sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Entrevista

Fiz uma entrevista de emprego na sexta-feira e desde então não durmo direito. A vaga é em uma empresa legal, perto da escola das crianças, parece bacana, massssss... o trabalho é das 7h30 até às 17h30. Ou seja, terceirização total dos meus filhos. Esquema escola-semi-integral-mais-casa-das-avós. Ou seja, meu tempo com minhas crianças passaria a ser de umas 2 ou 3 horas por dia.

Mas eu mandei o currículo, né? Se eu mandei é porque eu quis, porque me interessei por ter um trabalho. Mas até agora não decidi se quero que dê certo ou não. Ai, vida, por que tão complexa?

Tudo que tiver que ser, será. 
(Meneghel, Xuxa)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Maria Luísa, 1 ano e meio

Maria Luísa fez 1 ano e meio!! Uhu!! Está mais do que na hora de falar um pouco sobre essa fase dessa mini pessoinha tão fofa. Vamos?

- Começou a ir à escola! Chorou todos os dias na primeira semana, de adaptação, na hora que eu a entregava para a professora, na porta da sala. Mas daí em 5 minutos parava e não chorava mais. Na segunda semana chorou nos primeiros dias e foi parando, já mais acostumada com a nova rotina e com as professoras e auxiliares da classe (que são várias, muitas mesmo). 
- Por conta disso, começou a dormir mal à noite. Acorda TODOS os dias às 4 da manhã, chora, pede pra mamar, dorme de novo, acorda às 6, me chama, pede pra mamar e não dorme mais de novo. Daí na volta da escola, ao meio-dia, está com sono, bem chororô. 
- Por outro lado, demonstra que gosta da escola. Volta cantando no carro, adora vestir o uniforme de manhã. Outro dia viu a camisetinha da escola no varal, puxou e quis vesttir molhada mesmo hahahha. Vejo que ela curte, mas tem esse estranhamento natural que temos ao começar uma coisa nova. 
- Está mais engraçada do que nunca. Faz careta pra fotos, canta músicas inventadas, abraça o Pedro do nada, veste nossos sapatos, abre as gavetas até achar a touca de natação do irmão... uma palhacinha!
- E mais brava do que nunca também. Se é contrariada, morde. O coitado do Pedro já levou umas mordidas dela e até chorou. Então todos os dias eu tenho que repreender, explicar, ensinar a não morder. Mas ela é bravinha mesmo, joga coisa no chão, faz um chorinho bravo. 
- Mama no peito ainda. Assim, eu vejo que a amamentação está perto do fim, mas quando ele será, não sei. Ela só dorme no peito, e não chupa chupeta. Então eu nem sei como fazê-la dormir sem mamar. Essa é a verdade. 
- As mamadas da madrugada tinham acabado na última semana de 2016. Foi um drama, uns três dias de choro, mas era o fim. Daí veio a praia, no começo de janeiro, e ela estranhou o bercinho, o lugar, e acordou de madrugada. Para não acordar o resto da casa, o que eu fiz? Amamentei. Daí veio a escola! E agora já faz umas duas semanas que parei de novo. Como está calor, ofereço água e ela sempre aceita e resolve o problema. 
- Come bem, aleluia!!!! Depois de meses comendo igual a um passarinho, Luisinha agora come bem! Gosta de frutas (banana, mamão, melão, uva, manga, pera, maçã), pão, comida, uma belezinha. E come sozinha. Pega a colher e come super bem sem nossa ajuda.  
- Continua sendo a bebê mais linda que o universo já viu. Cabelos loirinhos de cachinhos, olhos azuis, sorriso sempre no rosto com os dentinhos da frente separadinhos.
- E simpática. Fala oi pra todo mundo, sorri, dá tchauzinho. 
- Está pesando 9,600 kg, segundo a balança da farmácia do Walmart.
- Gosta de beijo, abraço apertado, grudar na nossa perna, parece uma gatinha.
- Ama o papai. Chama 'pa-pa-iiiii' só para sorrir para ele, é um grude.
- Sobre grude, não posso sair de perto que ela acha que vou embora pra sempre. Ansiedade da separação extreme.
- Avisa quando faz cocô. Já tem uns meses isso. Faz cocô e vem me falar: cocô, cocô! 
- Adora tirar as coisas do lugar na casa e levar para outro cômodo. Tipo um hobby, sabe? 
- Gosta de brincar de panelinhas. Juro. Deixo todos os brinquedos juntos e são eles que decidem com o que vão brincar. Luísa não hesita em pegar seus pratinhos, garfinhos, copinhos, panelinhas. Eu nunca ensinei a brincar disso, nunca incentivei. Ela gosta, canta 'papááá, papááá' e brinca. Eu sou feminista E dona de casa ao mesmo tempo, então pra mim está ok, sendo escolha dela, eu fico feliz. Se ela resolver brincar com os dinossauros, legal, se quiser continuar com as panelas, legal também. Aqui reina a liberdade.
- Se apaixonou pelo livro da Peppa de Natal. O Pedro já amava esse livro, lembro bem. Ela anda com ele pela casa falando "houuu houuuu', e algo parecido com 'feliz Natal'. Já li tanto essa história que sei de cor. 
- É muito independente. Põe sapato sozinha, tenta tirar a roupa para tomar banho sozinha, se penteia, enfim, tenta fazer tudo sozinha e está indo muito bem nisso.
- Tem muito dente. São 16 já. 
- Começou a se interessar por desenhos na TV. Gosta da Peppa, mas não fica mais que uns minutinhos vendo. Gosta da Galinha Pintadinha também, mas não vê quase nunca porque eu não sou de emprestar meu celular pra criança (hauhuahuahua - risada de bruxa).
- Fala! Se expressa bem, se faz entender. E o mais engraçado é que ela tem uma vozinha grave (por que será, né), e é uma fofura vê-la falando, chamando as pessoas... As palavrinhas dela:

mamãe, mã-mã-êêê  (eu, no caso)
papai 
Pê, Pêêêê (Pedro)

vovó
vovô
chuva
uva
não
mão
mão (irmão)
esse
cocô
titi (xixi)
oi
bem? (tudo bem?)
pau (tchau)
pão
tetê (mamadeira)

bebê
bi (subir)

É isso! Desejo que minha filha continue crescendo bem, feliz, aprendendo, descobrindo e se divertindo. Muito amor por essa menininha!