Pedro ama a
escola. Vai sem problemas, dá tchauzinho para a gente no portão, vira as costas
e entra. Gosta das tias, fala o nome de alguns amigos, uma beleza. Tudo
tranquilo para a rematrícula no ano que vem, correto? É, meio correto. Eu
também gosto da escola. Todo mundo lá é gente boa, de bom coração e me passa
confiança. Tem cuidado com o meu filho
mesmo, sabe. Mas os pequenos ‘poréns’ que não me deixavam completamente feliz
com a escola viraram grandes problemas, ressaltados bem no dia que fizemos a
rematrícula. Explico: Pedro mudou de fase, agora é do maternal. O que significa
que a partir do ano que vem terá... apostila! Sim, um bebê de menos de 2 anos
vai estudar, ter lições e atividades em apostila.
Além disso, começam as
atividades extras, como futebol e balé. Para meninos e meninas,
respectivamente, como deixou claro a diretora. Que ano é hoje, Brasil? Em 2014
tem gente que ainda acha que atividades de meninos e meninas devem ser
diferentes. Como pode? E para completar o absurdo, ela ainda ressaltou que,
apesar de ter apostila, as crianças terão muito tempo para brincar
livremente... os meninos com ferramentas de plástico e as meninas com cozinhas
de brinquedo. Oi? Morri, né.
Ela, a diretora, é uma super fofa, simples e com
boas intenções, mas erra. Erra ao dividir as crianças por gênero no mundo de
hoje. Eu sei que damos bons exemplos em casa sobre igualdade de gêneros (papai
e mamãe trabalham fora, cozinham, lavam roupas, cuidam da cria), mas as
crianças passam muito tempo na escola e não dá para desconsiderar as
influências que recebem de lá. E a última coisa que eu quero é que meu filho
ache que homens e mulheres têm papeis diferentes na sociedade. Mais um ponto
negativo para a escolinha.
Por motivos
diversos – logística, possibilidade de horário semi-integral já que devo
trabalhar fora até maio do ano que vem, facilidade para as avós buscarem, etc –
Pedro continua na escola (de 1940) até junho próximo. Depois disso veremos. Dá
dó tirá-lo de lá, mas dá dó deixá-lo. Bom, veremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário