Desde que decidi abandonar minha vida de
Visitamos umas sete escolinhas na nossa cidade. Todas elas com pontos em comum: de bairro, pequenas, poucos alunos, com mensalidades pagáveis. Mas a cada visita eu voltava para casa desolada. Sabe o que é ter que escolher qual 'defeito' é o melhorzinho? Elas não são ruins, é verdade (exceto uma, que era pavorosa. Me deu vontade de resgatar as criancinhas de lá), mas têm detalhes que me deixam desconfortável.
Por exemplo: horários demais de 'sala de vídeo' ('sala de vídeo' = criancinhas na frente da TV por um tempão vendo Backyardigans ou algo assim), salas pequenas demais para muitas crianças (era um quartinho numa casa e virou 'sala de aula' para uns 15 crianças mais umas três professoras), almoço e lanchinhos dados em um ex-closet (juro-por-deos! Um buraco sem janelas onde tinha um armário de roupas agora tem cadeirões de alimentação), crianças de idades muito diferentes na mesma sala (tipo de 4 meses e quase 2 anos, JUNTAS), parquinhos 'ao ar livre' sem ar livre, sem grama, sem cimento (só aquele onipresente e sem graça carpete de grama sintética), recados e bilhetes espalhados pela escola com erros de português (tá, gente, eu sei que o Pedro não vai aprender a ler e escrever com 1 ano na escolinha, não é meu propósito, mas eu tenho aflição-medo-pânico-pavor de erros de português, especialmente quando vêm de professoras).
A lista é infinita. E só reforça minha tese que lugar de criança pequena é em casa com a mãe. Que ninguém no mundo vai cuidar melhor do que eu. E nem me venham com essa que criança que vai para a escola "fica mais esperta/sabe dividir/come sozinha/fica independente". Criança que vai para a escola fica doente, isso sim.
Hunf!
UPDATE - No fim do mês escolhemos um das escolinhas (curioso para saber qual, entre todas as 'defeituosas'? A que tem tempo demais de TV, mas em compensação tem uma sala grande, com varanda ensolarada, crianças com idade bem próxima, e um pessoal bem bacana e acolhedor). E quer saber? Estamos todos felizes, ele e até eu, que ganhei umas horinhas para mim pela manhã (para arrumar a casa, lavar roupa, catar brinquedos pelo chão).
(comecei a escrever no início de maio, mas acabei só hoje, meio de junho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário