Não escrevi sobre o Pedro quando ele completou 6 anos, no dia 25 de março. Fizemos várias comemorações, foi bem legal, mas não me lembrei de sentar em frente ao computador para registrar o desenvolvimento dele no último ano.
Mas antes tarde do que nunca, e também porque eu amo ler esses relatos alguns anos depois, quero listar aqui alguns pontos sobre meu filho Pedroca.
- está banguelo! Já perdeu cinco dentes de leite, sendo o primeiro deles em janeiro, na praia, e o último em julho, quando caiu de skate no Sesc. Foi um susto (eu não estava junto, estava trabalhando. Juliano estava de férias com eles), precisou ir ao médico e ao dentista de lá, mas por fim foi tranquilo e o dente permanente logo surgiu no lugar.
- está pesando 22 kg. Continua alto e magrelo. Perde roupa porque fica curta, nunca porque fica apertada. Calça sapato número 30.
- tem comido super bem atualmente. Na escola não sei, mas o jantar, em casa, tem sido bom. Não é de experimentar coisas novas, ainda não gosta de coisas tipo massas com molho, salgadinhos de festa, embutidos, etc. Adora pão! E ainda gosta muito que eu faça panquecas no café da manhã em alguns fins de semana.
- começou a fazer acompanhamento com uma psicóloga em junho. Depois de tanto refletir e adiar, resolvemos procurar ajuda profissional. Pedro precisa desenvolver sua autoestima, sua capacidade de se posicionar nas mais diversas situações, seja em casa, na escola ou na vida em geral. Não vou dizer que foi fácil para mim. Foi sentir como se eu tivesse feito tudo errado até agora. Mas eu entendi que era preciso e seria muito bom para ele.
- Pedro ama a turma do integral da escola. Como estava a frente dos amigos do 1° ano, as professoras colocaram ele na turma dos mais velhos na aula de inglês e ele se identificou muito mais. Volta sempre falando do Luís Henrique, da Pietra, a Raquel, o Diego... Amigos dele do terceiro e quinto ano. Bem mais velhos que ele, mas com quem ele fica mais confortável. No começo do ano foi na festa de 10 anos da Raquel (que eu nem conheço pessoalmente, pra ser sincera) e se divertiu bastante.
- ouvi das professoras, da coordenadora e da diretora da escola que Pedro está muito mais avançado que os colegas da classe. Que todo mundo fica impressionado com ele. A coordenadora citou duas vezes a possibilidade de altas habilidades. Levei essa questão logo no meu primeiro dia com a psicóloga dele. Ela nem deu bola. E depois me disse sobre como supervalorizamos esse conhecimento e como o pressionamos com essa cobrança, mesmo velada, para que ele seja o mais inteligente. Essa foi minha interpretação e até agora esse assunto está meio desconfortável para mim.
- é super carinhoso com a gente, adora ficar perto, ganhar abraço, encosta no meu ombro depois que termina de jantar... Parece um gato.
- toma banho sozinho, do começo ao fim, sem nenhuma ajuda.
- anda de bicicleta sem rodinhas e, nas férias, o papai levou os dois para andar nas pistas de bicicross e de skate.
- passou um pouco da fase de Star Wars e não tem ligado muito para super-heróis. Voltou um pouco com o interesse por animais, agora pesquisando sobre o que comem, o de vivem etc.
- passa horas lendo gibi em casa, sem prestar atenção em mais nada do mundo.
- é distraído num nível quase perigoso. Bate a cabeça, da trombada, enfim, literalmente não olha por onde anda.
- tem brincado bastante com a Maria, tem se defendido melhor dela e tem ensaiado provocá-la, tipo falando coisas irritantes ou mexendo nos brinquedos dela.
- adora lição de casa, que faz em uns 30 segundos. No começo do ano era uma lição por semana, agora no segundo semestre são duas e ele comemorou quando soube.
