domingo, 15 de junho de 2014

Dicionário da Língua Pedrística

A bem da verdade é que Pedro ainda não fala quase nada, apesar de falar pra caramba. Passa longos minutos cantando e nos contando coisas na sua língua própria. Mas palavrinhas de verdade são poucas (e fofas). Atenção, então, ao Dicionário da Língua Pedrística:

Á-gua - assim, certinho, a palavra inteirinha, só que fala dividido em duas sílabas. Ou cantando, tipo áááá-gua, áááá-gua. 
Déda - papai (o que rendeu momentos engraçados nos EUA, onde as pessoas achavam fofo ele gritando supostamente 'daddy')
Dá - o óbvio, do verbo dar. E vai falando mais alto conforme a gente não dá o que ele pede.
Mamã - que pode ser mamãe ou simplesmente qualquer outra coisa, tipo um brinquedo. 
Vovó - vovó é vovó, e agrada as duas de uma vez.
Odé - falou poucas vezes, e eu deduzi que é José, nome de um dos tios dele.
Au-au - eu morri de ensinar que o animalzinho de chama cachorro, e não au-au. Mas não deu, né, virou au-au mesmo.
Eeeeee - usado para avisar mamãe e papai que ele acordou e já está de pé no berço. Ou para chamar pessoas aleatórias na rua.
Banana - ou algo perto disso. Significa banana mesmo, hahahhaha.

E para finalizar, a professora dele resolveu arrumar briga comigo: "Estou ensinando ele a falar tia!". Fale, Pedro, mas depois de mamãe.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Fome de quê?

Depois de um ano e dois meses alimentando um pequeno viking, que comia tudo o que via pela frente em quantidades gigantes para uma criança, passei por dias tensos vendo Pedro se recusando a comer (exceto quando a comida em questão era bolo ou algo doce, porque ele também não é bobo). Tudo culpa de uma doencinha que veio lá dos Estados Unidos - tosse, nariz escorrendo - e piorou aqui, quando ele começou a ir à escola. Já tinham me falado: é batata, entrou na escola fica doente. E foi. Em três dias na escolinha já tínhamos uma virose para cuidar, com direito a vômito e diarreia, novidade na vidinha dele. 

Aí foi uma semana virando a cara ou cuspindo café, almoço ou jantar. Ontem fomos à pediatra, numa consulta de encaixe (um parênteses: um dos maiores medos - bobos - meus era ser vista como a mãe neurótica que leva o filho no médico por qualquer espirro. Relutei, tentei resolver em casa, mas não deu. Fomos ao consultório e foi ótimo, e claro que ninguém me achou maluca, né, já que meu filho estava de fato doente). Remedinhos e inalação, que Pedro ama-só-que-não, e tchãrã, hoje mandou ver um café da manhã reforçado e um pratinho de comida no almoço, com bife, legumes e arroz. Sucesso!   

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Primeiro dia

Para que eu me lembre desse momento no futuro: hoje foi seu primeiro dia na escola. Aos 14 meses de idade, você largou minha mão e foi em direção aos amiguinhos, sem olhar para trás. Eu derrubei uma lagriminha, mas deixei você ir. Busquei duas horas mais tarde, e as professoras me disseram que não houve um chorinho, uma reclamação, que você brincou e se divertiu. Voltou para casa feliz da vida.

Meu bebê cresceu. 

UPDATE - Nos três primeiros dias de escola, você não chorou nem um pouquinho, acho que ainda fascinado pela ideia de uma piscina de bolinhas na sua 'sala de aula'. Na semana seguinte, entendeu melhor o que aquilo significava e chorou no portão por uns quatro dias. Mas por um ou dois minutos, até encontrar os amiguinhos (sim, eu ficava no portão tentando escutar o que se passava lá dentro). Mas daí percebeu que a mamãe voltava no começo da tarde para te buscar e parou de chorar no portão, esticando os bracinhos para ir no colo da tia. E eu, filho, fico feliz e tranquila em te ver feliz e tranquilo na escola.

(nossa, o update foi maior que o post hahahhaha)

sábado, 24 de maio de 2014

O Bebê e a Cidade

Acabamos de chegar de Nova York. Foram 14 dias de nós três na cidade que nunca dorme. E quase que você não dormiu também hahahah! Tanta coisa aconteceu, foi tão legal, e trabalhoso, e divertido, que nem sei como começo a contar. Em duas semanas você fez muitas coisas pela primeira vez, tipo viajou de avião, andou de ônibus, metrô, barco... 

E também comeu em restaurantes todos os dias, almoço e jantar. No começo foi difícil, você não parava no cadeirão (high chair, como eles chamam), mas daí acostumou e passou a ficar (quase) quietinho, brincando com os saquinhos de açúcar (e jogando todos no chão). Comeu de TUDO, peixe, costelinha barbecue, cheesecake, macarronada, brownie, hamburguer... também te demos salada, sopa de legumes e frutinhas (que são bem ruins nos EUA, sem gosto de nada).

E eu vi a gente crescer nesses dias. Você ficando mais esperto, calmo, simpático (muito, MUITO simpático com todo mundo na rua. Do tipo não tinha um dia que alguém não vinha falar com você ou de você), sociável (brincou com criancinhas nos milhares de playgrounds de lá). Demais, Pedroca. Aprendeu também a ficar bonzinho no carrinho e dormir lá mesmo quando tinha sono, a beber de canudinho, a abrir maçanetas de portas (as do quarto do hotel eram baixinhas e mais molinhas), a ousar mais nos passinhos. E a gente, cara, seu pai e eu, também crescemos. Ph.Ds em cuidar de bebês sozinhos, sem ajuda de avó e etc. Éramos só nós dois para tudo, o dia todo. E olha que você deu trabalho no começo, porque não conseguia dormir direito à noite. Mas somos uma dupla né, e isso nos dá força. E também porque, por mais trabalhoso que seja, estar com você é um prazer para a gente. Você é fofo, nos dá abracinhos, risadas (tem até uma risada falsa nova que é engraçadíssima), faz gracinhas, é um companheiro. 

Resumindo: foi a melhor coisa do mundo viajar com vocês dois. Posso planejar a próxima?

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Das coisas legais

Esse post é para quando você for adolescente e gritar que me odeia, que eu sou uma chata, etc. 

Coisas legais que fazemos juntos:

- dançamos ao som da máquina de lavar roupas
- dormimos juntos à tarde
- conversamos com todos os cachorros que encontramos pela rua
- fazemos panquecas de tarde e comemos com geléia 
- fazemos caretas no espelho do elevador
- viramos cambalhota na minha cama
- abrimos as janelas da nossa casa todas as manhãs
- tocamos violão, mesmo sem nenhum dos dois saber tocar violão
- fazemos guerra de almofadas na sala
- damos comidinha para o seu peixe
- inventamos sabores de sucos
- jogamos bola na varanda
- fingimos que a sua banheirinha inflável é uma piscina bem grande e legal

;)

domingo, 30 de março de 2014

Doze

Um ano de filho Pedro! O post está atrasado, mas é que a semana foi cheia de comemorações e emoções, então acabei deixando para escrever só hoje.

Filho, fico muito emocionada em te ver assim, grande, alegre, todo independente, um garotinho já! Esse ano foi, sem dúvida, o mais legal e desafiador da minha vida, e mesmo sabendo que tudo mudaria quando você nascesse, eu não esperava que seria assim tão radical. Claro que há momentos difíceis, como quando você chora e eu não sei o que fazer, mas a vida ficou tão mais cheia de gracinhas, sorrisinhos, abracinhos e colinhos que eu esqueço todas as dificuldades e sorrio de felicidade pensando em você. Te amo, Pedroca. Depois de você chegar eu virei amor, da cabeça aos pés. 

Vamos aos feitos desse 12⁰ mês de Pedro:

- inventou uma gracinha sozinho! Faz um gestinho com a mão (desde que fez 11 meses, aliás) que eu ainda não sei o que significa hahahha. Faz com as duas mãos e se acha super engraçado! Chamando cachorro? Pedindo dinheiro? Sei lá, sei que é fofo!
- passou dos 9 kg. Nossos braços perceberam;
- curte, finalmente, ser ninado no colo antes de dormir, igual bebezinho. Bem agora, que passou dos 9 kg;
- falou 'banana' e 'vovó', e ensaiou falar 'água';
- odeia trocar fralda;
- usa tudo como martelo, e tem uma força surreal para uma pessoa tão pequena;
- aprendeu a fazer caretas para fotos!! hahah eu morro! Faz bico, sorrisinho engraçado, muito legal!
- sobe no sofá sozinho, com grande destreza. E no raque, no pufe, no que conseguir;
- ficou doente pela primeira vez. Tosse e peito cheio. Mas sem febre ou perda de apetite ou amuação. Continuou loucão, só que precisou tomar xarope e fazer inalação;
- odiou a inalação. Muito.
- comeu coisas tipo cupcake, brigadeiro, pizza, carne, pão, presunto e outras que provavelmente te deram sem eu ver;
- tá, confesso que eu mesmo dei algumas dessas coisas;
- está com uns 12 dentes, acho. Oito na frente e uns 4 (ou mais) no fundo. Não me deixa ver, mas tem alguns grandes nascendo e te dando trabalho. Deve doer horrores;
- quaaaaaaase foi para a escola. Eu quase consegui um emprego e daí, por pouco, não tive que te pôr na escolinha. Mas, por sorte (?), não deu certo e você continua em casa comigo;
- mas irá em breve para a escola, se tudo der certo;
- e irá desmamar também, se tudo der certo;
- #choramamãe
- ama abrir e fechar portas;
- passa algumas noites sem acordar para mamar. Antes acordava umas 6 horas da manhã, mamava e dormia de novo. Agora acorda umas 7, mama e fica agitadão, querendo começar o dia. Daí o dia começa, né.
- se comportou maravilhosamente bem na sua festa de aniversário, que foi ontem. E foi muito legal, por sinal. Muitos amigos, família e doces! Todo mundo curtiu!

E hoje, tchãrã, tchãrã, deu seus primeiros passinhos!!! Na casa da vó Maria, uns dois passinhos mais lindos do mundo =)