domingo, 28 de abril de 2019

Bebê?

(texto de 3 de fevereiro de 2019)

Bom dia, bebê, disse a funcionária do restaurante do vovô, que o conhece há todo esse tempo. Ele nem respondeu. Saiu de perto, deu uma respirada funda e me falou indignado: "Bebê? Por acaso bebê já tem dois dentes permanentes?"

Caiu o segundo dente de leite do dia 2 para o dia 3 de fevereiro. O primeiro caiu na primeira semana do ano, quando estávamos de férias na praia. Imagina a alegria dele e de todo mundo! Mudamos de fase, once again! 

- - - 

Pedro fez café da manhã especial no domingo, colocou até vasinho de flor na mesa. 
"Ué, a casa é de todo mundo, eu também tenho que fazer as coisas".

Parece que estamos indo bem.

Sobre as minhas crianças

(texto de 21 de janeiro de 2019)

Pedro
Pedro é o cara mais carinhoso do mundo. Dorme segurando a minha mão. Se fala que me ama, corre falar o mesmo para o pai. Quando viajamos com minha família, foi super legal com todo mundo. De depois falou para meus sogros que queria viajar para a praia com eles também. 
Não tem crises de birra, não chora por motivo besta. Tem brigado com a irmã sim, mas dentro do contexto irmãos-brincando-juntos-uma-hora-ou-outra-dá-treta. No geral é paciente com ela.
Lê gibi todos os dias, o dia inteiro. E fala de Star Wars todos os dias, o dia inteiro. Decidiu até que esse será o tema da sua festinha de 6 anos. Seis anos, dá pra acreditar? Está super animado com o primeiro ano, com o material escolar, as atividades novas. Não perguntou dos amigos nenhuma vez nas férias, ele é meio na dele mesmo, se vira bem em casa. Tem nadado feito um peixinho. Mergulha, atravessa a piscina várias vezes. Todo mundo ficou impressionado nas férias.
Eu estou trabalhando e portanto não tenho aproveitado o mês de janeiro com eles. Mas as avós têm feito um bom trabalho, as crianças estão se divertindo bastante, indo na piscina e na chácara. E eu fico feliz, honestamente, em saber que todo mundo se vira bem quando estou longe.

Maria Luísa Acho que ela é a pessoa mais engraçada do mundo. Nem sei explicar o porquê, mas tudo o que essa menina diz é engraçado. Talvez o jeitinho de bebê ainda, as caras e bocas. "Cobeitura do soivete". Eu sofro de pensar que isso passa, é tão fofinho. Mas nem só de fofuras vive essa criaturinha. É bem bravinha, não gosta muito de ser contrariada. Mas a gente sempre conversa e ela tem aprendido que não precisa gritar para resolver as coisas. No geral, se a gente diz não para alguma situação, ela leva numa boa. 
Só não pode ver o Pedro quieto que vai imediatamente atormentá-lo. Juro, ela é quem começa quase todas as brigas. Mas tem momentos legais com ele também, se preocupa com ele.
Gosta MUITO de bonecas. Tem várias nenês, anda com elas para todo o lado, chama de filhas, cuida delas, dá chupeta. É a brincadeira favorita dela. E sempre coloca o Pedro para brincar junto, o que é bem fofinho.
Tem ficado mais independente de mim e isso é maravilhoso.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Maria Luísa natalina

24 de dezembro de 2018, 18h10

Maria Luísa surge no meu quarto com uma cara preocupada:
- Mamãe, eu acho que a gente não tem uma chaminé!
- Hmm, não mesmo.
- Ah, eu acho que o Papai Noel vai vir pela cobertura do nosso prédio então.

E ele veio. Trouxe a Nenê de Chupeta que ela pediu e os carrinhos do Hot Wheels que o Pedro queria. Deixou embaixo da árvore e foi a cena mais linda ver os dois acordando no dia 25 e procurando os presentes. 

26 de dezembro de 2018, 7h45

A primeira pessoa da família a acordar, Maria Luísa estava na sala brincando sozinha com sua boneca. Olhou toda feliz para o brinquedo, olhou para mim na porta do corredor e disse:
- O Papai Noel arrasou!