- cria jogos de tabuleiro em papel sulfite. Faz casinhas e regras e maneiras de jogar. Faz também caça-palavras e cartas para mim. Voltou a desenhar animais e, segundo ele, seus desenhos estão em uma fase de 'alto realismo' agora. Gosta de fazer vários animais da selva em uma única cena, sobrepostos.
- é o cara mais legal que eu conheço, sério mesmo.
quinta-feira, 12 de setembro de 2019
domingo, 28 de abril de 2019
O pessoal do linguado
(texto de 26 de abril de 2019)
Fizemos um piquenique no feriado da sexta-feira santa no parque e a Maria Luísa soltou mais uma de suas pérolas, tão fofas. Pedro estava mega feliz com um potinho de cookies que fez na escola, com a teacher e o pessoal do integral. Eu disse 'filho, que delícia! Os cookies do pessoal do bilíngue ficaram ótimos!". Maria observou, comeu uma das bolachas e completou: "é, Pedro, o pessoal do linguado arrasou nesses cookies!".
Fizemos um piquenique no feriado da sexta-feira santa no parque e a Maria Luísa soltou mais uma de suas pérolas, tão fofas. Pedro estava mega feliz com um potinho de cookies que fez na escola, com a teacher e o pessoal do integral. Eu disse 'filho, que delícia! Os cookies do pessoal do bilíngue ficaram ótimos!". Maria observou, comeu uma das bolachas e completou: "é, Pedro, o pessoal do linguado arrasou nesses cookies!".
Maria, Maria
(texto de 3 de abril de 2019)
Maria Luísa pediu para a professora do integral
fazer tranças no cabelo dela.
- Não dá, Maria, seu cabelo é muito curto.
- Como você sabe se você nem tentou?!
Voltou para casa feliz da vida com duas mini trancinhas no cabelinho curto e cacheado.
- Não dá, Maria, seu cabelo é muito curto.
- Como você sabe se você nem tentou?!
Voltou para casa feliz da vida com duas mini trancinhas no cabelinho curto e cacheado.
Pedro, 6 anos
(texto de 2 de abril de 2019)
Foram 18 crianças ao todo correndo pela casa da
vovó Denise para comemorar os 6 anos do Pedro, no dia 30 de março (o dia real/oficial é 25 de março, mas a festinha foi uns dias depois). Muita coxinha, pão de queijo,
suco de abacaxi e confetes de chocolate espalhados pela sala. Uma cama elástica
no quintal e duas monitoras muito legais fazendo brincadeiras na garagem.
De adultos, só vôs, vós e tios (com as tias). E os pais de uma das coleguinhas, mas isso é uma outra história. Pra lá de esquisita. Enfim. As crianças se divertiram muito, passaram uma tarde super animada, amigos da escola, amigos que saíram da escola no ano passado e primos. Daí no carro, umas 9 da noite já, de volta para casa, eu pergunto ao Pedro do que ele mais gostou no dia.
"Gostei quando as crianças todas saíram da quadra e eu pude jogar futebol em paz com o Miguel, o Eric e o Pedro Vieira."
Hahahahah
Dá pra acreditar?!
De adultos, só vôs, vós e tios (com as tias). E os pais de uma das coleguinhas, mas isso é uma outra história. Pra lá de esquisita. Enfim. As crianças se divertiram muito, passaram uma tarde super animada, amigos da escola, amigos que saíram da escola no ano passado e primos. Daí no carro, umas 9 da noite já, de volta para casa, eu pergunto ao Pedro do que ele mais gostou no dia.
"Gostei quando as crianças todas saíram da quadra e eu pude jogar futebol em paz com o Miguel, o Eric e o Pedro Vieira."
Hahahahah
Dá pra acreditar?!
Das coisas difíceis de ouvir
(texto de 15 de fevereiro de 2019)
Maria acordou no meio da madrugada e veio até a minha cama. Eu me assustei e percebi que estava atrasada para me arrumar para o trabalho. Corri para o banheiro. Ela me seguiu e estranhou o fato de eu estar tomando banho, fez cara de choro e perguntou "Por que você tem que trabalhar de noite, mamãe?".
Não pude pegá-la no colo por mais de dois minutos. Eu perderia o fretado.
- - -
Pedro chega em casa no começo da noite super empolgado para contar sobre o dia dele. Isso me deixa tão, mas tão feliz. Eu tinha medo que ele não dissesse nada, que estivesse cansado demais para conversar comigo. Mas ontem partiu meu coração quando ele perguntou por que eu não almoço algum dia com ele na escola (a escola dá essa possibilidade, os pais podem comer lá com as crianças se quiserem). Tive que explicar uma vez mais que eu trabalho em Tatuí e fica muito difícil voltar para nossa cidade na hora do almoço. Das coisas difíceis de ouvir e de dizer.
Maria acordou no meio da madrugada e veio até a minha cama. Eu me assustei e percebi que estava atrasada para me arrumar para o trabalho. Corri para o banheiro. Ela me seguiu e estranhou o fato de eu estar tomando banho, fez cara de choro e perguntou "Por que você tem que trabalhar de noite, mamãe?".
Não pude pegá-la no colo por mais de dois minutos. Eu perderia o fretado.
- - -
Pedro chega em casa no começo da noite super empolgado para contar sobre o dia dele. Isso me deixa tão, mas tão feliz. Eu tinha medo que ele não dissesse nada, que estivesse cansado demais para conversar comigo. Mas ontem partiu meu coração quando ele perguntou por que eu não almoço algum dia com ele na escola (a escola dá essa possibilidade, os pais podem comer lá com as crianças se quiserem). Tive que explicar uma vez mais que eu trabalho em Tatuí e fica muito difícil voltar para nossa cidade na hora do almoço. Das coisas difíceis de ouvir e de dizer.
Update: no meio de março, precisei fazer home office por uma semana porque meu marido estava viajando a trabalho e, tchãram, consegui almoçar dois dias na escola com as crianças e foi muito legal!
Bebê?
(texto de 3 de fevereiro de 2019)
Bom dia, bebê, disse a funcionária do restaurante do vovô, que o conhece há todo esse tempo. Ele nem respondeu. Saiu de perto, deu uma respirada funda e me falou indignado: "Bebê? Por acaso bebê já tem dois dentes permanentes?"
Bom dia, bebê, disse a funcionária do restaurante do vovô, que o conhece há todo esse tempo. Ele nem respondeu. Saiu de perto, deu uma respirada funda e me falou indignado: "Bebê? Por acaso bebê já tem dois dentes permanentes?"
Caiu o segundo dente de leite do dia 2 para o dia 3 de fevereiro. O primeiro caiu na primeira semana do ano, quando estávamos de férias na praia. Imagina a alegria dele e de todo mundo! Mudamos de fase, once again!
- - -
Pedro fez café da manhã especial no domingo, colocou até vasinho de flor na mesa. "Ué, a casa é de todo mundo, eu também tenho que fazer as coisas".
Pedro fez café da manhã especial no domingo, colocou até vasinho de flor na mesa. "Ué, a casa é de todo mundo, eu também tenho que fazer as coisas".
Parece que estamos indo bem.
Sobre as minhas crianças
(texto de 21 de janeiro de 2019)
Pedro
Pedro
Pedro é o cara mais carinhoso do mundo. Dorme segurando a
minha mão. Se fala que me ama, corre falar o mesmo para o pai. Quando viajamos
com minha família, foi super legal com todo mundo. De depois falou para meus
sogros que queria viajar para a praia com eles também.
Não tem crises de birra, não chora por motivo besta. Tem brigado com a irmã sim, mas dentro do contexto irmãos-brincando-juntos-uma-hora-ou-outra-dá-treta. No geral é paciente com ela.
Lê gibi todos os dias, o dia inteiro. E fala de Star Wars todos os dias, o dia inteiro. Decidiu até que esse será o tema da sua festinha de 6 anos. Seis anos, dá pra acreditar? Está super animado com o primeiro ano, com o material escolar, as atividades novas. Não perguntou dos amigos nenhuma vez nas férias, ele é meio na dele mesmo, se vira bem em casa. Tem nadado feito um peixinho. Mergulha, atravessa a piscina várias vezes. Todo mundo ficou impressionado nas férias.
Eu estou trabalhando e portanto não tenho aproveitado o mês de janeiro com eles. Mas as avós têm feito um bom trabalho, as crianças estão se divertindo bastante, indo na piscina e na chácara. E eu fico feliz, honestamente, em saber que todo mundo se vira bem quando estou longe.
Maria Luísa Acho que ela é a pessoa mais engraçada do mundo. Nem sei explicar o porquê, mas tudo o que essa menina diz é engraçado. Talvez o jeitinho de bebê ainda, as caras e bocas. "Cobeitura do soivete". Eu sofro de pensar que isso passa, é tão fofinho. Mas nem só de fofuras vive essa criaturinha. É bem bravinha, não gosta muito de ser contrariada. Mas a gente sempre conversa e ela tem aprendido que não precisa gritar para resolver as coisas. No geral, se a gente diz não para alguma situação, ela leva numa boa.
Não tem crises de birra, não chora por motivo besta. Tem brigado com a irmã sim, mas dentro do contexto irmãos-brincando-juntos-uma-hora-ou-outra-dá-treta. No geral é paciente com ela.
Lê gibi todos os dias, o dia inteiro. E fala de Star Wars todos os dias, o dia inteiro. Decidiu até que esse será o tema da sua festinha de 6 anos. Seis anos, dá pra acreditar? Está super animado com o primeiro ano, com o material escolar, as atividades novas. Não perguntou dos amigos nenhuma vez nas férias, ele é meio na dele mesmo, se vira bem em casa. Tem nadado feito um peixinho. Mergulha, atravessa a piscina várias vezes. Todo mundo ficou impressionado nas férias.
Eu estou trabalhando e portanto não tenho aproveitado o mês de janeiro com eles. Mas as avós têm feito um bom trabalho, as crianças estão se divertindo bastante, indo na piscina e na chácara. E eu fico feliz, honestamente, em saber que todo mundo se vira bem quando estou longe.
Maria Luísa Acho que ela é a pessoa mais engraçada do mundo. Nem sei explicar o porquê, mas tudo o que essa menina diz é engraçado. Talvez o jeitinho de bebê ainda, as caras e bocas. "Cobeitura do soivete". Eu sofro de pensar que isso passa, é tão fofinho. Mas nem só de fofuras vive essa criaturinha. É bem bravinha, não gosta muito de ser contrariada. Mas a gente sempre conversa e ela tem aprendido que não precisa gritar para resolver as coisas. No geral, se a gente diz não para alguma situação, ela leva numa boa.
Só não pode ver o Pedro quieto que vai imediatamente
atormentá-lo. Juro, ela é quem começa
quase todas as brigas. Mas tem momentos legais com ele também, se preocupa com
ele.
Gosta MUITO de bonecas. Tem várias nenês, anda com elas para todo o lado, chama de filhas, cuida delas, dá chupeta. É a brincadeira favorita dela. E sempre coloca o Pedro para brincar junto, o que é bem fofinho.
Gosta MUITO de bonecas. Tem várias nenês, anda com elas para todo o lado, chama de filhas, cuida delas, dá chupeta. É a brincadeira favorita dela. E sempre coloca o Pedro para brincar junto, o que é bem fofinho.
Tem ficado mais independente de mim e isso é maravilhoso.
Assinar:
Postagens (Atom)
