, mais uns dias de estresse, outros de alegria, outros tristes, outros incríveis. Tipo qualquer trabalho, qualquer função. Ninguém ama o emprego 100% dos dias, certo? Tem dias bons e outros ruins. Mas tem que ter um sentido, você tem que se ver naquilo, tem que ter uma razão para se entregar. E eu me vejo mãe.
Feliz dia das mães para mim mesma!
(e para a minha mãe, minhas avós, minha sogra, minhas tias e outras mães que já passaram pela minha vida. Vocês nem sabem, mas inspiram a mãe que eu sou hoje)
É bem nessa hora que eu me sinto mais mãe. Quando o Pedro tem algum problema na escola (dia desses um amigo mordeu a mão dele) e fica todo choroso, nervoso, pedindo para brigar. Daí eu preciso acionar a adulta-mãe-esperta-calma-e-conciliadora que existe dentro de mim e, em vez de cair na dele e aceitar os convites para brigas, abraçá-lo, ajudá-lo a entender seus sentimentos, distrai-lo com brincadeiras, conversas, beijos, deixá-lo dormir no meu colo.
Medo de acostumar Maria Luísa no colo? De deixá-la mimada? Nenhum. Medo eu tenho é de ela crescer sem eu ter aproveitado toda essa bebezice, esse cheirinho delícia de nenê, essa fofura. Então eu pego no colo mesmo, o dia inteiro, e dou mamar a qualquer hora em qualquer lugar. Acho até - posso estar errada, mas vou falar - que é difícil para uma mãe que passa o dia inteiro com os filhos deixá-los mimados. Eu não fico ausente, não me sinto culpada, não preciso compensar as horas que fico longe, porque elas não existem. Não tenho medo de falar não, de frustrá-los nos únicos momentos que estamos juntos, porque é o dia inteiro juntos. Então dá para falar muito sim e muito não também.
Eu amo ser mãe. Nunca havia me achado tanto em alguma coisa. Eu gosto de ser jornalista, de ser assessora de imprensa, mas amar mesmo eu amo ser mãe. Essa é a minha praia, minha tarefa, minha vocação. Não estou aqui dizendo que é fácil, sempre maravilhoso, que todo mundo deveria amar também. É bem difícil, na verdade. Tem dias que eu fico exausta, estressada, descabelada. E grito, dou bronca, choro, quero sair correndo. Mas em outros dias tudo é tão legal, passamos horas tão boas, eles me surpreendem tanto. Daí eu vejo meu trabalho valendo a pena, aquelas duas coisinhas virando pessoas, aprendendo, se desenvolvendo. E assim vai, mais uns dias de estresse, outros de alegria, outros tristes, outros incríveis. Tipo qualquer trabalho, qualquer função. Ninguém ama o emprego 100% dos dias, certo? Tem dias bons e outros ruins. Mas tem que ter um sentido, você tem que se ver naquilo, tem que ter uma razão para se entregar. E eu me vejo mãe.
Feliz dia das mães para mim mesma!
(e para a minha mãe, minhas avós, minha sogra, minhas tias e outras mães que já passaram pela minha vida. Vocês nem sabem, mas inspiram a mãe que eu sou hoje)
terça-feira, 3 de maio de 2016
3 anos
Faz tanto tempo que não escrevo sobre o Pedro que nem sei mais onde parei. Já ensaiei alguns textinhos, fiz alguns rascunhos, mas parece que nenhuma descrição fica fiel a quem ele é hoje. As mudanças que vemos nele não são mais tão fáceis de explicar, como nos bebês (andar, falar, etc). São mais complexas e acontecem sutilmente, um pouquinho por dia. Nos últimos meses, ele começou a ter noção de relações familiares, a entender o tempo, a questionar a morte (!), a ter novos medos. É coisa pra caramba acontecendo nessa vidinha, e coisas tão fascinantes quanto dos bebês, mas mais difíceis de escrever sobre.
Aliás, ter filhos é coisa louca, né? Ter a oportunidade de ver uma criança - duas, no meu caso - crescer e se desenvolver éenlouquecedor cansativo incrível. Vou tentar então falar um pouco sobre meu filho mais velho, Pedro, que completou 3 anos no dia 25 de março.
Aliás, ter filhos é coisa louca, né? Ter a oportunidade de ver uma criança - duas, no meu caso - crescer e se desenvolver é
- fala super bem. Bom vocabulário, pronúncia boa das palavras, se comunica bem. Ainda erra umas concordâncias verbais, mas é fofo e eu sei que aos poucos, pela observação, ele aprende o correto. E tem cada jeito de montar frases que eu fico boba. Ele tem uma lógica própria, que fica engraçado mas funciona. Tipo: Todos os dias que eu não quero comer cenoura ou Eu sempre não quero que você cante essa música, mamãe.
- ama a escola nova, e eu também. A escola é ótima, inteligente, sabe? Chega de apostila, lição de casa e Romero Britto. Lá tem mais de um parque grande, com terra, árvores, brinquedos. As atividades são espertas, muita tinta, argila, pedrinhas, areia. A professora dele é gente boa, mais velha, séria mas bacana. Gosto dela. Não tem essa de brinquedo/atividade de menino e de menina separado, é tudo para todos. E não tem televisão! Estamos muito felizes mesmo. Só tem um problema... o preço. Enfim, foi uma decisão bem pensada investir numa escola boa.
- tem a melhor memória que eu já vi na vida. Lembra de coisas improváveis, é impressionante.
