terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fim

Retrospectiva 2013: Pedro nasceu. Fim.

(postei isso no Facebook e muita gente entendeu mal. É simples: nenhum acontecimento compete com esse)

Que 2014 traga mais amor ainda para a minha família!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Nove

Nove meses de Pedro!! Uhu! O post vem atrasado, mas foi tudo culpa do Natal ;) Nove meses de amor amor amor, e de muito trabalho também (ué, eu falo a verdade). Sobre seus nove meses, o que tenho a dizer é que você cada vez mais se parece com uma criança e menos com um bebê. Fico feliz, mas meio saudosista. Sinto falta daquela coisinha pequena que cabia no body tamanho RN... agora, meu amor, você serve em roupa de 1 ano! Vê se posso com isso! 

Vamos aos feitos de Pedro do mês:

- sabe ficar de pé, como já sabia, mas precisa cada vez menos de apoios. Se antes precisava de coisas com 2 níveis pra te ajudar a subir, agora qualquer coisa funciona, tipo uma parede lisa mesmo;
- sabe descer! Depois de 357 tombos, dos quais 293 resultaram em choro e 175 galos na cabeça, você aprendeu a sentar quando está de pé. Sucesso!
- fica sentado por mais tempo, sem cair com a cabeça no chão;
- mantém as duas sonecas do dias, uma de manhã e uma de tarde;
- faz da hora do banho a hora do terror. Sim, porquinho, é verdade. Não para quieto, quer ficar de pé, bate as mãos na água, molha a gente, joga água no próprio olho, chora, não deixa colocar xampu, não deixa tirar o xampu, caos caos caos;
- e o pior é que chega ao fim do dia sujo, sujíssimo! Até comprei uma esponja pra esfregar os joelhos;
- falando em sujo, chegamos à era das roupas encardidas;
- é incrível e irritantemente obstinado;
- come como um estivador. Mais que eu. Se bobear, mais que seu pai. Tipo coisa de duas bananas nanicas no café da manhã, um mamão inteiro de tarde, um prato gigante de brócolis, outro de cenouras... tudo isso num mesmo dia;
- nada a ver com o assunto, mas mamãe aqui está magérrima =) 51 kg, como aos 18 anos. Sucesso retumbante!
- ainda não tem o movimento de pinça e por isso não consegue pegar a comida sozinho, com as mãos. Até brinca de esmagar os pedacinhos de batata ou banana, mas abre a boca esperando uma colherada;
- toma mamadeira!!! Depois de muita insistência, conseguiu entender o mecanismo daquela coisa curiosa cheia de água dentro. Mas só aprendeu mesmo quando dei suco docinho... 
- mama no peito ainda, várias vezes no dia. A mamadeira serve só para água e suco. Nada de fórmula. Mamãe vaquinha continua produzindo o leitinho de cada dia;
- mama de madrugada ainda. De uma a 100 vezes por noite;
- faz gracinhas sem ter fim. Seu pai e eu ficamos rindo, achando lindo...
- quaaaaaaaase fala 'papai'. Faz o gesto com a boca, ameaça falar... e sai 'mamã'! hahahaha
- fala javanês muito bem. Tem dia que resolver contar uma história inteira e fica lá, falando, falando...
- fica louco quando escuta a porta de casa se abrindo. Sabe que é o papai chegando e para tudo o que está fazendo para esperá-lo. E quando vê a cara dele, sorri MUITO e se joga pro lado de tanta emoção;
- continua fazendo sucesso onde vai. Na feira, é a sensação. Fica no canguru, pendurado na mamãe, só tentando pegar as frutas. E todo mundo achando lindo...
- faz os vovôs e vovós ficarem bobos, rindo de qualquer coisinha que você faça;
- SEGREDO DA VIDA: já comeu sorvete, chocolate, panetone... tipo micro pedacinhos, aqui em casa. Mas deu tanta bola quanto dá para a couve-flor. Decepção da mamãe e do papai, que estavam se achando os mais legais de te dar coisas gostosas;
- tem milhares de brinquedos e adora brincar com eles. Mas os mais legais mesmo são o computador, o iPad, a soleira da porta, as bolinhas da árvore de Natal, a rodinha do carrinho e o lixo do quarto;
- sobre o iPad, pessoas sem noção me perguntam de você brinca com ele. Sim, brinca, afinal é um garoto da nova geração, nasceu num mundo touch screen, wireless... seu jogo favorito é lambê-lo e jogá-lo com força no tapete. Ou no chão, se a gente não estiver na sala;
- tem medo das coisas. Da campainha, do aspirador de pó, do liquidificador. Se antes não tava nem aí, agora chora ou rasteja correndo (hahaha) em minha direção;
- perdeu um bisavô na véspera do Natal. Não era avô de sangue, mas de coração. Foi ele quem te deu uma manta linda, tecida à mão, quando você nasceu. Até agora não consegui acreditar que ele foi embora =( 

Sobre 2014: vamos à praia em janeiro, passar uma semana inteira! E em maio vamos aos Estados Unidos, ficar 13 dias em Nova Iorque, eu, você e papai! Delicinha define!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lenda da Maternália

Diz uma antiga lenda da maternidade que tudo que achamos feio nos filhos dos outros com certeza teremos em nossos filhos. Eu, bobinha que era, nunca liguei muito quando minha mãe me contava isso. E olha que ela mesma já provou da ira da Deusa Materna ("Eu odiava criança que gritava. E nasceu você, Juliana", me contou certa vez). Dito e feito, filha Pedro. Olha só o que eu detestava em criancinhas e agora vivo na pele:

- criança que grita e chora no supermercado;
- criança que não para quieta em restaurante;
- criança que passa o dia com chupeta na boca;
- criança que no frio fica com aquele narizinho escorrendo permanentemente.

Nunca critique antes de viver, moral da história.