quinta-feira, 25 de maio de 2017

1 ano e 9 meses

Maria Luísa fez 1 ano e 9 meses e fica mais fácil eu listar as coisas que ela não faz, porque olha, essa menina é uma espoletinha hahahah! Ela fala, canta, sapateia, se serve sozinha, se veste sozinha, faz tudo! E ainda nos abraça, dá beijos, faz caretinha... Dá trabalho, mas dá muita alegria pra nossa família. Com vocêssss, Maria Luísa facts:  

- fala, Maria Luísa fala, minha gente! Faz frases, diz o que quer, o que não quer, puxa conversa com as pessoas. Acho que nem consigo listar o vocabulário dela, porque ela fala bastante coisa já. Exemplo: "Mamãe, quero tetê". Sim, conjuga o verbo. "Pedro, 'ecová' dente" (enquanto corre atrás dele com uma escova de dentes). 

- canta, sem ninguém pedir, pra se divertir mesmo. Gosta de musiquinhas da escola e que ouvimos em casa, tipo O sapo não lava o pé, Atirei o pau no gato, etc.  
- sobe nas coisas. Arrasta cadeira pra subir na pia da cozinha e lavar as mãos, sobe no encosto do sofá e se joga lá embaixo, sobe no lixo do quarto dela para alcançar as coisas na cômoda... eu tenho que ficar o dia todo vendo se ela não vai despencar de algum lugar.
- pensa numa pessoa que se vira! Maria Luísa é muito independente. Ela come sozinha e não aceita ajuda. Toma suco em copo normal, sem bico, escova os dentes, veste a roupa sozinha, tira a roupa sozinha na hora do banho, tira a fralda (e ainda coloca a roupa suja no cesto e a fralda do lixo!), passa manteiga no pão, põe meias, sapato, carrega a própria mochila. 
- mas faz sentido, né. Quando ela nasceu, o Pedro era bem pequeno ainda, então eu não estava sempre disponível para fazer 100% das coisas pra ela. Por outro lado, o irmão adora uma colherada na boca, uma ajuda pra vestir as meias...
- come bem, aleluia! Já faz um tempo, na verdade. Come de tudo, em boas quantidades, sozinha. 
- está com 82 cm e 10 kg. Menor que a média, mas está bem e saudável.
- desmamou, como contei no post anterior.
- foi à praia, pela terceira vez na vida, e adorou! Fez castelo, tomou sorvete, mas não quis ir no mar. Foi a primeira vez que viajamos com meus sogros depois que as crianças nasceram, e foi bem legal.
- gosta de assistir Peppa e Galinha Pintadinha na televisão. E nenhum outro programa.
- conta até 20! A gente brinca sempre de esconde-esconde em casa e ela adora encostar a cabecinha na parede e contar. Depois grita: "Lá vai eu!"
- adora ir pra escola. Passou aquela fase que não queria entrar na sala. Foi estranho, porque ela gostava de colocar o uniforme, de ir pra escola, mas não queria entrar na classe dela. Ficava de boa porque as professoras levavam para o parque, para ver o jabuti, o passarinho, mas entrar direto na sala não entrava não. Mas coincidiu com a época da saída de duas auxiliares que ela adorava e com uma mordida que levou de uma coleguinha. Agora passou e ela está super bem. 
- já sabe falar o nome de todo mundo aqui em casa: Pedo (o irmão), Aía (Maria, a própria), Mamãe Naniana (eu, no caso), Papai Naniano (hahahha). 
- está com o cabelo lindo, loiro de cachos. Às vezes me deixa colocar laços e fitas e prender. Às vezes não.
- gosta de brincar de montar bloquinhos e de guardar brinquedinhos dentro de caixinhas ou bolsinhas. E de correr pela casa com o Pedro. Eles têm brincado muito juntos, é bem legal. Às vezes alguém chora.
- acorda cedo, mesmo aos fins de semana.
- adora vir pra minha cama no meio da madrugada e dormir no meio (eu que pego quando ela chama, ela não pula o berço ainda...). 
- é um pouco geniosa, fica brava quando a gente não faz o que ela quer. 
- gosta de fazer carinho no meu cabelo quando a coloco para dormir, à noite, mas não me deixa fazer no dela.
- dorme abraçado com um paninho que é ao mesmo tempo um ursinho e com o Snif, meu cachorro de pelúcia que é do tamanho dela.
- é linda, maravilhosa e é quem faltava em nossas vidas <3

terça-feira, 23 de maio de 2017

Desmame

Maria Luísa desmamou! Depois de 1 ano e 8 meses, esse momento importante chegou. Digo importante porque acho que é sim um marco nas nossas vidas, minha e dela. Uma hora de separação, mas positiva. A gente continua grudada, se amando, contando uma com a outra, mas sem mamar mais. 

