Fui deixando esse post para depois, por motivos de força maior. Parece desculpa, né, mas não é. A vida corre, não anda, e com o advento da mãe-que-trabalha-fora eu acabo deixando coisas sem fazer (oi, guarda-roupa desarrumado). Mas eis que 1 ano e meio de Pedroca se passou e nada de post. Então 1 ano e 7 meses e cadê o post? Bom, sem mais delongas, esse dia chegou, já que esse blog secreto tem um motivo para existir: registrar as coisas mais legais que acontece com o Pedro, para que ele possa ler quando crescer. Vamos aos facts de Pedro então, que hoje está com 1 ano, 7 meses e 13 dias.
- fala o próprio nome: Pebo. Ou Pepo, às vezes.
- sabe contar (!) até dez. Tá, não até dez, mas até 3 com certeza (um, doi, tei...), e quando eu conto ele ajuda e comemora quando chega no dez.
- aliás, eu uso a técnica de contar para várias coisas, tipo escovar os dentes (“vai, filho, fica bonzinho que só vai demorar dez”), tomar remédio (“só contar até três que acaba, filho”), etc, e ele adora. Acho que passa segurança para ele saber que aquele ‘sofrimento’ tem fim, sabe, que acaba no dez. Mamãe gênia!
- tem um poder de convencimento incrível com as avós. Se bem que com avó não precisa muito, mesmo... enfim, ele as segura pela mão e leva até o armário com as bolachas. Aí estica o bracinho, pedindo para subir no colo, e fala “bôla”.
- usa o tal charme para fazer outra atividade que ama: tomar banho de bacia. A Denise, coitada, sempre cai nessa e tem que dar banho no menino todo santo dia.
- aliás, ama tomar banho. Leva uns brinquedinhos e fica entretido por um tempão. Menos na hora de lavar o cabelo. Aí o bicho pega.
- está com o cabelo gigante. Loirinho, lisinho e comprido, parece um dos Beatles.
- todo dia vem alguém (da família) dizer que ‘está na hora de cortar esse cabelo’...
- o filho é meu, eu decido a hora de cortar (hahá, sempre quis falar isso).
- fica entretido com os próprios brinquedos. O preferido do momento é a Casa das Chaves (ganhou de aniversário, mas a ideia do brinquedo é velha, da minha época). Ele ainda não dominou as tais chavinhas, então ama ficar tentando. Pedro gosta de desafios.
- fica cantando sozinho pela casa. às vezes composições próprias, às vezes músicas do cancioneiro popular. É muito legal ouvi-lo e reconhecer as músicas (“filho, que legal, você está cantando ‘Atirei o Pau no Gato’!”).
- não teve jeito, o bichinho AMA a Peppa Pig. Culpa minha, que insisti. E que também curto assistir a porquinha mais chata do momento. Ele fica feliz quando vê que está passando na TV e fica apontando e me contando quem são os personagens (‘Peppa, mamãe, papai’).
- aproveito esse importante espaço e meio de comunicação que é o meu blog para falar que os demais desenhos do Discovery Kids são um lixo. Chatos, bobos, emburrecedores, apesar de tentares ensinar coisas o tempo todo, especialmente a falar inglês (Super Why) e a dançar como um retardado (Backyardigans).
- gosta da Galinha Pintadinha. Sério. Culpa da faxineira, que há mais de um ano deu para ele uma pelúcia gigante que canta. E culpa da mamãe, que fica apertando a barriga da pelúcia gigante para ela cantar. E que baixou no iPad um aplicativo com as músicas da penosa (três de graça, as outras centenas pagas, que eu não paguei e não vou pagar).
- sabe mexer no iPad, agora oficialmente. Antes só sabia jogar o iPad no chão, mas agora sabe sozinho mudar de página e escolher o aplicativo. E colocar a “Nina” para cantar.
- chama ‘mamãe’ e ‘papai’ o dia i-n-t-e-i-r-o. Várias vezes seguidas. De manhã, de tarde e de noite. E de madrugada. Quando a gente está longe ou perto dele. Ás vezes quando está deitado na nossa cama, com a gente ao lado. Tipo só para conferir se a gente está lá mesmo, se está vivo, se está prestando atenção nele.
- adora ver a lua. Papai que ensinou. Aí ele pega a gente pela mão e leva até a varanda, para mostrar a ‘lula’. E fica gritando, claro, ‘lulaaaaaa’. Fofura extrema.
- simula falta nele mesmo. Está andando e de repente se joga no chão, fingindo que caiu (ou caindo de fato hahahah).
- coleciona roxos, galos, arranhões pelo corpinho. Eu não tô nem aí, ele menos ainda (só trato quando é mais sério mesmo).
