quarta-feira, 27 de novembro de 2013

domingo, 24 de novembro de 2013

Oito

DUVIDO que um dia você seja mais legal do que é atualmente. Sério, você era uma coisinha fofinha quando recém-nascido, mas agora, Pedro, você é uma diversãozinha, todo engraçado, cheio de barulhinhos, caretinhas, novos truques hahahah! A gente se diverte muito com você. É claro que rolam choros, manha, cocôs fedidos, mas a vida é assim! Eu fico cada dia mais apaixonada por você =)

Vamos às façanhas do mês: 

- usa brinquedos como martelo, e os bate com uma força descomunal no chão;
- já foi à praia (Itanhaém, na colônia de férias). Não se incomodou com a areia, mas teve medo do mar;
- já nadou na piscina (aquela inflável, de bebê mesmo, e a grande, no colo do pai);
- fica de pé sozinho! Se apoia nos móveis ou nas pessoas e se levanta, com muita desenvoltura;
- 'anda' (e super bem) se tiver segurando nossa mão;
- muda de cômodo na casa se rastejando. Se eu saio da sala e vou ao quarto, em poucos minutos lá está você, todo orgulhoso de ter me seguido;
- toma café da manhã, almoça, lancha à tarde e janta. E mama várias vezes ao dia;
- faz 'não' com a cabeça, e a gente morre de rir;
- tem três sungas;
- mastiga os alimentos com a boca fechada, bem educadinho;
- está com 69,5 cm e 7,250 kg. 'Excelente', de acordo com a pediatra;
- pediatra essa que pediu para a mamãe acabar com as mamadas da madrugada (que podem ser duas ou dez, depende do dia);
- mamãe essa que conseguiu te ver chorar de madrugada e não dar mamar por um dia. No outro não aguentou;
- está lindo, com cabelo claro, olhos grandes e sempre com um sorrisão no rosto;
- lindo do tipo: se está sozinho, já é lindíssimo. Se está perto de outros bebês, sapateia beleza na cara deles;
- faz da troca de fraldas uma hora tensa, já que está grande demais para o trocador em cima da cômoda e tenta brincar com/quebrar tudo ao redor;
- até vai no colo das pessoas, mas quem tem medo disso agora sou eu. TODO MUNDO quer te dar uma coisa pra comer, de pão a espetinho de churrasco. E a carrasca aqui ficou com o papel de chata que não deixa. E não deixo mesmo.
- tem seis dentes: quatro embaixo, bem grandes já, e dois caninos em cima. Vampiro style!
- ganhou uma bola e ficou maluco! Nunca vi tanta felicidade por um brinquedo;
- adora quando eu canto Parabéns Pra Você;
- é um grude master com a mamãe. Mas aí cabe um parênteses: EU passo o dia com você, faço e dou comidinha, banho, leite, carinho... canto, conto história, brinco no chão, levo pra passear. É ÓBVIO que somos apegados um ao outro. E eu acho isso mais do que normal. Pra mim não seria normal se você fosse apegado à tia da creche, isso sim. Opa, não usei o parênteses!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pedros, Pedros

A cada semana tenho um Pedro diferente em casa. Desde que você nasceu é assim, mudanças gigantescas em pouco tempo. Eu adoro ver como você evolui tão rapidamente, mas dá um trabaaalho... quando começo me acostumar com um Pedro, o outro já chega e domina a cena.

O Pedro do momento gosta de ficar em pé. Escala a estante da sala (que é baixinha) até se levantar e fica lá, todo orgulhoso. Escala pessoas que estão sentadas no chão. Escala o sofá. Escala o que der. O problema é que nenhum dos Pedros sabe sentar. Então, meu amor, quando você cansa de ficar de pé, cai de cabeça no chão. Quer dizer, deixar você brincando no tapete da sala tranquilamente é passado. Agora a gente fica de prontidão pra te salvar das quinas e dos tombos.

O novo Pedro também gosta de comer. Muito. Tipo o potinho todo de papinha que eu preparo (só pra constar: a nova mamãe do Pedro agora gosta de cozinhar e fica orgulhosa das super comidinhas que faz pra você). E as frutas. E quer experimentar o que a gente está comendo. É dificílimo evitar, mas eu não dou e nem deixo outras pessoas darem (alô, vovós!), nem uma bolachinha! Chata, han? Mas o filho é meu e eu decido o que ele come. Fim da história. 

O Pedro em questão já foi na piscina, na praia e já sabe fazer uma gracinha: não com a cabeça. É o ápice da fofice, gente! Balança a cabecinha para os dois lados e sorri, sabendo que todo mundo está adorando. Esse bebê também se comportou como um lorde na viagem do feriado, mesmo tendo passado 10 horas no carros na ida e 5 na volta, mas já fez um escândalo quando tentamos almoçar num restaurante e fazer compras no supermercado num domingo qualquer. 

Eu te amo de qualquer forma, Pedroca paçoca, e que venham os próximos Pedros! 


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Herança

Quando a gente fica velho, meu filho, vai percebendo que herdou muita coisa de nossos pais. E não estou falando de propriedades ou joias ou obras de arte, é de manias estranhas e coisas malucas mesmo. Eu, por exemplo, herdei as seguintes esquisitices da minha mãe:

- falar com mosquitos ('Ahhhhhh, mosquito, sai pra lá!!!');
- chegar em casa e imediatamente trocar o sapato e a calça jeans por algo mais confortável;
- não deixar chinelos e sapatos com as solas viradas para cima. É que morre pai e mãe. Se eu acredito nisso? Claro que não, mas vai que, né...
- estalar a língua antes de iniciar um assunto, como que lamentando;

E pra não dizer que só falo da minha mãe, do meu pai herdei a mania de jogar tudo quanto é papel no lixo e depois perceber que joguei receita médica importante, convite de evento que ainda não foi... e também puxei o dom de acompanhar músicas inteiras cantarolando só as últimas sílabas das palavras. E, claro, o poder de dormir a qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer jeito e ainda acordar com sono.




quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dúvidas

Por que as mães sentem o maior orgulho de dizer que o filho tem, sei lá, 5 meses e tamanho de 9? Isso é bom?
Por que as calçadas das cidades não servem pra andar de carrinho de bebê? E quem usa cadeira de rodas, como faz?
Por que cesárea não é parto?
Por que ter orgulho de amamentar criança de 6 anos? 
Por que ter vergonha de não ter amamentado?
Por que é um problema a enfermeira chamar a grávida de mãezinha? Ela, por um acaso, chama a enfermeira pelo nome?
Por que colocar criança tão pequena na escola?
Por que deixar o trabalho quando os filhos nascem?
Por que não dar vacinas em bebês?
Por que os médicos (incluindo a minha) não apoiam as mães que querem parto normal? 
Por que dar papinha industrializada? Por que não dar? 

Não entendeu nada, Pedro? Tudo bem, mamãe só estava passeando pela 'blogosfera materna' e ficou com dúvidas.



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sete

O mês passou voando, filho! Incrível como o tempo passa mais rápido agora que estou em casa com você, e passava muito devagar quando eu trabalhava. Incrível nada, né, lógico. A gente nem vê o tempo passar quando está feliz e ocupado (oi, ex-chefes que provavelmente não leem meu blog secreto, queria esclarecer que eu até era feliz e ocupada quando trabalhava, mas nem tanto). 

Você continua se desenvolvendo muito, está cada vez mais engraçado, comunicativo, apegado a mim, comilão... vamos aos feitos do mês! 

- engatinha! Dá uma ajuda arrastando a barriga, mas com certeza podemos dizer que engatinha. E rápido ainda! 
- tem fascinação por cabos de computadores, chinelos Havaianas e pontas de tapete;
- arrumou uma risada nova, tipo 'ha...ha...ha' e mostra a língua, mas apenas para poucos;
- sabe abrir gavetas. E fechá-las;
- chora igual o Kiko, do Chaves. Hahahahahah, é horrível e muito engraçado ao mesmo tempo. Eu não sei se rio ou te acudo;
- dá altos beijos de língua em você mesmo no espelho;
- está com 6,525 kg, sucesso total! E 67,5 cm;
- parece que desenvolveu medo de algumas coisas, tipo de tomar banho e do tapete novo (que chegou hoje aqui em casa. Você chorou tanto quando viu que deu dó);
- por outro lado, não tem medo de se jogar do sofá, da cama, do trocador... eu fico louca tentando te segurar;
- não senta. Não tem jeito, seu negócio é engatinhar e até ficar de pé. Se apóia na gente e tenta se levantar, coisa fofa!
- sorri loucamente para desconhecidos, tipo caixas de supermercado, vendedoras de lojas, vizinhos, passantes na rua etc etc etc;
- come bem, e de tudo. Papinha? Qualquer uma, de chuchu, brócolis, abobrinha... eu que morro de ter que cozinhar esses vegetais tão exóticos aqui em casa; 
- tem quatro lindos dentinhos, todos na parte de baixo da boca;
- usa-os para morder meu ombro eventualmente;
- pega coisas com os pés com uma habilidade surreal;
- fica loucão só de ver a colher laranja que te damos papinha e frutas. Balança as perninhas de alegria;

Que venham mais novidades, meu amor, porque eu estou adorando =) 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Não é a mamãe!

Não que você fosse o bebê mais simpático de todos e fosse no colo de todo mundo (e eu nem queria isso mesmo), mas agora, Pedro, não basta mais o papai ou uma das vovós, TEM QUE SER a mamãe. A tal frase "não pode ver a mãe que chora" nunca fez tanto sentido. Me vê e abre o berreiro, esticando os bracinhos desesperado. Pode até continuar chorando no meu colo, mas tem que ficar lá.

Isso já causou situações chatas, tipo a bisa ficar triste porque você não quis o colo dela e o papai ficar desapontado quando você chorou no meio do banho que ele estava dando só porque eu passei perto e você me viu.

Mas olha, falamos com a pediatra e ela disse que isso é super normal (não é culpa minha, nem do fato de você passar o dia todo comigo), e que esse comportamento costuma ir só até... os dois anos!