quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dúvidas

Por que as mães sentem o maior orgulho de dizer que o filho tem, sei lá, 5 meses e tamanho de 9? Isso é bom?
Por que as calçadas das cidades não servem pra andar de carrinho de bebê? E quem usa cadeira de rodas, como faz?
Por que cesárea não é parto?
Por que ter orgulho de amamentar criança de 6 anos? 
Por que ter vergonha de não ter amamentado?
Por que é um problema a enfermeira chamar a grávida de mãezinha? Ela, por um acaso, chama a enfermeira pelo nome?
Por que colocar criança tão pequena na escola?
Por que deixar o trabalho quando os filhos nascem?
Por que não dar vacinas em bebês?
Por que os médicos (incluindo a minha) não apoiam as mães que querem parto normal? 
Por que dar papinha industrializada? Por que não dar? 

Não entendeu nada, Pedro? Tudo bem, mamãe só estava passeando pela 'blogosfera materna' e ficou com dúvidas.



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sete

O mês passou voando, filho! Incrível como o tempo passa mais rápido agora que estou em casa com você, e passava muito devagar quando eu trabalhava. Incrível nada, né, lógico. A gente nem vê o tempo passar quando está feliz e ocupado (oi, ex-chefes que provavelmente não leem meu blog secreto, queria esclarecer que eu até era feliz e ocupada quando trabalhava, mas nem tanto). 

Você continua se desenvolvendo muito, está cada vez mais engraçado, comunicativo, apegado a mim, comilão... vamos aos feitos do mês! 

- engatinha! Dá uma ajuda arrastando a barriga, mas com certeza podemos dizer que engatinha. E rápido ainda! 
- tem fascinação por cabos de computadores, chinelos Havaianas e pontas de tapete;
- arrumou uma risada nova, tipo 'ha...ha...ha' e mostra a língua, mas apenas para poucos;
- sabe abrir gavetas. E fechá-las;
- chora igual o Kiko, do Chaves. Hahahahahah, é horrível e muito engraçado ao mesmo tempo. Eu não sei se rio ou te acudo;
- dá altos beijos de língua em você mesmo no espelho;
- está com 6,525 kg, sucesso total! E 67,5 cm;
- parece que desenvolveu medo de algumas coisas, tipo de tomar banho e do tapete novo (que chegou hoje aqui em casa. Você chorou tanto quando viu que deu dó);
- por outro lado, não tem medo de se jogar do sofá, da cama, do trocador... eu fico louca tentando te segurar;
- não senta. Não tem jeito, seu negócio é engatinhar e até ficar de pé. Se apóia na gente e tenta se levantar, coisa fofa!
- sorri loucamente para desconhecidos, tipo caixas de supermercado, vendedoras de lojas, vizinhos, passantes na rua etc etc etc;
- come bem, e de tudo. Papinha? Qualquer uma, de chuchu, brócolis, abobrinha... eu que morro de ter que cozinhar esses vegetais tão exóticos aqui em casa; 
- tem quatro lindos dentinhos, todos na parte de baixo da boca;
- usa-os para morder meu ombro eventualmente;
- pega coisas com os pés com uma habilidade surreal;
- fica loucão só de ver a colher laranja que te damos papinha e frutas. Balança as perninhas de alegria;

Que venham mais novidades, meu amor, porque eu estou adorando =) 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Não é a mamãe!

Não que você fosse o bebê mais simpático de todos e fosse no colo de todo mundo (e eu nem queria isso mesmo), mas agora, Pedro, não basta mais o papai ou uma das vovós, TEM QUE SER a mamãe. A tal frase "não pode ver a mãe que chora" nunca fez tanto sentido. Me vê e abre o berreiro, esticando os bracinhos desesperado. Pode até continuar chorando no meu colo, mas tem que ficar lá.

Isso já causou situações chatas, tipo a bisa ficar triste porque você não quis o colo dela e o papai ficar desapontado quando você chorou no meio do banho que ele estava dando só porque eu passei perto e você me viu.

Mas olha, falamos com a pediatra e ela disse que isso é super normal (não é culpa minha, nem do fato de você passar o dia todo comigo), e que esse comportamento costuma ir só até... os dois anos!




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Morrer de amor

Quando eu estava no primeiro colegial, lá em 2001, fiz uma prova de literatura sobre um livro que havíamos lido, e errei a resposta de uma das questões. A mocinha do tal livro (que não me lembro mais qual era) morria em determinado momento da história, e respondi eu que a causa da trágica morte foi ________ (tuberculose? pneumonia? insira aqui uma doença). A professora me corrigiu e afirmou que a heroína tinha morrido era de amor. Amor? Peralá, professora, protestei, morre-se de câncer, ataque cardíaco, gripe até, mas de amor não. Não, não, não. Ela insistiu e não mudou a minha nota. 

Doze anos se passaram e você nasceu. E agora eu sei que é possível morrer de amor. 


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Seis

Você fez seis meses no dia 25 de setembro, Pedroca, mas a vida anda corrida e não pude fazer um post comemorativo na data certa. Bom, o que importa mesmo é que com os seus seis meses vieram várias novidades boas, uhu!:

1. A APLV se foi! Você está curado da alergia do leite de vaca, meu amorzinho! Parece mentira, e eu confesso que não acreditei na gastro quando ela falou que 8 semanas de dieta resolveriam. Eu já tinha visto casos de crianças que ficam até 1 ou 2 anos sofrendo com a alergia. Mas confiei, né, ela sabe mais do assunto que eu (e olha que eu leio milhares de blogs e fóruns sobre o assunto hahahaha). 

Fomos ao consultório no dia 27, depois de exatamente 8 semanas da primeira consulta. Ela perguntou se você estava bem (sim, estava), se tinha sangue no cocô (não, não tinha) e te pesou (6,300 kg, delicinha!). Aí me falou "Legal, pode voltar a comer derivados de leite nessa semana, e tomar leite na semana que vem. Observa se o bebê está bem e qualquer coisa me liga". Assim, rápida, direta, segura. E deste então eu enfiei o pé na jaca (comi desde pizza quatro queijos até leite condensado na lata) e você continua normal, sem aqueles sintomas horrorosos da alergia. Viva!

2. Mudamos de casa!! Desde o dia 4 de outubro estamos em um apê novo, bem maior, mais bonito e mais no alto. Tem uma vista linda da cidade, venta pra caramba e ainda está dando eco. Você não curtiu nos primeiros dias, mesmo porque estava bem bagunçado e te deixamos por bastante tempo na casa das suas avós. Mas agora está tudo arrumadinho e mamãe está aqui com você ;)

Vamos a mais seis meses de Pedrinhos facts:

- dentes, minha gente, dentes! Você tem dois projetos de dentinhos, na parte de baixo da boca. E o mais legal é que um dia essa boquinha era só gengiva, e no outro, assim do nada, os dentes estavam lá!
- fala, fala e fala. Língua dos bebês, é claro;
- adora bater papo com as duas vovós;
- sorri pra caramba, mas raramente ri alto, com barulho e tal;
- pensando bem, não sorri taaaanto assim;
- rola, rasteja, aguenta o peso do corpo de pé, mas não senta. Mesmo porque não consegue ficar parado sentado, quer comer o pé, o chão, etc;
- come! Frutas (prefere as docinhas, tipo banana e mamão) e papinhas (com vegetais variados e carne). Mamãe agora cozinha, olha só! E nossa geladeira conheceu coisas loucas tipo couve, espinafre, beterraba...
- gosta de música, especialmente quando é seu pai tocando violão;
- mede 66 cm;
- acorda pra mamar duas vezes na noite. Às vezes três;
- está cada vez mais careca e cabeludo hahahaha! Sério, tem cabelo ralinho dos lados e bastante em cima, tipo um topete. E está com os cabelinhos mais claros;
- gosta dos próprios brinquedos;
- sorri para fotos! 
- chora 'só de ouvir a voz da mãe'. É assim: fica bem com os avós, os tios, o papai... mas daí me ouve e abre o bocão pra chorar. Estica os bracinhos pra mim e fica choramingando 'oooohhh';
- quando acorda ou não está a fim de dormir, fica de boa no berço, lambendo as grades, se virando, conversando sozinho... até a hora que cansa e chora pra nos chamar;
- toca air guitar;
- AMA espelhos. Se olha, sorri, se admira...
- chorou na piscina de bolinhas;
- gosta de ouvir histórias, mas se diverte mesmo é comendo o livro;
- é fascinado por cabelos. Já puxou de todo mundo, até da bisa. Tem predileção pelo da mamãe, e às vezes só se acalma quando coloca um pedação do meu cabelo na boca e fica lá, babando. E eu, bobinha, achava que você estava me abraçando;
- mama mais rapidamente, e nos dois peitos;
- sabe seu nome. Apesar de te chamarmos de Minduim, Pinguim, Peidinho, Pedroca, Peidoca, Caramujo que Mora em Ubatuba...

É muito amor, meu amor.