terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fim

Retrospectiva 2013: Pedro nasceu. Fim.

(postei isso no Facebook e muita gente entendeu mal. É simples: nenhum acontecimento compete com esse)

Que 2014 traga mais amor ainda para a minha família!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Nove

Nove meses de Pedro!! Uhu! O post vem atrasado, mas foi tudo culpa do Natal ;) Nove meses de amor amor amor, e de muito trabalho também (ué, eu falo a verdade). Sobre seus nove meses, o que tenho a dizer é que você cada vez mais se parece com uma criança e menos com um bebê. Fico feliz, mas meio saudosista. Sinto falta daquela coisinha pequena que cabia no body tamanho RN... agora, meu amor, você serve em roupa de 1 ano! Vê se posso com isso! 

Vamos aos feitos de Pedro do mês:

- sabe ficar de pé, como já sabia, mas precisa cada vez menos de apoios. Se antes precisava de coisas com 2 níveis pra te ajudar a subir, agora qualquer coisa funciona, tipo uma parede lisa mesmo;
- sabe descer! Depois de 357 tombos, dos quais 293 resultaram em choro e 175 galos na cabeça, você aprendeu a sentar quando está de pé. Sucesso!
- fica sentado por mais tempo, sem cair com a cabeça no chão;
- mantém as duas sonecas do dias, uma de manhã e uma de tarde;
- faz da hora do banho a hora do terror. Sim, porquinho, é verdade. Não para quieto, quer ficar de pé, bate as mãos na água, molha a gente, joga água no próprio olho, chora, não deixa colocar xampu, não deixa tirar o xampu, caos caos caos;
- e o pior é que chega ao fim do dia sujo, sujíssimo! Até comprei uma esponja pra esfregar os joelhos;
- falando em sujo, chegamos à era das roupas encardidas;
- é incrível e irritantemente obstinado;
- come como um estivador. Mais que eu. Se bobear, mais que seu pai. Tipo coisa de duas bananas nanicas no café da manhã, um mamão inteiro de tarde, um prato gigante de brócolis, outro de cenouras... tudo isso num mesmo dia;
- nada a ver com o assunto, mas mamãe aqui está magérrima =) 51 kg, como aos 18 anos. Sucesso retumbante!
- ainda não tem o movimento de pinça e por isso não consegue pegar a comida sozinho, com as mãos. Até brinca de esmagar os pedacinhos de batata ou banana, mas abre a boca esperando uma colherada;
- toma mamadeira!!! Depois de muita insistência, conseguiu entender o mecanismo daquela coisa curiosa cheia de água dentro. Mas só aprendeu mesmo quando dei suco docinho... 
- mama no peito ainda, várias vezes no dia. A mamadeira serve só para água e suco. Nada de fórmula. Mamãe vaquinha continua produzindo o leitinho de cada dia;
- mama de madrugada ainda. De uma a 100 vezes por noite;
- faz gracinhas sem ter fim. Seu pai e eu ficamos rindo, achando lindo...
- quaaaaaaaase fala 'papai'. Faz o gesto com a boca, ameaça falar... e sai 'mamã'! hahahaha
- fala javanês muito bem. Tem dia que resolver contar uma história inteira e fica lá, falando, falando...
- fica louco quando escuta a porta de casa se abrindo. Sabe que é o papai chegando e para tudo o que está fazendo para esperá-lo. E quando vê a cara dele, sorri MUITO e se joga pro lado de tanta emoção;
- continua fazendo sucesso onde vai. Na feira, é a sensação. Fica no canguru, pendurado na mamãe, só tentando pegar as frutas. E todo mundo achando lindo...
- faz os vovôs e vovós ficarem bobos, rindo de qualquer coisinha que você faça;
- SEGREDO DA VIDA: já comeu sorvete, chocolate, panetone... tipo micro pedacinhos, aqui em casa. Mas deu tanta bola quanto dá para a couve-flor. Decepção da mamãe e do papai, que estavam se achando os mais legais de te dar coisas gostosas;
- tem milhares de brinquedos e adora brincar com eles. Mas os mais legais mesmo são o computador, o iPad, a soleira da porta, as bolinhas da árvore de Natal, a rodinha do carrinho e o lixo do quarto;
- sobre o iPad, pessoas sem noção me perguntam de você brinca com ele. Sim, brinca, afinal é um garoto da nova geração, nasceu num mundo touch screen, wireless... seu jogo favorito é lambê-lo e jogá-lo com força no tapete. Ou no chão, se a gente não estiver na sala;
- tem medo das coisas. Da campainha, do aspirador de pó, do liquidificador. Se antes não tava nem aí, agora chora ou rasteja correndo (hahaha) em minha direção;
- perdeu um bisavô na véspera do Natal. Não era avô de sangue, mas de coração. Foi ele quem te deu uma manta linda, tecida à mão, quando você nasceu. Até agora não consegui acreditar que ele foi embora =( 

Sobre 2014: vamos à praia em janeiro, passar uma semana inteira! E em maio vamos aos Estados Unidos, ficar 13 dias em Nova Iorque, eu, você e papai! Delicinha define!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lenda da Maternália

Diz uma antiga lenda da maternidade que tudo que achamos feio nos filhos dos outros com certeza teremos em nossos filhos. Eu, bobinha que era, nunca liguei muito quando minha mãe me contava isso. E olha que ela mesma já provou da ira da Deusa Materna ("Eu odiava criança que gritava. E nasceu você, Juliana", me contou certa vez). Dito e feito, filha Pedro. Olha só o que eu detestava em criancinhas e agora vivo na pele:

- criança que grita e chora no supermercado;
- criança que não para quieta em restaurante;
- criança que passa o dia com chupeta na boca;
- criança que no frio fica com aquele narizinho escorrendo permanentemente.

Nunca critique antes de viver, moral da história.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

domingo, 24 de novembro de 2013

Oito

DUVIDO que um dia você seja mais legal do que é atualmente. Sério, você era uma coisinha fofinha quando recém-nascido, mas agora, Pedro, você é uma diversãozinha, todo engraçado, cheio de barulhinhos, caretinhas, novos truques hahahah! A gente se diverte muito com você. É claro que rolam choros, manha, cocôs fedidos, mas a vida é assim! Eu fico cada dia mais apaixonada por você =)

Vamos às façanhas do mês: 

- usa brinquedos como martelo, e os bate com uma força descomunal no chão;
- já foi à praia (Itanhaém, na colônia de férias). Não se incomodou com a areia, mas teve medo do mar;
- já nadou na piscina (aquela inflável, de bebê mesmo, e a grande, no colo do pai);
- fica de pé sozinho! Se apoia nos móveis ou nas pessoas e se levanta, com muita desenvoltura;
- 'anda' (e super bem) se tiver segurando nossa mão;
- muda de cômodo na casa se rastejando. Se eu saio da sala e vou ao quarto, em poucos minutos lá está você, todo orgulhoso de ter me seguido;
- toma café da manhã, almoça, lancha à tarde e janta. E mama várias vezes ao dia;
- faz 'não' com a cabeça, e a gente morre de rir;
- tem três sungas;
- mastiga os alimentos com a boca fechada, bem educadinho;
- está com 69,5 cm e 7,250 kg. 'Excelente', de acordo com a pediatra;
- pediatra essa que pediu para a mamãe acabar com as mamadas da madrugada (que podem ser duas ou dez, depende do dia);
- mamãe essa que conseguiu te ver chorar de madrugada e não dar mamar por um dia. No outro não aguentou;
- está lindo, com cabelo claro, olhos grandes e sempre com um sorrisão no rosto;
- lindo do tipo: se está sozinho, já é lindíssimo. Se está perto de outros bebês, sapateia beleza na cara deles;
- faz da troca de fraldas uma hora tensa, já que está grande demais para o trocador em cima da cômoda e tenta brincar com/quebrar tudo ao redor;
- até vai no colo das pessoas, mas quem tem medo disso agora sou eu. TODO MUNDO quer te dar uma coisa pra comer, de pão a espetinho de churrasco. E a carrasca aqui ficou com o papel de chata que não deixa. E não deixo mesmo.
- tem seis dentes: quatro embaixo, bem grandes já, e dois caninos em cima. Vampiro style!
- ganhou uma bola e ficou maluco! Nunca vi tanta felicidade por um brinquedo;
- adora quando eu canto Parabéns Pra Você;
- é um grude master com a mamãe. Mas aí cabe um parênteses: EU passo o dia com você, faço e dou comidinha, banho, leite, carinho... canto, conto história, brinco no chão, levo pra passear. É ÓBVIO que somos apegados um ao outro. E eu acho isso mais do que normal. Pra mim não seria normal se você fosse apegado à tia da creche, isso sim. Opa, não usei o parênteses!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pedros, Pedros

