quinta-feira, 25 de maio de 2017

1 ano e 9 meses

Maria Luísa fez 1 ano e 9 meses e fica mais fácil eu listar as coisas que ela não faz, porque olha, essa menina é uma espoletinha hahahah! Ela fala, canta, sapateia, se serve sozinha, se veste sozinha, faz tudo! E ainda nos abraça, dá beijos, faz caretinha... Dá trabalho, mas dá muita alegria pra nossa família. Com vocêssss, Maria Luísa facts:  

- fala, Maria Luísa fala, minha gente! Faz frases, diz o que quer, o que não quer, puxa conversa com as pessoas. Acho que nem consigo listar o vocabulário dela, porque ela fala bastante coisa já. Exemplo: "Mamãe, quero tetê". Sim, conjuga o verbo. "Pedro, 'ecová' dente" (enquanto corre atrás dele com uma escova de dentes). 

- canta, sem ninguém pedir, pra se divertir mesmo. Gosta de musiquinhas da escola e que ouvimos em casa, tipo O sapo não lava o pé, Atirei o pau no gato, etc.  
- sobe nas coisas. Arrasta cadeira pra subir na pia da cozinha e lavar as mãos, sobe no encosto do sofá e se joga lá embaixo, sobe no lixo do quarto dela para alcançar as coisas na cômoda... eu tenho que ficar o dia todo vendo se ela não vai despencar de algum lugar.
- pensa numa pessoa que se vira! Maria Luísa é muito independente. Ela come sozinha e não aceita ajuda. Toma suco em copo normal, sem bico, escova os dentes, veste a roupa sozinha, tira a roupa sozinha na hora do banho, tira a fralda (e ainda coloca a roupa suja no cesto e a fralda do lixo!), passa manteiga no pão, põe meias, sapato, carrega a própria mochila. 
- mas faz sentido, né. Quando ela nasceu, o Pedro era bem pequeno ainda, então eu não estava sempre disponível para fazer 100% das coisas pra ela. Por outro lado, o irmão adora uma colherada na boca, uma ajuda pra vestir as meias...
- come bem, aleluia! Já faz um tempo, na verdade. Come de tudo, em boas quantidades, sozinha. 
- está com 82 cm e 10 kg. Menor que a média, mas está bem e saudável.
- desmamou, como contei no post anterior.
- foi à praia, pela terceira vez na vida, e adorou! Fez castelo, tomou sorvete, mas não quis ir no mar. Foi a primeira vez que viajamos com meus sogros depois que as crianças nasceram, e foi bem legal.
- gosta de assistir Peppa e Galinha Pintadinha na televisão. E nenhum outro programa.
- conta até 20! A gente brinca sempre de esconde-esconde em casa e ela adora encostar a cabecinha na parede e contar. Depois grita: "Lá vai eu!"
- adora ir pra escola. Passou aquela fase que não queria entrar na sala. Foi estranho, porque ela gostava de colocar o uniforme, de ir pra escola, mas não queria entrar na classe dela. Ficava de boa porque as professoras levavam para o parque, para ver o jabuti, o passarinho, mas entrar direto na sala não entrava não. Mas coincidiu com a época da saída de duas auxiliares que ela adorava e com uma mordida que levou de uma coleguinha. Agora passou e ela está super bem. 
- já sabe falar o nome de todo mundo aqui em casa: Pedo (o irmão), Aía (Maria, a própria), Mamãe Naniana (eu, no caso), Papai Naniano (hahahha). 
- está com o cabelo lindo, loiro de cachos. Às vezes me deixa colocar laços e fitas e prender. Às vezes não.
- gosta de brincar de montar bloquinhos e de guardar brinquedinhos dentro de caixinhas ou bolsinhas. E de correr pela casa com o Pedro. Eles têm brincado muito juntos, é bem legal. Às vezes alguém chora.
- acorda cedo, mesmo aos fins de semana.
- adora vir pra minha cama no meio da madrugada e dormir no meio (eu que pego quando ela chama, ela não pula o berço ainda...). 
- é um pouco geniosa, fica brava quando a gente não faz o que ela quer. 
- gosta de fazer carinho no meu cabelo quando a coloco para dormir, à noite, mas não me deixa fazer no dela.
- dorme abraçado com um paninho que é ao mesmo tempo um ursinho e com o Snif, meu cachorro de pelúcia que é do tamanho dela.
- é linda, maravilhosa e é quem faltava em nossas vidas <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário