segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cinco

Cinco meses de Pedro, Pedro (foi dia 25, mas só deu pra escrever agora. Ontem estávamos ocupados cantando parabéns pra você na casa da Vó Maria). E você não poderia estar mais delicinha, cheirosinho, interativo, engraçadinho. Toda aquela fase de cólicas, dores e problemas por causa da alergia se foram. Você chora ainda, é claro, afinal é um bebê, mas chora por motivos claros, tipo fome, sono, tédio. E sem querer ser aquele tipo de mãe mas já sendo, você é muuuito esperto, meu amor. Muito vivo, curioso, inquieto. Nem anda ainda e já cansa a mamãe! Com cinco meses você...

- rola! Se está de barriga pra cima consegue virar de bruços, e vice-versa;
- tem a cabeça bem maior que o corpinho, o que favorece uns capotes quando está de bruços;
- ainda é magrelinho (deve ter uns 6 kg), e bem comprido;
- caiu. Tipo no chão. Do sofá. Eu te deixei lá um minutinho, com almofadas por todos os lados, como sempre faço (fazia, né), e fui trocar o lençol do seu berço. Eis que escuto um barulho do violão do seu pai. Saio correndo e te vejo sentado (como?) no chão, do lado do violão, chorando. Tadinho. Dei um colinho e um mamazinho pra sarar.
- faz gracinhas para as pessoas (selecionadas). Tipo para de mamar para sorrir pra minha mãe e volta a mamar;
- quer colocar a mãe em TUDO, pra conhecer a textura e, CLARO, levar pra boca. Nada escapa de você;
- solta puns fedidíssimos;
- mama bastantão, com vigor;
- deu pra acordar mil vezes durante a noite =/;
- experimentou clandestinamente frutinhas, hohoho! Papai e eu demos maçã, banana e pera pra você lamber. Mas comer mesmo só quando a médica deixar;
- gosta de natureza, verde, plantinhas (não puxou a mamãe);
- pega o pé e se diverte brincando com ele;
- gosta dos clássicos O Sapo Não Lava o Pé e Motorista, Olha o Poste;
- gosta um pouquinho de colinho. Mas bem pouquinho, bem de vez em quando;
- ama ficar de pé no nosso colo;
- sabe quando a gente está fazendo gracinhas pra você e ri (mas só se achar engraçado);
- adora mexer em livro ou revista;
- fala (!) com a gente, especialmente enquanto mama. Fica soltando uns barulhinhos tipo 'hmmm, hmmm, hmmm';
- adora comer meu cabelo;
- mantém firme e forte a Hora do Terror, nome que papai e eu demos ao período entre 19h e 20h, quando ainda não é hora de dormir mas rola um suuuper sono;
- está cada dia mais lindo.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cai a ficha

Duas situações que me fazem lembrar que a vida mudou:

Ligar no consultório médico e dizer "Gostaria de agendar uma consulta para o meu filho...";

Receber convites endereçados a 'Juliano e família'.

=)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prioridades

Você prefere o carrinho, o bebê conforto, o berço, o trocador de fraldas, o sofá, o sofá da vovó... quiçá o chão!, mas jamais o colo da mamãe. #chatiada


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mais do Pedro

Saúde
Então que você tem APLV mesmo. Confirmamos há uma semana e quatro dias com a gastropediatra e desde então estou em uma dieta mega rígida, sem direito a pizza no fim de semana. Aliás, eu nao posso nem almoçar na Vó Maria, porque vai que uma colher de margarina sorrateiramente encostou, sei lá, no arroz?! Nesse nível. A sorte é que seu pai encara tudo como um desafio, e ele AMA desafios, então se propôs a ser um chef APLV e tem cozinhado todos os dias pra mim.

A médica disse que em 96% dos casos a alergia passa em 8 semanas se a dieta for feita sem falhas. Eu estava me preparando pra ficar sem queijo e etc até voce fazer um ano, então esses 2 meses vão ser moleza. Tem um monte de receita que não leva leite e derivados, até de doces, dá pra sobreviver. Sem contar que isso me ajudou a perder todos os 17 kg da gravidez, uhu, e a entrar nos meus jeans antigos. #todascomemora

Humor
Mudando de assunto, você aprendeu a gritar, Pedro, que coisa mais linda! E daí grita se está feliz, se está triste, entediado, animadão, se está em casa, se não está em casa, se quer mamar de madrugada...

Seu humor varia muito, mas sem dúvida é mais fácil cuidar de você agora, com 4 meses, do que era aos 2 ou 3, quando você tinha crises loucas de cólica. Agora existe até a possibilidade de sairmos de casa com um bebê feliz e sorridente, que faz gracinhas para as pessoas e dorme em qualquer lugar quando está com sono. E, claro, tem também aqueles dias que você acorda num mau humor terrível e chora, vomita na minha roupa, faz escândalo... Acontece geralmente quando te levo no shopping ou quando encontramos a família do seu pai. Tipo pra me matar de vergonha mesmo.

Mas sabe, me apeguei a uma frase sábia da minha mãe: bebês choram. Ponto final.

Sono
Não rola padrão de sono. Tem noite que dorme às 20h30 e vai até 05h30, e dorme de novo até 8 e pouco. Tem semana que acorda pra mamar meia noite, em ponto. Depois mais umas duas ou três vezes na madrugada. Tem dia que acorda 10 da manhã, tem dia que às 7. Honestamente, não acho que eu, mamãe, durmo pouco. Não tenho do que reclamar.

