Você prefere o carrinho, o bebê conforto, o berço, o trocador de fraldas, o sofá, o sofá da vovó... quiçá o chão!, mas jamais o colo da mamãe. #chatiada
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Mais do Pedro
Saúde
Então que você tem APLV mesmo. Confirmamos há uma semana e quatro dias com a gastropediatra e desde então estou em uma dieta mega rígida, sem direito a pizza no fim de semana. Aliás, eu nao posso nem almoçar na Vó Maria, porque vai que uma colher de margarina sorrateiramente encostou, sei lá, no arroz?! Nesse nível. A sorte é que seu pai encara tudo como um desafio, e ele AMA desafios, então se propôs a ser um chef APLV e tem cozinhado todos os dias pra mim.
A médica disse que em 96% dos casos a alergia passa em 8 semanas se a dieta for feita sem falhas. Eu estava me preparando pra ficar sem queijo e etc até voce fazer um ano, então esses 2 meses vão ser moleza. Tem um monte de receita que não leva leite e derivados, até de doces, dá pra sobreviver. Sem contar que isso me ajudou a perder todos os 17 kg da gravidez, uhu, e a entrar nos meus jeans antigos. #todascomemora
Humor
Mudando de assunto, você aprendeu a gritar, Pedro, que coisa mais linda! E daí grita se está feliz, se está triste, entediado, animadão, se está em casa, se não está em casa, se quer mamar de madrugada...
Seu humor varia muito, mas sem dúvida é mais fácil cuidar de você agora, com 4 meses, do que era aos 2 ou 3, quando você tinha crises loucas de cólica. Agora existe até a possibilidade de sairmos de casa com um bebê feliz e sorridente, que faz gracinhas para as pessoas e dorme em qualquer lugar quando está com sono. E, claro, tem também aqueles dias que você acorda num mau humor terrível e chora, vomita na minha roupa, faz escândalo... Acontece geralmente quando te levo no shopping ou quando encontramos a família do seu pai. Tipo pra me matar de vergonha mesmo.
Mas sabe, me apeguei a uma frase sábia da minha mãe: bebês choram. Ponto final.
Sono
Não rola padrão de sono. Tem noite que dorme às 20h30 e vai até 05h30, e dorme de novo até 8 e pouco. Tem semana que acorda pra mamar meia noite, em ponto. Depois mais umas duas ou três vezes na madrugada. Tem dia que acorda 10 da manhã, tem dia que às 7. Honestamente, não acho que eu, mamãe, durmo pouco. Não tenho do que reclamar.
Independência
Quando fiquei grávida decidi que criaria meu filho pra ser uma pessoa independente, fosse menino ou menina. Bem mais do que eu fui - e sou hoje (meus pais exageraram na superproteção). Não sei se tô indo bem no meu plano ou se é uma característica sua mesmo, mas você curte fazer as coisas sozinho. Não gosta muito de colo (até hoje te fiz dormir no colo uma ÚNICA vez #chatiada), prefere dormir sozinho no berço ou no bebê conforto. Ai de quem te carregar igual bebezinho... Você fica ofendido, hahahahah. Claro que às vezes eu queria te carregar e cantar pra você dormir, mas ué, já que não é a sua, vou te deixar assim, independente, como eu tinha planejado antes de saber que você era você.
Então que você tem APLV mesmo. Confirmamos há uma semana e quatro dias com a gastropediatra e desde então estou em uma dieta mega rígida, sem direito a pizza no fim de semana. Aliás, eu nao posso nem almoçar na Vó Maria, porque vai que uma colher de margarina sorrateiramente encostou, sei lá, no arroz?! Nesse nível. A sorte é que seu pai encara tudo como um desafio, e ele AMA desafios, então se propôs a ser um chef APLV e tem cozinhado todos os dias pra mim.
A médica disse que em 96% dos casos a alergia passa em 8 semanas se a dieta for feita sem falhas. Eu estava me preparando pra ficar sem queijo e etc até voce fazer um ano, então esses 2 meses vão ser moleza. Tem um monte de receita que não leva leite e derivados, até de doces, dá pra sobreviver. Sem contar que isso me ajudou a perder todos os 17 kg da gravidez, uhu, e a entrar nos meus jeans antigos. #todascomemora
Humor
Mudando de assunto, você aprendeu a gritar, Pedro, que coisa mais linda! E daí grita se está feliz, se está triste, entediado, animadão, se está em casa, se não está em casa, se quer mamar de madrugada...
Seu humor varia muito, mas sem dúvida é mais fácil cuidar de você agora, com 4 meses, do que era aos 2 ou 3, quando você tinha crises loucas de cólica. Agora existe até a possibilidade de sairmos de casa com um bebê feliz e sorridente, que faz gracinhas para as pessoas e dorme em qualquer lugar quando está com sono. E, claro, tem também aqueles dias que você acorda num mau humor terrível e chora, vomita na minha roupa, faz escândalo... Acontece geralmente quando te levo no shopping ou quando encontramos a família do seu pai. Tipo pra me matar de vergonha mesmo.
Mas sabe, me apeguei a uma frase sábia da minha mãe: bebês choram. Ponto final.
Sono
Não rola padrão de sono. Tem noite que dorme às 20h30 e vai até 05h30, e dorme de novo até 8 e pouco. Tem semana que acorda pra mamar meia noite, em ponto. Depois mais umas duas ou três vezes na madrugada. Tem dia que acorda 10 da manhã, tem dia que às 7. Honestamente, não acho que eu, mamãe, durmo pouco. Não tenho do que reclamar.
Independência
Quando fiquei grávida decidi que criaria meu filho pra ser uma pessoa independente, fosse menino ou menina. Bem mais do que eu fui - e sou hoje (meus pais exageraram na superproteção). Não sei se tô indo bem no meu plano ou se é uma característica sua mesmo, mas você curte fazer as coisas sozinho. Não gosta muito de colo (até hoje te fiz dormir no colo uma ÚNICA vez #chatiada), prefere dormir sozinho no berço ou no bebê conforto. Ai de quem te carregar igual bebezinho... Você fica ofendido, hahahahah. Claro que às vezes eu queria te carregar e cantar pra você dormir, mas ué, já que não é a sua, vou te deixar assim, independente, como eu tinha planejado antes de saber que você era você.
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Coisas da vida
Certeza que em algum idioma 'mãe' e 'culpa' são sinônimos.
*
Como alguém tem coragem de brigar com a própria mãe? Só hoje, na madruga mais fria do ano, levantei TRÊS vezes da minha caminha quentinha e delicinha para dar mamar a você. E mais uma vez para ver se você estava coberto.
*
E como pode uma pessoa tão pequena ser tão brava? Acho que você puxou a família da mamãe, filho. O a do papai. Tanto faz.
*
Você descobriu seus pés! Ainda está analisando pra que servem, onde ficam, mas tem consciência deles. Coisa linda de ver!
*
Como alguém tem coragem de brigar com a própria mãe? Só hoje, na madruga mais fria do ano, levantei TRÊS vezes da minha caminha quentinha e delicinha para dar mamar a você. E mais uma vez para ver se você estava coberto.
*
E como pode uma pessoa tão pequena ser tão brava? Acho que você puxou a família da mamãe, filho. O a do papai. Tanto faz.
*
Você descobriu seus pés! Ainda está analisando pra que servem, onde ficam, mas tem consciência deles. Coisa linda de ver!
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Quatro
Quatro meses de Pedroca em casa. Estou exausta, filho, mais do que no primeiro mês, mas muito feliz. Você está bem, contente, fazendo gracinhas e alegrando a vida de todo mundo. Aos quatro meses você...
- levanta bem a cabeça quando te colocamos de barriga para baixo, e fica assim por um tempão;
- faz barulhinhos novos com a boca e baba loucamente;
- ainda não alcança o pé, mas já descobriu os joelhos;
- não para quieto quando vou te trocar na cômoda. Fica tentando comer as roupas, virar para os lados, derruba tudo que está em volta, uma beleza...;
- não tem mais cólicas, mas tem dores de barriga que só passam quando você faz um cocô explosivo;
- faz cocô o dia inteiro;
- dá sorrisos gigantes e diz a lenda (ou o seu tio José) que dá gargalhadas. Mas essa eu nunca vi...
- presta atenção em TUDO!
- odeia quando eu começo a conversar com alguém enquanto você mama;
- para de mamar para prestar atenção no iPad ou no celular, se eu estiver usando algum deles;
- está mais careca ainda, mas só na parte de trás. Engraçadíssimo;
- dorme tranquilão alguns dias, das 21h até 3h, quando acorda pra mamar. Depois acorda de novo às 6h, mama e vai até umas 8 e pouco;
- em outros dias, dorme às 20h, acorda 21h, 22h e 24h, chorando. Ou de sono, ou de dor de barriga (isso mesmo que você leu, acorda e chora de sono. Bebês são complexos, meu filho);
- pega objetos sozinho;
- cai para o lado quando fica de barriga pra baixo, se equilibrando nos cotovelos;
- já aprontou uma: conseguiu enfiar a chupeta INTEIRA na boca, que obviamente ficou entalada. Aí chorou, a mamãe chorou e o papai conseguiu tirar sem te machucar;
- ficou uma semana inteirinha sozinho com a mamãe. O papai viajou a trabalho e seus avós maternos viajaram de férias. Seus tios, em especial tio José, deram uma super ajuda pra gente;
- fica bem durinho quando te colocamos de pé no tapete;
- ama uma sonequinha da tarde na minha cama;
- odeia ser acordado da sonequinha da tarde.
Parabéns, meu amor!
- levanta bem a cabeça quando te colocamos de barriga para baixo, e fica assim por um tempão;
- faz barulhinhos novos com a boca e baba loucamente;
- ainda não alcança o pé, mas já descobriu os joelhos;
- não para quieto quando vou te trocar na cômoda. Fica tentando comer as roupas, virar para os lados, derruba tudo que está em volta, uma beleza...;
- não tem mais cólicas, mas tem dores de barriga que só passam quando você faz um cocô explosivo;
- faz cocô o dia inteiro;
- dá sorrisos gigantes e diz a lenda (ou o seu tio José) que dá gargalhadas. Mas essa eu nunca vi...
- presta atenção em TUDO!
- odeia quando eu começo a conversar com alguém enquanto você mama;
- para de mamar para prestar atenção no iPad ou no celular, se eu estiver usando algum deles;
- está mais careca ainda, mas só na parte de trás. Engraçadíssimo;
- dorme tranquilão alguns dias, das 21h até 3h, quando acorda pra mamar. Depois acorda de novo às 6h, mama e vai até umas 8 e pouco;
- em outros dias, dorme às 20h, acorda 21h, 22h e 24h, chorando. Ou de sono, ou de dor de barriga (isso mesmo que você leu, acorda e chora de sono. Bebês são complexos, meu filho);
- pega objetos sozinho;
- cai para o lado quando fica de barriga pra baixo, se equilibrando nos cotovelos;
- já aprontou uma: conseguiu enfiar a chupeta INTEIRA na boca, que obviamente ficou entalada. Aí chorou, a mamãe chorou e o papai conseguiu tirar sem te machucar;
- ficou uma semana inteirinha sozinho com a mamãe. O papai viajou a trabalho e seus avós maternos viajaram de férias. Seus tios, em especial tio José, deram uma super ajuda pra gente;
- fica bem durinho quando te colocamos de pé no tapete;
- ama uma sonequinha da tarde na minha cama;
- odeia ser acordado da sonequinha da tarde.
Parabéns, meu amor!
sábado, 13 de julho de 2013
APLV
Fomos ver a pediatra de novo nessa semana, Minduquinha, e saímos com uma notícia ruim: a médica suspeita que você tenha alergia à
proteína do leite de vaca (a famosa APLV). Como você só mama, a proteína passa
para você pelo meu leite. Assim, quem tem que cortar da dieta TUDO que tem leite
sou eu. Isso inclui queijo, pães, bolos, margarina, requeijão etc etc etc (ad
infinitum), ou seja, qualquer coisa que possa apresentar míseros traços de
leite. Saí do consultório direto para o supermercado e dei uma de louca dos
rótulos. E quase tudo no mundo (industrializado) tem leite (mas com outros
nomes, tipo soro de leite em pó).