Como foi?
Já faz um tempo que ela toma mamadeira com leite em pó (Milnutri). Começou tomando de manhã logo que entrou na escola, porque via o Pedro e queria também. Depois passou a tomar de noite e a transição do peito para o tetê foi super tranquila. Daí incluí mais uma mamadeira no dia, a do lanche na tarde, depois da sonequinha. Assim, só tinha sobrado uma única mamada, que era logo depois do almoço, para dormir. Uma mamada rapidíssima, de 1 ou 2 minutos, para pegar no sono mesmo. Quase nem tinha mais leite. Mas aí eu fui cansando dessa mamada, de amamentar sem leite, e resolvi parar de vez.

Quando?
A última vez foi na praia, no feriado de 1º de maio.

Problemas?
Foi tudo lindo, ela nunca mais pediu pra mamar e eu não precisei recusar, inventar história, etc. MAS... a soneca da tarde foi embora também. E isso tem sido um problemão. Ela chega cansada da escola, almoça, mas se recusa a ir para o quarto dormir. Não quer e fica muito ofendida quando eu proponho. Já tentei chá na mamadeira, leite na mamadeira, e ela até toma, mas quer ver TV com o Pedro. Daí dá 3 e meia da tarde, hora que ela estaria acordando caso dormisse depois do almoço, e a belezoca encosta numa almofada do sofá e dorme. Só que às 4 eu preciso acordá-la, senão ela não dorme de noite. Fácil a minha vida?

Solução
Não tenho ainda. Estou querendo fazer uma rotina nova da tarde, com banho depois do almoço e historinha no quarto. Mas tem o Pedro, né, e o que fazer com ele nesse tempo? Vamos ver como ficará esse tema. Depois volto pra contar.

Conclusão
Esse é o último desmame da minha vida, e quer saber? Estou achando ótimo. Amei amamentar, nas duas vezes, e amo saber que meus filhos estão fortes e saudáveis. Mas adoro também saber que eu posso ser eu mesma de novo, sem ninguém dependendo tanto assim de mim. Foi lindo quanto durou e acabou na hora certa, com todo mundo feliz =)

quarta-feira, 17 de maio de 2017

O Rei da Língua Portuguesa

O Rei da Língua Portuguesa - parte I

Depois de um dia nublado na praia, a gente acordou na manhã seguinte com um discreto mas agradável sol lá fora. Da janela do apartamento Pedro avista um guarda-sol desocupado na areia, ao lado de duas cadeiras de praia. 
- Olha, olha, um guarda-sol sozinho lá embaixo, mamãe!!! Podemos usá-lo???

O Rei da Língua Portuguesa - parte II

Segunda-feira, o dia de levar brinquedo na escola, nunca é fácil. É criança, mochila e tranqueira demais para uma única mãe carregar até o carro e até as classes. Para facilitar minha vida, Pedro escolheu um dragão de pelúcia que é, ao mesmo tempo, uma fantasia. Muito super mega legal, mas gigante. Pedi que pegasse outro brinquedo, deixasse esse para outra hora... Bravo, ele bradou:
- Não! O Dragão Isabela (sim, ele tem nome) vai conosco


sexta-feira, 5 de maio de 2017

Diálogo com ela

- Filha, como é o nome do seu irmão?
- Pe-do!
- Isso mesmo, Pedro!!! E o seu, como é? Maria...
- Qui-qui-nha!

Hahahahahahahah

Maria Chiquinha!

<3

segunda-feira, 24 de abril de 2017

4 anos

Pedro fez 4 anos no dia 25 de março e eu acabei não escrevendo nada por aqui. Não pudemos fazer uma festa grande, como fizemos nos outros anos, então chamamos os avós e tios e fizemos uma festinha com pizza e bolo na cobertura do prédio. O tema foi animais, que é o assunto favorito dele no momento. Fiz uma mesa de bolo linda, com os animais de brinquedo dele usando chapeuzinhos de festa. Teve brigadeiros e outros docinhos também. Foi legal, ele gostou!! Mas sentiu falta da cama elástica... quem sabe no ano que vem? Agora vou falar do Pedro de 4 anos, esse menino tão lindo e querido.

- cresceu, muito! Está alto, com 1,06 cm, e pesadinho, 17 kg! Continua um magricelo, mas está comprido, com as calças todas ficando curtas. 

- e com cara de menino grande, sabe? 
- come bem ainda. Tem dias que come mais, outros menos. Não gosta de experimentar novas coisas (nem eu gosto hahah) e não come mais aqueles pratos gigantes de antigamente, mas come bem, nos horários certos, as coisas certas. Ainda não dá a menor bola para batata frita, pizza, hambúrguer, mas AMA um docinho. 
- não come sozinho. É um drama fazê-lo segurar a colher. Morre de preguiça e prefere que eu dê comida na boca dele (enquanto a irmã ODEIA qualquer ajuda nessa hora). 
- tem ido muito bem na escola. Gosta muito da professora, a Carol, e das aulas extras (música, educação física, inglês, biblioteca). Tem estudado os povos indígenas e sempre me conta coisas bacanas que aprendeu. Chega em casa super empolgado, falante, cheio de assunto. E sempre sujo, seja de terra ou de tinta. A escola tem essa pegada bem física, sensorial, e ele ama. Eu não ligo. É um saco esfregar meias, mas né, faz parte da função. 
- dorme super bem. Não tira soneca à tarde, salvo raríssimas exceções, mas às 20h30 já está de pijama, morrendo de sono. Ouve uma história, fecha os olhos e tchau. Só acorda no dia seguinte, com preguiça ainda.
- não ficou doente esse ano!!!! Mesmo com viroses e tosses na escola, Pedro escapou ileso. Tem saúde boa.
- ainda tem escapes de xixi na calça.
- gosta muito de artes, pintura em especial. Passa horas desenhando com giz de cera, gosta de pintar com tinta e tem ficado muito bom nisso. Os rabiscos sem sentido deram lugar à formas mais claras, e já conseguimos ver o que ele desenhou (ele gosta de desenhar leões e carros). Gosta muito de misturar cores e de preencher o papel todo. A professora me chamou dia desses e me sugeriu colocá-lo num curso de pintura para crianças, ela acha que ele tem talento. Posso com isso? Morro de orgulho!
- ama ver TV. Sabe ligar sozinho, colocar no canal que quer, ligar o Netflix no meu celular e projetar na televisão... enfim, se vira. Então eu tenho que controlar, senão fica o dia todo assistindo alguma coisa. Como ele não dorme depois do almoço e a Luísa sim, deixo-o ficar vendo desenho por uma horinha (ou duas, vai) pra descansar. 
- não dá muito trabalho mais. Obedece, não sai correndo por aí, enfim, está mais calmo e tranquilo. Mas ainda é uma criança pequena, né, então faz arte, bate na irmã, molha o banheiro, chora quando está cansado, se recusa a colocar uniforme de manhã... essas coisas...
- se dá bem com a Luísa. Gosta dela, e fica bravo quando chamo a atenção dela. Eles brincam juntos, especialmente de correr pela casa e pular na minha cama. Quanto mais maluca a brincadeira, mais eles riem e se divertem. Mas às vezes brigam. Querem o mesmo brinquedo, ou ela riscou o desenho dele, ou ele quer abraçar e ela não está afim... Já rolou empurrões (por parte dele) e mordidas (por parte dela). Tipo irmãos.
- se comporta mal mesmo quando está na casa dos avós, mais ainda da minha sogra. Ou na casa da vó Maria. O Pedro que eu conheço some e no lugar surge um menino brigão, mal educado, que faz o que quer e não me ouve. Além de sempre dar escândalo na hora de ir embora.
- adora música. Quando ouve alguma, quer saber quais os instrumentos estão sendo tocados, quem está cantando etc. Adora Tim Maia, Novos Baianos e Caetano Veloso.
- gosta MUITO de livros. Pede para ir à livraria perto de casa, quer ficar sentado lá lendo. Em casa, escolhe os livros na prateleira e me pede para ler. Presta atenção em tudo.
- faz natação uma vez por semana. E apesar da preguiça infinita de sair de casa para a aula, gosta. Mudou de turma recentemente e tem tido aulas desafiadoras, uma professora nova. Pena que a Luísa fica tocando o terror e não me deixa assistir direito, mas é bem legal vê-lo nadando. 
- está interessadíssimo em letras e números. Faz contas usando os dedos, e vem todo feliz nos contar o resultado. Também está querendo escrever. Ele escolhe uma palavra, eu vou dizendo as letras e ele escrevendo. Morremos de rir esses dias, quando ele queria escrever "puma" e percebeu, antes de colocar o A, que tinha escrito "pum". Essa fase tem sido bem legal, bem emocionante.

Resumindo, Pedro é um menino doce, inteligente, criativo, querido, que faz meus dias mais felizes desde que nasceu. Tenho muito orgulho dele e fico muito feliz por poder acompanhar seu crescimento tão de perto. Tomara que eu tenha sabedoria para dosar cuidados e autonomia. 