- come tudo, de tudo. Ele nunca deu muito trabalho para comer, na verdade. Come na cozinha, sem distrações eletrônicas, em prato de adulto, com salada, carnes, feijão. Simplinho, a comida preferida do momento é ovo frito, que era a minha, na idade dele hahah. Não liga para pizza, batata frita, hambúrguer, não gosta de cachorro quente, nunca tomou refrigerante, comeu bolacha recheada ou salgadinho e nem foi ao Mc Donald's.
- porém... gosta muito de doces, então temos que controlar. Aqui em casa não tem nada nunca, é fácil (vez ou outra um bolo, feito por mim). Mas quando visita as avós, nossa, se acaba no chocolate.
- está com 1,01 cm e 15 kg. Muito bom, segundo o pediatra.
- não fica doente quase nunca. Eventualmente tem tosse, nariz escorrendo, coisas de criança normal. Mas febre é bem raro.
- desfraldou mas nem tanto. Tiramos a fralda (do dia e da noite, tudo de uma vez) em outubro passado, por pressão da escolinha velha. Eu sabia que não era hora, mas enfim, foi. Em dezembro estava tudo lindo, super desfraldado. Mas em janeiro, quando começou a escola nova, desandou. Começou tudo do zero. Agora está melhorando, mas ainda tem muitos acidentes. Muito estressante desfraldar, não curti não. Maria Luísa vai ficar de fralda até os 15 anos.
- não faz mais aquelas birras todas de quando tinha dois anos, mas ainda tem momentos de chatice. No geral quando está com muito sono ou se está para ficar gripadinho. Como já tem mais consciência de suas sensações, ele mesmo me explica: 'eu estou chorando porque estou cansado, mamãe'.
- está mais bonzinho, fácil de conviver, gente boa, mas ainda tem momentos de criancinha desobediente.
- ama festa de aniversário, até dos outros. A dele então, ficou mega feliz (ok, tinha um milhão de brigadeiros e uma cama elástica, até eu fiquei mega feliz). Nunca tinha aproveitado tanto uma festinha!
- é o melhor amigo da irmã. Ela o ama loucamente, e ele gosta de tê-la por perto. Agora estão com a
irritantemania de acordar um ao outro - de propósito - de manhã, no fim de semana. Ela acorda e fica gritando para ele, ou vice-versa. E os dois morrem de rir. Não tem mais muito ciúmes. - adora assistir Netflix no iPad. Aprendeu a mexer sozinho e fica lá, todo pimpão, escolhendo desenhos. Eu, que aprendi com a vida que TV não é tão ruim assim, aproveito ligar um filminho para ele quando preciso fazer coisas da casa ou fazer a bebê dormir.
- gosta muito de desenhar. Pega os lápis de cor e giz de cera e fica um bom tempo pintando. Ainda não desenha coisas identificáveis, mas gosta de pintar beeem forte e de misturar as cores para ver que cor que vai dar.
- aprendeu (sozinho) a brincar com brinquedos e gosta de ficar no chão da sala fazendo isso. Eu só observo (e acho lindo). Ele pega o avião, o trem, o helicóptero e enche de bonequinhos, dinossauros e mini animais dentro. Fica falando sozinho, inventando historinhas e depois tira todos de lá. Daí começa a colocá-los de novo e fica assim por horas.
- é carinhoso, gosta de colo, de carinho, de chupeta, mamadeira, de beijo. É a parte bebê que sobrou dele.
- vai para a cama às 20h30, e como geralmente está cansado-acabado-morto, dorme na hora, mas não sozinho. Precisa de mim ou do papai ao lado dele, de preferência segurando a mão. Às vezes acorda de madrugada, mas é raro.
- tem medo de muitas coisas que não tinha antes. Rojão, barulhos altos, cachorros, mesas arrastando no apartamento de cima, escuro. E trovão, mas medo de verdade.
- tá com mania de brincar de 'qual letra que começa qual coisa', que é basicamente dizer palavras que comecem com alguma letra. Ele ri, se diverte muito e até acerta várias palavras, uma fofura.
- pergunta 'por quê?' o DIA INTEIRO, para toda e qualquer coisa. Às vezes muda e pergunta 'o que é _____ (insira aqui qualquer palavra que vier na sua cabeça)?'. É legal, porque ele tem muita curiosidade pelo mundo. É chato, porque eu tenho que ficar explicando o mundo toda hora, todo dia. É legal, porque me faz repensar o mundo, já que eu tenho que explicá-lo. É chato, porque não passa uma única coisa sem que ele pergunte. É legal, porque sou eu que estou explicando o mundo para ele, dando a chance de ele interpretar da maneira dele. Assim vai.
- é esperto, mas muito. Difícil de enganar, atento, presta atenção em tudo! Conta até 30 ou mais, sabe cores e números em inglês, faz continhas de mais no dia a dia, sabe quem é mãe de quem, pai, avó, primo. Tem noção de hoje, ontem, amanhã.
- é o cara, resumindo. E eu o amo muito, muito mesmo.
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Carne frita
Na sexta-feira à noite, meu marido e minha sogra conversando durante o jantar, as crianças brincando ao lado.
- Vou levar o Pedro fazer um raio X amanhã. O pediatra achou que ele tem respirado muito pela boca.
- Ahhh, ele acha que é carne esponjosa no nariz? O Leandro tem também.
Sábado à noite, levo as crianças na casa dos meus pais. Todo mundo conversando, Pedro resolve contar para os avós.
- Eu fez raio X hoje, vovô.
- Ah é? Por quê?
- Para ver se tem carne frita na minha boca, igual o tio Lelê.
- Vou levar o Pedro fazer um raio X amanhã. O pediatra achou que ele tem respirado muito pela boca.
- Ahhh, ele acha que é carne esponjosa no nariz? O Leandro tem também.
Sábado à noite, levo as crianças na casa dos meus pais. Todo mundo conversando, Pedro resolve contar para os avós.
- Eu fez raio X hoje, vovô.
- Ah é? Por quê?
- Para ver se tem carne frita na minha boca, igual o tio Lelê.
terça-feira, 19 de abril de 2016
8 meses
Bebeza Luísa fez oito meses! Nunca vi bebê tão feliz nessa vida. De boa, não se estressa com nada, está sempre sorrindo, carinhosa e super curiosa. Estou ficando boa nisso de fazer filhos incríveis ;)
- é linda, nível bebê mais linda do mundo.
- ganhou três dentinhos novos, na parte superior. Três grandes, de uma vez, mas não sofreu, foi bem tranquilo. Menina de sorte!
- fala palavrinhas invetadas e barulhinhos de bebê. O mais legal é 'batata', que já virou apelido novo.
- dorme duas sonequinhas por dia, uma de manhã e a outra à tarde. Mas acontece muito de ser acordada pelo irmão, pelos barulhos da faxina, etc etc.
- tem comido melhor! Ainda pouco, mas antes comia pouquíssimo, então já fico feliz. Gosta mais de frutas e (bem) menos das papinhas salgadas. Quando muito, come umas dez colherinhas (de chá...) no almoço e no jantar. Mas eu não desisto. Essa semana dei arroz e feijão e ela comeu, sem estranhar ou engasgar. Rumo ao todo-mundo-jantando-a-mesma-coisa!
- está tomando leitede plástico de mentira fake artificial. É o Infatrini, especial para crianças que precisam de calorias extra. São só 45 ml por dia, mas eu já morro de ciúmes. E ela gosta, o que é bom (e um milagre, porque o negócio é ruim). E tem aumentando o apetite dela. Então vamos lá, né.
- acorda para mamar umas duas vezes de madrugada.
- fica de pé como uma especialista, sem o menor esforço.
- está tão profissional que não quer mais segurar em nada. Então fica de pé, solta as mãos e.. cai heheheh!
- por isso está sempre com um roxinho na testa.
- Adora andar segurando na nossa mão. E é boa nisso também!
- faz 'Pedrices' o dia todo: derruba controle remoto, quebra porta-retrato, usa brinquedos como martelo, joga coisas para eu pegar...
- dá um trabalho louco para trocar fraldas. Não gosta de ficar parada no trocar.
- quando eu e ela não precisamos levar o Pedro na escola, ficamos na minha cama dormindo até 9h30. Delícia! Ela adora dormir comigo, fica super preguiçosa e eu que tenho que acordá-la para tomar café.
- toma café da manhã, almoça, lancha à tarde e janta. E o Pedro também. E eu também. O que faz com que eu passe a maior parte do dia na cozinha.
- toma dois remédios por dia, para o coração.
- já pegou umas gripinhas, sempre depois do Pedro, mas nada grave.
- participou da festa do Pedro numa boa. Dormiu quando teve sono, mamou, foi no colo de todo mundo, não chorou um único minuto. Uma linda!
- some pela casa. Já a encontrei debaixo da mesa de jantar e no escritório. Está se aventurando a ir sozinha para as varandas.
- não sei quanto pesa e mede, mas não é muito não (saberei em breve e posto aqui depois).
UPDATE!
São 7,600 kg e 69 cm.
- é linda, nível bebê mais linda do mundo.
- ganhou três dentinhos novos, na parte superior. Três grandes, de uma vez, mas não sofreu, foi bem tranquilo. Menina de sorte!
- fala palavrinhas invetadas e barulhinhos de bebê. O mais legal é 'batata', que já virou apelido novo.
- dorme duas sonequinhas por dia, uma de manhã e a outra à tarde. Mas acontece muito de ser acordada pelo irmão, pelos barulhos da faxina, etc etc.
- tem comido melhor! Ainda pouco, mas antes comia pouquíssimo, então já fico feliz. Gosta mais de frutas e (bem) menos das papinhas salgadas. Quando muito, come umas dez colherinhas (de chá...) no almoço e no jantar. Mas eu não desisto. Essa semana dei arroz e feijão e ela comeu, sem estranhar ou engasgar. Rumo ao todo-mundo-jantando-a-mesma-coisa!
- está tomando leite
- acorda para mamar umas duas vezes de madrugada.
- fica de pé como uma especialista, sem o menor esforço.
- está tão profissional que não quer mais segurar em nada. Então fica de pé, solta as mãos e.. cai heheheh!
- por isso está sempre com um roxinho na testa.
- Adora andar segurando na nossa mão. E é boa nisso também!
- faz 'Pedrices' o dia todo: derruba controle remoto, quebra porta-retrato, usa brinquedos como martelo, joga coisas para eu pegar...
- dá um trabalho louco para trocar fraldas. Não gosta de ficar parada no trocar.
- quando eu e ela não precisamos levar o Pedro na escola, ficamos na minha cama dormindo até 9h30. Delícia! Ela adora dormir comigo, fica super preguiçosa e eu que tenho que acordá-la para tomar café.
- toma café da manhã, almoça, lancha à tarde e janta. E o Pedro também. E eu também. O que faz com que eu passe a maior parte do dia na cozinha.
- toma dois remédios por dia, para o coração.
- já pegou umas gripinhas, sempre depois do Pedro, mas nada grave.
- participou da festa do Pedro numa boa. Dormiu quando teve sono, mamou, foi no colo de todo mundo, não chorou um único minuto. Uma linda!
- some pela casa. Já a encontrei debaixo da mesa de jantar e no escritório. Está se aventurando a ir sozinha para as varandas.