Independência 
Quando fiquei grávida decidi que criaria meu filho pra ser uma pessoa independente, fosse menino ou menina. Bem mais do que eu fui - e sou hoje (meus pais exageraram na superproteção). Não sei se tô indo bem no meu plano ou se é uma característica sua mesmo, mas você curte fazer as coisas sozinho. Não gosta muito de colo (até hoje te fiz dormir no colo uma ÚNICA vez #chatiada), prefere dormir sozinho no berço ou no bebê conforto. Ai de quem te carregar igual bebezinho... Você fica ofendido, hahahahah. Claro que às vezes eu queria te carregar e cantar pra você dormir, mas ué, já que não é a sua, vou te deixar assim, independente, como eu tinha planejado antes de saber que você era você.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Coisas da vida

Certeza que em algum idioma 'mãe' e 'culpa' são sinônimos.

*

Como alguém tem coragem de brigar com a própria mãe? Só hoje, na madruga mais fria do ano, levantei TRÊS vezes da minha caminha quentinha e delicinha para dar mamar a você. E mais uma vez para ver se você estava coberto. 

*

E como pode uma pessoa tão pequena ser tão brava? Acho que você puxou a família da mamãe, filho. O a do papai. Tanto faz.


*

Você descobriu seus pés! Ainda está analisando pra que servem, onde ficam, mas tem consciência deles. Coisa linda de ver!



quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quatro

Quatro meses de Pedroca em casa. Estou exausta, filho, mais do que no primeiro mês, mas muito feliz. Você está bem, contente, fazendo gracinhas e alegrando a vida de todo mundo. Aos quatro meses você...

- levanta bem a cabeça quando te colocamos de barriga para baixo, e fica assim por um tempão;
- faz barulhinhos novos com a boca e baba loucamente;
- ainda não alcança o pé, mas já descobriu os joelhos;
- não para quieto quando vou te trocar na cômoda. Fica tentando comer as roupas, virar para os lados, derruba tudo que está em volta, uma beleza...;
- não tem mais cólicas, mas tem dores de barriga que só passam quando você faz um cocô explosivo;
- faz cocô o dia inteiro;
- dá sorrisos gigantes e diz a lenda (ou o seu tio José) que dá gargalhadas. Mas essa eu nunca vi...
- presta atenção em TUDO!
- odeia quando eu começo a conversar com alguém enquanto você mama;
- para de mamar para prestar atenção no iPad ou no celular, se eu estiver usando algum deles;
- está mais careca ainda, mas só na parte de trás. Engraçadíssimo;
- dorme tranquilão alguns dias, das 21h até 3h, quando acorda pra mamar. Depois acorda de novo às 6h, mama e vai até umas 8 e pouco;
- em outros dias, dorme às 20h, acorda 21h, 22h e 24h, chorando. Ou de sono, ou de dor de barriga (isso mesmo que você leu, acorda e chora de sono. Bebês são complexos, meu filho);
- pega objetos sozinho;
- cai para o lado quando fica de barriga pra baixo, se equilibrando nos cotovelos;
- já aprontou uma: conseguiu enfiar a chupeta INTEIRA na boca, que obviamente ficou entalada. Aí chorou, a mamãe chorou e o papai conseguiu tirar sem te machucar;
- ficou uma semana inteirinha sozinho com a mamãe. O papai viajou a trabalho e seus avós maternos viajaram de férias. Seus tios, em especial tio José, deram uma super ajuda pra gente;
- fica bem durinho quando te colocamos de pé no tapete;
- ama uma sonequinha da tarde na minha cama;
- odeia ser acordado da sonequinha da tarde.

Parabéns, meu amor!


sábado, 13 de julho de 2013

APLV

Fomos ver a pediatra de novo nessa semana, Minduquinha, e saímos com uma notícia ruim: a médica suspeita que você tenha alergia à proteína do leite de vaca (a famosa APLV). Como você só mama, a proteína passa para você pelo meu leite. Assim, quem tem que cortar da dieta TUDO que tem leite sou eu. Isso inclui queijo, pães, bolos, margarina, requeijão etc etc etc (ad infinitum), ou seja, qualquer coisa que possa apresentar míseros traços de leite. Saí do consultório direto para o supermercado e dei uma de louca dos rótulos. E quase tudo no mundo (industrializado) tem leite (mas com outros nomes, tipo soro de leite em pó).

A suspeita dela é baseada no fato de que há tempos vem aparecendo um sanguinho no seu cocô (não liga, meu amor, mãe adora falar do cocô dos filhos) e você está ganhando peso beeem devagarinho. Com 3 meses e meio está com 5,555 kg (cabalístico, hein). Eu te acho lindo assim mesmo, magrinho, mas aparentemente magreza não é bem vista para bebês.

Vamos no começo de agosto ver uma gastropediatra, que vai ajudar a fechar o diagnóstico. Por enquanto, fico com o meu regime forçado (tudo bem, magreza é muito bem vista para adultos).  

Eu nunca fiz sacrifícios na vida, filho. Nunca precisei. Abrir mão de comer coisas que eu amo (e eu amo comer) vai ser meu primeiro. E eu vou fazer. Já comecei. E só uma coisa me motiva: você. Afinal, bebê, eu te amo mais do que bolo de fubá, leite com Nescau, pão de queijo, chocolate, lasanha, leite condensado, molho branco...