A vida ficou corrida e eu não tenho tempo nem para tomar banho fazer tudo que é obrigação, imagina sentar calma e paciente para escrever posts. Mas eu gosto muito de ler posteriormente as fases das crianças e por isso acho que vale a pena tirar uns minutos para registar os momentos dos dois ;)
Maria Luísa, 3 anos e 1 mês
- Está mais engraçada do que nunca, faz gracinhas, canta musiquinhas, provoca o irmão.
- Passou da fase de 'Hey Jude' (depois de 467 meses ouvindo só isso) e agora gosta de 'Let it be' e também de Raul Seixas, a música da mosca na sopa, pra ser mais exata.
- Os dois ficam na escola em período semi-integral (até às 16h) e ela tem gostado muito de fazer as aulas da tarde. Faz dança, capoeira, circo e teatro e eu soube pelo Pedro que está na peça que estão ensaiando do Peter Pan.
- A melhor amiga do momento é a Lu (Luiza, amiguinha que é um ano mais nova que ela), que também fica no integral. Mas ela se dá bem com todo mundo e está sempre feliz.
- Está arrasando na natação! Ela sempre chorava nas aulas, não queria mergulhar, dava um trabalhinho para o papai. Daí há um mês mudou de turma para o Bebê 3, aula que entra sozinha com os amigos e as professoras, e se revelou. Não chorou um único dia, pula, bate perninhas, está sempre sorrindo.
- Brinca sozinha com as coisinhas dela por um tempo. Gosta muito dos bonequinhos da turminha da Peppa, que ganhou de aniversário , e com itens de piquenique, que ela ama. Faz café, bolo, serve no pratinho, mexe com as colherinhas. Brinca também com algumas bonecas maiores, empurrando no carrinho pela casa.
- Aliás, a festinha de aniversário dela desse ano foi no nosso apartamento, um chá da tarde só para avós e tios, com tema da Peppa. Sim, paguei a língua. Eu jurei, no passado, que jamais faria festa de personagens. Encomendei até brigadeiro com a cara do George.
- Está super meiga, carinhosa, adora um colo. Mas está também desafiadora, demora a obedecer uma ordem, quer testar até onde a gente vai. Mas nada demais ou que cause problemas. O fato de já termos passado por isso com o Pedro nos ajuda a entender a fase e passar bem por ela.
Pedro, 5 anos e 5 meses
- Pedroca menino bom, obediente, companheiro. Tem saído muito com o papai, estão numa fase super boa.
- Entrou com tudo numa fase Raul Seixas. Escuta os discos no carro, indo para a escola, e no mesmo dia já sabe as letras de cor. Impressionante. E daí fica cantarolando o dia todo trechos obscuros de músicas que ele gostou.
- Lê melhor que gente grande. Rápido, com clareza, entende o que está lendo. Por várias noites é ele quem lê a história antes de dormir para a Maria, eu só fico ao lado, morrendo de orgulho acompanhando.
- Escreve bem também, pergunta quando tem dúvidas sobre a grafia (Z ou S?), mas ainda comete uns errinhos de criança, que são bem fofos. Escreveu hoje, na lista de compras, 'ervilias' e 'papel toalea'.
- É bem carinhoso, sempre quer segurar nossa mão, sentar ao nosso lado, gosta de beijo e abraço.
- Também está chorão, fica decepcionado com alguma coisa, mesmo que pequena, e cai no choro.
- Não para de falar, um minuto. Emenda um assunto no outro, fala alto, em casa, no carro, na rua.
- Adora as aulas do integral. Faz as mesmas que a Maria, mais futebol na sexta-feira, lá na escola mesmo. Já pediu mil vezes para fazer inglês, porque tem na escola também e os amigos fazem. Não fará no momento por causa do valor e também porque não achamos que está na hora. Mas considero pensar nisso em breve.
- Está na peça do Peter Pan na escola e vai ser o Smith, ajudante do Capitão Gancho. Sabe de cor todas as falas de todos os personagens.
- É esperto, ágil, faz contas, sabe das coisas, ensina a Maria. E ainda tem umas tiradas ótimas, tipo quando a Maria perguntou 'que carne é essa?' sobre o bife à milanesa e ele respondeu 'boi com casquinha' hahahah.
- Não fica cansado, nunca. Nem tem frio.
- Só pensa em futebol, dia e noite. Acho que a convivência com o tio José, não sei, mas quer assistir todos os jogos na TV, quer saber resultados, jogar no videogame, na sala de casa, na casa da vó Maria, onde estiver. E chora se a gente não deixa, se tem que parar para tomar banho ou se esquece a bola em algum lugar.