- - - 

Posso congelar os dois assim, nessa fofura, pra sempre?

domingo, 25 de novembro de 2018

I'm your father


Com o novo emprego da Juliana, eu assumi muitas atividades que antes estavam com ela, como a rotina da manhã. Isso me deixou muito mais próximo deles, o que tem sido muito legal!

O Pedro, por exemplo, está numa fase de muitas descobertas. Há algum tempo aprendeu a ler, o que abriu todo um novo horizonte. Nessa semana ele assistiu ao terceiro filme do Star Wars, está absolutamente vidrado nos filmes. Ficou muito surpreso no final do filme, quando viu o Darth Vader salvar o Luke.

Também é muito legal compartilhar os mesmos gostos que ele. Ele lê nos gibis referências ao Star Wars e corre pra me contar. Além da música. Aliás, o Pedro e a Maria desenvolveram um excelente gosto musical. Gostam muito de Caetano, Milton, Raul Seixas, Tim Maia, Beatles...

O Pedro está aprendendo a andar de bicicleta sem rodinhas, e está sendo muito legal acompanhar o desenvolvimento dele. Nós estamos saindo várias vezes na rua e na cobertura para treinar a bicicleta, e a Maria vai junto. Hoje mesmo ele tomou um capote no condomínio da vó Maria, ralou toda a cara. Mas está firme e forte. Depois ainda fomos na rua de casa, soltar pipa e andar de carrinho de rolimã.



segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Pra constar

Semana agitada na vida do Pedroca, nosso menino grande: aprendeu a andar de bicicleta sem rodinha e ganhou um dentinho mole. 

=)

domingo, 16 de setembro de 2018

Notas sobre eles

A vida ficou corrida e eu não tenho tempo nem para tomar banho fazer tudo que é obrigação, imagina sentar calma e paciente para escrever posts. Mas eu gosto muito de ler posteriormente as fases das crianças e por isso acho que vale a pena tirar uns minutos para registar os momentos dos dois ;) 

Maria Luísa, 3 anos e 1 mês
- Está mais engraçada do que nunca, faz gracinhas, canta musiquinhas, provoca o irmão.
- Passou da fase de 'Hey Jude' (depois de 467 meses ouvindo só isso) e agora gosta de 'Let it be' e também de Raul Seixas, a música da mosca na sopa, pra ser mais exata.
- Os dois ficam na escola em período semi-integral (até às 16h) e ela tem gostado muito de fazer as aulas da tarde. Faz dança, capoeira, circo e teatro e eu soube pelo Pedro que está na peça que estão ensaiando do Peter Pan. 
- A melhor amiga do momento é a Lu (Luiza, amiguinha que é um ano mais nova que ela), que também fica no integral. Mas ela se dá bem com todo mundo e está sempre feliz.
- Está arrasando na natação! Ela sempre chorava nas aulas, não queria mergulhar, dava um trabalhinho para o papai. Daí há um mês mudou de turma para o Bebê 3, aula que entra sozinha com os amigos e as professoras, e se revelou. Não chorou um único dia, pula, bate perninhas, está sempre sorrindo. 
- Brinca sozinha com as coisinhas dela por um tempo. Gosta muito dos bonequinhos da turminha da Peppa, que ganhou de aniversário , e com itens de piquenique, que ela ama. Faz café, bolo, serve no pratinho, mexe com as colherinhas. Brinca também com algumas bonecas maiores, empurrando no carrinho pela casa.
- Aliás, a festinha de aniversário dela desse ano foi no nosso apartamento, um chá da tarde só para avós e tios, com tema da Peppa. Sim, paguei a língua. Eu jurei, no passado, que jamais faria festa de personagens. Encomendei até brigadeiro com a cara do George. 
- Está super meiga, carinhosa, adora um colo. Mas está também desafiadora, demora a obedecer uma ordem, quer testar até onde a gente vai. Mas nada demais ou que cause problemas. O fato de já termos passado por isso com o Pedro nos ajuda a entender a fase e passar bem por ela.