- tem paixão louca por jogar bola. É só ver uma bola que fica muito feliz, sorri, fala ‘bola’ e sai chutando. E chuta forte! Gosta muito de jogar futebol na sala de casa, junto com a gente, e de mãos dadas. Não sei de onde ele tirou isso, mas jogar bola com a mamãe só se for segurando a mão.
- sua comida preferida é arroz. Sim, arroz. Pelo menos fome não vai passar no Brasil, né?
- sua comida preferida é arroz. Sim, arroz. Pelo menos fome não vai passar no Brasil, né?
- tem dia que come, tem dia que não come, tem dia que ama tomatinhos, tem dia que odeia, não gosta muito de maçã mas às vezes come uma inteira, cospe fora alface mas come brócolis. Uma criança normal, cheia de esquisitices.
- Já comeu de tudo nessa vida, desde Sonho de Valsa até joelho de porco. Mas nunca tomou refrigerante. E nem comeu no McDonalds (Shake Shak não é Mc Donalds, só para esclarecer).
- é o amor dos avós. Nessa semana, quando fui buscá-lo na casa dos meus pais, minha mãe se gabava por o Pedro ser ‘tão bonzinho, tão bacana, um doce de criança’, tudo isso enquanto ele jogava as pedras do jardim no portão da garagem. Juro.
- é a alegria do meu avô, que o leva no quintal para pegar ovos das galinhas. Pedro também ajuda a alimentar as bichinhas, jogando milho com muita força na cabeça delas.
- minha avó, tadinha, não sabe mais o que se passa ao redor, então não consegue aproveitar o bisneto que ela tanto queria, apesar de ele ir na casa deles umas três vezes por semana.
- as outras duas bisavós também o adoram, mas não gostam de serem chamadas de ‘bisa’. Elas são muito jovens para isso. A avó do Juliano o vê aos domingos, depois da feira, e fica tentando apertá-lo e pegá-lo no colo, o que ele odeia. A minha outra avó fica tentando conquistá-lo com bolo e suco de laranja, e sempre consegue.
- se diverte muito com a gente, e diverte a gente também. Um programa delicinha nosso é ficar sentados no chão do quarto do Pedro jogando conversa fora enquanto ele brinca. De vez em quando até ganhamos uns abraços dele.
- adora livros e ouvir histórias que a gente lê para ele. Tem um revisteiro no quarto dele, ao lado do cesto de brinquedos, e pega com frequência os livrinhos de lá para brincar. Esses dias mesmo eu peguei um livro meu e sentei na poltrona do quarto dele, achando que ia ler em paz enquanto ele brincava de carrinhos. Ele me viu, ficou todo empolgado e tacou uns três livros dele em cima do meu, para lermos juntos.
- fala ‘alô’ no telefone.
- para me deixar feliz, fica repetindo ‘oi’, ‘oi’, ‘oi’, ‘oi’, várias vezes.
- ama cosquinhas e ataque de beijos.
- não gosta de pizza (?).
- tenta repetir todas as palavras que a gente fala. ‘Liz’ para luz, ‘beta’ para chupeta, ‘nau’ para miau, ‘babato’ para sapato, ‘dai dai’ para high five, ‘di di’ para tim-tim, ‘dia’ para tia, ‘dia’ para bom dia, assim por diante.
- precisou faltar da escola um dia e, consequentemente, eu precisei faltar do trabalho. Passamos o dia em casa, com a faxineira, e a diversão dos dois foi: ele gritar o nome dela bem alto e ela vir correndo para ver o que era. Infinitas vezes.
- esses dias estava no colo do meu irmão, que lia uma matéria no computador, e começou a gritar ‘dedê, dedêêê!’ e apontar a tela. Era um banner promocional com a foto da lata do leite que ele toma.
- celebra muito quando descobre que é hora do tetê, e mais ainda quando vê a mamadeira cheia.
- ficou bem doentinho esses tempos. Teve febre, resultado da rinosinusite, e está tomando antibiótico, depois de ter tomado uma infinidade de xaropes e ter feito inalação. Mas não parou de comer, nem de correr, de bagunçar a casa etc.
- foi na piscina de novo, depois de meses sem ir, na chácara do avô. Apesar da água estar geladíssima (eu não aguentei ficar lá dentro), amou! Ficou felizão no colo do pai, e aprendeu a pular da borda (‘um, doi, tei, já!’), um perigo! hahah! Providenciamos boinhas de braço.
- está com 81 cm e 12,145 kg. Uma bolotinha. E sempre é o mais alto do parquinho.
- perdeu todas as roupas de verão do ano passado. Tive que fazer um esforço (ham, ham) e comprar roupas novas para ele, assim como chinelinhos e sandálias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário