quinta-feira, 17 de março de 2016

Irmãos

Quando o tempo passar, a gente nem vai se lembrar mais do trabalhão que deu. Vai soltar frases como 'nem foi tão ruim assim', 'foi bom que criou junto'. Mas olha, por enquanto, tá fácil não...

Vocês (oi? vocês quem?) veem duas lindas criancinhas. Eu vejo desfralde E introdução alimentar, juntos! Ao mesmo tempo! 

Mas reclamações e brincadeiras à parte, Pedro e Luísa protagonizam momentos fofíssimos juntos. Depois do almoço, eu escovo os dentes de todos e coloco os dois na cama do Pedro para a soneca da tarde (que nem sempre dá certo, mas eu tento). Pedro implora para ela ficar ao lado dele e quer segurar a mãozinha dela para pegar no sono. Ela, por outro lado, fica na maior agitação, quer arrancar a chupeta dele, apertar o nariz, puxar o cabelo, roubar o cachorrinho de pelúcia... e ele adora. Não se irrita, só sorri para ela e reclama se eu a coloco no berço. 

O que pega mesmo é a hora que ela vai mamar. Quase 7 meses e ele ainda morre de ciúmes desse momento. Ou chora porque não quer que ela mame ou quer mamar também, fala que é bebê, faz a maior manha. Eu tenho paciência, explico que ela precisa do leite e que se ele quiser experimentar pode (ele nunca quis hahah), mas que menino grande toma mamadeira.

Luísa ri de qualquer coisa que Pedro faz. Careta, voz engraçada, ou mesmo quando ele chora. É demais, ele chorando de verdade por alguma coisa e ela morrendo de rir. Ele até reclama ('mamãe, a Luisinha fica dando risada...'), mas é tão hilário que ele para de chorar para rir com ela.

E posso estar com olheiras, sem pentear direito o cabelo há meses, sem dinheiro e sem carreira, mas eu não trocaria esse momento que estou vivendo por nada. Sabe meus filhos? Eu estou criando, eu estou educando, eu estou vendo os dois crescerem. Eu estou onde gostaria de estar.

7 meses de fofura

Luisinha fez 7 meses no domingo! Bom, uma hora vou ter que parar de chamá-la de recém-nascida hahahah! Nunca vi bebê mais dengosinho e delicinha e fofurinha como ela. AMA um beijinho, umas cocequinhas, um carinho. Vamos às novidades de Lulu:

- Já disse aqui que Luísa é cardiopata, né? Por isso não ganha peso (chegou até a perder) e deixou de ser aquela bebeza gorducha (mas continua linda!). Está com 7,320 kg e 68,5 cm. Esse assunto já nos deixou bem nervosos, mas tentamos sempre ver pelo lado positivo. Estamos tratando com uma cardiopediatra e com o pediatra, que são pessoas bem bacanas e parecem bem comprometidos com o caso dela. 
- Engatinha com quatro apoios. Foi muito rápido! Ela tentou um dia e no outro já estava toda pimpona explorando a casa. Já chegou sozinha no banheiro, nos quartos e na cozinha. 
- Caiu da cama. Deixei-a dormindo na minha cama - cercada de travesseiros - e fiquei bem quietinha no escritório, que fica ao lado do meu quarto, para ouvir quando ela acordasse. Mas não adiantou: ela foi sorrateira, se virou e caiu no chão. Chorou um pouquinho, mas mamou e se acalmou. 
- Começou a comer melhor. Come meia perinha, meia maçã, meio pratinho de papinha... devagar mas está melhorando. Gosta mesmo é do suco de laranja. 
- É apaixonada pelo pai. É só ele olhar para ela que ela se acaba de sorrir para ele.
- Dormiu fora de casa. Eu e Juliano fomos ao show dos Rolling Stones em São Paulo (yeah, I know...) e ela e o irmão ficaram na casa da minha mãe. Deixei leite congelado e no geral foi tudo bem. Deveria ter deixado mais leite, mas chegamos por volta das 2h da manhã e ela mamou. Para uma primeira experiência, foi bem ok!
- Fica de pé sozinha! Vê se eu posso com isso! A menina nasceu ontem e já fica de pé! Sozinha! Primeiro se apoiou no móvel da sala e levantou. Daí caiu para trás. Depois foi treinando, no sofá, na mamãe, no berço, no móvel de novo... em uns dois dias já estava especialista em ficar de pé e se segurar para não cair. 
- Está mais irritadinha do que era antes, mas nada perto de outros bebês. Passa o dia inteiro bem, de boa, só fica nervosa mesmo se a gente atrasa a hora de dormir dela. Deu 20h30 e não demos banho e peito? Ah, daí fica brava. Mas é só mamar que dorme fácil.
- Mama de madrugada. Eu confesso que não sei quantas vezes, quanto tempo, como, onde porquê, já que eu vou e volto do quarto deles dormindo. Faço tudo automático. No geral são duas vezes por noite, acho, e ela é bem eficiente: mama e dorme sem dar trabalho algum. Mas olha, 7 meses acordando todas as noites tem me deixado meio cansada. 
- Abre gavetas. E fecha gavetas.
- Morde, especialmente meu peito.
- É super simpática, faz muito sucesso na escola do Pedro (eu e ela vamos levá-lo de manhã duas vezes por semana e buscamos todos os dias).
- Fala 'da da da' e outras fofuras.

Letrista

Pedro canta o DIA TODO. Eu acho lindo e acho que criança que canta é criança feliz. Ninguém cantarola quando está triste, certo? Mas ele, na fofura de seus quase 3 anos, não entende direito as letras das músicas e faz suas próprias versões. É tão engraçado, eu me seguro para não rir. Algumas delas:

"Samba lelê tá doente, tá com a cabeça quebrada. Samba lelê precisava é de umas boas pomadas..."