- não sei quanto pesa e mede, mas não é muito não (saberei em breve e posto aqui depois).
UPDATE!
São 7,600 kg e 69 cm.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Viajando
Numa quarta-feira qualquer, fim da tarde.
- Quando você era bebê, Pedro, eu colocava você no carrinho e te trazia passear aqui, igual estamos fazendo hoje com a Luisinha.
- Aqui em Nova York?
- Não, filho, aqui no quarteirão de casa mesmo...
- Quando você era bebê, Pedro, eu colocava você no carrinho e te trazia passear aqui, igual estamos fazendo hoje com a Luisinha.
- Aqui em Nova York?
- Não, filho, aqui no quarteirão de casa mesmo...
Só ontem
Num único dia, assim, do nada, fui surpreendida com questões existenciais de uma criancinha que acabou de fazer 3 anos. Com vocês, Pedro:
- Mamãe, camelo é animal?
- Sim, filho, é!
- Oooohhh! (palmas de felicidade)
- E elefante também, né?
- Sim! Formiga também é animal, sabia?
- (casa de espanto) E a barata, é animal?
- Aham!
- (ainda cara de espanto) Mas por que a gente mata a barata e não pode matar o camelo?
- (silêncio da mãe)
*
- Mamãe, quando uma pessoa morre a gente não consegue mais falar com ela?
- Não, filho, não consegue.
- Mas por que?!
- Porque ela morreu.
- E para onde ela vai?
- Eu não sei. Para lugar nenhum.
- A vovó disse que vai para a Lua (deve ter dito céu, mas ok). Eu acho mesmo que vai para a Lua.
- Mamãe, camelo é animal?
- Sim, filho, é!
- Oooohhh! (palmas de felicidade)
- E elefante também, né?
- Sim! Formiga também é animal, sabia?
- (casa de espanto) E a barata, é animal?
- Aham!
- (ainda cara de espanto) Mas por que a gente mata a barata e não pode matar o camelo?
- (silêncio da mãe)
*
- Mamãe, quando uma pessoa morre a gente não consegue mais falar com ela?
- Não, filho, não consegue.
- Mas por que?!
- Porque ela morreu.
- E para onde ela vai?
- Eu não sei. Para lugar nenhum.
- A vovó disse que vai para a Lua (deve ter dito céu, mas ok). Eu acho mesmo que vai para a Lua.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Para aprender
A previsão do tempo dava 100% de chance de chuva no dia da festa de aniversário do Pedro. Eu, no entanto, confiava no meu pensamento positivo e fiquei dias mentalizando uma linda e ensolarada tarde. Mas, né, tem coisa que não adianta: choveu, e muito. Mais para o fim da festa, quando já estava escuro. O resultado foi um bando de criança ensopada na cama elástica e poças de lama gigantes pelo gramado.
No dia seguinte, eu perguntei ao Pedro o que ele mais tinha gostado da festa.
- O brigadeiro de dinossauro, o pula-pula e a chuva!
Crianças são muito, mas muito mais sábias que nós.
No dia seguinte, eu perguntei ao Pedro o que ele mais tinha gostado da festa.
- O brigadeiro de dinossauro, o pula-pula e a chuva!
Crianças são muito, mas muito mais sábias que nós.
quinta-feira, 17 de março de 2016
Irmãos
Quando o tempo passar, a gente nem vai se lembrar mais do trabalhão que deu. Vai soltar frases como 'nem foi tão ruim assim', 'foi bom que criou junto'. Mas olha, por enquanto, tá fácil não...
Vocês (oi? vocês quem?) veem duas lindas criancinhas. Eu vejo desfralde E introdução alimentar, juntos! Ao mesmo tempo!
Mas reclamações e brincadeiras à parte, Pedro e Luísa protagonizam momentos fofíssimos juntos. Depois do almoço, eu escovo os dentes de todos e coloco os dois na cama do Pedro para a soneca da tarde (que nem sempre dá certo, mas eu tento). Pedro implora para ela ficar ao lado dele e quer segurar a mãozinha dela para pegar no sono. Ela, por outro lado, fica na maior agitação, quer arrancar a chupeta dele, apertar o nariz, puxar o cabelo, roubar o cachorrinho de pelúcia... e ele adora. Não se irrita, só sorri para ela e reclama se eu a coloco no berço.
O que pega mesmo é a hora que ela vai mamar. Quase 7 meses e ele ainda morre de ciúmes desse momento. Ou chora porque não quer que ela mame ou quer mamar também, fala que é bebê, faz a maior manha. Eu tenho paciência, explico que ela precisa do leite e que se ele quiser experimentar pode (ele nunca quis hahah), mas que menino grande toma mamadeira.
Luísa ri de qualquer coisa que Pedro faz. Careta, voz engraçada, ou mesmo quando ele chora. É demais, ele chorando de verdade por alguma coisa e ela morrendo de rir. Ele até reclama ('mamãe, a Luisinha fica dando risada...'), mas é tão hilário que ele para de chorar para rir com ela.
E posso estar com olheiras, sem pentear direito o cabelo há meses, sem dinheiro e sem carreira, mas eu não trocaria esse momento que estou vivendo por nada. Sabe meus filhos? Eu estou criando, eu estou educando, eu estou vendo os dois crescerem. Eu estou onde gostaria de estar.
Vocês (oi? vocês quem?) veem duas lindas criancinhas. Eu vejo desfralde E introdução alimentar, juntos! Ao mesmo tempo!
Mas reclamações e brincadeiras à parte, Pedro e Luísa protagonizam momentos fofíssimos juntos. Depois do almoço, eu escovo os dentes de todos e coloco os dois na cama do Pedro para a soneca da tarde (que nem sempre dá certo, mas eu tento). Pedro implora para ela ficar ao lado dele e quer segurar a mãozinha dela para pegar no sono. Ela, por outro lado, fica na maior agitação, quer arrancar a chupeta dele, apertar o nariz, puxar o cabelo, roubar o cachorrinho de pelúcia... e ele adora. Não se irrita, só sorri para ela e reclama se eu a coloco no berço.
O que pega mesmo é a hora que ela vai mamar. Quase 7 meses e ele ainda morre de ciúmes desse momento. Ou chora porque não quer que ela mame ou quer mamar também, fala que é bebê, faz a maior manha. Eu tenho paciência, explico que ela precisa do leite e que se ele quiser experimentar pode (ele nunca quis hahah), mas que menino grande toma mamadeira.
Luísa ri de qualquer coisa que Pedro faz. Careta, voz engraçada, ou mesmo quando ele chora. É demais, ele chorando de verdade por alguma coisa e ela morrendo de rir. Ele até reclama ('mamãe, a Luisinha fica dando risada...'), mas é tão hilário que ele para de chorar para rir com ela.
E posso estar com olheiras, sem pentear direito o cabelo há meses, sem dinheiro e sem carreira, mas eu não trocaria esse momento que estou vivendo por nada. Sabe meus filhos? Eu estou criando, eu estou educando, eu estou vendo os dois crescerem. Eu estou onde gostaria de estar.
7 meses de fofura
Luisinha fez 7 meses no domingo! Bom, uma hora vou ter que parar de chamá-la de recém-nascida hahahah! Nunca vi bebê mais dengosinho e delicinha e fofurinha como ela. AMA um beijinho, umas cocequinhas, um carinho. Vamos às novidades de Lulu:
- Já disse aqui que Luísa é cardiopata, né? Por isso não ganha peso (chegou até a perder) e deixou de ser aquela bebeza gorducha (mas continua linda!). Está com 7,320 kg e 68,5 cm. Esse assunto já nos deixou bem nervosos, mas tentamos sempre ver pelo lado positivo. Estamos tratando com uma cardiopediatra e com o pediatra, que são pessoas bem bacanas e parecem bem comprometidos com o caso dela.
- Engatinha com quatro apoios. Foi muito rápido! Ela tentou um dia e no outro já estava toda pimpona explorando a casa. Já chegou sozinha no banheiro, nos quartos e na cozinha.
- Caiu da cama. Deixei-a dormindo na minha cama - cercada de travesseiros - e fiquei bem quietinha no escritório, que fica ao lado do meu quarto, para ouvir quando ela acordasse. Mas não adiantou: ela foi sorrateira, se virou e caiu no chão. Chorou um pouquinho, mas mamou e se acalmou.
- Começou a comer melhor. Come meia perinha, meia maçã, meio pratinho de papinha... devagar mas está melhorando. Gosta mesmo é do suco de laranja.
- É apaixonada pelo pai. É só ele olhar para ela que ela se acaba de sorrir para ele.
- Dormiu fora de casa. Eu e Juliano fomos ao show dos Rolling Stones em São Paulo (yeah, I know...) e ela e o irmão ficaram na casa da minha mãe. Deixei leite congelado e no geral foi tudo bem. Deveria ter deixado mais leite, mas chegamos por volta das 2h da manhã e ela mamou. Para uma primeira experiência, foi bem ok!
- Fica de pé sozinha! Vê se eu posso com isso! A menina nasceu ontem e já fica de pé! Sozinha! Primeiro se apoiou no móvel da sala e levantou. Daí caiu para trás. Depois foi treinando, no sofá, na mamãe, no berço, no móvel de novo... em uns dois dias já estava especialista em ficar de pé e se segurar para não cair.
- Está mais irritadinha do que era antes, mas nada perto de outros bebês. Passa o dia inteiro bem, de boa, só fica nervosa mesmo se a gente atrasa a hora de dormir dela. Deu 20h30 e não demos banho e peito? Ah, daí fica brava. Mas é só mamar que dorme fácil.
- Mama de madrugada. Eu confesso que não sei quantas vezes, quanto tempo, como, onde porquê, já que eu vou e volto do quarto deles dormindo. Faço tudo automático. No geral são duas vezes por noite, acho, e ela é bem eficiente: mama e dorme sem dar trabalho algum. Mas olha, 7 meses acordando todas as noites tem me deixado meio cansada.
- Abre gavetas. E fecha gavetas.
- Morde, especialmente meu peito.
- É super simpática, faz muito sucesso na escola do Pedro (eu e ela vamos levá-lo de manhã duas vezes por semana e buscamos todos os dias).
- Fala 'da da da' e outras fofuras.
- Já disse aqui que Luísa é cardiopata, né? Por isso não ganha peso (chegou até a perder) e deixou de ser aquela bebeza gorducha (mas continua linda!). Está com 7,320 kg e 68,5 cm. Esse assunto já nos deixou bem nervosos, mas tentamos sempre ver pelo lado positivo. Estamos tratando com uma cardiopediatra e com o pediatra, que são pessoas bem bacanas e parecem bem comprometidos com o caso dela.
- Engatinha com quatro apoios. Foi muito rápido! Ela tentou um dia e no outro já estava toda pimpona explorando a casa. Já chegou sozinha no banheiro, nos quartos e na cozinha.
- Caiu da cama. Deixei-a dormindo na minha cama - cercada de travesseiros - e fiquei bem quietinha no escritório, que fica ao lado do meu quarto, para ouvir quando ela acordasse. Mas não adiantou: ela foi sorrateira, se virou e caiu no chão. Chorou um pouquinho, mas mamou e se acalmou.