Pedro, 5 anos e 5 meses
- Pedroca menino bom, obediente, companheiro. Tem saído muito com o papai, estão numa fase super boa. 
- Entrou com tudo numa fase Raul Seixas. Escuta os discos no carro, indo para a escola, e no mesmo dia já sabe as letras de cor. Impressionante. E daí fica cantarolando o dia todo trechos obscuros de músicas que ele gostou.
- Lê melhor que gente grande. Rápido, com clareza, entende o que está lendo. Por várias noites é ele quem lê a história antes de dormir para a Maria, eu só fico ao lado, morrendo de orgulho acompanhando. 
- Escreve bem também, pergunta quando tem dúvidas sobre a grafia (Z ou S?), mas ainda comete uns errinhos de criança, que são bem fofos. Escreveu hoje, na lista de compras, 'ervilias' e 'papel toalea'. 
- É bem carinhoso, sempre quer segurar nossa mão, sentar ao nosso lado, gosta de beijo e abraço.
- Também está chorão, fica decepcionado com alguma coisa, mesmo que pequena, e cai no choro.
- Não para de falar, um minuto. Emenda um assunto no outro, fala alto, em casa, no carro, na rua.
- Adora as aulas do integral. Faz as mesmas que a Maria, mais futebol na sexta-feira, lá na escola mesmo. Já pediu mil vezes para fazer inglês, porque tem na escola também e os amigos fazem. Não fará no momento por causa do valor e também porque não achamos que está na hora. Mas considero pensar nisso em breve.
- Está na peça do Peter Pan na escola e vai ser o Smith, ajudante do Capitão Gancho. Sabe de cor todas as falas de todos os personagens. 
- É esperto, ágil, faz contas, sabe das coisas, ensina a Maria. E ainda tem umas tiradas ótimas, tipo quando a Maria perguntou 'que carne é essa?' sobre o bife à milanesa e ele respondeu 'boi com casquinha' hahahah.
- Não fica cansado, nunca. Nem tem frio.
- Só pensa em futebol, dia e noite. Acho que a convivência com o tio José, não sei, mas quer assistir todos os jogos na TV, quer saber resultados, jogar no videogame, na sala de casa, na casa da vó Maria, onde estiver. E chora se a gente não deixa, se tem que parar para tomar banho ou se esquece a bola em algum lugar.

Eu sou da Bahia, de São Salvador

Logo que voltamos da Colômbia, no primeiro semestre do ano, o Juliano viu que tínhamos pontos no cartão e decidimos marcar uma viagem sem as crianças, a primeira em cinco anos. Escolhemos ir para Salvador em agosto, em uma sexta-feira feriado da nossa cidade.

Mas né, as coisas mudam. Em junho comecei a trabalhar fora e em julho soube que faria uma viagem de trabalho em agosto, quatro dias inteiros em Minas Gerais, justamente na semana seguinte do tal feriado em Salvador. Surtei, claro. Eu queria muito ir para Salvador, mas não ficaria tantos dias sem as crianças.  

Solução: compramos as passagens para as duas pessoinhas e partimos os quatro para um fim de semana na Bahia, felizes da vida. Não seria justo com esses pequenos adoradores de música baiana deixá-los de fora dessa. E eu não ia conseguir ir sem eles mesmo. 

Foi incrível, eu acho que a coisa que mais gosto de fazer no mundo inteiro é viajar com eles, meus três. Não consigo pensar em companhia melhor, em dias melhores, em sintonia melhor. Ficamos bem no meio do Pelourinho e era tudo aquilo que eu imaginava. Batuque na rua dia e noite, construções lindas, igrejas, uma energia, pessoas bonitas, coloridas, comida boa, sensacional. 

E sempre tem as coisas que só acontecem em viagens e a gente vai sempre se lembrar. Nosso hotel era incrível, poucos quartos, todos lindos e espaçosos. Numa manhã Maria Luísa tenta apagar a luz mas não alcança o interruptor. "É que eu sou um pouco grande", se justifica. Como não amar essa ótica toda própria das crianças?

Pedro conversou com todos os motoristas de Uber que conhecemos. Puxou assunto, falou de futebol, contou a idade, fez uma voz diferente, mostrou que sabia dos assuntos. "Esse é o Pablo, do arrocha", disse Juliano me mostrando um cartaz, em uma sorveteria. Continuei com cara de interrogação. "Pablo?", disse Pedro, "eu só conheço um Pablo, o Picasso". Como não amar essa sinceridade nerd? 

Herança acho que não vou conseguir deixar não, mas lembranças boas das nossas viagens durante a infância deles com certeza.

PS: uma menção especial ao meu novo chefe, que me deixou faltar um dia do trabalho sem nem perguntar o porquê (mas eu expliquei mesmo assim).