"Atirei o Paulo gato to, mas o gato to não morreu reu reu..."

"Alecrim, alecrim dourado que nasceu no canto se se semeado... Foi meu amoooor que me disse assim que a flor do canto é o alecrim..." (o 'se se semeado é um clássico, né? Eu canto assim até hoje haha)

"O cravo brigou com a rosa, debaixo de nossa casa..."

quinta-feira, 10 de março de 2016

Como não amar?

Pedro estragou uma peça do quebra-cabeça e veio para mim todo arrependido: Mamãe, conserta com fita crépita?

quinta-feira, 3 de março de 2016

Agora é às vezes?

- Pedro, tem que usar cinto de segurança no carro sempre, filho. Ele te protege caso a mamãe bata o carro. E também às vezes passa a polícia e ela fica muuuito brava se as crianças não estiverem de cinto.
- Quando passa a polícia?
- Sei lá, filho, às vezes.
(Pedro pensa se coloca ou não o cinto de novo e fala)
- Agora é às vezes, mamãe?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Um belo dia resolvi mudar

Era uma vez uma menina muito boazinha, quietinha, da paz. Certo dia, ela completou 6 meses de vida e uma 'chavinha' se virou dentro dela. Toda aquela calma foi embora e deu lugar a uma maluquice sem fim. A maluquice é tanta, aliás, que a mãe dessa menininha a chama de 'Pedra', em homenagem ao rei das maluquices da nossa casa. 

Luisinha com 6 meses é pura aventura, hahah! Vejamos:

- tem dentes! Fez 6 meses no sábado e na segunda-feira já tinha um dente na boquinha (atrapalhando o sono, dando febrinha etc). Mais uns dias se passaram e tchãrãm, mais um dente chegando! Os dois na frente, na parte de baixo.
- come! Começou com frutinhas e agora já está no almoço. Assim, comeeer comer não come. É uma colherada dentro da boca para uns 10 fora. Não sei se é a gripinha (nariz escorrendo, uma tossinha) que tem tirado o apetite ou se ela ainda não está curtindo essa história nova de comer. Vamos vamos tentando, todos os dias... (aquelas que tem saudade da amamentação exclusiva).
- engatinha! Se rasteja ainda, mas é muuuito rápida. Em poucos segundos a minhoquinha já fugiu e temos que procurá-la pela casa (já entrou no banheiro, visitou quartos e o escritório sozinha). Fiz uma barreira de almofadas grandes no tapete, para delimitar o espaço, mas ela empurra as almofadas, pula por cima, uma maluquinha. 
- adora-ama-de-paixão o irmão. Gosta de deitar na cama com ele e ficar puxando a chupeta dele, arrancando o cachorrinho de pelúcia da mão dele, puxando o cabelo dele... e ele, para minha surpresa, deixa, não se irrita, fica segurando a mãozinha dela e ainda pede 'mamãe, põe a Luisinha na cama com eu?'. Sem contar que qualquer coisa que ele faz arranca gargalhadas dela.
- falando no Pedro, ela gosta das mesmas coisas esquisitas que ele gostava: chinelos, porta-retratos, rodas de carrinhos, portas, gavetas. Eu vivo um déjà vu com esses dois.
- senta! De novo: foi fazer 6 meses que começou a sentar sozinha. No primeiro dia sentava mas não parava sentada. Daí caía. Mas no segundo já foi aprendendo e hoje fica sentadinha brincando, uma fofura!
- abaixamos o nível do berço. Vai saber o que essa maluquinha pode fazer, né...
- gosta de espelhos. Fica lá, sorrindo e jogando charme para ela mesma.
- reconhece o próprio nome. 
- fica muito louca na hora do banho, dando um banho na gente.
- continua meio careca. Continua com pernas gordas que ficam lindas de vestido.
- chora por mais coisas. Antes só resmungava, agora tem chorinho mesmo. Tipo quando o papai tirou o controle de vídeo-game da mão dela.
- mede 67 cm e pesa 7,350 kg.
- tem uma doencinha no coração (daí o baixo ganho de peso e altura). Soubemos quando trocamos de pediatra. O dr. Fofinho foi rápido e na primeira consulta já detectou. Pediu exames e agora passamos com uma cardiopediatra também. Explicando, mas sem entrar em detalhes (mesmo porque eu não sei dar detalhes disso), ela tem o canal arterial aberto e ele deveria já ter se fechado nos primeiros meses de vida. Será preciso fazer uma cirurgia, daqui a alguns meses, e por enquanto ela tomará remédio todos os dias, duas vezes por dia. Já fiquei nervosa, mas no fim das contas acho que temos que ver o copo meio cheio. Ela tem uma doença que tem cura. E assim que estiver curada, não precisará de remédios mais. E vai ficar tudo bem! Mesmo porque ela está bem. Always look at the bright side . 

domingo, 14 de fevereiro de 2016

6 meses

Luísa é a delicadeza que faltava na casa, é a alegria de amamentar de novo, o sorriso banguelo que me faz sorrir, é nossa luzinha de Natal, nossa borboleta pequenina, é a satisfação de ter parido, a personificação da paz, a mão dada com o irmão, é o aconchego num colinho, a esperteza nas mãozinhas que tudo alcança - desde quando era mini bebezinha ainda -, é o céu claro naqueles olhos azuis, é a minha esperança de um mundo mais justo e menos machista, a curiosidade de quem ainda tem muito mundo pela frente para explorar. É uma música suave, um rosa bem clarinho, um laço bem pequenininho na cabeça quase careca. Luísa é puro amor.

Feliz 6 meses, princesa!