- Começou a comer melhor. Come meia perinha, meia maçã, meio pratinho de papinha... devagar mas está melhorando. Gosta mesmo é do suco de laranja.
- É apaixonada pelo pai. É só ele olhar para ela que ela se acaba de sorrir para ele.
- Dormiu fora de casa. Eu e Juliano fomos ao show dos Rolling Stones em São Paulo (yeah, I know...) e ela e o irmão ficaram na casa da minha mãe. Deixei leite congelado e no geral foi tudo bem. Deveria ter deixado mais leite, mas chegamos por volta das 2h da manhã e ela mamou. Para uma primeira experiência, foi bem ok!
- Fica de pé sozinha! Vê se eu posso com isso! A menina nasceu ontem e já fica de pé! Sozinha! Primeiro se apoiou no móvel da sala e levantou. Daí caiu para trás. Depois foi treinando, no sofá, na mamãe, no berço, no móvel de novo... em uns dois dias já estava especialista em ficar de pé e se segurar para não cair.
- Está mais irritadinha do que era antes, mas nada perto de outros bebês. Passa o dia inteiro bem, de boa, só fica nervosa mesmo se a gente atrasa a hora de dormir dela. Deu 20h30 e não demos banho e peito? Ah, daí fica brava. Mas é só mamar que dorme fácil.
- Mama de madrugada. Eu confesso que não sei quantas vezes, quanto tempo, como, onde porquê, já que eu vou e volto do quarto deles dormindo. Faço tudo automático. No geral são duas vezes por noite, acho, e ela é bem eficiente: mama e dorme sem dar trabalho algum. Mas olha, 7 meses acordando todas as noites tem me deixado meio cansada.
- Abre gavetas. E fecha gavetas.
- Morde, especialmente meu peito.
- É super simpática, faz muito sucesso na escola do Pedro (eu e ela vamos levá-lo de manhã duas vezes por semana e buscamos todos os dias).
- Fala 'da da da' e outras fofuras.
Letrista
Pedro canta o DIA TODO. Eu acho lindo e acho que criança que canta é criança feliz. Ninguém cantarola quando está triste, certo? Mas ele, na fofura de seus quase 3 anos, não entende direito as letras das músicas e faz suas próprias versões. É tão engraçado, eu me seguro para não rir. Algumas delas:
"Samba lelê tá doente, tá com a cabeça quebrada. Samba lelê precisava é de umas boas pomadas..."
"Atirei o Paulo gato to, mas o gato to não morreu reu reu..."
"Alecrim, alecrim dourado que nasceu no canto se se semeado... Foi meu amoooor que me disse assim que a flor do canto é o alecrim..." (o 'se se semeado é um clássico, né? Eu canto assim até hoje haha)
"O cravo brigou com a rosa, debaixo de nossa casa..."
quinta-feira, 10 de março de 2016
Como não amar?
Pedro estragou uma peça do quebra-cabeça e veio para mim todo arrependido: Mamãe, conserta com fita crépita?
quinta-feira, 3 de março de 2016
Agora é às vezes?
- Pedro, tem que usar cinto de segurança no carro sempre, filho. Ele te protege caso a mamãe bata o carro. E também às vezes passa a polícia e ela fica muuuito brava se as crianças não estiverem de cinto.
- Quando passa a polícia?
- Sei lá, filho, às vezes.
(Pedro pensa se coloca ou não o cinto de novo e fala)
- Agora é às vezes, mamãe?
- Quando passa a polícia?
- Sei lá, filho, às vezes.
(Pedro pensa se coloca ou não o cinto de novo e fala)
- Agora é às vezes, mamãe?
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Um belo dia resolvi mudar
Era uma vez uma menina muito boazinha, quietinha, da paz. Certo dia, ela completou 6 meses de vida e uma 'chavinha' se virou dentro dela. Toda aquela calma foi embora e deu lugar a uma maluquice sem fim. A maluquice é tanta, aliás, que a mãe dessa menininha a chama de 'Pedra', em homenagem ao rei das maluquices da nossa casa.
Luisinha com 6 meses é pura aventura, hahah! Vejamos:
- tem dentes! Fez 6 meses no sábado e na segunda-feira já tinha um dente na boquinha (atrapalhando o sono, dando febrinha etc). Mais uns dias se passaram e tchãrãm, mais um dente chegando! Os dois na frente, na parte de baixo.
- come! Começou com frutinhas e agora já está no almoço. Assim, comeeer comer não come. É uma colherada dentro da boca para uns 10 fora. Não sei se é a gripinha (nariz escorrendo, uma tossinha) que tem tirado o apetite ou se ela ainda não está curtindo essa história nova de comer. Vamos vamos tentando, todos os dias... (aquelas que tem saudade da amamentação exclusiva).
- engatinha! Se rasteja ainda, mas é muuuito rápida. Em poucos segundos a minhoquinha já fugiu e temos que procurá-la pela casa (já entrou no banheiro, visitou quartos e o escritório sozinha). Fiz uma barreira de almofadas grandes no tapete, para delimitar o espaço, mas ela empurra as almofadas, pula por cima, uma maluquinha.
- adora-ama-de-paixão o irmão. Gosta de deitar na cama com ele e ficar puxando a chupeta dele, arrancando o cachorrinho de pelúcia da mão dele, puxando o cabelo dele... e ele, para minha surpresa, deixa, não se irrita, fica segurando a mãozinha dela e ainda pede 'mamãe, põe a Luisinha na cama com eu?'. Sem contar que qualquer coisa que ele faz arranca gargalhadas dela.
- falando no Pedro, ela gosta das mesmas coisas esquisitas que ele gostava: chinelos, porta-retratos, rodas de carrinhos, portas, gavetas. Eu vivo um déjà vu com esses dois.
- senta! De novo: foi fazer 6 meses que começou a sentar sozinha. No primeiro dia sentava mas não parava sentada. Daí caía. Mas no segundo já foi aprendendo e hoje fica sentadinha brincando, uma fofura!
- abaixamos o nível do berço. Vai saber o que essa maluquinha pode fazer, né...
- gosta de espelhos. Fica lá, sorrindo e jogando charme para ela mesma.
- reconhece o próprio nome.
- fica muito louca na hora do banho, dando um banho na gente.
- continua meio careca. Continua com pernas gordas que ficam lindas de vestido.
- chora por mais coisas. Antes só resmungava, agora tem chorinho mesmo. Tipo quando o papai tirou o controle de vídeo-game da mão dela.
- mede 67 cm e pesa 7,350 kg.
- tem uma doencinha no coração (daí o baixo ganho de peso e altura). Soubemos quando trocamos de pediatra. O dr. Fofinho foi rápido e na primeira consulta já detectou. Pediu exames e agora passamos com uma cardiopediatra também. Explicando, mas sem entrar em detalhes (mesmo porque eu não sei dar detalhes disso), ela tem o canal arterial aberto e ele deveria já ter se fechado nos primeiros meses de vida. Será preciso fazer uma cirurgia, daqui a alguns meses, e por enquanto ela tomará remédio todos os dias, duas vezes por dia. Já fiquei nervosa, mas no fim das contas acho que temos que ver o copo meio cheio. Ela tem uma doença que tem cura. E assim que estiver curada, não precisará de remédios mais. E vai ficar tudo bem! Mesmo porque ela está bem. Always look at the bright side .
Luisinha com 6 meses é pura aventura, hahah! Vejamos:
- tem dentes! Fez 6 meses no sábado e na segunda-feira já tinha um dente na boquinha (atrapalhando o sono, dando febrinha etc). Mais uns dias se passaram e tchãrãm, mais um dente chegando! Os dois na frente, na parte de baixo.
- come! Começou com frutinhas e agora já está no almoço. Assim, comeeer comer não come. É uma colherada dentro da boca para uns 10 fora. Não sei se é a gripinha (nariz escorrendo, uma tossinha) que tem tirado o apetite ou se ela ainda não está curtindo essa história nova de comer. Vamos vamos tentando, todos os dias... (aquelas que tem saudade da amamentação exclusiva).
- engatinha! Se rasteja ainda, mas é muuuito rápida. Em poucos segundos a minhoquinha já fugiu e temos que procurá-la pela casa (já entrou no banheiro, visitou quartos e o escritório sozinha). Fiz uma barreira de almofadas grandes no tapete, para delimitar o espaço, mas ela empurra as almofadas, pula por cima, uma maluquinha.
- adora-ama-de-paixão o irmão. Gosta de deitar na cama com ele e ficar puxando a chupeta dele, arrancando o cachorrinho de pelúcia da mão dele, puxando o cabelo dele... e ele, para minha surpresa, deixa, não se irrita, fica segurando a mãozinha dela e ainda pede 'mamãe, põe a Luisinha na cama com eu?'. Sem contar que qualquer coisa que ele faz arranca gargalhadas dela.
- falando no Pedro, ela gosta das mesmas coisas esquisitas que ele gostava: chinelos, porta-retratos, rodas de carrinhos, portas, gavetas. Eu vivo um déjà vu com esses dois.
- senta! De novo: foi fazer 6 meses que começou a sentar sozinha. No primeiro dia sentava mas não parava sentada. Daí caía. Mas no segundo já foi aprendendo e hoje fica sentadinha brincando, uma fofura!
- abaixamos o nível do berço. Vai saber o que essa maluquinha pode fazer, né...
- gosta de espelhos. Fica lá, sorrindo e jogando charme para ela mesma.
- reconhece o próprio nome.
- fica muito louca na hora do banho, dando um banho na gente.
- continua meio careca. Continua com pernas gordas que ficam lindas de vestido.
- chora por mais coisas. Antes só resmungava, agora tem chorinho mesmo. Tipo quando o papai tirou o controle de vídeo-game da mão dela.
- mede 67 cm e pesa 7,350 kg.
- tem uma doencinha no coração (daí o baixo ganho de peso e altura). Soubemos quando trocamos de pediatra. O dr. Fofinho foi rápido e na primeira consulta já detectou. Pediu exames e agora passamos com uma cardiopediatra também. Explicando, mas sem entrar em detalhes (mesmo porque eu não sei dar detalhes disso), ela tem o canal arterial aberto e ele deveria já ter se fechado nos primeiros meses de vida. Será preciso fazer uma cirurgia, daqui a alguns meses, e por enquanto ela tomará remédio todos os dias, duas vezes por dia. Já fiquei nervosa, mas no fim das contas acho que temos que ver o copo meio cheio. Ela tem uma doença que tem cura. E assim que estiver curada, não precisará de remédios mais. E vai ficar tudo bem! Mesmo porque ela está bem. Always look at the bright side .
domingo, 14 de fevereiro de 2016
6 meses
Luísa é a delicadeza que faltava na casa, é a alegria de amamentar de novo, o sorriso banguelo que me faz sorrir, é nossa luzinha de Natal, nossa borboleta pequenina, é a satisfação de ter parido, a personificação da paz, a mão dada com o irmão, é o aconchego num colinho, a esperteza nas mãozinhas que tudo alcança - desde quando era mini bebezinha ainda -, é o céu claro naqueles olhos azuis, é a minha esperança de um mundo mais justo e menos machista, a curiosidade de quem ainda tem muito mundo pela frente para explorar. É uma música suave, um rosa bem clarinho, um laço bem pequenininho na cabeça quase careca. Luísa é puro amor.
Feliz 6 meses, princesa!
Feliz 6 meses, princesa!
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Grrrrr!!
Ah, se eu pudesse falar tudo o que penso. Eu pareço boazinha e simpática, mas por dentro eu sou bem grossa e mal humorada. E se eu pudesse responder honestamente tudo o que me perguntam, os diálogos seriam assim:
- Aaaaaai que linda, posso carregar?
- Não, não pode. Eu, aliás, ODEIO que gente que eu mal conheço carregue meus filhos.
- Ela não está com frio assim, sem meinhas?
- 'Meinhas', sério? 30º C e você acha que ela está com frio? Você, por acaso, está com frio?
- Mãezinha, qual o peso da bebê?
- 'Mãezinha' o c*%#*!#@! É Juliana. E a bebê pesa 7 kg, 'dotorzinha'.
- Ele não tem ciúmes da irmãzinha?
- Não, não tem. Ele é super bem resolvido aos 2 anos de idade. Maduro, sabe? Também, todos esses anos de terapia...
- Pedro, não vai dar um beijinho na amiga da vovó? Fale oi pra todo mundo, dê abraços.
- Não, filho, não dê beijo ou abraço se você não quiser. Ninguém é obrigado a isso.
- Que linda! Loirinha, olhos azuis, vai dar trabalho para o pai.
- Ah é? Por que? Que trabalho? Por que para o pai? Se não fosse loira não daria trabalho? Não entendi. Explica?
- Aaaaaai que linda, posso carregar?
- Não, não pode. Eu, aliás, ODEIO que gente que eu mal conheço carregue meus filhos.
- Ela não está com frio assim, sem meinhas?
- 'Meinhas', sério? 30º C e você acha que ela está com frio? Você, por acaso, está com frio?
- Mãezinha, qual o peso da bebê?
- 'Mãezinha' o c*%#*!#@! É Juliana. E a bebê pesa 7 kg, 'dotorzinha'.
- Ele não tem ciúmes da irmãzinha?
- Não, não tem. Ele é super bem resolvido aos 2 anos de idade. Maduro, sabe? Também, todos esses anos de terapia...
- Pedro, não vai dar um beijinho na amiga da vovó? Fale oi pra todo mundo, dê abraços.
- Não, filho, não dê beijo ou abraço se você não quiser. Ninguém é obrigado a isso.
- Que linda! Loirinha, olhos azuis, vai dar trabalho para o pai.
- Ah é? Por que? Que trabalho? Por que para o pai? Se não fosse loira não daria trabalho? Não entendi. Explica?
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Maternidade real
"Eu quero uma escola com bastante espaço, grama, areia, terra mesmo, sabe? Que é para ele poder brincar", disse a inocente mãe que não sabia a quantidade de meias e shorts que teria para esfregar.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Amigo imaginário e outras cositas
Pedro tem um amigo imaginário. Não tenho muitas informações sobre ele, mas sei que se chama Leleco, estuda em outra escolinha e é amigo do Shrek (???). A gente não pergunta muito para não atrapalhar ou deixá-lo envergonhado, mas é uma fofura quando ele começa a brincar e interagir com o Leleco. E olha o nome! De onde vem? Sei lá, coisas do Pedro...
*
Falando em coisas do Pedro, ele estava assistindo um desenho na televisão e eu cheguei puxando assunto.
- Oi, filho! Que desenho legal! Quem é esse pinguim?
- É o Pingu, mamãe.
- Olha, ele tem uma irmã bebê, igual você! Como ela se chama?
- É... hmmmm... Pinga!
*
Ano novo, escola nova. Pedro começou nessa semana em uma escola nova, maior e mais legal que a anterior. Ele encarou a novidade, até agora, numa boa. Mas eu... parecia que era o meu primeiro dia de aula. Passei semanas (!) vendo se o material estava ok, o uniforme bem passado e etiquetado, a mochila limpa etc etc. Isso para ele voltar para casa já na segunda-feira todo imundo de terra e areia. Sim, terra E areia. Mas daí eu lembrei que fomos nós, pais, que escolhemos uma escola que tivesse um parque beeem grande, com muita terra E areia. Agora só me resta lavar meias.
Depois, se eu me lembrar (e se der tempo, vontade, inspiração, etc), eu volto para contar como ele está.
*
Falando em coisas do Pedro, ele estava assistindo um desenho na televisão e eu cheguei puxando assunto.
- Oi, filho! Que desenho legal! Quem é esse pinguim?
- É o Pingu, mamãe.
- Olha, ele tem uma irmã bebê, igual você! Como ela se chama?
- É... hmmmm... Pinga!
*
Ano novo, escola nova. Pedro começou nessa semana em uma escola nova, maior e mais legal que a anterior. Ele encarou a novidade, até agora, numa boa. Mas eu... parecia que era o meu primeiro dia de aula. Passei semanas (!) vendo se o material estava ok, o uniforme bem passado e etiquetado, a mochila limpa etc etc. Isso para ele voltar para casa já na segunda-feira todo imundo de terra e areia. Sim, terra E areia. Mas daí eu lembrei que fomos nós, pais, que escolhemos uma escola que tivesse um parque beeem grande, com muita terra E areia. Agora só me resta lavar meias.
Depois, se eu me lembrar (e se der tempo, vontade, inspiração, etc), eu volto para contar como ele está.
Assinar:
Postagens (Atom)
