quinta-feira, 17 de março de 2016

Letrista

Pedro canta o DIA TODO. Eu acho lindo e acho que criança que canta é criança feliz. Ninguém cantarola quando está triste, certo? Mas ele, na fofura de seus quase 3 anos, não entende direito as letras das músicas e faz suas próprias versões. É tão engraçado, eu me seguro para não rir. Algumas delas:

"Samba lelê tá doente, tá com a cabeça quebrada. Samba lelê precisava é de umas boas pomadas..."

"Atirei o Paulo gato to, mas o gato to não morreu reu reu..."

"Alecrim, alecrim dourado que nasceu no canto se se semeado... Foi meu amoooor que me disse assim que a flor do canto é o alecrim..." (o 'se se semeado é um clássico, né? Eu canto assim até hoje haha)

"O cravo brigou com a rosa, debaixo de nossa casa..."

quinta-feira, 10 de março de 2016

Como não amar?

Pedro estragou uma peça do quebra-cabeça e veio para mim todo arrependido: Mamãe, conserta com fita crépita?

quinta-feira, 3 de março de 2016

Agora é às vezes?

- Pedro, tem que usar cinto de segurança no carro sempre, filho. Ele te protege caso a mamãe bata o carro. E também às vezes passa a polícia e ela fica muuuito brava se as crianças não estiverem de cinto.
- Quando passa a polícia?
- Sei lá, filho, às vezes.
(Pedro pensa se coloca ou não o cinto de novo e fala)
- Agora é às vezes, mamãe?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Um belo dia resolvi mudar

Era uma vez uma menina muito boazinha, quietinha, da paz. Certo dia, ela completou 6 meses de vida e uma 'chavinha' se virou dentro dela. Toda aquela calma foi embora e deu lugar a uma maluquice sem fim. A maluquice é tanta, aliás, que a mãe dessa menininha a chama de 'Pedra', em homenagem ao rei das maluquices da nossa casa. 

Luisinha com 6 meses é pura aventura, hahah! Vejamos:

- tem dentes! Fez 6 meses no sábado e na segunda-feira já tinha um dente na boquinha (atrapalhando o sono, dando febrinha etc). Mais uns dias se passaram e tchãrãm, mais um dente chegando! Os dois na frente, na parte de baixo.
- come! Começou com frutinhas e agora já está no almoço. Assim, comeeer comer não come. É uma colherada dentro da boca para uns 10 fora. Não sei se é a gripinha (nariz escorrendo, uma tossinha) que tem tirado o apetite ou se ela ainda não está curtindo essa história nova de comer. Vamos vamos tentando, todos os dias... (aquelas que tem saudade da amamentação exclusiva).
- engatinha! Se rasteja ainda, mas é muuuito rápida. Em poucos segundos a minhoquinha já fugiu e temos que procurá-la pela casa (já entrou no banheiro, visitou quartos e o escritório sozinha). Fiz uma barreira de almofadas grandes no tapete, para delimitar o espaço, mas ela empurra as almofadas, pula por cima, uma maluquinha. 
- adora-ama-de-paixão o irmão. Gosta de deitar na cama com ele e ficar puxando a chupeta dele, arrancando o cachorrinho de pelúcia da mão dele, puxando o cabelo dele... e ele, para minha surpresa, deixa, não se irrita, fica segurando a mãozinha dela e ainda pede 'mamãe, põe a Luisinha na cama com eu?'. Sem contar que qualquer coisa que ele faz arranca gargalhadas dela.
- falando no Pedro, ela gosta das mesmas coisas esquisitas que ele gostava: chinelos, porta-retratos, rodas de carrinhos, portas, gavetas. Eu vivo um déjà vu com esses dois.
- senta! De novo: foi fazer 6 meses que começou a sentar sozinha. No primeiro dia sentava mas não parava sentada. Daí caía. Mas no segundo já foi aprendendo e hoje fica sentadinha brincando, uma fofura!
- abaixamos o nível do berço. Vai saber o que essa maluquinha pode fazer, né...
- gosta de espelhos. Fica lá, sorrindo e jogando charme para ela mesma.
- reconhece o próprio nome. 
- fica muito louca na hora do banho, dando um banho na gente.
- continua meio careca. Continua com pernas gordas que ficam lindas de vestido.
- chora por mais coisas. Antes só resmungava, agora tem chorinho mesmo. Tipo quando o papai tirou o controle de vídeo-game da mão dela.
- mede 67 cm e pesa 7,350 kg.
- tem uma doencinha no coração (daí o baixo ganho de peso e altura). Soubemos quando trocamos de pediatra. O dr. Fofinho foi rápido e na primeira consulta já detectou. Pediu exames e agora passamos com uma cardiopediatra também. Explicando, mas sem entrar em detalhes (mesmo porque eu não sei dar detalhes disso), ela tem o canal arterial aberto e ele deveria já ter se fechado nos primeiros meses de vida. Será preciso fazer uma cirurgia, daqui a alguns meses, e por enquanto ela tomará remédio todos os dias, duas vezes por dia. Já fiquei nervosa, mas no fim das contas acho que temos que ver o copo meio cheio. Ela tem uma doença que tem cura. E assim que estiver curada, não precisará de remédios mais. E vai ficar tudo bem! Mesmo porque ela está bem. Always look at the bright side . 

domingo, 14 de fevereiro de 2016

6 meses

Luísa é a delicadeza que faltava na casa, é a alegria de amamentar de novo, o sorriso banguelo que me faz sorrir, é nossa luzinha de Natal, nossa borboleta pequenina, é a satisfação de ter parido, a personificação da paz, a mão dada com o irmão, é o aconchego num colinho, a esperteza nas mãozinhas que tudo alcança - desde quando era mini bebezinha ainda -, é o céu claro naqueles olhos azuis, é a minha esperança de um mundo mais justo e menos machista, a curiosidade de quem ainda tem muito mundo pela frente para explorar. É uma música suave, um rosa bem clarinho, um laço bem pequenininho na cabeça quase careca. Luísa é puro amor.

Feliz 6 meses, princesa!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Grrrrr!!

Ah, se eu pudesse falar tudo o que penso. Eu pareço boazinha e simpática, mas por dentro eu sou bem grossa e mal humorada. E se eu pudesse responder honestamente tudo o que me perguntam, os diálogos seriam assim:

- Aaaaaai que linda, posso carregar?
- Não, não pode. Eu, aliás, ODEIO que gente que eu mal conheço carregue meus filhos. 

- Ela não está com frio assim, sem meinhas?
- 'Meinhas', sério? 30º C e você acha que ela está com frio? Você, por acaso, está com frio?

- Mãezinha, qual o peso da bebê?
- 'Mãezinha' o c*%#*!#@! É Juliana. E a bebê pesa 7 kg, 'dotorzinha'. 

- Ele não tem ciúmes da irmãzinha?
- Não, não tem. Ele é super bem resolvido aos 2 anos de idade. Maduro, sabe? Também, todos esses anos de terapia... 

- Pedro, não vai dar um beijinho na amiga da vovó? Fale oi pra todo mundo, dê abraços.
- Não, filho, não dê beijo ou abraço se você não quiser. Ninguém é obrigado a isso.

- Que linda! Loirinha, olhos azuis, vai dar trabalho para o pai.
- Ah é? Por que? Que trabalho? Por que para o pai? Se não fosse loira não daria trabalho? Não entendi. Explica? 


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Maternidade real

"Eu quero uma escola com bastante espaço, grama, areia, terra mesmo, sabe? Que é para ele poder brincar", disse a inocente mãe que não sabia a quantidade de meias e shorts que teria para esfregar.