A suspeita dela é baseada no fato de que há tempos vem aparecendo um sanguinho no seu cocô (não liga, meu amor, mãe adora falar do cocô dos filhos) e você está ganhando peso beeem devagarinho. Com 3 meses e meio está com 5,555 kg (cabalístico, hein). Eu te acho lindo assim mesmo, magrinho, mas aparentemente magreza não é bem vista para bebês.
A suspeita dela é baseada no fato de que há tempos vem aparecendo um sanguinho no seu cocô (não liga, meu amor, mãe adora falar do cocô dos filhos) e você está ganhando peso beeem devagarinho. Com 3 meses e meio está com 5,555 kg (cabalístico, hein). Eu te acho lindo assim mesmo, magrinho, mas aparentemente magreza não é bem vista para bebês.
Vamos no começo de agosto ver uma gastropediatra, que
vai ajudar a fechar o diagnóstico. Por enquanto, fico com o meu regime forçado
(tudo bem, magreza é muito bem vista para adultos).
Eu nunca fiz sacrifícios na vida, filho. Nunca precisei. Abrir
mão de comer coisas que eu amo (e eu amo comer) vai ser meu primeiro. E eu vou
fazer. Já comecei. E só uma coisa me motiva: você. Afinal, bebê, eu te amo mais
do que bolo de fubá, leite com Nescau, pão de queijo, chocolate, lasanha, leite
condensado, molho branco...
terça-feira, 9 de julho de 2013
"Foi só você chegar..."
Minduim, talvez um dia você seja pai e ouça esse tipo de coisa. Ainda assim, acho que com mãe o negócio é bem pior. Vamos então à lista de inevitáveis-chatices-que-as-pessoas-dizem-a-mães-de-bebês:
"Ele tava quietinho até agora, foi só você chegar..."
"Não pega muito no colo senão acostuma."
"Por que ele tá chorando?"
"Já deu mamar?"
"Não é a fralda que tá suja?"
"É só ouvir a voz da mãe que chora."
"Esse choro não é de cólica?"
"Não dorme a noite inteira ainda?"
"Você põe roupa demais/de menos."
"Dorme sozinho no quarto dele? Que dó!"
"Com os meus filhos eu fazia assim _____________ (insira aqui um ensinamento)."
"Não vai benzer?"
"Não vai batizar?"
"Não vai dar chazinho?"
"Dá melzinho na chupeta pra parar de chorar."
"Na minha época criança não chorava tanto assim."
"Antigamente não tinha essas alergias de hoje em dia."
Dedico esse post a todas as suas avós, bisavós, tia-avós, pessoas próximas e gente que a gente nem conhece mas que adora dar opinião.
"Ele tava quietinho até agora, foi só você chegar..."
"Não pega muito no colo senão acostuma."
"Por que ele tá chorando?"
"Já deu mamar?"
"Não é a fralda que tá suja?"
"É só ouvir a voz da mãe que chora."
"Esse choro não é de cólica?"
"Não dorme a noite inteira ainda?"
"Você põe roupa demais/de menos."
"Dorme sozinho no quarto dele? Que dó!"
"Com os meus filhos eu fazia assim _____________ (insira aqui um ensinamento)."
"Não vai benzer?"
"Não vai batizar?"
"Não vai dar chazinho?"
"Dá melzinho na chupeta pra parar de chorar."
"Na minha época criança não chorava tanto assim."
"Antigamente não tinha essas alergias de hoje em dia."
Dedico esse post a todas as suas avós, bisavós, tia-avós, pessoas próximas e gente que a gente nem conhece mas que adora dar opinião.
sábado, 6 de julho de 2013
Cara de quê?
Diálogo entre papai e mamãe dia destes:
- Ele nem sempre tem cara de Pedro.
- Ah não? E ele tem cara de quê, amor?
- De... Julianinho!
- Ele nem sempre tem cara de Pedro.
- Ah não? E ele tem cara de quê, amor?
- De... Julianinho!
Assinar:
Postagens (Atom)