Ps.: esqueci de falar outras coisas bacanas do Pedro! Aí vão: adora assistir programa de reforma de casas na televisão. Sabe tudo sobre animais, em especial os mamíferos e os felinos. Adora ler sobre eles e sempre nos conta alguma coisa que não sabíamos. É o melhor do mundo em português, sabe tudo de conjugações e concordâncias. Tem alergia a picada de inseto, mas muito mesmo, de ficar com o local da picada inchado. Se comporta bem no supermercado. Dorme abraçado com dois cachorrinhos e um hipopótamo de pelúcia. Adora cócegas. Está aprendendo inglês na escola e sempre vem cantando uma musiquinha. Não liga mais para suco, anda pela casa pulando igual um leão, sabe os dias da semana, puxa assunto com as pessoas no elevador. Para meu deleite, é super carinhoso e adora dormir segurando minha mão <3



sexta-feira, 31 de março de 2017

Vai que eu aceito

Dia desses estava voltando da escola com as crianças, na hora do almoço, e para sair do carro aquele fuzuê habitual: eles pulando nos bancos da frente e apertando todos os botões, e eu tentando juntar todo mundo, além de duas mochilas, dois pares de tênis, dois pares de meias e minha bolsa para levar lá pra cima. A vizinha de garagem estaciona ao lado, linda e formosa, dá um meio sorriso e pergunta: "precisa de ajuda?".

"Ai, que gentileza! Claro que preciso! Toma, pega a chave do meu apartamento, vai subindo lá e já começa a fritar os bifes. Lava a salada e põe o arroz pra esquentar no microondas. Muito obrigada, mesmo! Aliás, o que eu faria da vida sem você?!", respondi.

"Não, obrigada. Está tudo bem", respondi.

Sério, se você não quer mesmo ajudar, não ofereça, tá? Vai que eu aceito...


sexta-feira, 3 de março de 2017

Instinto? Sociedade?

Quando Maria Luísa nasceu, nossa casa já tinha trocentos uma quantidade considerável de brinquedos, em sua maioria dinossauros e carrinhos. Foi só quando ela completou um ano que as bonecas e panelinhas começaram a aparecer por aqui. 

Ah, nota importantíssima de esclarecimento: de todos os milhares brinquedos que eles têm, apenas 1% foi comprado por nós, pais. Os demais foram presentes de avós, tios, amigos etc, em aniversários e Natal. A gente não gosta de comprar brinquedo. Primeiro porque não precisa, eles já ganham muitos. Depois porque moramos em um apartamento, o que limita bem o espaço. E, por fim, sabemos que criança nenhuma precisa de tanta coisa assim. Pronto, posso continuar.

Todos os brinquedos deles ficam em dois baldes grandes na sala, misturados. Eles vão tirando de lá ao longo do dia, escolhendo o que querem e brincando. Sim, muitas vezes (tipo quase todos os dias) eles escolhem todos e viram os baldes no tapete, sem dó de mim. Enfim, não tem nada que separe o que é 'de menina' ou 'de menino'. A escolha é livre, é deles. Mas não tem jeito: Luísa vai direto na boneca, que chama carinhosamente de 'nenê'. Abraça, dá colo, dá mamadeira, balança, abraça de novo. Veja bem: eu nunca ensinei isso. Eu nunca incentivei-a a pegar a boneca. Mas ela pega. Ela escolhe. Ela quer. Até brinca vez ou outra com o carro de bombeiros, leva uns dinossauros pra banheira na hora do banho, mas é da nenê que ela gosta. 

Entendo que o Pedro não queira brincar com as bonecas. Ele não teve bonecas até os 3 anos, não fazia parte da vida dele. E a escola antiga era mestre em dividir as atividades por gênero (a nova não é, grazadeus). Eu tentava consertar esse pensamento ridículo ultrapassado em casa, mas ele nunca se interessou. Elas estão lá, jogadas pela sala, e ele não se comove. 

Mas e a Luísa, como se explica essa atração maluca pela boneca? E ela é uma mãezona: divide a bolacha com a nenê, quer levar na escola todos os dias, dorme abraçada (e olha que a boneca preferida dela é de um plástico duuuro), leva na cozinha pra almoçar, troca a fralda de cocô. Enfim, tudo o que eu faço com ela, ela repete com a boneca (acabei de me chamar de mãezona por tabela. De nada). Seria instinto materno? Ele existe? Que ano é hoje? Seria simplesmente social, reprodução do que vê em casa? Será magia, miragem, milagre, será mistério? Não sei, mas estou achando incrível poder acompanhar toda essa experiência.