- Acho que a coisa mais impressionante que aconteceu com Pedro nos últimos tempos foi aprender a ler e a escrever. Começou oficialmente em dezembro de 2017, ainda com 4 anos, e evoluiu muito, mas muito rápido. Em uma semana já não precisava mais dizer as letras (tipo B e A = BA), em janeiro já era o maior soletrador que já vi. Hoje lê livros, placas, rótulos e gibis sozinho (está o maior fã da Turma da Mônica, para orgulho dos pais), sem a menor dificuldade, em letra de forma maiúscula ou minúscula. Tem ensaiado ler letra manuscrita também e confesso que já ensinei algumas para ele. Quanto à escrita, sabe se expressar bem, mas confunde S e C, S e Z (quem nunca?), faz o J ao contrário, etc. A gente brinca de escrever cartas um para o outro (e eu morro de rir com as dele, com coisas do tipo "Baixe engir bardis no seu celular") e essa semana eu ditei e ele escreveu a lista de compras de supermercado para mim ;)
- Teve outras conquistas recentes dignas de nota: aprendeu a amarrar o cadarço dos tênis (começamos a treinar em dezembro e hoje ele já faz com certa rapidez), a se limpar no banheiro (tá quase lá hahah faltam alguns detalhes) e a assobiar (foram MESES de prática até conseguir, foi lindo ver o empenho).
- Está menino grande, comportado, companheiro. Nos acompanha em tarefas (mercado, feira, loja de alguma coisa), fica super bem em restaurantes, ajuda a guardar brinquedos e sapatos, obedece quando damos alguma ordem, não chora para ir embora dos lugares. Uma super evolução!
- Porééém... deu para chorar por alguns motivos que não esperávamos. Tipo porque queria determinada colher (?), ou porque a roupa favorita está lavando. É esporádico, mas estranhamos. Na reunião de pais do começo do ano da escola foi falado sobre esse 'retrocesso' da criança de 5 anos, essa dor de crescer e a vontade de voltar a ser bebê. Por aqui, talvez exista um extra, que é um pouco de ciúme da Maria Luísa. De qualquer forma, estou tratando com cuidado, sempre oferecendo abraço e conversa, e tem funcionado muito bem.
- Fui chamada pela primeira vez pela professora para uma conversa sobre o comportamento do Pedro na classe. Quase morri de susto. Ela me disse que ele tem brincado muito de luta com os amigos, que está muito 'intenso' e não está respeitando as opiniões dos colegas, sendo agressivo alguma vezes. Juro, quase comecei a chorar na frente dela. O Pedro sempre foi calmo, na dele, e o problema na escola era apanhar dos amigos, não bater. Em resumo, como outros meninos também estavam nessa vibe, a professora tem trabalhado em rodas de conversa como expressar as emoções e respeitar os demais. Conversei com minha mãe (que também é professora), com o pediatra dele (que não achou nada de alarmante) e infinitas vezes com o Juliano. Depois de muito pensar, acredito que seja uma fase típica da idade, mas que deve ser trabalhada em casa também. Por isso tenho conversado muito com ele, que tem sido bem aberto a conversas e me conta bastante do que acontece na escola. Enfim, tô tentando!
- Como sabe ler, tem estudado sobre as coisas que o interessam, como animais. Abre uns dois ou três livros e fica comparando informações sobre eles, vendo as imagens, juntando com dados que aprendeu em outros lugares (aka Irmãos Kratts), lindo de ver!
- Pedro é bem curioso com as coisas do mundo, quer saber quem é o presidente, onde ficam os países, que línguas falam, que horas são lá, do que é feito o sol, o que tem debaixo da terra, porque não tem vulcão no Brasil, quem inventou as coisas, qual foi o primeiro animal do mundo, qual o maior número etc etc etc etc etc etc etc. Haja Google pra poder responder esse menino.
- Apesar de toda essa maturidade, dorme abraçado com um hipopotaminho de pelúcia, dois cachorrinhos e dia desses vi um mini canguru por lá também. Gosta de histórias e de segurar minha mão para adormecer.
- Ele e a Maria passaram a brincar juntos com mais frequência e gostam de ver os mesmos desenhos na TV ("Lelê e Linguiça" e "Masha e o Urso" são os favoritos do momento), mas daí saem brigas maiores do que antes. Isso porque o Pedro
- Sabe fazer várias coisas sozinho, como comer, tomar banho, se vestir, mas morre de preguiça. O início vai bem, mas Pedro é muito distraído, começa a conversar, se empolga, levanta da cadeira e já não se lembra mais o que estava fazendo. Eu me seguro para não fazer as coisas por ele (nem sempre consigo), para deixá-lo viver cada aprendizado no seu tempo, especialmente quando não temos pressa de sair ou fazer outra coisa. É um desafio diário para mim.
- Gosta muito de desenhar, mas superou os desenhos de leões e animais e agora só faz Hulk, Capitão América e inimigos deles. Fica concentrado por um longo tempo fazendo detalhes e faz balõezinhos das falas deles, inspirado nos gibis.
- Tivemos consulta com o pediatra (um ano depois da última consulta, me julguem) e ele está saudável, com 18,8 kg e 1,12 cm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário