sexta-feira, 15 de abril de 2016

Só ontem

Num único dia, assim, do nada, fui surpreendida com questões existenciais de uma criancinha que acabou de fazer 3 anos. Com vocês, Pedro:

- Mamãe, camelo é animal?
- Sim, filho, é!
- Oooohhh! (palmas de felicidade)
- E elefante também, né?
- Sim! Formiga também é animal, sabia?
- (casa de espanto) E a barata, é animal?
- Aham!
- (ainda cara de espanto) Mas por que a gente mata a barata e não pode matar o camelo?
- (silêncio da mãe)

*

- Mamãe, quando uma pessoa morre a gente não consegue mais falar com ela?
- Não, filho, não consegue.
- Mas por que?!
- Porque ela morreu.
- E para onde ela vai?
- Eu não sei. Para lugar nenhum.
- A vovó disse que vai para a Lua (deve ter dito céu, mas ok). Eu acho mesmo que vai para a Lua.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Para aprender

A previsão do tempo dava 100% de chance de chuva no dia da festa de aniversário do Pedro. Eu, no entanto, confiava no meu pensamento positivo e fiquei dias mentalizando uma linda e ensolarada tarde. Mas, né, tem coisa que não adianta: choveu, e muito. Mais para o fim da festa, quando já estava escuro. O resultado foi um bando de criança ensopada na cama elástica e poças de lama gigantes pelo gramado.

No dia seguinte, eu perguntei ao Pedro o que ele mais tinha gostado da festa.
- O brigadeiro de dinossauro, o pula-pula e a chuva!

Crianças são muito, mas muito mais sábias que nós.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Irmãos

Quando o tempo passar, a gente nem vai se lembrar mais do trabalhão que deu. Vai soltar frases como 'nem foi tão ruim assim', 'foi bom que criou junto'. Mas olha, por enquanto, tá fácil não...

Vocês (oi? vocês quem?) veem duas lindas criancinhas. Eu vejo desfralde E introdução alimentar, juntos! Ao mesmo tempo! 

Mas reclamações e brincadeiras à parte, Pedro e Luísa protagonizam momentos fofíssimos juntos. Depois do almoço, eu escovo os dentes de todos e coloco os dois na cama do Pedro para a soneca da tarde (que nem sempre dá certo, mas eu tento). Pedro implora para ela ficar ao lado dele e quer segurar a mãozinha dela para pegar no sono. Ela, por outro lado, fica na maior agitação, quer arrancar a chupeta dele, apertar o nariz, puxar o cabelo, roubar o cachorrinho de pelúcia... e ele adora. Não se irrita, só sorri para ela e reclama se eu a coloco no berço. 

O que pega mesmo é a hora que ela vai mamar. Quase 7 meses e ele ainda morre de ciúmes desse momento. Ou chora porque não quer que ela mame ou quer mamar também, fala que é bebê, faz a maior manha. Eu tenho paciência, explico que ela precisa do leite e que se ele quiser experimentar pode (ele nunca quis hahah), mas que menino grande toma mamadeira.

Luísa ri de qualquer coisa que Pedro faz. Careta, voz engraçada, ou mesmo quando ele chora. É demais, ele chorando de verdade por alguma coisa e ela morrendo de rir. Ele até reclama ('mamãe, a Luisinha fica dando risada...'), mas é tão hilário que ele para de chorar para rir com ela.

E posso estar com olheiras, sem pentear direito o cabelo há meses, sem dinheiro e sem carreira, mas eu não trocaria esse momento que estou vivendo por nada. Sabe meus filhos? Eu estou criando, eu estou educando, eu estou vendo os dois crescerem. Eu estou onde gostaria de estar.

7 meses de fofura

Luisinha fez 7 meses no domingo! Bom, uma hora vou ter que parar de chamá-la de recém-nascida hahahah! Nunca vi bebê mais dengosinho e delicinha e fofurinha como ela. AMA um beijinho, umas cocequinhas, um carinho. Vamos às novidades de Lulu:

- Já disse aqui que Luísa é cardiopata, né? Por isso não ganha peso (chegou até a perder) e deixou de ser aquela bebeza gorducha (mas continua linda!). Está com 7,320 kg e 68,5 cm. Esse assunto já nos deixou bem nervosos, mas tentamos sempre ver pelo lado positivo. Estamos tratando com uma cardiopediatra e com o pediatra, que são pessoas bem bacanas e parecem bem comprometidos com o caso dela. 
- Engatinha com quatro apoios. Foi muito rápido! Ela tentou um dia e no outro já estava toda pimpona explorando a casa. Já chegou sozinha no banheiro, nos quartos e na cozinha. 
- Caiu da cama. Deixei-a dormindo na minha cama - cercada de travesseiros - e fiquei bem quietinha no escritório, que fica ao lado do meu quarto, para ouvir quando ela acordasse. Mas não adiantou: ela foi sorrateira, se virou e caiu no chão. Chorou um pouquinho, mas mamou e se acalmou. 
- Começou a comer melhor. Come meia perinha, meia maçã, meio pratinho de papinha... devagar mas está melhorando. Gosta mesmo é do suco de laranja. 
- É apaixonada pelo pai. É só ele olhar para ela que ela se acaba de sorrir para ele.
- Dormiu fora de casa. Eu e Juliano fomos ao show dos Rolling Stones em São Paulo (yeah, I know...) e ela e o irmão ficaram na casa da minha mãe. Deixei leite congelado e no geral foi tudo bem. Deveria ter deixado mais leite, mas chegamos por volta das 2h da manhã e ela mamou. Para uma primeira experiência, foi bem ok!
- Fica de pé sozinha! Vê se eu posso com isso! A menina nasceu ontem e já fica de pé! Sozinha! Primeiro se apoiou no móvel da sala e levantou. Daí caiu para trás. Depois foi treinando, no sofá, na mamãe, no berço, no móvel de novo... em uns dois dias já estava especialista em ficar de pé e se segurar para não cair. 
- Está mais irritadinha do que era antes, mas nada perto de outros bebês. Passa o dia inteiro bem, de boa, só fica nervosa mesmo se a gente atrasa a hora de dormir dela. Deu 20h30 e não demos banho e peito? Ah, daí fica brava. Mas é só mamar que dorme fácil.
- Mama de madrugada. Eu confesso que não sei quantas vezes, quanto tempo, como, onde porquê, já que eu vou e volto do quarto deles dormindo. Faço tudo automático. No geral são duas vezes por noite, acho, e ela é bem eficiente: mama e dorme sem dar trabalho algum. Mas olha, 7 meses acordando todas as noites tem me deixado meio cansada. 
- Abre gavetas. E fecha gavetas.
- Morde, especialmente meu peito.
- É super simpática, faz muito sucesso na escola do Pedro (eu e ela vamos levá-lo de manhã duas vezes por semana e buscamos todos os dias).
- Fala 'da da da' e outras fofuras.

Letrista

Pedro canta o DIA TODO. Eu acho lindo e acho que criança que canta é criança feliz. Ninguém cantarola quando está triste, certo? Mas ele, na fofura de seus quase 3 anos, não entende direito as letras das músicas e faz suas próprias versões. É tão engraçado, eu me seguro para não rir. Algumas delas:

"Samba lelê tá doente, tá com a cabeça quebrada. Samba lelê precisava é de umas boas pomadas..."

"Atirei o Paulo gato to, mas o gato to não morreu reu reu..."

"Alecrim, alecrim dourado que nasceu no canto se se semeado... Foi meu amoooor que me disse assim que a flor do canto é o alecrim..." (o 'se se semeado é um clássico, né? Eu canto assim até hoje haha)

"O cravo brigou com a rosa, debaixo de nossa casa..."

quinta-feira, 10 de março de 2016

Como não amar?

Pedro estragou uma peça do quebra-cabeça e veio para mim todo arrependido: Mamãe, conserta com fita crépita?

quinta-feira, 3 de março de 2016

Agora é às vezes?

- Pedro, tem que usar cinto de segurança no carro sempre, filho. Ele te protege caso a mamãe bata o carro. E também às vezes passa a polícia e ela fica muuuito brava se as crianças não estiverem de cinto.
- Quando passa a polícia?
- Sei lá, filho, às vezes.
(Pedro pensa se coloca ou não o cinto de novo e fala)
- Agora é às vezes, mamãe?