A cada semana tenho um Pedro diferente em casa. Desde que você nasceu é assim, mudanças gigantescas em pouco tempo. Eu adoro ver como você evolui tão rapidamente, mas dá um trabaaalho... quando começo me acostumar com um Pedro, o outro já chega e domina a cena.

O Pedro do momento gosta de ficar em pé. Escala a estante da sala (que é baixinha) até se levantar e fica lá, todo orgulhoso. Escala pessoas que estão sentadas no chão. Escala o sofá. Escala o que der. O problema é que nenhum dos Pedros sabe sentar. Então, meu amor, quando você cansa de ficar de pé, cai de cabeça no chão. Quer dizer, deixar você brincando no tapete da sala tranquilamente é passado. Agora a gente fica de prontidão pra te salvar das quinas e dos tombos.

O novo Pedro também gosta de comer. Muito. Tipo o potinho todo de papinha que eu preparo (só pra constar: a nova mamãe do Pedro agora gosta de cozinhar e fica orgulhosa das super comidinhas que faz pra você). E as frutas. E quer experimentar o que a gente está comendo. É dificílimo evitar, mas eu não dou e nem deixo outras pessoas darem (alô, vovós!), nem uma bolachinha! Chata, han? Mas o filho é meu e eu decido o que ele come. Fim da história. 

O Pedro em questão já foi na piscina, na praia e já sabe fazer uma gracinha: não com a cabeça. É o ápice da fofice, gente! Balança a cabecinha para os dois lados e sorri, sabendo que todo mundo está adorando. Esse bebê também se comportou como um lorde na viagem do feriado, mesmo tendo passado 10 horas no carros na ida e 5 na volta, mas já fez um escândalo quando tentamos almoçar num restaurante e fazer compras no supermercado num domingo qualquer. 

Eu te amo de qualquer forma, Pedroca paçoca, e que venham os próximos Pedros! 


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Herança

Quando a gente fica velho, meu filho, vai percebendo que herdou muita coisa de nossos pais. E não estou falando de propriedades ou joias ou obras de arte, é de manias estranhas e coisas malucas mesmo. Eu, por exemplo, herdei as seguintes esquisitices da minha mãe:

- falar com mosquitos ('Ahhhhhh, mosquito, sai pra lá!!!');
- chegar em casa e imediatamente trocar o sapato e a calça jeans por algo mais confortável;
- não deixar chinelos e sapatos com as solas viradas para cima. É que morre pai e mãe. Se eu acredito nisso? Claro que não, mas vai que, né...
- estalar a língua antes de iniciar um assunto, como que lamentando;

E pra não dizer que só falo da minha mãe, do meu pai herdei a mania de jogar tudo quanto é papel no lixo e depois perceber que joguei receita médica importante, convite de evento que ainda não foi... e também puxei o dom de acompanhar músicas inteiras cantarolando só as últimas sílabas das palavras. E, claro, o poder de dormir a qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer jeito e ainda acordar com sono.




quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dúvidas

Por que as mães sentem o maior orgulho de dizer que o filho tem, sei lá, 5 meses e tamanho de 9? Isso é bom?
Por que as calçadas das cidades não servem pra andar de carrinho de bebê? E quem usa cadeira de rodas, como faz?
Por que cesárea não é parto?
Por que ter orgulho de amamentar criança de 6 anos? 
Por que ter vergonha de não ter amamentado?
Por que é um problema a enfermeira chamar a grávida de mãezinha? Ela, por um acaso, chama a enfermeira pelo nome?
Por que colocar criança tão pequena na escola?
Por que deixar o trabalho quando os filhos nascem?
Por que não dar vacinas em bebês?
Por que os médicos (incluindo a minha) não apoiam as mães que querem parto normal? 
Por que dar papinha industrializada? Por que não dar? 

Não entendeu nada, Pedro? Tudo bem, mamãe só estava passeando pela 'blogosfera materna' e ficou com dúvidas.



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sete

O mês passou voando, filho! Incrível como o tempo passa mais rápido agora que estou em casa com você, e passava muito devagar quando eu trabalhava. Incrível nada, né, lógico. A gente nem vê o tempo passar quando está feliz e ocupado (oi, ex-chefes que provavelmente não leem meu blog secreto, queria esclarecer que eu até era feliz e ocupada quando trabalhava, mas nem tanto). 

Você continua se desenvolvendo muito, está cada vez mais engraçado, comunicativo, apegado a mim, comilão... vamos aos feitos do mês! 

- engatinha! Dá uma ajuda arrastando a barriga, mas com certeza podemos dizer que engatinha. E rápido ainda! 
- tem fascinação por cabos de computadores, chinelos Havaianas e pontas de tapete;
- arrumou uma risada nova, tipo 'ha...ha...ha' e mostra a língua, mas apenas para poucos;
- sabe abrir gavetas. E fechá-las;
- chora igual o Kiko, do Chaves. Hahahahahah, é horrível e muito engraçado ao mesmo tempo. Eu não sei se rio ou te acudo;
- dá altos beijos de língua em você mesmo no espelho;
- está com 6,525 kg, sucesso total! E 67,5 cm;
- parece que desenvolveu medo de algumas coisas, tipo de tomar banho e do tapete novo (que chegou hoje aqui em casa. Você chorou tanto quando viu que deu dó);
- por outro lado, não tem medo de se jogar do sofá, da cama, do trocador... eu fico louca tentando te segurar;
- não senta. Não tem jeito, seu negócio é engatinhar e até ficar de pé. Se apóia na gente e tenta se levantar, coisa fofa!
- sorri loucamente para desconhecidos, tipo caixas de supermercado, vendedoras de lojas, vizinhos, passantes na rua etc etc etc;
- come bem, e de tudo. Papinha? Qualquer uma, de chuchu, brócolis, abobrinha... eu que morro de ter que cozinhar esses vegetais tão exóticos aqui em casa; 
- tem quatro lindos dentinhos, todos na parte de baixo da boca;
- usa-os para morder meu ombro eventualmente;
- pega coisas com os pés com uma habilidade surreal;
- fica loucão só de ver a colher laranja que te damos papinha e frutas. Balança as perninhas de alegria;

Que venham mais novidades, meu amor, porque eu estou adorando =) 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Não é a mamãe!

Não que você fosse o bebê mais simpático de todos e fosse no colo de todo mundo (e eu nem queria isso mesmo), mas agora, Pedro, não basta mais o papai ou uma das vovós, TEM QUE SER a mamãe. A tal frase "não pode ver a mãe que chora" nunca fez tanto sentido. Me vê e abre o berreiro, esticando os bracinhos desesperado. Pode até continuar chorando no meu colo, mas tem que ficar lá.

Isso já causou situações chatas, tipo a bisa ficar triste porque você não quis o colo dela e o papai ficar desapontado quando você chorou no meio do banho que ele estava dando só porque eu passei perto e você me viu.

Mas olha, falamos com a pediatra e ela disse que isso é super normal (não é culpa minha, nem do fato de você passar o dia todo comigo), e que esse comportamento costuma ir só até... os dois anos!




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Morrer de amor

Quando eu estava no primeiro colegial, lá em 2001, fiz uma prova de literatura sobre um livro que havíamos lido, e errei a resposta de uma das questões. A mocinha do tal livro (que não me lembro mais qual era) morria em determinado momento da história, e respondi eu que a causa da trágica morte foi ________ (tuberculose? pneumonia? insira aqui uma doença). A professora me corrigiu e afirmou que a heroína tinha morrido era de amor. Amor? Peralá, professora, protestei, morre-se de câncer, ataque cardíaco, gripe até, mas de amor não. Não, não, não. Ela insistiu e não mudou a minha nota. 

Doze anos se passaram e você nasceu. E agora eu sei que é possível morrer de amor. 


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Seis

Você fez seis meses no dia 25 de setembro, Pedroca, mas a vida anda corrida e não pude fazer um post comemorativo na data certa. Bom, o que importa mesmo é que com os seus seis meses vieram várias novidades boas, uhu!:

1. A APLV se foi! Você está curado da alergia do leite de vaca, meu amorzinho! Parece mentira, e eu confesso que não acreditei na gastro quando ela falou que 8 semanas de dieta resolveriam. Eu já tinha visto casos de crianças que ficam até 1 ou 2 anos sofrendo com a alergia. Mas confiei, né, ela sabe mais do assunto que eu (e olha que eu leio milhares de blogs e fóruns sobre o assunto hahahaha). 

Fomos ao consultório no dia 27, depois de exatamente 8 semanas da primeira consulta. Ela perguntou se você estava bem (sim, estava), se tinha sangue no cocô (não, não tinha) e te pesou (6,300 kg, delicinha!). Aí me falou "Legal, pode voltar a comer derivados de leite nessa semana, e tomar leite na semana que vem. Observa se o bebê está bem e qualquer coisa me liga". Assim, rápida, direta, segura. E deste então eu enfiei o pé na jaca (comi desde pizza quatro queijos até leite condensado na lata) e você continua normal, sem aqueles sintomas horrorosos da alergia. Viva!

2. Mudamos de casa!! Desde o dia 4 de outubro estamos em um apê novo, bem maior, mais bonito e mais no alto. Tem uma vista linda da cidade, venta pra caramba e ainda está dando eco. Você não curtiu nos primeiros dias, mesmo porque estava bem bagunçado e te deixamos por bastante tempo na casa das suas avós. Mas agora está tudo arrumadinho e mamãe está aqui com você ;)

Vamos a mais seis meses de Pedrinhos facts:

- dentes, minha gente, dentes! Você tem dois projetos de dentinhos, na parte de baixo da boca. E o mais legal é que um dia essa boquinha era só gengiva, e no outro, assim do nada, os dentes estavam lá!
- fala, fala e fala. Língua dos bebês, é claro;
- adora bater papo com as duas vovós;
- sorri pra caramba, mas raramente ri alto, com barulho e tal;
- pensando bem, não sorri taaaanto assim;
- rola, rasteja, aguenta o peso do corpo de pé, mas não senta. Mesmo porque não consegue ficar parado sentado, quer comer o pé, o chão, etc;
- come! Frutas (prefere as docinhas, tipo banana e mamão) e papinhas (com vegetais variados e carne). Mamãe agora cozinha, olha só! E nossa geladeira conheceu coisas loucas tipo couve, espinafre, beterraba...
- gosta de música, especialmente quando é seu pai tocando violão;
- mede 66 cm;
- acorda pra mamar duas vezes na noite. Às vezes três;
- está cada vez mais careca e cabeludo hahahaha! Sério, tem cabelo ralinho dos lados e bastante em cima, tipo um topete. E está com os cabelinhos mais claros;
- gosta dos próprios brinquedos;
- sorri para fotos! 
- chora 'só de ouvir a voz da mãe'. É assim: fica bem com os avós, os tios, o papai... mas daí me ouve e abre o bocão pra chorar. Estica os bracinhos pra mim e fica choramingando 'oooohhh';
- quando acorda ou não está a fim de dormir, fica de boa no berço, lambendo as grades, se virando, conversando sozinho... até a hora que cansa e chora pra nos chamar;
- toca air guitar;
- AMA espelhos. Se olha, sorri, se admira...
- chorou na piscina de bolinhas;
- gosta de ouvir histórias, mas se diverte mesmo é comendo o livro;
- é fascinado por cabelos. Já puxou de todo mundo, até da bisa. Tem predileção pelo da mamãe, e às vezes só se acalma quando coloca um pedação do meu cabelo na boca e fica lá, babando. E eu, bobinha, achava que você estava me abraçando;
- mama mais rapidamente, e nos dois peitos;
- sabe seu nome. Apesar de te chamarmos de Minduim, Pinguim, Peidinho, Pedroca, Peidoca, Caramujo que Mora em Ubatuba...

É muito amor, meu amor.   


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Um dia na vida de Pedro

Primeiro foi o cocô. Depois que você começou a comer frutas, a troca de fraldas nessa casa passou pra uma nova fase, bem tensa, por sinal. Tentei lencinho, algodão com água, papel higiênico e nada. Só um banho resolveu. Mas até aí você já tinha sujado calça, body, lençol, colchão, kit berço, por pouco não sobrou pro berço mesmo. Mas peralá quem achou que foi só uma vez: foram duas, DUAS fraldas de matar.

Daí fomos para a sala, onde estendo um edredom no chão e te deixo rolar com seus brinquedos. Mas pra quê brincar com as trezentas coisas que coloquei lá se você pode descobrir um brinquedo no plástico ainda, que nem seu é? Rolou, se rastejou e chegou até o pacote. Foi puxando devagarinho até cair na sua cabeça. Sorte que era levinho.

No fim da tarde, te coloquei na minha cama e cerquei com travesseiros. Em 20 segundos que demorei pra pegar minha escova de dentes lá estava você, de bruços, com um travesseiro nas costas, sei lá como, parecendo uma tartaruguinha sorridente.

Ficou com a vovó um pouquinho à noite e te buscamos por volta das 21h, hora que você já estaria dormindo se estivesse em casa. Dormiu um pouquinho no carro e chegou em casa chorando. De sono, pensei eu. Mamou e foi pro berço. Mas daí se animou: o berço estava sem aquela parafernália toda do kit berço! Parecia um lugar novo, que você nunca tinha visto, e isso te deixou ligadão. Dormiu só depois de ter rolado que nem um maluquinho e de ter lambido uma a uma as grades do berço hahahahah.


Fim do dia. 


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Hora de comer

Voltou pra médica. Não a gastro, a de sempre.
Não engordou nada, nadinha de nada. Mas mesmo assim ela achou bom.
Tá grande, feliz, com cara boa.
Nos instruiu sobre sua nova alimentação, com frutinhas e legumes.
Ficamos quase uma hora lá, ouvindo e fazendo milhares de perguntas.
Ela é legal, tem paciência, bom humor.
Aí sábado começamos.
Eu com o coração apertado, vontade de chorar. Meu bebezinho está ficando grande!
E eu não sou mais sua única fonte de alimentação.
Tentamos uma maçã. Mas você ainda não sabe engolir! Veja que coisa.
Uma pessoa que não saber engolir ainda.
Foi bem bonitinho te ver comendo. No dia seguinte foi a vez da banana, e no outro da pera.
Você foi acostumando melhor, gostando mais.
Mas sempre quis mamar depois.
E eu fico escondendo um orgulhozinho por ainda ser a preferida entre todas as suas novas opções.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tatu-bolinha

Seeeeeis quilos! 6,055 kg, pra ser específica! Sucesso, filho! Fomos ao consultório da gastro na última sexta-feira, que te pesou e falou que está tudo ótimo! Passamos já quatro semanas da super dieta, agora faltam mais quatro (copo meio cheio, copo meio cheio, copo meio cheio...) e então voltaremos lá pra ver como você está.

Devo dizer também que você está mega sapeca! Depois da queda do sofá, nunca mais te deixei sozinho lá, lógico. Comecei a colocar um edredon no chão da sala e te deixo brincando em paz. E não  é que até de lá você fugiu? Foi parar bem longe de onde eu deixei. Engatinhar não engatinha ainda, mas se rasteja que é uma beleza! Quando quer pegar algum brinquedo ou qualquer coisa, rola, se arrasta, se vira mesmo hahahahah, até conseguir (e enfiar o tal objeto na boca, claro). Às vezes faz tanta força pra sair do lugar que até solta pum hahahahah.

Também dá gargalhadas delícias, troca olhares com a mamãe e o papai, fala palavrinhas da língua dos bebês, faz barulhinhos de todos os tipos, fica feliz quando nos vê e, veja só, adora o meu  colinho! E eu aproveito e pego mesmo, abraço, amasso, dou beijos. E aí de quem falar que vou te acostumar no colo. Passei cinco meses esperando essa oportunidade!

É isso, bebê! O tempo tem passado rápido demais.



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cinco

Cinco meses de Pedro, Pedro (foi dia 25, mas só deu pra escrever agora. Ontem estávamos ocupados cantando parabéns pra você na casa da Vó Maria). E você não poderia estar mais delicinha, cheirosinho, interativo, engraçadinho. Toda aquela fase de cólicas, dores e problemas por causa da alergia se foram. Você chora ainda, é claro, afinal é um bebê, mas chora por motivos claros, tipo fome, sono, tédio. E sem querer ser aquele tipo de mãe mas já sendo, você é muuuito esperto, meu amor. Muito vivo, curioso, inquieto. Nem anda ainda e já cansa a mamãe! Com cinco meses você...

- rola! Se está de barriga pra cima consegue virar de bruços, e vice-versa;
- tem a cabeça bem maior que o corpinho, o que favorece uns capotes quando está de bruços;
- ainda é magrelinho (deve ter uns 6 kg), e bem comprido;
- caiu. Tipo no chão. Do sofá. Eu te deixei lá um minutinho, com almofadas por todos os lados, como sempre faço (fazia, né), e fui trocar o lençol do seu berço. Eis que escuto um barulho do violão do seu pai. Saio correndo e te vejo sentado (como?) no chão, do lado do violão, chorando. Tadinho. Dei um colinho e um mamazinho pra sarar.
- faz gracinhas para as pessoas (selecionadas). Tipo para de mamar para sorrir pra minha mãe e volta a mamar;
- quer colocar a mãe em TUDO, pra conhecer a textura e, CLARO, levar pra boca. Nada escapa de você;
- solta puns fedidíssimos;
- mama bastantão, com vigor;
- deu pra acordar mil vezes durante a noite =/;
- experimentou clandestinamente frutinhas, hohoho! Papai e eu demos maçã, banana e pera pra você lamber. Mas comer mesmo só quando a médica deixar;
- gosta de natureza, verde, plantinhas (não puxou a mamãe);
- pega o pé e se diverte brincando com ele;
- gosta dos clássicos O Sapo Não Lava o Pé e Motorista, Olha o Poste;
- gosta um pouquinho de colinho. Mas bem pouquinho, bem de vez em quando;
- ama ficar de pé no nosso colo;
- sabe quando a gente está fazendo gracinhas pra você e ri (mas só se achar engraçado);
- adora mexer em livro ou revista;
- fala (!) com a gente, especialmente enquanto mama. Fica soltando uns barulhinhos tipo 'hmmm, hmmm, hmmm';
- adora comer meu cabelo;
- mantém firme e forte a Hora do Terror, nome que papai e eu demos ao período entre 19h e 20h, quando ainda não é hora de dormir mas rola um suuuper sono;
- está cada dia mais lindo.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cai a ficha

Duas situações que me fazem lembrar que a vida mudou:

Ligar no consultório médico e dizer "Gostaria de agendar uma consulta para o meu filho...";

Receber convites endereçados a 'Juliano e família'.

=)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prioridades

Você prefere o carrinho, o bebê conforto, o berço, o trocador de fraldas, o sofá, o sofá da vovó... quiçá o chão!, mas jamais o colo da mamãe. #chatiada


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mais do Pedro

Saúde
Então que você tem APLV mesmo. Confirmamos há uma semana e quatro dias com a gastropediatra e desde então estou em uma dieta mega rígida, sem direito a pizza no fim de semana. Aliás, eu nao posso nem almoçar na Vó Maria, porque vai que uma colher de margarina sorrateiramente encostou, sei lá, no arroz?! Nesse nível. A sorte é que seu pai encara tudo como um desafio, e ele AMA desafios, então se propôs a ser um chef APLV e tem cozinhado todos os dias pra mim.

A médica disse que em 96% dos casos a alergia passa em 8 semanas se a dieta for feita sem falhas. Eu estava me preparando pra ficar sem queijo e etc até voce fazer um ano, então esses 2 meses vão ser moleza. Tem um monte de receita que não leva leite e derivados, até de doces, dá pra sobreviver. Sem contar que isso me ajudou a perder todos os 17 kg da gravidez, uhu, e a entrar nos meus jeans antigos. #todascomemora

Humor
Mudando de assunto, você aprendeu a gritar, Pedro, que coisa mais linda! E daí grita se está feliz, se está triste, entediado, animadão, se está em casa, se não está em casa, se quer mamar de madrugada...

Seu humor varia muito, mas sem dúvida é mais fácil cuidar de você agora, com 4 meses, do que era aos 2 ou 3, quando você tinha crises loucas de cólica. Agora existe até a possibilidade de sairmos de casa com um bebê feliz e sorridente, que faz gracinhas para as pessoas e dorme em qualquer lugar quando está com sono. E, claro, tem também aqueles dias que você acorda num mau humor terrível e chora, vomita na minha roupa, faz escândalo... Acontece geralmente quando te levo no shopping ou quando encontramos a família do seu pai. Tipo pra me matar de vergonha mesmo.

Mas sabe, me apeguei a uma frase sábia da minha mãe: bebês choram. Ponto final.

Sono
Não rola padrão de sono. Tem noite que dorme às 20h30 e vai até 05h30, e dorme de novo até 8 e pouco. Tem semana que acorda pra mamar meia noite, em ponto. Depois mais umas duas ou três vezes na madrugada. Tem dia que acorda 10 da manhã, tem dia que às 7. Honestamente, não acho que eu, mamãe, durmo pouco. Não tenho do que reclamar.

Independência 
Quando fiquei grávida decidi que criaria meu filho pra ser uma pessoa independente, fosse menino ou menina. Bem mais do que eu fui - e sou hoje (meus pais exageraram na superproteção). Não sei se tô indo bem no meu plano ou se é uma característica sua mesmo, mas você curte fazer as coisas sozinho. Não gosta muito de colo (até hoje te fiz dormir no colo uma ÚNICA vez #chatiada), prefere dormir sozinho no berço ou no bebê conforto. Ai de quem te carregar igual bebezinho... Você fica ofendido, hahahahah. Claro que às vezes eu queria te carregar e cantar pra você dormir, mas ué, já que não é a sua, vou te deixar assim, independente, como eu tinha planejado antes de saber que você era você.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Coisas da vida

Certeza que em algum idioma 'mãe' e 'culpa' são sinônimos.

*

Como alguém tem coragem de brigar com a própria mãe? Só hoje, na madruga mais fria do ano, levantei TRÊS vezes da minha caminha quentinha e delicinha para dar mamar a você. E mais uma vez para ver se você estava coberto. 

*

E como pode uma pessoa tão pequena ser tão brava? Acho que você puxou a família da mamãe, filho. O a do papai. Tanto faz.


*

Você descobriu seus pés! Ainda está analisando pra que servem, onde ficam, mas tem consciência deles. Coisa linda de ver!



quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quatro

Quatro meses de Pedroca em casa. Estou exausta, filho, mais do que no primeiro mês, mas muito feliz. Você está bem, contente, fazendo gracinhas e alegrando a vida de todo mundo. Aos quatro meses você...

- levanta bem a cabeça quando te colocamos de barriga para baixo, e fica assim por um tempão;
- faz barulhinhos novos com a boca e baba loucamente;
- ainda não alcança o pé, mas já descobriu os joelhos;
- não para quieto quando vou te trocar na cômoda. Fica tentando comer as roupas, virar para os lados, derruba tudo que está em volta, uma beleza...;
- não tem mais cólicas, mas tem dores de barriga que só passam quando você faz um cocô explosivo;
- faz cocô o dia inteiro;
- dá sorrisos gigantes e diz a lenda (ou o seu tio José) que dá gargalhadas. Mas essa eu nunca vi...
- presta atenção em TUDO!
- odeia quando eu começo a conversar com alguém enquanto você mama;
- para de mamar para prestar atenção no iPad ou no celular, se eu estiver usando algum deles;
- está mais careca ainda, mas só na parte de trás. Engraçadíssimo;
- dorme tranquilão alguns dias, das 21h até 3h, quando acorda pra mamar. Depois acorda de novo às 6h, mama e vai até umas 8 e pouco;
- em outros dias, dorme às 20h, acorda 21h, 22h e 24h, chorando. Ou de sono, ou de dor de barriga (isso mesmo que você leu, acorda e chora de sono. Bebês são complexos, meu filho);
- pega objetos sozinho;
- cai para o lado quando fica de barriga pra baixo, se equilibrando nos cotovelos;
- já aprontou uma: conseguiu enfiar a chupeta INTEIRA na boca, que obviamente ficou entalada. Aí chorou, a mamãe chorou e o papai conseguiu tirar sem te machucar;
- ficou uma semana inteirinha sozinho com a mamãe. O papai viajou a trabalho e seus avós maternos viajaram de férias. Seus tios, em especial tio José, deram uma super ajuda pra gente;
- fica bem durinho quando te colocamos de pé no tapete;
- ama uma sonequinha da tarde na minha cama;
- odeia ser acordado da sonequinha da tarde.

Parabéns, meu amor!


sábado, 13 de julho de 2013

APLV

Fomos ver a pediatra de novo nessa semana, Minduquinha, e saímos com uma notícia ruim: a médica suspeita que você tenha alergia à proteína do leite de vaca (a famosa APLV). Como você só mama, a proteína passa para você pelo meu leite. Assim, quem tem que cortar da dieta TUDO que tem leite sou eu. Isso inclui queijo, pães, bolos, margarina, requeijão etc etc etc (ad infinitum), ou seja, qualquer coisa que possa apresentar míseros traços de leite. Saí do consultório direto para o supermercado e dei uma de louca dos rótulos. E quase tudo no mundo (industrializado) tem leite (mas com outros nomes, tipo soro de leite em pó).

A suspeita dela é baseada no fato de que há tempos vem aparecendo um sanguinho no seu cocô (não liga, meu amor, mãe adora falar do cocô dos filhos) e você está ganhando peso beeem devagarinho. Com 3 meses e meio está com 5,555 kg (cabalístico, hein). Eu te acho lindo assim mesmo, magrinho, mas aparentemente magreza não é bem vista para bebês.

Vamos no começo de agosto ver uma gastropediatra, que vai ajudar a fechar o diagnóstico. Por enquanto, fico com o meu regime forçado (tudo bem, magreza é muito bem vista para adultos).  

Eu nunca fiz sacrifícios na vida, filho. Nunca precisei. Abrir mão de comer coisas que eu amo (e eu amo comer) vai ser meu primeiro. E eu vou fazer. Já comecei. E só uma coisa me motiva: você. Afinal, bebê, eu te amo mais do que bolo de fubá, leite com Nescau, pão de queijo, chocolate, lasanha, leite condensado, molho branco... 


terça-feira, 9 de julho de 2013

"Foi só você chegar..."

Minduim, talvez um dia você seja pai e ouça esse tipo de coisa. Ainda assim, acho que com mãe o negócio é bem pior. Vamos então à lista de inevitáveis-chatices-que-as-pessoas-dizem-a-mães-de-bebês:

"Ele tava quietinho até agora, foi só você chegar..."
"Não pega muito no colo senão acostuma."
"Por que ele tá chorando?"
"Já deu mamar?"
"Não é a fralda que tá suja?"
"É só ouvir a voz da mãe que chora."
"Esse choro não é de cólica?"
"Não dorme a noite inteira ainda?"
"Você põe roupa demais/de menos."
"Dorme sozinho no quarto dele? Que dó!"
"Com os meus filhos eu fazia assim _____________ (insira aqui um ensinamento)."
"Não vai benzer?"
"Não vai batizar?"
"Não vai dar chazinho?"
"Dá melzinho na chupeta pra parar de chorar."
"Na minha época criança não chorava tanto assim."
"Antigamente não tinha essas alergias de hoje em dia."






Dedico esse post a todas as suas avós, bisavós, tia-avós, pessoas próximas e gente que a gente nem conhece mas que adora dar opinião. 

sábado, 6 de julho de 2013

Cara de quê?

Diálogo entre papai e mamãe dia destes:

- Ele nem sempre tem cara de Pedro.
- Ah não? E ele tem cara de quê, amor?
- De... Julianinho! 


terça-feira, 25 de junho de 2013

Três

Clichê, sim, mas eu sou mãe e posso: há três meses nossa vida mudou muitão, filho. Nem lembro mais como era acordar sem você aqui. E agora nossa casa tem um cheiro diferente, um amor diferente.



É impressionante como você muda de uma semana para a outra. As duas semanas que passaram foram bem difíceis, com muuita cólica e chorinhos. Nada fazia a dor de barriga passar, só a santa simeticona mesmo. Mas daí, como mágica, um belo dia na semana passada você acordou e não teve cólica. Nem um pouquinho. E assim foi melhorando, passando a maior parte do dia bonzinho, com menos chorinho e mais risadinhas. Enfim, aos três meses você...

