O que restou de fofura no vocabulário de um menino que fala quase tudo certinho:
- titibol = futebol
- caeda = cadeira
- bandão = grandão
- mamimais = animais
- memelho = vermelho
- de conca cabeça = de ponta cabeça
- farofia = farofa
- minhoquia = minhoca
- icultura = cobertura (do prédio, onde vamos brincar de patinete e bolinhas de sabão)
terça-feira, 12 de maio de 2015
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Papagaio loiro
As últimas frases ditas por uma criancinha que mal tem 90 cm de altura e acha que pode falar:
- Essa roupa é feia.
- O suco tá ruim, mamãe.
- Um chupeta, por favor, mamãe.
- Não quero tomar banho!
- Escovar os dentes nãããão!
- Ma-mãeeee, o Pebo quer vo-cêêêê!
- Vamos para a praia, papai? Cadê minha mochila do 'cacaco'?
- Viva todo mundo!!!
- Com licença, papai.
- Pebo quer o shorts verde.
- Quero ouvir música da Bahia, papai.
- Olha a maluquice que o Pebo está fazendo!
Eu arrumando os quartos, Pedro brincando na sala. Ele grita:
- Mamãe, o que cê tá fazendo?
- Arrumando a cama, filho, e você?
- Um pum.
Domingo, 7 horas da manhã, depois de cantarolar 'Let it Go', a música do Frozen, Pedro chama do berço:
- Papaaaaai, traz uma tesoura para cortar essa etiqueta do travesseiro!
- Essa roupa é feia.
- O suco tá ruim, mamãe.
- Um chupeta, por favor, mamãe.
- Não quero tomar banho!
- Escovar os dentes nãããão!
- Ma-mãeeee, o Pebo quer vo-cêêêê!
- Vamos para a praia, papai? Cadê minha mochila do 'cacaco'?
- Viva todo mundo!!!
- Com licença, papai.
- Pebo quer o shorts verde.
- Quero ouvir música da Bahia, papai.
- Olha a maluquice que o Pebo está fazendo!
Eu arrumando os quartos, Pedro brincando na sala. Ele grita:
- Mamãe, o que cê tá fazendo?
- Arrumando a cama, filho, e você?
- Um pum.
Domingo, 7 horas da manhã, depois de cantarolar 'Let it Go', a música do Frozen, Pedro chama do berço:
- Papaaaaai, traz uma tesoura para cortar essa etiqueta do travesseiro!
Luísa
Bebê menina. Não aguentamos, vimos no último ultrassom. Primeiro me assustei. Sim, por mais que eu tenha desejado secretamente nos últimos meses ter uma menina, eu me assustei, não imaginei que de FATO isso aconteceria. Depois tive medo. Foi no dia, não sei explicar, tive medo por ela, por ser mulher num mundo tão hostil para mulheres. Mas eu sou mulher, e sei que a gente sobrevive, não é? Por último fiquei feliz, mas muito feliz, por mim, por ela e por toda a família. Ela trará uma cara nova para nossa casa, novas possibilidades, novos brinquedos e brincadeiras para o Pedro, novos jeitos de pensar para nós, pais. Um desafio novo.
E agora vivo na expectativa de ver minha menininha, de ensiná-la tudo o que eu puder nessa vida.
Seja bem-vinda, Luísa.
E agora vivo na expectativa de ver minha menininha, de ensiná-la tudo o que eu puder nessa vida.
Seja bem-vinda, Luísa.
segunda-feira, 30 de março de 2015
2 anos e 20 semanas
2 anos
Pedro fez dois anos e só nos surpreende, todos os dias. Independente, feliz, esperto e muito bonzinho, tem sido fácil e muito gostoso passar o tempo com ele. As manhas também chegaram, assim como a fase do “é meeeeu”. Mas nada que não seja possível contornar.
Sem querer me gabar, mas enfim, já me gabando, acredito que além da personalidade dele, a educação que estamos dando é responsável pela pessoa que ele está se tornando. Nunca cedemos a choros sem sentido, não usamos artefatos eletrônicos, etc etc. Se não pode, não pode, ué. Não adianta chorar. Hora de comer? Hora de sentar à mesa e comer, e não de ver DVD ou brincar com o celular. Aliás, celular nem é para brincar. Só sai da cadeira quando todo mundo tiver acabado de jantar. E o jantar acontece com a TV desligada. Como agimos assim desde sempre, para ele tudo isso é natural. Não foi preciso tirar o hábito, já que nunca existiu. Fico muito orgulhosa de ver que eu e Juliano estamos fazendo boas escolhas e dando uma educação legal para o Pedro, sem que a vida seja um estresse. A vida tem sido muito boa, por sinal. Dá até vontade de arrumar outro bebê... ;)
Algumas do Pedroca:
- pesa uns 13 kg e pouco e mede uns 88 cm. É um pouco maior que as criancinhas da idade;
- calça número 23;
- gosta muito de desenhar;
- conta até dezoito. Até ontem era 15, mas aprendeu mais um pouco, sabe-se lá como ou onde, e já está quase no 20;
- adora a escola e sempre volta contando o que aconteceu. Até os nomes dos amigos ele fala;
- ficou super empolgado com o aniversário e amou as festas que teve;
- canta músicas variadas, o dia todo. As preferidas do momento são do Dorival Caymmi, e ele imita até a voz do cara (“O maaaar, quando queba na paia, é domito, é domito”);
- fala plurais melhor que muito adulto por aí;
- conjuga verbos (!) melhor que muito adulto por aí.
20 semanas
Falando em outro bebê, chego à 20ª semana de gravidez. Os enjoos passaram, a azia também, mas ficar grávida não é a coisa mais confortável do mundo, né? Engordei pouco até agora, uns 3 quilos, acho, e estou naquela fase em que as roupas normais não cabem mais e as de grávida, da época do Pedro, estão grandes. Isso tem me rendido um pouco de mau-humor matinal, mas também sei que não tem nada que possa ser feito.
Estou bem ansiosa para ter esse bebezinho. E nem é porque vamos esperar o parto para saber se é menino ou menina. É porque me sinto tão feliz e confortável no papel de mãe que acho que vai ser legal ter um serzinho novo em casa. E penso sempre em como ele(a) e o Pedro vão ser amigos daqui a algum tempo e acho isso tão legal. Segundo filho é mais tranquilo, eu não fico pensando em tudo que pode dar errado, no que eu não sei fazer... estou só pensamentos bons esses dias. Aliás, estou tão relax que não sei quanto o bebê mede/pesa/o que ele faz. O oposto da primeira gravidez. Essa semana faço um ultrassom morfológico e saberei mais sobre nosso nenezinho. E nem o parto, que, se tudo der certo, vai ser normal, me assusta. Vai ser como tiver que ser. Confio no médico, na natureza, na vida.
Pedro fez dois anos e só nos surpreende, todos os dias. Independente, feliz, esperto e muito bonzinho, tem sido fácil e muito gostoso passar o tempo com ele. As manhas também chegaram, assim como a fase do “é meeeeu”. Mas nada que não seja possível contornar.
Sem querer me gabar, mas enfim, já me gabando, acredito que além da personalidade dele, a educação que estamos dando é responsável pela pessoa que ele está se tornando. Nunca cedemos a choros sem sentido, não usamos artefatos eletrônicos, etc etc. Se não pode, não pode, ué. Não adianta chorar. Hora de comer? Hora de sentar à mesa e comer, e não de ver DVD ou brincar com o celular. Aliás, celular nem é para brincar. Só sai da cadeira quando todo mundo tiver acabado de jantar. E o jantar acontece com a TV desligada. Como agimos assim desde sempre, para ele tudo isso é natural. Não foi preciso tirar o hábito, já que nunca existiu. Fico muito orgulhosa de ver que eu e Juliano estamos fazendo boas escolhas e dando uma educação legal para o Pedro, sem que a vida seja um estresse. A vida tem sido muito boa, por sinal. Dá até vontade de arrumar outro bebê... ;)
Algumas do Pedroca:
- pesa uns 13 kg e pouco e mede uns 88 cm. É um pouco maior que as criancinhas da idade;
- calça número 23;
- gosta muito de desenhar;
- conta até dezoito. Até ontem era 15, mas aprendeu mais um pouco, sabe-se lá como ou onde, e já está quase no 20;
- adora a escola e sempre volta contando o que aconteceu. Até os nomes dos amigos ele fala;
- ficou super empolgado com o aniversário e amou as festas que teve;
- canta músicas variadas, o dia todo. As preferidas do momento são do Dorival Caymmi, e ele imita até a voz do cara (“O maaaar, quando queba na paia, é domito, é domito”);
- fala plurais melhor que muito adulto por aí;
- conjuga verbos (!) melhor que muito adulto por aí.
20 semanas
Falando em outro bebê, chego à 20ª semana de gravidez. Os enjoos passaram, a azia também, mas ficar grávida não é a coisa mais confortável do mundo, né? Engordei pouco até agora, uns 3 quilos, acho, e estou naquela fase em que as roupas normais não cabem mais e as de grávida, da época do Pedro, estão grandes. Isso tem me rendido um pouco de mau-humor matinal, mas também sei que não tem nada que possa ser feito.