- dá gargalhadas para pessoas (mas não para brinquedos);
- dorme sozinho no seu berço;
- se mexe muito durante o banho e molha o quarto todo;
- não curte muito ficar deitado no colo tipo bebezinho;
- coloca a mão inteira na boca, o tempo todo;
- fala 'guuuu' e outras bebezices;
- faz bolinhas de baba e barulhinhos com a boca;
- olha apaixonadamente para o papai e a mamãe;
- tem a cara do pai ainda, mas dorme igual a mãe (leia-se: até 10h da manhã + sonequinha de tarde);
- ama de paixão o trocador de fraldas;
- faz chorinho de manha quando está com sono;
- acorda para mamar duas vezes durante a noite (sendo que a última já é quase de manhã);
- olha e observa tudo, TUDO mesmo. Até a TV;
- fica sozinho (no berço ou na sala) um pouquinho para a mamãe arrumar a casa, mas se eu demoro... aí você reclama;
- fica bonzinho no restaurante do vovô e na casa da bisavó Maria;
- não gosta de sol;
- vomita litros depois de mamar. Especialmente no seu pai;
- usa roupa tamanho G (embora eu insista em colocar body tamanho RN em você. É que eles são tão lindinhos...);
- dorme de braços e pernas abertos, bem folgadão;
- ouve Palavra Cantada todos os dias;
- está perdendo cabelos. Atualmente ostenta uma leve careca na parte de trás da cabeça;
- já ficou sem a mamãe na casa das duas avós. E chorou quase todas as vezes;
- está medindo 60 cm e pesando 5,520 kg (pouco, segundo a pediatra, mas ótimo segundo a mamãe).

PS.: casa sem cólica não é casa sem choro.

      

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Grata

A você,

que acalma o Pedrinho nas horas mais difíceis, que está sempre lá quando ele precisa, que o sossega e dá segurança, que muitas vezes é o único a fazê-lo parar de chorar, que nunca o abandona, que se faz um grande e confortável amigo, que é palco das mais fofas risadinhas e gracinhas...

...a você, querido trocador de fraldas em cima da cômoda, meu muito obrigada!


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minduíces

Fomos na sexta-feira passada na pediatra para a consulta dos dois meses. Mais uma vez, só elogios. E deixa eu falar: eu adoro sua pediatra. Lembro de ter pedido dicas pra vários conhecidos pra escolher um médico bom para você, mas no fim das contas peguei a lista de pediatras do convênio, apontei para um nome aleatório e liguei marcando a consulta. E deu super certo! Ela é ótima, gente boa, super jovem, aberta a conversar, não faz drama nem dá bronca. Uma fofa!

E foi comprovado o que o seu queixinho gordo já mostrava: 5 kg e 58 cm de pura delicinha!

*

Pedro mãos de tesoura, seu mais novo nome. Suas unhas crescem na velocidade da luz, e só mães sabem como é difícil cortar unhas de bebê! Elas são minúsculas, é mais fácil cortar o dedo inteiro, que não é minha intenção. Apesar de pequenas, são pontudinhas e você se arranha TODO SANTO DIA. Está com o rostinho todo cheio de mini arranhões, uma beleza. Daí as pessoas olham e me falam "Mas você não cortou a unha dele?!?!". E eu corto, a cada dois dias, meu filho.



*

5 de junho de 2013, dia pra entrar na história. Você dormiu a noite INTEIRA! Das 22h de ontem até 5h45 de hoje, sem acordar para mamar. Eu mesma acordei às 3h e fiquei te olhando, esperando, e nada. Só foi acordar mesmo de manhã, quase 6h, morrendo de fome. Mas vou confessar que você sempre sempre dormiu bem à noite. Pode chorar, berrar, dar um trabalho louco durante o dia, mas de noite dorme que é uma coisa fofa. Sempre acordou por volta das 3, depois às 6 e às 8 ou 9 (tudo madrugada, no meu ponto de vista dorminhoco). 

*

Falando em chorar, berrar, dar um trabalho louco, o que dá mais raiva é que em dias que você de fato faz isso, quando a gente já tá acabado, sem saber o que fazer, chorando junto, você nos olha e começa a rir. Rir, juro. Umas risadonas gostosas, cheias de gengiva. Daí o mundo para e a gente sorri de volta. 

*

Já falei que talvez vamos mudar para um outro apartamento, maior e mais legal? Pois é!


domingo, 26 de maio de 2013

Dois

Dois meses, meu amor. Agora você ri, fica durinho no colo, passa o dia inteiro acordado, dorme a noite toda (com duas acordadinhas para mamar), ainda faz um mini escândalo quando tem cólica, não cabe mais nas roupas P, dorme em festas de família, faz os seus avós (e bisavós) ficarem bobos, babando em você.

Ontem fizemos uma festa linda, com brigadeiros (que ficaram bem duros, feitos pela mamãe e a vovó) e pizza! Pena que você chorou durante o parabéns inteiro, hahahahahaha!




quinta-feira, 23 de maio de 2013

Filhinho da mamãe

Desde que nasceu escuto diariamente que você é A CARA do pai. Já ouvi isso de todo mundo, incluindo dos meus pais, de uma moça que trabalhou comigo no ano passado e só viu o Juliano uma única vez na vida, da mulher que faz faxina em casa há 3 meses e de uma outra menina para quem dei aulas de inglês em 2008 e só te viu por foto.

A poucos dias de completar 2 meses, eis que seus olhinhos estão cada vez mais castanhos, IGUALZINHO DA MAMÃE! 

Ponto pra mim.

(sério, filho, com tanta gente de olho azul na família do se pai, você tinha que puxar bem a cor dos olhos da mamãe?)


sábado, 18 de maio de 2013

Baby Bullying

É feio fazer bullying com as pessoas? É, sabemos que é, Minduim. Mas com o próprio filho pode... e a gente faz bullying bonitinho ;) Te chamamos de Vomitinho, Peidinho e seu pai assopra seu rostinho só pra te fazer mostrar a língua. Eu sou a mamãe, e fico com dó, é claro, mas confesso que é bem engraçado. Um soprinho e você mostra a linguinha fofa. 

Mudando de assunto: essa semana você começou a sorrir. Assim, não me parece a coisa maaaais consciente do mundo, mas quando você está feliz, mesmo que esteja sozinho, dá risinhos e balbucia palavrinhas. É de morrer de amor. Ontem seu pai foi trocar sua fralda de madrugada, tarefa necessária mas nem sempre prazerosa, e voltou quase chorando de emoção. Você (que por sinal ama de paixão ficar no trocador de fraldas) ficou olhando pra ele e deu o maior sorrisão!



sábado, 4 de maio de 2013

Mais do Mindu

Pense em um bebê delícia, que fica de boa na sala com a gente no fim de semana, que sai para jantar fora com o papai e a mamãe sem chorar (tá, não por muito tempo...), que adora o peixinho amarelo de borracha, que mostra a língua, que faz caras fofas quando toma banho, que fala língua de bebês, que não faz mais xixi na gente na hora de trocar a fralda, que ganhou peso e agora tem uma barriguinha gordinha e engraçada... pensou? É você, Mindu. 

Você cresce um pouco todos os dias e meu amor por você também.

PS.: nova visita à pediatra e só elogios. Tantas (e põe tantas nisso) mamadas resultaram em 4,430 kg e 55 cm. Lindeza! 


sábado, 27 de abril de 2013

Primas

Na festa de aniversário da priminha Sofie, na chácara do seu avô, hoje:

- Nossa, tia, ele já saiu da sua barriga!
(Sofie, 4 anos)

- O Pedrinho parece um coelhinho bebê!
(Gabi, 5 anos)


quinta-feira, 25 de abril de 2013

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eu que fiz

Depois que você nasceu, não consigo achar nenhum outro bebê tão lindo. Como pude fazer alguém tão perfeito?


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Morrer de amor

Coisas que fazem meu coração bater mais ainda:

Seu pai dizer pra todo mundo que você curte ouvir Caetano e Beatles.

Sua respiraçãozinha enquanto mama. É quase um suspirinho, coisa mais linda.

As mensagens que as pessoas escrevem no seu livro de visitas.

Sua carinha quando te pegamos no colo, de pezinho, com a barriga virada para nossa barriga. Você cruza os bracinhos e descansa a cabecinha neles, com os olhos bem abertos (não sei se expliquei direito, mas é a coisa mais fofa do mundo).

Nossos abraços de família, eu, você e papai.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

3 1/2 semanas de amor

Você tem 24 dias. E eu sofro loucamente por te ver crescer. Como faço para que continue para sempre um recém-nascido fofinho, cheirosinho, delicinha? Eu sei que é inevitável, mas bem que eu gostaria.

Vamos falar então sobre você, Minduca!

- já esteve com a pediatra duas vezes, e essa semana vai ao consultório de novo. O motivo é seu peso, que ainda não aumentou quanto deveria. Você mama só no peito, mas é meio preguiçoso e dá umas boas cochiladas durante as mamadas.
- voce já sabe que tem mãos! Ainda não sabe muito bem como elas funcionam, ou pra que servem, mas me parece que tem consciência delas. Tanto que segura minha roupa enquanto mama (e eu morro de amor), arranha o rosto do seu pai (suas unhas são dignas de um mini Zé do Caixão), puxa meu cabelo e tira/coloca a chupeta sozinho (bem, isso eu acho que é sorte, mas seu pai acha que é genialidade).
- usa uns oito looks do dia por dia, dependendo da quantidade de vezes que solta leite na roupa (na sua, na nossa, na da vovó...).
- faz uma carinha muuuito engraçada depois que mama, meio de bêbado, meio sem entender o que se passa no mundo, abrindo um olho de cada vez.
- sorri quando solta pum (são espasmos, eu sei, mas ainda assim a gente morre de rir).
- olha pra mim. Juro! Antes você ficava meio catatônico, com um olhar perdidão, mesmo porque não enxergava nada que estivesse mais que 30 cm longe de você. Agora você me olha quando mama e eu fico toda bobona, sorrindo.
- se espreguiça por uns dez minutos quando acorda, fazendo todas as caretas possíveis.
- encontra seus avós maternos quase todo dia, que ou vêm te visitar em casa ou vêm nos buscar para almoçarmos na casa deles. E não tem um dia que eles não suspirem e falem que você é lindo.
- e é mesmo, meudeus, como pode ser tão lindo?
- tem umas coliquinhas no fim do dia. Isso aconteceu nos últimos dias, mas foi bem ruim. Você chora de dor, eu choro de desespero, seu pai tenta acalmar nós dois. Por fim descobrimos que uma das coisas que te acalma um pouquinho é um banho quentinho, justamente o que você odiava! A gente enche a banheira e te deixa lá, com a barriguinha na água, parecendo uma rãzinha. Mas tem que te dar remédio também, segurar no colo, enrolar na cobertinha, cantar musiquinha, enfim, tentar de tudo pra passar.

Seu pai e eu chegamos ao final do dia exaustos, cheirando leite, com dor de cabeça. Daí a gente te olha e por alguns minutos esquece como é difícil.




PS. Você engordou E cresceu! Está com 3,815 kg e 54 cm.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dieta Mindukan

Sempre ouvi que amamentar emagrece. De fato. É só eu sentar para comer qualquer coisa que você começa a chorar que quer mamar. 

(By the way, já perdi 10 quilos. 'Só' faltam 7!)

terça-feira, 16 de abril de 2013

Cafona, eu?

Você passa a vida cultivando um vocabulário rico e fino, cheio de palavras bonitas e inteligentes. Daí vira mãe e se vê O DIA INTEIRO falando coisas como "anjinho de candura", "príncipe encantado", "chuchuzeco da mamãe", "joia rara", "vidinha", "fofinho da minha vida"...


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mãe descartável

Você estava quietinho no carrinho, na sala, quando corri para o banheiro escovar os dentes. Óbvio que nesses dois minutos que se passaram você abriu o berreiro, fez um mini escândalo mesmo. Eis que surge, sabe-se lá de onde, a senhora que faz faxina aqui em casa (contratada há pouco mais de um mês, vale ressaltar) e começa a balançar o carrinho freneticamente tentando te acalmar. Assim que apareço na sala ela me solta essa:

- Eu sou muito boa nisso de ninar criança. Pego no colo mesmo, balanço o carrinho, não deixo chorar. Se eu cuidasse desse aqui, você ia ver, ele nunca mais ia querer você.  

Morri.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Escatologia do dia

Até o 14º dia de vida, seu cocô tinha cheiro de sucrilhos. Cara de mostarda, mas cheiro de sucrilhos. Desde ontem, porém, tudo mudou: agora o dito cujo tem cheiro de Mc Donald's! Mais precisamente de Cheddar McMelt.

E eu, que era tão limpinha e educadinha, agora consigo discorrer sobre cocô por horas e horas, não importa o interlocutor. 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Shrekzinho

Coisas que você só vai ouvir enquanto é um bebê:

- Vai, filhinho, dá um arrotinho pra mamãe ficar tranquila!
- Solta um pum, meu amor, pra aliviar a barriguinha.
- Oba, fez um cocozão!
- Tudo bem, foi só uma vomitadinha...




segunda-feira, 1 de abril de 2013

Só que não

Nós, pais neo-hippies-modernosos, fizemos uma lista mental das coisas que abominamos para crianças e que, com certeza absoluta, deixaremos longe de nosso lindo bebezinho. Aos cinco dias de vida você ganhou uma chupeta. É, meu caro, a vida sapateia na nossa cara. O próximo passo é te colocar na frente da TV pra assistir a tal da Galinha Pintadinha.


sábado, 30 de março de 2013

Vida nova

Você já tem cinco dias. E nós não dormimos direito há cinco dias. Ora te olhando loucamente apaixonados por você, ora te fazendo dormir ou mamar. 

Ao fim do dia sinto dores nos braços, nas pernas, na cicatriz da cesárea. Penso na nossa vida e entendo que nunca mais será a mesma. Sinto medo, apesar de todo o amor. 

Passamos dois dias e meio no hospital. O parto normal não aconteceu. Fiz minha primeira cirurgia da vida, a primeira anestesia. Seu pai do meu lado, segurando minha mão. Choramos quando você saiu da minha barriga, às 9h27, e veio para o colo do pai. Gordinho, roxo, cabeludo, lindo lindo lindo. E chorei de novo quando te colocaram no meu peito para mamar, ainda no corredor, antes de chegar no quarto. E você mamou, como se soubesse fazer isso desde sempre.

Aprendemos bastante nos dias que fiquei internada. A te vestir, dar banho, trocar a fralda, ninar. Em casa seu pai e eu somos uma dupla. E nem quero pensar como vai ser quando ele voltar a trabalhar, daqui a uma semana. A gente vai tentando, testando possibilidades, se ajudando. Um carrega e o outro busca a fralda, um te faz dormir enquanto o outro dorme, um te segura e o outro te ensaboa na banheira, enquanto você grita com todo sua força pra mostrar que odeia tomar banho.

Somos três agora, e todos os dias nos perguntamos: como é possível amar tanto alguém que só tem 50 cm?  

segunda-feira, 25 de março de 2013

Todo amor que houver nessa vida

O melhor dia da vida existe, e ele é hoje.

(PS: bebê Pedro nasceu às 9h27, com 3,590 kg e 50 cm)


sexta-feira, 22 de março de 2013

Não nasceu. Mas vai nascer!

Bebê Minduca, você ainda não quis nascer. Todo mundo que apostou nos dias 17, 18, 19, 20 etc perdeu (inclusive a mamãe aqui)!