Estou bem ansiosa para ter esse bebezinho. E nem é porque vamos esperar o parto para saber se é menino ou menina. É porque me sinto tão feliz e confortável no papel de mãe que acho que vai ser legal ter um serzinho novo em casa. E penso sempre em como ele(a) e o Pedro vão ser amigos daqui a algum tempo e acho isso tão legal. Segundo filho é mais tranquilo, eu não fico pensando em tudo que pode dar errado, no que eu não sei fazer... estou só pensamentos bons esses dias. Aliás, estou tão relax que não sei quanto o bebê mede/pesa/o que ele faz. O oposto da primeira gravidez. Essa semana faço um ultrassom morfológico e saberei mais sobre nosso nenezinho. E nem o parto, que, se tudo der certo, vai ser normal, me assusta. Vai ser como tiver que ser. Confio no médico, na natureza, na vida.
Frases da semana
“Shorts verde, papai, que lindo!”
Ao ver o pai escolhendo uma roupa para vestir.
“Tetê novo, que delícia!”
Quando viu a lata e percebeu que começaria a tomar uma outra marca de leite em pó.
“Moço, mais suco naranja Pebo, por favor.”
Sendo adulto, independente e educado em um restaurante.
“Roupa, ebaaaa!”
Criança que ganha roupa de aniversário e ainda comemora.
“Quem quer suco? Eu!!!”
Método de convencer a mãe – eu, no caso – a fazer suco no jantar.
"O senhor Tatata tá com o óculos do tio Caio."
Com o brinquedo novo, o Sr. Batata.
Ao ver o pai escolhendo uma roupa para vestir.
“Tetê novo, que delícia!”
Quando viu a lata e percebeu que começaria a tomar uma outra marca de leite em pó.
“Moço, mais suco naranja Pebo, por favor.”
Sendo adulto, independente e educado em um restaurante.
“Roupa, ebaaaa!”
Criança que ganha roupa de aniversário e ainda comemora.
“Quem quer suco? Eu!!!”
Método de convencer a mãe – eu, no caso – a fazer suco no jantar.
"O senhor Tatata tá com o óculos do tio Caio."
Com o brinquedo novo, o Sr. Batata.
segunda-feira, 2 de março de 2015
1 ano e 11 meses (e 5 dias)
Pedro completou 1 ano e 11 meses na semana passada e ainda fico impressionada em ver seu desenvolvimento. Incrível como ele dá cada vez menos trabalho e fica cada vez mais engraçado. Fico feliz com a conexão muito, muito boa que temos em casa, nós três, porque sei que vai ser muito importante quando o bebê chegar. Alguns pontos legais dos últimos meses:
- Tem um repertório imenso de músicas. Das infantis, sabe cantar todas. Eu sempre cantei para ele e a escola também ensina várias. Ele ama música e aprende logo na primeira vez que ouve. É muito fofo vê-lo brincando e cantarolando sozinho umas musiquinhas. Pedro sabe também músicas de adultos, e é com muito orgulho que conto aqui que sua banda preferida é Novos Baianos. É a minha também, e era quando eu estava grávida dele. Do CD Acabou Chorare, ele ama Besta é Tu e Preta Pretinha. E não canta só o refrão, canta quase tudo!
- Pedro ama brincar com seus brinquedos. Monta bloquinhos, brinca de carrinhos, brinca com uma girafa que canta uma musiquinha, com o quebra-cabeça... E agora seu passatempo favorito do momento é desenhar. Me pede “papel nhá, mamãe”, e “gizzzz” (porque ele fala plurais), e fica horas desenhando. O que mais gosta de desenhar é “mamãe, papai, Pebo e nenê”.
- Descobriu meu nome! E sai do banho gritando “Julianaaaaa” para eu ir enxugá-lo. E quando sou eu que dou o banho, não hesita em chamar “Julianoooooo”. hahahah! E ontem ainda falou, no jantar, apontando para cada um: “mamãe Juliana, papai Juliano... e Pebo Juliano!”.
- Conta coisas da escola. No fim da tarde a gente pergunta como foi o dia, o que fez na escola, e ele responde! Achei que ia demorar anos para isso acontecer, mas não, já acontece. Conta coisas tipo “parque”, “Gui escola hoje”, “Raul fez cocô fedido” (hahahah, é verdade, ele chegou um dia contando isso e eu quase morri de rir).
- Ir ao supermercado com ele era testar a nossa paciência. Agora é uma simples tarefa que não demora um minuto a mais do que demoraria sem ele. E ainda tem a vantagem de ter um ‘arrumador oficial de produtos no carrinho’. Não sei até quando vai essa maravilha, mas estamos aproveitando.
- Falando em arrumação, está aí algo que ele herdou de mim. Não que eu tenha TOC, mas eu gosto de ver as coisas arrumadas (nota: isso é recente. Começou de leve quando eu casei e fortaleceu quando Pedro nasceu. Se perguntarem para a minha mãe se eu era organizada, ela vai rir). Ele aprendeu na escola a arrumar os sapatos um ao lado do outro, com as meias dentro, e não pode ver um sapato fora do lugar para ir lá alinhá-lo. E passou a fazer isso com os controles remotos da TV. Pena que ainda não faz com os milhares de brinquedos do quarto e da sala.
- Responde “doisss” quando perguntamos quantos anos vai fazer. E mostra os dedinhos (os dez, na verdade, mas ele jura que são dois).
- Essa nem é nova, mas eu não contei aqui antes. Pedro reconhece caminhos. Eu, com 28 anos, não. Mas ele olha pela janela e sabe dizer se estamos indo para a casa da vovó, e qual vovó. Morro de orgulho (e de inveja. E de vontade que ele herde mesmo o senso de direção do pai).
- É o cara mais feliz da aula de natação. E olha que as outras criancinhas também gostam. Sorri, se sente super bem na água. Um lindo!
- Tem um repertório imenso de músicas. Das infantis, sabe cantar todas. Eu sempre cantei para ele e a escola também ensina várias. Ele ama música e aprende logo na primeira vez que ouve. É muito fofo vê-lo brincando e cantarolando sozinho umas musiquinhas. Pedro sabe também músicas de adultos, e é com muito orgulho que conto aqui que sua banda preferida é Novos Baianos. É a minha também, e era quando eu estava grávida dele. Do CD Acabou Chorare, ele ama Besta é Tu e Preta Pretinha. E não canta só o refrão, canta quase tudo!
- Pedro ama brincar com seus brinquedos. Monta bloquinhos, brinca de carrinhos, brinca com uma girafa que canta uma musiquinha, com o quebra-cabeça... E agora seu passatempo favorito do momento é desenhar. Me pede “papel nhá, mamãe”, e “gizzzz” (porque ele fala plurais), e fica horas desenhando. O que mais gosta de desenhar é “mamãe, papai, Pebo e nenê”.
- Descobriu meu nome! E sai do banho gritando “Julianaaaaa” para eu ir enxugá-lo. E quando sou eu que dou o banho, não hesita em chamar “Julianoooooo”. hahahah! E ontem ainda falou, no jantar, apontando para cada um: “mamãe Juliana, papai Juliano... e Pebo Juliano!”.
- Conta coisas da escola. No fim da tarde a gente pergunta como foi o dia, o que fez na escola, e ele responde! Achei que ia demorar anos para isso acontecer, mas não, já acontece. Conta coisas tipo “parque”, “Gui escola hoje”, “Raul fez cocô fedido” (hahahah, é verdade, ele chegou um dia contando isso e eu quase morri de rir).
- Ir ao supermercado com ele era testar a nossa paciência. Agora é uma simples tarefa que não demora um minuto a mais do que demoraria sem ele. E ainda tem a vantagem de ter um ‘arrumador oficial de produtos no carrinho’. Não sei até quando vai essa maravilha, mas estamos aproveitando.
- Falando em arrumação, está aí algo que ele herdou de mim. Não que eu tenha TOC, mas eu gosto de ver as coisas arrumadas (nota: isso é recente. Começou de leve quando eu casei e fortaleceu quando Pedro nasceu. Se perguntarem para a minha mãe se eu era organizada, ela vai rir). Ele aprendeu na escola a arrumar os sapatos um ao lado do outro, com as meias dentro, e não pode ver um sapato fora do lugar para ir lá alinhá-lo. E passou a fazer isso com os controles remotos da TV. Pena que ainda não faz com os milhares de brinquedos do quarto e da sala.
- Responde “doisss” quando perguntamos quantos anos vai fazer. E mostra os dedinhos (os dez, na verdade, mas ele jura que são dois).
- Essa nem é nova, mas eu não contei aqui antes. Pedro reconhece caminhos. Eu, com 28 anos, não. Mas ele olha pela janela e sabe dizer se estamos indo para a casa da vovó, e qual vovó. Morro de orgulho (e de inveja. E de vontade que ele herde mesmo o senso de direção do pai).
- É o cara mais feliz da aula de natação. E olha que as outras criancinhas também gostam. Sorri, se sente super bem na água. Um lindo!
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Trollando a mamãe
Eu digo:
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, papai.
(ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, eu sou a mamãe, m-a-m-ã-e!)
Aí ele resolveu mudar. Eu digo:
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, nenê.
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, papai.
(ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, eu sou a mamãe, m-a-m-ã-e!)
Aí ele resolveu mudar. Eu digo:
- Te amo, filho.
Ele responde:
- Te amo, nenê.
Assinar:
Postagens (Atom)