Já passamos de 40 semanas e eu nem consigo dormir à noite pensando em você. Sem contar que seu pai está de férias há uma semana e estamos ficando loucos de ficar em casa o dia todo sem nada pra fazer. A gente entra no seu quarto umas 20 vezes por dia. 

Hoje tive consulta médica e agendamos seu nascimento para segunda-feira, dia 25. Eu não queria fazer isso, mas fico com medo de o tempo passar e você correr algum risco. Então, caso você não venha antes (VENHAAAAAAA, POR FAVOOOOOOR!), segunda é seu dia =)


terça-feira, 19 de março de 2013

sábado, 16 de março de 2013

Ué, não nasceu?

Sério, tenho vontade de dar um socão em que olha pra mim, gravidíssima, gigante, mal conseguindo andar, e pergunta "nasceu?!?!?".

39 semanas e 2 dias. Até o boletim semanal do BabyCenter já se despediu de mim. Do tipo "seu bebê tá pronto, lindo, gordinho, já canta, dança, sapateia, só falta nascer". 

O fato é que você não está atrasado, Minduim. A data prevista para o parto é 21 de março. Hoje é 16. Tudo normal. Mas a ansiedade me deixa louca. Especialmente a dos outros. E a galera está ansiosa, deosdocéu.

Escolha seu dia, bebê. Você pode. 


terça-feira, 12 de março de 2013

Filho do seu pai

Eu nasci um pouco antes da hora, pesando pouquinho, só 2,6 kg, super-mega-careca.

Seu pai nasceu pouco depois da hora, gordinho, com mais de 3 kg, e com muito cabelo escuro.

Você já pesa 3,3 kg, tem um cabelão (que duvido muito que seja loiro) e, com 38 semanas e 5 dias, ainda mora na minha barriga e não dá o menor sinal que quer sair tão já.


quinta-feira, 7 de março de 2013

Últimas do Minduim

38 semanas, minha gente! E nada de você querer nascer, meu amorzinho. Vamos aos highlights das últimas semanas:

- 3,3 kg. É isso que o senhor está pesando atualmente, ainda dentro da minha barriga. Um gordinho! Te vimos ontem no ultrassom. Seu super cabelo ficou se mexendo, você fez umas caretinhas e depois colocou o braço na frente do rosto.
- mamãe chegou aos 70 kg, que beleeeeeza!
- fui conhecer o hospital onde você nascerá. É na rua da nossa casa, bem pertinho mesmo.
- seu quarto está prontíssimo, assim como sua malinha da maternidade. Faltam mesmo as lembrancinhas. Como é chocolate e está um calor surreal, deixei pra terminar na última hora mesmo.
- todas as coisas de grávida que não tive até então resolveram aparecer: dificuldade de andar/deitar/ levantar/sentar/fechar as pernas, calor fora do comum, pés/mãos/rosto inchados, mau humor gravídico (não muito, mas tem aparecido), fome às 3h da manhã, pouquíssima vontade de sair de casa (e consequentemente encontrar conhecidos e ter que responder 'como eu estou', 'como está o bebê', 'quando nasce' etc etc), roupas finitas (uma calça, um vestido, três camisetas, um sapato). E assim vai...

É emocionante e um pouco tenso te deixar escolher a hora de nascer. Entendo quem agenda cesárea e sabe exatamente que dia vai conhecer o bebê. Mas não é pra mim. A menos que passe das 41 semanas, eu quero deixar a natureza decidir, quero que você venha quando quiser, e eu estarei preparada pra te receber. Parece mentira, mas estou muito ansiosa pra entrar em trabalho de parto, sentir todas as dores e, tcharããã, parir!

Não demora, meu amor.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Engordou só a barriga!"

Faz 35 semanas e 6 dias que estou grávida. Consegue imaginar quantas coisas já ouvi nesse tempo? Cá estão as minhas 'preferidas'! 

"Você não engordou nada! Só a barriga. E o nariz."
"Pra março só? Falta um tempão ainda!"
"Nossa, essa calça ainda serve?"
"Parto normal? Ah, até lá você muda de ideia."
"Tem que usar cinta depois do parto, com certeza."
"Cinta? Besteira."
"Não vai agendar mesmo a cesárea?"
"Fica tranquila que perde o peso todo na amamentação."
"Tá trabalhando ainda???"
"Tá de licença JÁ???"
"Quem é sua médica? Ah, não conheço..."
"Que bom que vocês já viajaram bastante, agora não vai dar mais..." 
"Aproveita dormir agora, porque depois... impossível!"
"E o quartinho, tá pronto? NÃOOOO????"

Ad infinitum.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Minduinzinho, Minduinzão

Bebê, hoje comemoramos 35 semanas de gestação! Um tempão, né? Parece que estou grávida há séculos! Ontem fizemos um ultrassom e surpresa: você cresceu loucamente! Está com inacreditáveis (para mim, pelo menos) 2,7 kg e 49 cm! Tipo um super bebê! Tipo maior do que eu quando nasci! E tem mais: além do já falado nariz do seu pai, você tem cabelos! Deu pra ver no ultrassom. Ou seja, perdi total as esperanças de ter um bebê parecido comigo hahahahhah!


Eu continuo passando bem, sem enjoos, azia, dores nas costas etc etc etc, durmo que é uma beleza, como normalmente (não mais em quantidades cavalares) e me acostumei bem com a barriga gigante. Mentira. Estou me acostumando. Mas ah, você acha que é fácil viver com só duas calças servindo?! Apesar de não estar me achando linda e absoluta, olho no espelho e acho legal ter um bebê (grandão) na barriga. É uma coisa meio mágica, inexplicável.

Parei de ir ao trabalho ontem. Recebi um atestado de 15 dias para repouso. Eu já estava ficando meio cansada mesmo, mas o principal fator do afastamento é a estrada. Eu dirigia uns 80 km por dia, o que dava uma hora e meia, quase duas. Chatice total. Agora é só esperar pra ver em quanto tempo eu fico louca de ficar em casa sozinha, sem fazer nada.

Os preparativos para o seu nascimento estão dentro do prazo, eu acho. Os móveis estão quase todos aqui, montados. Só falta a poltrona de amamentação, que chega no dia 25. Estou lavando suas roupinhas e semana que vem começo a passar. É tão fofinho ver todas aquelas coisinhas pequenininhas no varal! Daí quando tudo estiver lavado, passado e colocado nas gavetas, faço sua malinha de maternidade e começo a fazer as lembrancinhas. Serão caixinhas acrílicas pequenas com mini confetes de chocolate e um cartãozinho com seu nome, a data do nascimento e um ursinho.

É isso, 'pequeno'! Já pensou que faltam umas 5 semanas, NO MÁXIMO, pra gente se ver? 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bilhete? Que bilhete?

Minduim, você deve estar se perguntando de onde veio o nome desse blog (mentira, você está é de boa, só me dando chutinhos na barriga).

A verdade é que é muito difícil achar um nome para um blog. Não é fácil ter uma ideia boa, criativa, que soe bem... e quando se tem, alguém já teve antes e registrou.

O fato é que eu estava ouvindo música quando criei esse blog, o melhor disco do mundo, aliás: 'Acabou Chorare', dos Novos Baianos. E como não homenagear uma das músicas mais legais deles? 

Com vocês (você, no caso), 'Um Bilhete pra Didi':


 
 
Não sei o que vai estar na moda em termos musicais quando você for adolescente, lá por volta de 2025, 2026 (nossa, que futurista). Atualmente é o sertanejo universitário, mas já vivi em fases de auge de pop, pagode, axé... sempre dá pra piorar.
 
De qualquer forma, saiba de uma coisa, bebê: seu pai e eu PROMETEMOS te apresentar sempre para os melhores discos durante sua vida.